segunda-feira, 16 de outubro de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Geral [4].


1. O desenvolvimento profissional da Enfermagem demanda uma compreensão do seu processo histórico e daqueles que contribuíram para a sua evolução. Um dos maiores exemplos mundiais foi Florence Nightingale, que teve uma importância fundamental na guerra da Criméia, em 1854 e suas anotações serviram de base para a enfermagem profissional, com a criação da escola de enfermagem no hospital Saint Thomas, em Londres. No Brasil, qual foi o marco da evolução do empirismo para o conhecimento científico?

a) Decreto Federal nº 791 de 27 de setembro de 1980, que instituiu a primeira Escola de Enfermagem no Brasil, implantada no Hospital Nacional de Alienados, em São Paulo.
b) Decreto Federal nº 791 de 27 de setembro de 1820, que instituiu a primeira Escola de Enfermagem no Brasil, implantada no Hospital Nacional de Alienados, em Minas Gerais.
c) Decreto Federal nº 791 de 27 de setembro de 1890, que instituiu a primeira Escola de Enfermagem no Brasil, implantada no Hospital Nacional de Alienados, no Rio de Janeiro.
d) Decreto Federal nº 791 de 27 de setembro de 1700, que instituiu a primeira Escola de Enfermagem no Brasil, implantada no Hospital Nacional de Alienados, em Pernambuco.
e) Decreto Federal nº 791 de 27 de setembro de 1950, que instituiu a primeira Escola de Enfermagem no Brasil, implantada no Hospital Nacional de Alienados, na Bahia.

2. Qual das seguintes personagens é responsável pela Teoria do Cuidado Transcultural, que foi considerada a maior contribuição para a Enfermagem?

a) Wanda de Aguiar Horta
b) Virgínea Henderson
c) Imogenes King
d) Martha Rogers
e) Madeleine Leininger

3. A Teoria de Enfermagem de Adaptação de Callista Roy, constitui a base para a compreensão do indivíduo como sistema capaz de se adaptar. Baseado nessa Teoria, qual dos modos adaptativos a seguir está incorreto?

a) Fisiológico
b) Função de defesa
c) Autoconceito
d) Função de papel
e) Interdependência

4. Na Lei 8.080/90 é colocado o seguinte texto: “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. A qual Título pertence esse texto?

a) Das disposições gerais
b) Dos serviços privados de assistência à saúde
c) Dos recursos humanos
d) Do financiamento
e) Do Sistema Único de Saúde

5. A Lei 8.142/90 trata de dois assuntos fundamentais para a área de saúde, onde a partir da sua promulgação foi realmente viabilizada a municipalização. Nas alternativas seguintes assinale os temas dos quais trata essa Lei:

a) Formação dos Conselhos Municipais de Saúde e realização dos Consórcios interestaduais de saúde.
b) Definição das áreas adscritas da Estratégia de Saúde da Família e definição das microáreas do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
c) Princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
d) Participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.
e) Definição da quantidade de equipes da Estratégia de Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

6. A Lei 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências define em seu Artigo 9º, o seguinte:

a) São Técnicos de Enfermagem
b) São Auxiliares de Enfermagem
c) São Enfermeiros
d) São atendentes de Enfermagem
e) São Parteiras

7. Também referente à Lei 7.498/86, em seu Artigo 11º são colocadas as atividades que cabem privativamente ao Enfermeiro. Nas alternativas seguintes são colocadas as seguintes, exceto:

a) Direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem.
b) Organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços.
c) Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem.
d) Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.
e) Participar da programação da assistência de enfermagem.

8. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, que está baseado na Resolução do Conselho federal de Enfermagem (COFEN) 311/2007, coloca 6 artigos no Capítulo referente aos Princípios Fundamentais, onde o seu 1º Artigo aborda que:

a) O Profissional de Enfermagem participa, como integrante da sociedade, das ações que visem satisfazer às necessidades de saúde da população.
b) O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo o seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza.
c) A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade. Atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais.
d) O Profissional de Enfermagem exerce suas atividades com justiça competência, responsabilidade e honestidade.
e) O Profissional de Enfermagem exerce a profissão com autonomia, respeitando os preceitos legais da Enfermagem.

9. Baseado no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, 311/2007, qual dos seguintes representa o único Direito, no que se refere a Sigilo Profissional?

a) Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
b) Orientar, na condição de enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade, sobre o dever do sigilo profissional.
c) Franquear o acesso a informações e documentos para pessoas que não estão diretamente envolvidas na prestação da assistência, exceto nos casos previstos na legislação vigente ou por ordem judicial.
d) Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.
e) Divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados.

10. A realização do teste do pezinho, feito na criança logo após o seu nascimento, conforme estabelece o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) permite a detecção de importantes doenças, logo no início da vida. Em relação a esse teste, qual das alternativas a seguir está errada?

a) O teste deverá ser feito a partir das primeiras 12 horas de vida da criança, quando já ocorreu uma ingestão adequada de proteínas e é possível analisar com mais segurança o metabolismo da fenilalanina.
b) Fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e hemoglobinopatias são algumas das enfermidades detectadas pelo teste do pezinho.
c) A fase 3 do PNTN acrescentará a triagem da fibrose cística (ou mucoviscidose).
d) Aceita-se que seja feita a coleta até o 30º dia de vida do bebê.
e) A equipe de saúde, perante resultados alterados, deve contatar o serviço de referência estadual de triagem neonatal.

11. Sabendo que os dados antropométricos são importantíssimos para crianças, nos primeiros anos de vida, qual dos que estão listados a seguir é considerado melhor indicador de crescimento, no Brasil, na faixa etária dos 2 aos 10 anos?

a) Peso para a idade.
b) Altura para a idade.
c) Perímetro cefálico para a idade.
d) Circunferência abdominal para a idade.
e) Acuidade visual para a idade.

12. Dentre as infecções sexualmente transmissíveis listadas a seguir, qual a que está relacionada erradamente ao seu agente etiológico?

a) Cancro Mole – Klebisiella granulomatis
b) Sífilis - Treponema pallidum
c) Linfogranuloma - Chlamydia trachomatis
d) Condiloma – Papilomavírus Humano
e) Gonorreia – Neisseria gonorrhoeae

13. A hanseníase continua sendo um grave problema de saúde pública, no Brasil. O país ainda figura como o 2º do mundo em número de casos, só atrás da Índia. Analise as alternativas a seguir e assinale, qual a característica principal que leva a um diagnóstico médico clínico, de hanseníase?

a) Presença de mancha ou lesão em área úmida do corpo.
b) Baciloscopia positiva nos casos multibacilares.
c) Baciloscopia negativa nos casos paucibacilares.
d) Presença de mancha ou lesão com alteração de sensibilidade.
e) Mãos ou pés em garra.

14. Nos estados reacionais da hanseníase são prescritos tratamentos alternativos, que utilizam como principais medicamentos, os seguintes:

a) Rifampicina e Clofazimina
b) Dapsona e Ofloxacino
c) Ofloxacina e Rifampicina
d) Prednisona e Talidomida
e) Dapsona e Rifampicina

15. Ainda na Portaria No 204, de 17 de fevereiro de 2016 é colocado que “Violência sexual e tentativa de suicídio” deverão ser notificados em até 24 horas à(s) seguinte(s) esfera(s) de governo? 

a) Federal
b) Estadual
c) Municipal e estadual
d) Federal e estadual
e) Municipal



GABARITO
1. C
2. E
3. B
4. A
5. D
6. E
7. E
8. C
9. D
10. A
11. B
12. A
13. D
14. D
15. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário