segunda-feira, 30 de outubro de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [17].


1. Na sociedade contemporânea, tem sido crescente a busca por estratégias que visem à redução de custos, refletindo o enfoque da política neoliberal de redução dos gastos estatais, até mesmo nas ações de saúde. A assistência prestada por meio da visita domiciliar (VD) constitui um instrumento de atenção à saúde que possibilita, a partir do conhecimento da realidade do indivíduo e sua família in loco, fortalecer os vínculos do paciente, da terapêutica e do profissional, assim como atuar na promoção de saúde, prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e agravos. Podemos afirmar que são objetivos da visita domiciliar:

a) prestar assistência ao paciente em seu próprio domicílio; no entanto, não há abrangência aos doentes acamados, uma vez que estes apresentam estrutura de home care.
b) adequar o atendimento às necessidades e expectativas da unidade básica que irá atender a região.
c) intervir tardiamente na evolução para complicações e internações hospitalares.
d) estimular a dependência do indivíduo e da família, incentivando-os à prática de utilização da Unidade de Saúde semanalmente.
e) verificar a estrutura e a dinâmica familiares com elaboração do genograma ou familiograma ou ecomapa.

2. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combates a Endemias (ACE) são trabalhadores fundamentais dentro do Sistema Único de Saúde. Ambos trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças. Entre as atividades desenvolvidas pelos ACS, que são de corresponsabilidade do enfermeiro da unidade básica, podemos citar:

a) visitar regularmente residências e fazer registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência.
b) promover ações de educação em saúde junto à comunidade e informar à população sobre os riscos das doenças.
c) realizar visitas aos imóveis ou outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas.
d) atuar no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas.
e) participar das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

3. Sobre as atribuições do enfermeiro na atenção básica, analise as seguintes afirmativas.

I. Realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clínicas, fazendo a indicação para continuidade da assistência prestada.
II. Realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever/transcrever medicações, conforme protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e disposições legais da profissão.
III. Aliar a atuação clínica à prática da saúde coletiva.
IV. Supervisionar e executar ações para capacitação de Agentes de Combates a Endemias e técnicos de enfermagem com vistas ao desempenho de suas funções.
V. Executar ações de assistência parcial à criança, mulher, adolescente, adulto e idoso.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II e V, somente.
b) II, III e IV, somente. 
c) I, II e III, somente.
d) III, IV e V, somente.
e) I, IV e V, somente.

4. A lei 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde) dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Nessa lei acham-se definidos os princípios e diretrizes do SUS. Analise os itens abaixo. 
- Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
- Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
- Humanização em todos os níveis da Assistência.
- Saúde da Família, como estratégia de organização da Atenção Básica.
- Capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.

Estão entre os princípios e diretrizes do SUS, definidos na lei 8080/90:

a) três deles apenas.
b) todos eles.
c) quatro deles apenas.
d) dois deles apenas.

5. A hipertensão arterial é um dos mais importantes problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, em face de seu impacto sobre a morbidade e mortalidade da população. Entre os fatores de risco conhecidos para a hipertensão arterial, não se inclui:

a) baixo nível sódio-econômico.
b) predisposição genética.
c) ingestão de dieta rica em cálcio.
d) sedentarismo.

6. A estratégia de Saúde da Família visa à reorganização da Atenção Básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Além dos princípios gerais da Atenção Básica, a estratégia Saúde da Família deve, EXCETO:

a) não ter caráter substitutivo em relação à rede de Atenção Básica tradicional nos territórios em que as Equipes Saúde da Família atuam.
b) atuar no território, realizando cadastramento domiciliar, diagnóstico situacional, ações dirigidas aos problemas de saúde de maneira pactuada com a comunidade onde atua, buscando o cuidado dos indivíduos e das famílias ao longo do tempo, mantendo sempre postura pró-ativa frente aos problemas de saúde-doença da população.
c) desenvolver atividades de acordo com o planejamento o e a programação realizados com base no diagnóstico situacional e tendo como foco a família e a comunidade.
d) ser um espaço de construção de cidadania.

7. Sobre as características epidemiológicas da hanseníase, é incorreto afirmar:

a) A hanseníase apresenta tendência de estabilização dos coeficientes de detecção no Brasil.
b) Tem baixa letalidade e baixa mortalidade, podendo ocorrer em qualquer idade, raça ou gênero.
c) Os coeficientes de detecção ainda estão em patamares muito altos nas regiões Norte, Centro-oeste e Nordeste.
d) Não se observa, atualmente, relação entre endemicidade e baixos índices de desenvolvimento humano.

8. A Lei Nº 8.142/1990 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS. Considerando essa lei, é incorreto afirmar:

a) A representação dos usuários no Conselho Municipal de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
b) A representação dos usuários no Conselho Nacional de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
c) A representação dos usuários no Conselho Estadual de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
d) A representação dos usuários no Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde CONASEMS serão definidos pelo regimento destes órgãos.

9. Trata-se da construção de espaços coletivos em que se dão a análise das informações e a tomada das decisões. Nestes espaços estão incluídos a sociedade civil, o usuário e seus familiares, os trabalhadores e gestores dos serviços de saúde. De acordo com a Política nacional de Humanização esses espaços correspondem ao conceito de:

a) ambiência.
b) gestão participativa.
c) apoio matricial.
d) transversalidade.

10. A portaria GM Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008 cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF. Considerando essa legislação, analise os itens abaixo.

I- Os NASF não se constituem em porta de entrada do sistema, e devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes Saúde da Família (SF).
II- A responsabilização compartilhada entre as equipes SF e a equipe do NASF na comunidade prevê a revisão da prática do encaminhamento com base nos processos de referência e contra-referência, ampliando-a para um processo de acompanhamento longitudinal de responsabilidade da equipe de Atenção Básica/Saúde da Família, atuando no fortalecimento de seus atributos e no papel de coordenação do cuidado no SUS.
III- Os NASF devem buscar instituir a plena integralidade do cuidado físico e mental aos usuários do SUS por intermédio da qualificação e complementaridade do trabalho das Equipes Saúde da Família - ESF.
IV- Para efeito de repasse de recursos federais, poderão compor os NASF 1 as seguintes ocupações: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional.

Estão corretos os itens:

a) I, II e III, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) II, III e IV, apenas.
d) II e III, apenas.

11. Maria comparece à uma unidade de saúde para completar esquema vacinal de sua filha de 3 meses de vida. Em relação aos imunobiológicos indicados para esta idade, segundo o calendário nacional de vacinação, pode-se afirmar:

a) Devem ser realizadas as 1as doses da pentavalente (Difteria, Tétano, Pertussis, Haemophilus influenzae b e Hepatite B), vacina oral da Poliomielite e Rotavírus.
b) Devem ser realizadas a 1ª dose da vacina Pneumococos 10 e 1ª dose da Rotavírus.
c) Deve ser realizada apenas a 1ª dose da vacina contra Meningite C.
d) Deve ser realizada apenas a vacina tetra viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela)

12. Exame clínico da mama e mamografia anual, para as mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama deve ser realizado a partir da idade de:

a) 30 anos.
b) 35 anos.
c) 40 anos.
d) 21 anos.

13. O rastreamento do câncer do colo do útero, para as mulheres que já tiveram atividade sexual, o início da coleta dos exames citopatológicos deve ser feito a partir da idade de:

a) 25 anos.
b) 18 anos.
c) 20 anos.
d) 29 anos.

14. Ao nascer o recém-nascido deve receber:

a) a vacina BCG intradérmica apenas.
b) as vacinas Sabin, BCG intradérmica e contra hepatite B.
c) as vacinas BCG intradérmica e contra hepatite B.
d) apenas a vacina Sabin.

15. Adultos entre 20 e 59 anos devem receber vacina dupla (difteria e tétano):

a) uma dose a cada dez anos.
b) uma dose a cada cinco anos.
c) uma dose a cada 15 anos.
d) uma única dose nesse período da vida.



GABARITO
1. E
2. A
3. C
4. A
5. C
6. A
7. D
8. D
9. B
10. B
11. C
12. B
13. A
14. C
15. A

Um comentário: