domingo, 29 de outubro de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [16].


1. Após seguir por décadas um modelo que privilegiava a atenção hospitalar, herdada da medicina previdenciária, os esforços, programas e investimentos públicos passaram a se concentrar na atenção básica, com a adoção do Programa de Saúde da Família (PSF). A implantação do PSF é um marco na incorporação da estratégia de atenção primária na política de saúde brasileira. Quanto ao PSF, podemos afirmar que:

a) seus princípios são hospitalocêntricos, baseados em modelos que privilegiam o atendimento hospitalar.
b) sua prática atende aos princípios de Telemedicina.
c) o modelo preconiza o atendimento domiciliar executado exclusivamente por médico especialista.
d) pretende que a unidade de saúde da família seja a porta de entrada ao sistema local e o primeiro nível de atenção, que estará integrado à rede de serviços mais complexos.
e) pretende que a unidade de saúde da família integre o segundo nível de atenção, sem que haja a integração à rede de serviços mais complexos, tendo em vista a descentralização assistencial.

2. Serviço criado pelo Governo Federal e indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar a uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. Criado em 08 de novembro de 2011. Trata-se do:

a) Programa “Minha Casa, minha Vida”.
b) Programa “Home Care – Brasil”.
c) Programa “Casa 100%”.
d) Programa “Melhor em Casa”.
e) Programa “Hospital em Casa”

3. Instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do SUS ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para seu funcionamento se faz necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidade de saúde. Com tais cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação. Esse dispositivo de identificação é chamado de:

a) Cartão Nacional de Saúde.
b) Cartão de Saúde.
c) Cartão Federal de Saúde.
d) Identificador Nacional de Saúde.
e) Identificador Federal de Saúde.

4. A Constituição Federal de 1988 estabelece em seus artigos 196 a 200 o arcabouço legal para a política de saúde que criou o SUS. O artigo 198 estabelece o SUS como um sistema único e organizado, de acordo com as seguintes diretrizes:

a) descentralização, equidade e transparência.
b) centralização, equidade e transparência.
c) descentralização, atendimento integral e participação da comunidade.
d) atendimento integral, participação da comunidade e hierarquização.
e) hierarquização, prevenção e recuperação.

5. Dentre as prioridades estabelecidas pelo Pacto pela Vida está a Saúde do Idoso. É correto afirmar que:

a) considera-se como idosa toda pessoa acima de 60 anos.
b) o Pacto pelo Idoso foi criado pela Lei nº 8.142/90.
c) o Pacto pelo Idoso foi criado pela Portaria nº 3.916/98 do Ministério da Saúde.
d) o acolhimento ao idoso não pode, sob hipótese alguma, ser realizado em unidades de saúde, ficando restrito ao atendimento domiciliar.
e) o acolhimento ao idoso será realizado exclusivamente para portadores de doenças crônico-degenerativas.

6. Nos processos de gestão do SUS existe a figura dos sujeitos ou atores sociais, que participam, de forma organizada, dos processos de gestão com interferência técnica, política ou ética no planejamento e/ou monitoramento da saúde pública. Pode(m) ser considerado(s) sujeito(s) social(is):

a) os governos estaduais e municipais.
b) o Governo Federal, exclusivamente.
c) usuários, profissionais e gestores.
d) a autoridade sanitária federal.
e) os profissionais de saúde, exclusivamente.

7. Uma endemia pode ser qualquer doença que aconteça apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades. Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração contínua, mas restrita a uma determinada área. Portanto, o comportamento endêmico de uma doença se dá:

a) quando sua ocorrência se apresenta na comunidade de forma regular.
b) quando apresenta variável sazonal bem definida e em diversas regiões de forma simultânea.
c) quando ocorre em grande número de países simultaneamente.
d) quando sua ocorrência está claramente em excesso em relação ao normal esperado.
e) quando sua ocorrência está abaixo do normal esperado.

8. Os portadores do vírus da AIDS, assim como todo e qualquer cidadão brasileiro, têm obrigações e direitos garantidos. Entre esses direitos estão a dignidade humana e o acesso à saúde pública. Em epidemiologia, portadores podem ser definidos como indivíduos que:

a) apresentam imunidade a uma doença em virtude de uma infecção adquirida previamente.
b) desenvolveram imunidade passiva em consequência de mecanismos naturais ou artificiais.
c) abrigam agentes infecciosos específicos na ausência de doença clinicamente discernível e servem como potenciais fontes de infecção.
d) apresentam forma aguda de patologia e servem como fonte potencial de infecção exclusivamente para pessoas suscetíveis.
e) apresentam forma crônica de patologia e servem como fonte potencial de infecção exclusivamente para pessoas suscetíveis.

9. Em Epidemiologia, é correto afirmar que:

a) a prevalência acumulada é também conhecida como “taxa de ataque”.
b) a prevalência expressa a proporção de indivíduos afetados por determinada doença ou que apresenta determinada característica numa população e período.
c) a prevalência é definida como o número de casos novos de uma doença ou evento de saúde ocorrido durante um período de tempo especificado numa população sob risco de desenvolver a doença ou o evento de interesse.
d) a densidade de incidência é expressa por pessoas/lugar.
e) densidade de incidência equivale a uma relação entre incidência e prevalência absoluta.

10. A Febre do vírus Zika é uma doença causada por um vírus do gênero Flavirirus, família Flaviviridae, transmitida, principalmente, pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A circulação do vírus no Brasil foi confirmada laboratorialmente em abril de 2015, em amostras de pacientes do município de Camaçari, Bahia. Em maio foram confirmados casos por laboratório em Natal/RN, Sumaré e Campinas/SP, Maceió/AL e Belém/PA. Desde a 12ª Semana Epidemiológica de 2016, as 27 Unidades Federadas apresentam confirmação laboratorial da circulação autóctone do vírus Zika. Muitos estudos têm sido amplamente realizados em busca de respostas fidedignas quanto à doença causada pelo Zika; no entanto, os sinais e sintomas dessa patologia estão bem estabelecidos. Podemos afirmar que são sinais e sintomas do Zika:

a) cerca de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas, mas quando desenvolvem são: cefaleia, febre baixa, artralgia leve, manchas vermelhas na pele, coceira e conjuntivite.
b) cerca de 20% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas, e quando desenvolvem são: cefaleia intensa, febre alta > 39° com início abrupto, artralgia intensa, prostração, fraqueza e dor retroocular.
c) cerca de 60% das pessoas infectadas desenvolvem manifestações clínicas, e quando desenvolvem são: febre alta > 40° de início abrupto, náuseas, vômitos, doe muscular intensa, prostração, fraqueza e manchas vermelhas na pele.
d) cerca de 50% das pessoas infectadas desenvolvem manifestações clínicas, e quando desenvolvem são: cefaleia, febre alta > 38,5° com início abrupto, artralgia leve, manchas vermelhas na pele, coceira e conjuntivite.
e) cerca de 70% das pessoas infectadas desenvolvem manifestações clínicas e quando desenvolvem são: cefaleia intensa, febre baixa, artralgia intensa, manchas vermelhas na pele, prostração, náuseas e vômitos.

11. Diabetes Mellitus (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologias heterogêneas, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou ação da insulina. O DM vem aumentando sua importância por sua crescente prevalência e habitualmente está associado à dislipidemia, à hipertensão arterial e à disfunção endotelial. É um problema de saúde em que as evidências demonstram que o bom manejo desse problema ainda na Atenção Básica evita hospitalizações e mortes por complicações cardiovasculares e cerebrovasculares. Nessa conjuntura, o enfermeiro deve conhecer a fundo a patologia para que possa realizar um plano de cuidados preventivo e até mesmo não farmacológico para tratamento do DM, tendo em vista que a prevalência de DM nos países da América Central e do Sul foi estimada em 26,4 milhões de pessoas e projetada para 40 milhões, em 2030. Portanto, são valores preconizados para diagnóstico de DM tipo 2 e seus estágios pré-clínicos (TTG = Teste de Tolerância à Glicose):

a) glicemia de jejum ≥ 126, TTG: duas horas após 75 g de glicose ≥ 200, glicemia casual 200 com sintomas clássicos: poliúria, polidipsia e polifagia e hemoglobina glicada > 6,5%.
b) glicemia de jejum ≥ 110, TTG: duas horas após 75 g de glicose ≥ 140 e glicemia casual < 200.
c) glicemia de jejum ≥ 200, TTG: duas horas após 75 g de glicose ≥ 140 e < 200 com sintomas clássicos: poliúria, polidipsia e polifagia e hemoglobina glicada > 5%.
d) glicemia de jejum ≥ 160, TTG: duas horas após 75 g de glicose ≥ 220, glicemia casual ≥ 200 e > 250 sem sintomas.
e) glicemia de jejum ≥ 130, TTG: duas horas após 75 g de glicose ≥ 180, glicemia casual < 200 sem sintomas.

12. A tuberculose, doença antiga e reconhecida como fatal desde a época de Hipócrates, teve o agente etiológico descoberto em 1882 por Robert Koch e, ainda por muitas décadas, nenhuma terapia medicamentosa mostrou-se eficaz contra o bacilo de Koch. Embora a doença ainda apresente o maior número de casos de toda a história da humanidade, a TB apresenta uma cadeia de prevenção desde os primeiros momentos de vida e tratamento eficaz. Nesse contexto, o micro-organismo responsável por causar a doença supracitada, a vacina que confere poder protetor às formas graves da primoinfecção e a idade em que deve ser aplicada, são, respectivamente:

a) Mycobacterium abscessus, BCGid – BCG intradérmico, deve ser realizado até 2 anos.
b) Mycobacterium tuberculosis, PPD – Reação de Mantoux intradérmico, deve ser realizado ao nascimento.
c) Mycobacterium de koch, PPD – Reação de Mantoux, intradérmico até 2 meses.
d) Mycobacterium tuberculosis, BCGid – BCG intradérmico, deve ser realizado ao nascimento.
e) Mycobacterium abscessus, PPD – Reação de Mantoux, intradérmico até 3 meses.

13. Sobre os 10 passos para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica é correto afirmar, exceto:

a) O primeiro passo é iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde até a 8ª semana de gestação.
b) O quinto passo é garantir o transporte público gratuito da gestante para o atendimento pré-natal, quando necessário.
c) O sexto passo pontua que é direito do(a) parceiro(a) ter cuidado por meio de realização de consultas, exames e ter acesso a informações antes, durante e depois da gestação, denominado como “pré-natal do(a) parceiro(a)”.
d) O oitavo passo é estimular e informar sobre os benefícios do parto fisiológico, incluindo a elaboração do “Plano de Parto”.
e) O nono passo registra que toda gestante tem direito de conhecer e visitar previamente o serviço de saúde no qual será realizado o parto.

14. A palpação obstétrica e a mensuração da altura uterina, na atenção primária, tem por objetivos identificar o crescimento fetal, diagnosticar os desvios de normalidade a partir da relação entre a altura uterina e a idade gestacional e identificar a situação e a apresentação fetal. A técnica de palpação fetal, também conhecida como Manobra de Leopold, deve ser realizada em 4 tempos. Analise as figuras e, em seguida, relacione a ordem em que a palpação deve ser realizada com a letra da figura.
a) A: 1º tempo; B: 2º tempo; C: 3º tempo; D: 4º tempo.
b) A: 4º tempo; B: 3º tempo; C: 2º tempo; D: 1º tempo.
c) A: 3º tempo; B: 1º tempo; C: 4º tempo; D: 2º tempo.
d) A: 1º tempo; B: 3º tempo; C: 2º tempo; D: 4º tempo.
e) A: 2º tempo; B: 4º tempo; C: 1º tempo; D: 3º tempo.

15. É fundamental que os serviços de atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS) se responsabilizem pela realização de pequenos procedimentos clínicos e cirúrgicos, acolhendo usuários em situações agudas (tais como ferimentos) ou crônicas (unhas encravadas, por exemplo), avaliando sempre o risco de agravamento e a necessidade de atendimento imediato ou encaminhamento a outro serviço de saúde. Para que as Unidades Básicas de Saúde possam realizar de forma adequada os procedimentos e garantir a resolubilidade dos serviços é imprescindível que elas tenham estrutura física adequada e sejam equipadas com materiais e insumos que estejam disponíveis durante o atendimento. As principais coberturas primárias utilizadas para o tratamento de feridas agudas e crônicas que devem estar disponíveis nas Unidades Básicas do país são:

a) carvão ativado, filme transparente, hidrocoloide e sulfadiazina de prata.
b) carvão ativado, ácidos graxos essenciais, alginato de cálcio e película transparente.
c) hidrocoloide, ácidos graxos essenciais, papaína e carvão ativado.
d) papaína, carvão ativado, sulfadiazina de prata e filme transparente.
e) hidrocoloide, ácidos graxos essenciais, alginato de cálcio e sulfadiazina de prata.



GABARITO 
1. D
2. D
3. A
4. C
5. A
6. C
7. A
8. C
9. B
10. A
11. A
12. D
13. A
14. E
15. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário