segunda-feira, 30 de outubro de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [18].


1. Territorialização é um conceito técnico que tem sido utilizado no âmbito da gestão da saúde, consistindo na:

a) Definição de municípios com suas margens de responsabilização epidemiológicas.
b) Definição de microáreas com suas divisões territoriais e politica.
c) Definição de territórios vivos com suas margens de responsabilização sanitária, quais sejam: áreas de abrangência de serviços, áreas de influência, etc.
d) Existência de um espaço delimitado por terras pertencentes ao pode público.

O caso a seguir é base para as questões 2, 3 e 4.

M.A.S., 16 anos, G1P0A0, DUM= 16/05/2013, solteira, com ensino fundamental incompleto, procura a unidade de saúde da família para iniciar o pré-natal em 01/07/2013. A menina relata que a família ainda não sabe de sua gravidez. Como tem medo de morrer, procurou o serviço para atendimento da equipe. A equipe a encaminha para a consulta de pré-natal, sendo solicitados alguns exames de sangue e urina. Posteriormente é encaminhada à assistência social e psicológica para que receba suporte no aspecto social e psicológico. M.A.S. realiza todo o pré-natal e dá à luz um menino com 2300g. Durante a visita puerperal, a enfermeira verifica que as mamas estão ingurgitadas, que o recém-nascido está com dificuldade de mamar. Ao examiná-lo, observa que o curativo umbilical não foi trocado e que o recémnascido (RN) está extremamente agasalhado.

2. Baseando-se na regra de Nagele, pode-se prever que o feto será viável a partir de:

a) 23/10/2013.
b) 23/11/2013.
c) 23/01/2014.
d) 23/02/2014.
e) 23/12/2013.

3. Diante das observações feitas pela enfermeira, M.A.S. deve ser orientada e auxiliada na amamentação no sentido de:

a) Evitar que as mamas fiquem pêndulas.
b) Prevenir quanto à introdução de papinhas.
c) Diminuir o ingurgitamento e prevenir fissuras.
d) Aumentar o ingurgitamento e evitar ragádias.
e) Descobrir se há existência de febre puerperal

4. A enfermeira orientou a mãe e seus familiares sobre a importância do curativo do coto umbilical, ressaltando que o bebê deveria usar roupas de acordo com a temperatura do ambiente ou do corpo. Além disso, deixou agendada uma visita após dois dias, visto que a família apresenta situação de risco à saúde, evidenciada pela vulnerabilidade:

a) Do avô.
b) Do RN.
c) Tissular.
d) Da mãe.
e) Emocional.

5. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), regulamentada pela Portaria nº 2.528, em 19/10/2006, estabelece que o alvo desta política consiste em:

a) Cidadãos e cidadãs com 60 anos e mais.
b) Pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 65 anos.
c) Indivíduos com 80 anos e mais, denominados idosos frágeis.
d) Pessoas com 60 anos e mais, que apresentam doenças cardiovasculares.
e) Indivíduos com 50 anos e mais, que apresentam doenças cardiovasculares graves, como hipertensão e diabetes.

6. A USF – Unidade de Saúde da Família recebeu, para consulta médica, uma criança de 5 anos que frequenta a creche da área de abrangência, com sinais e sintomas de febre, dor de cabeça, dor nos olhos, prostração e manchas vermelhas no corpo. O médico suspeitou de dengue e solicitou exames para confirmação do diagnóstico. A enfermeira foi para a creche e verificou que algumas crianças haviam faltado naquele dia. As mães alegaram que as crianças “estavam indispostas”. A creche possui boa estrutura física, com salas de aulas amplas, arejadas e naturalmente iluminadas, com área de recreação espaçosa, com pneus com água e vasos de plantas espalhados. Conta, em média, com 20 crianças por sala, sendo atendidas por uma professora e uma monitora. Esse procedimento, feito pela enfermeira, é denominado “investigação epidemiológica”, que tem por propósito final:

a) Realizar estudo seccional com amostras da população.
b) Orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos.
c) Realizar estudos com base nos dados existentes nos serviços de saúde ou nas instituições.
d) Disponibilizar dados que sirvam para subsidiar o processo de produção de informação para a ação.
e) Acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico dos agravos à saúde, por meio da articulação com a sociedade científica.

7. Na Unidade de Saúde da Família (USF) “Vila da Paz”, durante um exame para prevenção de câncer de colo do útero na população, foi detectada, na Sra. A. M., de 56 anos, uma neoplasia estadio I. A cliente foi encaminhada para o serviço de especialidades do município, sendo atendida e encaminhada para retirada da lesão no hospital local. Após a cirurgia, ficou em observação algumas horas. Além disso, foi orientada para retornar à USF, com um relatório do médico responsável pelo procedimento, para as atividades normais do seu cotidiano, mas com o acompanhamento pela equipe de saúde da família. Nesse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde que foi obedecido se refere à(ao):

a) Integralidade da assistência.
b) Participação da comunidade.
c) Igualdade da assistência à saúde.
d) Direito à informação sobre sua saúde.
e) Utilização da epidemiologia para estabelecimento de prioridades.

8. A Sra. V.G., de 32 anos, gestante do segundo filho, na 20ª semana de gestação, é acompanhada pela Unidade de Saúde da Família - USF Bela Vista, sendo atendida pela equipe de Saúde da Família. Ao realizar os exames de rotina de pré-natal, descobriu-se que a cliente é portadora do HIV. Nessa situação e neste momento, a orientação mais importante que a USF deve fornecer à cliente é:

a) Monitorar a eficácia clínico-laboratorial e sinais precoces de toxicidade dos medicamentos após um ano.
b) Orientar a mãe que o aleitamento materno ocorrerá se estiver em tratamento.
c) Acompanhar a criança desde o nascimento até os 5 anos de idade.
d) Iniciar o tratamento antirretroviral o mais precocemente possível.
e) Notificar o caso, após o nascimento do bebê.

9. O Sr. G. I. O., de 54 anos, hipertenso, bancário, tabagista, fuma 15 cigarros/dia, sedentário. Está sempre muito preocupado e ansioso com o trabalho e com a manutenção do lar e dos filhos. Possui uma PA = 170 x 100 mmHg, aferida regularmente e IMC= 32. Ao associarmos fatores de risco e valores da PA, esse cliente tem probabilidade de desenvolver evento cardiovascular na próxima década, classificado como risco:

a) Alto.
b) Baixo.
c) Médio.
d) Muito alto.
e) Muito baixo.

10. A vacina Pentavalente foi instituída pelo Ministério da Saúde em 2012. Ela protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo Haemophilus influenza B. É aplicada por via IM, no músculo vasto lateral da coxa. No setor de imunização em que João da Silva trabalha, compareceu um bebê de 2 meses para vacinação com Pentavalente. Qual a conduta desse enfermeiro quanto ao esquema de vacinação?

a) Orientar para retorno aos 9 meses para aplicação de dose única.
b) Orientar para retorno aos 15 meses e 4 anos de idade para aplicação de reforços.
c) Orientar para retorno aos 4 e 6 meses de idade para doses subsequentes, após aplicar 1ª dose.
d) Orientar para aplicação da vacina aos 9 meses e 12 meses, para aplicação da 1ª e 2ª doses, respectivamente.
e) Orientar para retornar aos 3 meses de idade para a aplicação da 1ª dose e retorno aos 5 meses para doses subsequentes.

11. A Figura abaixo mostra um modelo de representação de fatores etiológicos do processo saúde e doença. A partir da análise dessa figura, qual modelo está representado nela?

PEREIRA, M. G. Epidemiologia teoria e prática. Reimp. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008

a) Múltiplas causas e múltiplos efeitos.
b) Abordagem sistêmica da saúde.
c) Cadeia de eventos.
d) Modelo ecológico.
e) Rede de causas.

12. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem visa estimular o autocuidado e reconhece a saúde como um direito social básico. O programa foi proposto baseado em dados comparativos entre homens e mulheres que comprovaram que o homem apresenta vulnerabilidade:

a) A doenças graves e crônicas, mas realizam promoção à saúde.
b) Menor a doenças agudas e menor potencial para doenças crônicas.
c) A doenças crônicas e graves e buscam o serviço de saúde para prevenção.
d) Menor do que as mulheres, mesmo estando sujeitos a maiores índices de violência.
e) A doenças graves e crônicas e morrem mais precocemente por não procurarem os serviços de saúde.

13. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício previsto pela Constituição Federal de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde. O Sr. J.M.C não conseguiu atendimento em uma unidade pública de saúde para reavaliação de seu estado de saúde porque não apresentou a carteira de trabalho. Diante disso, que princípio do Sistema Único de Saúde foi descumprido?

a) Universalidade de acesso.
b) Descentralização.
c) Regionalização.
d) Hierarquização.
e) Gratuidade.

14. C.M.P, sexo feminino, casada, 61 anos, moradora na área adstrita de uma Unidade de Saúde da Família há cinco anos, compareceu, nessa unidade, com o seu neto de 3 anos de idade. Esta criança apresenta tosse, febre de 39°e coriza. A recepcionista da Unidade disse que não havia vagas para consulta médica e encaminhou a senhora, com o seu neto, para a unidade de urgência/emergência. Diante do ocorrido, quais são as características do processo de trabalho que não foram realizadas?

a) Promoção de reunião com a equipe de saúde para priorização do atendimento, cadastramento da família e encaminhamento à unidade de pronto atendimento.
b) Avaliação de necessidade de saúde, análise de vulnerabilidade familiar da demanda espontânea e atendimento à urgência.
c) Acolhimento com escuta qualificada, agendamento de consultas de puericultura e atendimento à atenção programada.
d) Acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco e primeiro atendimento às urgências.
e) Cadastramento da família, programação da demanda espontânea e atendimento à urgência.



GABARITO
1. C
2. D
3. C
4. B
5. A
6. B
7. A
8. D
9. A
10. C
11. A
12. E
13. A
14. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário