terça-feira, 10 de abril de 2018

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Semiologia e Semiotécnica [5].


FOCO: vias de administração de medicamentos e cálculos de diluição e gotejamento

1. As agulhas estão disponíveis em vários comprimentos e calibres, com tamanhos de bisel diferentes, sendo específicas para cada via ou procedimento. Assinale a alternativa que indica a agulha correta utilizada para a aspiração de medicamentos.

a) 13 x 4,5
b) 25 x 7
c) 25 x 8
d) 40 x 12

2. Durante um plantão o técnico de enfermagem responsável pelo paciente do leito 6 ficou em dúvida como proceder diante dessa situação clínica: Administre 50UI de insulina por via subcutânea. A dúvida em que a técnica se encontrava era que no Hospital não existia seringa graduadas em Ui e sim de 5ml. O que ela deveria fazer? Lembrando que o frasco de insulina possui 75 Ui.

a) deverá aspirar 5ml de insulina
b) deverá aspirar 2,5 ml de insulina
c) deverá aspirar 3,3 ml de insulina
d) deverá aspirar 4,2 mil de insulina

3. No Brasil, a tuberculose (TB) ainda constitui-se como um grave problema de saúde pública. Atualmente, cerca de 70ml pessoas desenvolvem a TB ativa e mais de 40ml morrem em decorrência deste agravo. Para avaliar se o paciente já foi infectado com o Mycobacterium tuberculosis em algum momento da vida, realiza-se a prova tuberculínica. Esse exame é realizado por qual via e em qual dose, respectivamente?

a) intradérmica e 0,1ml
b) intradérmica e 0,5ml
c) subcutânea e 0,5ml
d) subcutânea e 1ml

4. A via intramuscular costuma ser utilizado para medicamentos irritantes porque existem poucas terminações nervosas no tecido muscular profundo. Assinale a alternativa que indica corretamente detalhes sobre essa via.

a) O ângulo de administração possui uma variação de 45 a 90°
b) O ventroglúteo é a região recomendada para adultos e crianças com mais de 7 meses de idade, devendo-se solicitar ao paciente que flexione o joelho para relaxar o músculo glúteo e facilitar a administração.
c) O glúteo é o melhor local de escolha para essa administração pois trata-se de um local seguro, afastado dos grandes nervos, de ossos e vasos sanguíneos.
d) O volume é ilimitado, dependendo apenas, em alguns casos da capacidade hídrica do paciente.

5. Massagear ou não massagear? Isso é uma pergunta muito frequente dos estudantes e profissionais de enfermagem sobre a administração dos medicamentos. Sabendo dos inúmeros debates sobre a temática, assinale a alternativa correta.

a) Massagear a heparina após sua administração por via subcutânea melhora sua absorção e não traz prejuízos ao paciente.
b) Deve-se sempre massagear a insulina para acelerar a absorção do medicamento.
c) Deve-se massagear apenas medicações como a prova tuberculínica e a insulina, heparina não pode pois poderá causar mais lesões.
d) Todas estão incorretas.

6. Todas as prescrições de medicamentos devem conter sete componentes: nome do paciente, data e hora em que a prescrição foi escrita, nome do medicamento, dose a ser administrada, via de administração, frequência da administração e assinatura da pessoa que prescreve o medicamento. Assim, ao analisar a administração de um medicamento por via sublingual, alguns cuidados são importantes serem salientados. Sabendo disso, indique a alternativa que não possui um cuidado de enfermagem referente a essa via.

a) Solicitar ao paciente que após a inserção do medicamento na via não fale até o medicamento ser absorvido.
b) Avaliar a ação e resposta do medicamento, pois sua absorção será rápida.
c) Manusear o equipamento (seringa, agulha e ampola) a ser utilizado do início ao fim de forma estéril, não esquecendo da importância da antissepsia.
d) Comunicar ao paciente que ele não poderá deglutir nem mastigar o medicamento durante sua absorção.

7. A via oral (administração de drogas por meio da deglutição ou instilação através de uma sonda enteral) facilita a absorção das drogas através do trato gastrointestinal, sendo a via mais comum, segura e econômica. Quais pacientes possuem a indicação de administração de medicamentos por sonda enteral?

a) Comatosos, com dificuldade de deglutição e com distúrbios psiquiátricos.
b) Pacientes com infarto agudo do miocárdio e hanseníases
c) Dificuldade de deglutição, tuberculose e pneumonia
d) Angina instável, esclerose múltipla e distúrbios psiquiátricos

8. Dos três possíveis métodos de administração endovenosa, o da mistura de medicamentos em grandes volumes de líquidos é o mais seguro e mais fácil. Como o medicamento não está na forma concentrada, o risco de efeitos colaterais ou reações fatais é mínimo quando infundido sobre o tempo prescrito. Assim, ao administrar um medicamento em infusão rápida, deverá ser realizada no tempo máximo de:

a) 1 minuto
b) até 30 minutos
c) até 60 minutos
d) em 4 horas

9.  Paciente foi admitido com cefaleia intensa em uma unidade básica de saúde e rapidamente a médica do plantão solicitou a administração de 2g de dipirona por via endovenosa. Sabendo que na unidade existe apenas ampolas de 500mg, como será a administração?

a) A técnica de enfermagem aspirou duas ampolas de dipirona e diluiu em água destilada (10ml) e administrou por via endovenosa.
b) A técnica de enfermagem quebrou as três ampolas, aspirou, diluiu em água destilada e administrou por via intramuscular.
c) A técnica de enfermagem quebrou quatro ampolas, diluiu em água destilada e administrou por via endovenosa
d) A técnica de enfermagem aspirou quatro ampolas de dipirona e administrou diretamente por via endovenosa, pois não necessitava de diluição.

10. Se houver algum erro na administração do medicamento pela técnica de enfermagem, poderá ocorrer consequências negativas para o paciente. Por isso uma falha na seleção do local da injeção em relação aos pontos anatômicos pode ocasionar lesões em nervos ou ossos, durante a inserção da agulha, existindo assim a necessidade de realizar alguns cuidados de enfermagem. Marque a alternativa incorreta sobre um desses cuidados.

a) Para minimizar o desconforto do paciente, deverá ser utilizado agulhas com o bisel afiado e do menor comprimento possível para a situação.
b) Posicionar o paciente da forma mais confortável possível, para reduzir a tensão muscular.
c) Selecionar o local de injeção adequado.
d) Injetar o medicamento rapidamente para minimizar a dor.

11. A insulina é um hormônio usado para tratar diabetes. Apesar da insulina inalada ter sido aprovada recentemente, ainda é comumente sendo administrada por injeções. Assim em uma prescrição na qual estava solicitado a administração a um paciente com diabetes mellitos tipo 1 a administração de 50UI SC, sendo que na farmácia só havia frasco de insulinas regular de 60 UI e seringas 30UI. Assim quantas unidades de insulina o técnico deverá administrar?

a) 10 UI
b) 15 UI
c) 20 UI
d) 25 UI

12. Algumas informações básicas sobre as vias de administração foram disponibilizadas no quadro abaixo, analise e complete o quadro com a informação abaixo relacionada:



a) Heparina
b) Diclofenaco sódico
c) BCG
d) Buscopam composto

13. Paciente foi admitido com dor abdominal intensa, desencadeada por uma possível litíase hepática. Foi solicitado pelo médico a administração de buscopan 40mg em 250ml SF0,9% de 8/8h. Sabe-se que cada ampola possui 20mg/ml. Qual será o gotejamento em microgotas/min?

a) 15 microgotas/min
b) 24 microgotas/min
c) 32 microgotas/min
d) 45 microgotas/min




GABARITO
1. D
2. C
3. A
4. B
5. D
6. C
7. A
8. B
9. C
10. D
11. D
12. A
13. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário