domingo, 29 de outubro de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [15].


1. A gestante de baixo risco acompanhada pelas Equipes de Saúde das Unidades Básicas, devem, após a 36° semana de gestação, realizar consulta de pré-natal semanalmente. Por qual motivo existe uma maior frequência de consultas neste período?
_
_
_

2. Por que o Tratamento Diretamente Observado (TDO) da Tuberculose, aquele no qual o profissional de saúde capacitado passa a observar a tomada da medicação do paciente desde o início até o final do tratamento, é importante?
_
_
_

3. “Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso, é fundamental que ela se oriente pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.”(PORTAL DAB, 2015). A qual política nacional de saúde o texto se refere?

a) Saúde da Criança.
b) Atenção Básica.
c) Saúde Mental.
d) Saúde da Mulher.
e) Saúde do Idoso.

4. Qual é o método fundamental que permite descobrir as fontes mais importantes de infecção (os casos bacilíferos) e que, quando executado corretamente, permite detectar de 70 a 80% dos casos de tuberculose pulmonar em uma comunidade?

a) Cultura direta do sangue.
b) Baciloscopia direta do escarro.
c) Cultura de escarro na urina.
d) Raio X de tórax.
e) Hemograma com plaquetas.

5. Alguns possíveis efeitos colaterais dos medicamentos utilizados na poliquimioterapia (PQT) da hanseníase podem ser observados, por exemplo a coloração avermelhada na urina. Qual dos medicamentos apresentados a seguir pode ocasionar este efeito?

a) Rifampicina.
b) Talidomida.
c) Cefalexina
d) Corticoides.
e) Cloranfenicol.

6. De acordo com os valores pressóricos obtidos durante a consulta de enfermagem, é possível classificar a pressão arterial (PA) em normotensão, PA limítrofe e hipertensão arterial sistêmica. Paciente masculino, durante sua consulta, apresentou PA de 130/85 mmHg. Dessa forma, sua PA pode ser considerada

a) normal.
b) ótima.
c) limítrofe.
d) hipertensão grave.
e) hipertensão leve.

7. Para todas as pessoas com diabetes mellitus (DM) tipo 1 ou tipo 2 em uso de insulina em doses múltiplas, recomenda-se a monitorização da glicemia capilar com qual frequência?

a) Duas vezes por semana.
b) Apenas duas vezes ao dia.
c) Uma vez ao dia.
d) Três vezes por semana.
e) Três ou mais vezes ao dia.

8. Sobre os aspectos do desenvolvimento de uma criança, é possível observar a presença de alguns reflexos, por exemplo, aquele medido pelo procedimento de segurar a criança pelas mãos e liberar bruscamente seus braços. Esse reflexo deve ser sempre simétrico, é incompleto a partir do 3º mês e não deve existir a partir do 6º mês. A qual reflexo o enunciado se refere?

a) Reflexo piramidal.
b) Reflexo Tônico-Cervical.
c) Reflexo Cutâneo-Plantar.
d) Reflexo de Moro.
e) Reflexo patelar.

9. Em relação à Política de Saúde do Homem, as responsabilidades institucionais estão definidas de acordo com as diretrizes emanadas do Pacto pela Saúde 2006, respeitando-se a autonomia e as competências das três esferas de governo. É função específica dos municípios

a) estimular e apoiar, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o processo de discussão com participação de todos os setores da sociedade, com foco no controle social, nas questões pertinentes à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
b) estimular e prestar cooperação aos Estados e Municípios, visando a implantação e implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, valorizando e respeitando as diversidades locos-regionais.
c) promover, no âmbito estadual, a articulação intersetorial e interinstitucional necessária à implementação da Política Nacional.
d) coordenar e implementar, no âmbito estadual, as estratégias nacionais de educação permanente dos trabalhadores do SUS voltadas para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, respeitando-se as especificidades locos-regionais.
e) elaborar e pactuar, no âmbito estadual, protocolos clínicos/terapêuticos, em consonância com as diretrizes nacionais da atenção, apoiando os municípios em sua implementação.

10. A atenção em planejamento familiar contribui para a redução da morbimortalidade materna e infantil na medida em que

a) aumenta o número de gestações não desejadas e de abortamentos provocados.
b) aumenta o número de cesáreas realizadas para fazer a ligadura tubária.
c) diminui o número de ligaduras tubárias por falta de opção e de acesso a outros métodos anticoncepcionais.
d) diminui o intervalo entre as gestações, contribuindo para diminuir a frequência de bebês de baixo peso e para que eles sejam adequadamente amamentados.
e) inviabiliza o planejamento da gravidez em mulheres adolescentes ou com patologias crônicas descompensadas, tais como: diabetes, cardiopatias, hipertensão, portadoras do HIV, entre outras.

11. Consiste na comunicação obrigatória à autoridade sanitária da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde ou surto, feita por profissional de saúde ou qualquer cidadão, visando à adoção das medidas de intervenção pertinentes. O enunciado refere-se à

a) notificação contínua.
b) notificação negativa.
c) notificação compulsória.
d) notificação aleatória.
e) notificação simples

12. Em vigilância epidemiológica, quando a pessoa cuja história clínica e epidemiológica, os sintomas e a possível exposição a uma fonte de infecção/contaminação sugerem estar desenvolvendo ou em vias de desenvolver alguma doença, ela pode ser considerada um

a) caso suspeito.
b) caso confirmado.
c) caso descartado.
d) caso indeterminado.
e) caso investigatório.

13. Qual dos indicadores de saúde listados a seguir é considerado um indicador socioeconômico?

a) Taxa de prevalência de aleitamento materno.
b) Taxa de mortalidade infantil.
c) Taxa de incidência de dengue.
d) Taxa de analfabetismo.
e) Taxa de mortalidade perinatal.

14. O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) é o mais antigo sistema de informação de saúde no país. Foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1975 e dispõe de dados consolidados nacionalmente a partir de 1979. O documento básico que proporciona os dados deste sistema é

a) o cadastro de Pessoa Física.
b) a certidão de Nascimento.
c) a declaração de Vida.
d) a certidão de Morte.
e) a declaração de Óbito.

15. Considerando a Política de Saúde Mental, os cuidados a uma pessoa em situação de crise devem seguir alguns pressupostos. Assinale a alternativa que apresenta um desses pressupostos.

a) Estimular a internação psiquiátrica e sustentar o usuário no seu contexto de vida com o apoio dos Hospitais Psiquiátricos.
b) Potencializar e qualificar todos os pontos da Rede de Atenção Psicossocial para desenvolver intervenção nas situações de urgência/ emergência e no cuidado longitudinal.
c) Aumentar a oferta de leitos em hospital psiquiátrico, valorizando a existência de serviços de urgência e emergência psiquiátrica.
d) Considerar a internação como primeiro recurso de tratamento em conjunto com o Projeto Terapêutico Singular (PTS).
e) Considerar os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como último recurso de tratamento, seguindo a lógica do acolhimento em hospitais gerais e psiquiátricos.



GABARITO
1. DISCURSIVA
2. DISCURSIVA
3. B
4. B
5. A
6. C
7. E
8. D
9. A
10. C
11. C 
12. A
13. D
14. E
15. B

Nenhum comentário:

Postar um comentário