segunda-feira, 16 de outubro de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Geral [5].


1. “Moradias ou casas inseridas, preferencialmente, na comunidade, destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência, que não possuam suporte social e laços familiares e, que viabilizem sua inserção social”. Essa definição se refere a qual dos serviços listados a seguir?

a) Serviços Residenciais Terapêuticos
b) Programa Melhor em Casa
c) Centro de Atenção Psicossocial
d) Hospitais Psiquiátricos
e) Institutos Sociais de Longa Permanência

2. De acordo com as atuais Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar, qual a frequência correta de compressões torácicas, a serem aplicadas a uma vítima adulta, de Parada Cardiorrespiratória?

a) Até 100/minuto.
b) 70 a 80/minuto.
c) 100 a 120/minuto.
d) 30 /minuto
e) 60/minuto.

3. Qual dos medicamentos listados a seguir, os prestadores de primeiros socorros podem orientar à vítima a usar, no caso de desconforto torácico, enquanto aguardam o Serviço de Atendimento de Urgência?

a) Dipirona
b) Paracetamol
c) Simeticona
d) Butilbrometo de escopolamina
e) Ácido acetilsalicílico

4. “Essa parasitose causada pela Wuchereria bancrofti, se manifesta clinicamente no homem sob várias formas. Algumas podem ser assintomáticos ou apresentar febre recorrente aguda, astenia, mialgias, fotofobia, quadros urticariformes, pericardite, cefaleia, linfadenite e linfangite retrógrada. Os casos crônicos mais graves são de indivíduos que apresentam hidrocele, quilúria e elefantíase de membros, mamas e órgãos genitais”. A qual doença o texto se refere?

a) Filariose
b) Febre maculosa
c) Brucelose
d) Giardíase
e) Histoplasmose

5. Visando a prevenção das úlceras por pressão é crucial que alguns fatores tenham a máxima atenção por parte da equipe de saúde e cuidadores, que são, exceto:

a) Avaliação diária
b) Higiene
c) Nutrição adequada
d) Proteção contra efeitos ambientais
e) Localização das úlceras

6. O Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe, privativamente,

a) a direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada.
b) exercer atividades, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem.
c) observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas.
d) prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.
e) a participação na programação da assistência de Enfermagem.

7. Elaborar estratégias para prevenir, minimizar ou corrigir os problemas identificados nas etapas anteriores sempre estabelecendo metas com a pessoa com Diabetes Mellitus”. Conforme a descrição apresentada, qual é a etapa correta da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em uma consulta de enfermagem para acompanhamento de pessoas com diabetes?

a) Histórico.
b) Exame Físico.
c) Diagnóstico das Necessidades de Cuidado.
d) Planejamento da Assistência.
e) Implementação da Assistência e Avaliação do processo de cuidado.

8. Homem, 53 anos, diabético com história de claudicação intermitente, isto é, dor em repouso que piora com exercício ou elevação do membro superior. À inspeção, observouse rubor postural do pé e palidez à elevação do membro inferior. Ao exame físico, o pé apresentou-se frio, com ausência dos pulsos tibial posterior e pedioso dorsal. Diante do caso exposto, assinale a alternativa que apresenta o tipo de úlcera diabética relatado.

a) Isquêmica.
b) Neuropática.
c) Mista.
d) Venosa.
e) Úlcera de Pressão.

9. Sobre o Papiloma Vírus Humano (HPV), assinale a alternativa correta.

a) O HPV é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis menos frequentes no mundo, no entanto o risco estimado para a exposição a essa infecção é de 15% a 25% para cada nova parceira.
b) Em grande parte dos casos, a infecção é autolimitada e transitória, sem causar qualquer dano. A maioria das pessoas que entra em contato com o HPV, se não desenvolverem lesões clínicas e não realizarem testes laboratoriais, poderá nunca ter a infecção diagnosticada.
c) A prevalência é maior em mulheres mais velhas, quando comparadas com mulheres com menos de 30 anos, no entanto a maioria das infecções (sobretudo quando em adolescentes) não tem resolução espontânea e o tratamento deve ser imediato.
d) O tempo médio entre a infecção pelo HPV de alto risco e o desenvolvimento do câncer cervical é de aproximadamente 3 anos, independente do tipo, carga, capacidade de persistência viral e o estado imunológico do hospedeiro. A infecção por um genótipo de HPV pode proteger contra a infecção por outros tipos de HPV.
e) O HPV está envolvido em aproximadamente 50% dos casos de câncer cervical, sendo, em percentual, maior em outros locais: 95% de ânus, 70% de vulva, 70% de vagina, 85% de pênis e 60% de orofaringe.

10. Sobre a Prevenção Quaternária, é correto afirmar que

a) diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que este não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos (comportamentos higiênicos relacionados à habitação e aos entornos).
b) engloba estratégias populacionais para detecção precoce de doenças. Também contempla ações com indivíduos doentes ou acidentados com diagnósticos confirmados, para que se curem ou mantenham-se funcionalmente sadios, evitando complicações e mortes prematuras.
c) consiste no cuidado de sujeitos com sequelas de doenças ou acidentes, visando à recuperação ou à manutenção em equilíbrio funcional.
d) consiste na construção da autonomia dos sujeitos e na detecção de indivíduos em risco de sobre tratamento ou excesso de prevenção, para protegê-los de intervenções profissionais inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis.
e) corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às agressões dos agentes.

11. Quanto ao desempenho da liderança, são apontadas dificuldades frequentemente encontradas pelos enfermeiros, as quais se referem às questões de relacionamento na equipe e às próprias atribuições desses profissionais. Sobre liderança em enfermagem, assinale a alternativa correta.

a) A posição formal ocupada pelo enfermeiro no organograma institucional lhe garante o poder de líder, pois o que autoriza alguém a agir como líder não é a percepção positiva que os seguidores apresentam em relação à pessoa.
b) A posição esperada do líder enfermeiro é a valorização das competências realizadas de cada profissional, centralizando o poder para entender todo o organograma da empresa.
c) O mercado necessita do líder flexível para demandas advindas de sua chefia e do ditador para a organização de sua equipe.
d) Recentemente, a liderança é marcada pelo fortalecimento do grupo, valorização das competências individuais, descentralizando o poder e possibilitando que cada membro reconheça o propósito e o significado de seu trabalho.
e) Perfil autoritário, responsável, desafiador e questionador enquadra-se nas características do enfermeiro líder

12. A Bioética pretende contribuir para que as pessoas estabeleçam “uma ponte” entre o conhecimento científico e o conhecimento humanístico, a fim de evitar os impactos negativos que a tecnologia pode ter sobre a vida. Sobre os princípios da bioética, assinale a alternativa correta.

a) Beneficência/não maleficência é a capacidade de autodeterminação de uma pessoa, ou seja, o quanto ela pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência de outras pessoas.
b) A autonomia significa que sempre que o profissional propuser um tratamento a um paciente, ele deverá reconhecer a dignidade do paciente e considerá-lo em sua totalidade, visando oferecer o melhor tratamento ao seu paciente.
c) Para que o respeito pela autonomia das pessoas seja possível, duas condições são fundamentais: a liberdade e a informação. Isso significa que, em um primeiro momento, a pessoa deve ser livre para decidir. Para isso, ela deve estar livre de pressões externas.
d) O princípio da beneficência se refere à igualdade de tratamento e à justa distribuição das verbas do Estado para a saúde.
e) Para que a justiça seja possível, duas condições são fundamentais: a liberdade e a informação. Isso significa que, em um primeiro momento, a pessoa deve ser livre para decidir.

13. Mulher de 35 anos comparece à unidade básica de saúde com o seguinte resultado de exame citopatológico: Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado, possivelmente não neoplásicas (ASC- US). Qual é a conduta inicial recomendada pelo ministério da saúde, frente ao resultado do exame apresentado?

a) Repetir o exame em 3 meses.
b) Repetir a citologia em 12 meses.
c) Repetir a citologia em 6 meses.
d) Encaminhar para colposcopia.
e) Encaminhar para cirurgia.

14. Para ser considerado um indicador de qualidade da coleta em um laudo de exame citopatológico, devemos considerar a presença de células

a) escamosas.
b) representativas da Junção Escamocolunar (JEC).
c) glandulares.
d) dendrítricas.
e) micróglias.

15. Paciente feminina, após relação sexual desprotegida, descobriu que o parceiro era portador de sífilis. Questionou há quanto tempo ele apresentou o diagnóstico e ele respondeu-lhe que estava em estágio inicial e que apresentava lesões primárias. Qual é o risco de a paciente ter adquirido essa patologia?

a) Os riscos de transmissão são mínimos, cerca de 10%, pelo fato da doença apresentar-se em estágio inicial. A infectividade da sífilis por transmissão sexual é maior no estágio de latência tardia e estágio terciário.
b) A menor transmissibilidade nesse período aplica-se pela leve multiplicação do patógeno e ausência de treponemas nas lesões.
c) Os riscos são consideráveis, pois a infectividade da sífilis por transmissão sexual é maior, cerca de 60% nos estágios iniciais, quando estão presentes lesões primárias e secundárias e sífilis latente recente.
d) Os riscos de transmissão são grandes, principalmente quando há presença de lesões, pois, nessa fase, a multiplicação do patógeno está ausente.
e) Nessa fase inicial, as lesões são raras ou inexistentes, por volta do segundo ano de doença elas começam aparecer, no entanto os riscos de infectividade são altos, cerca de 90%.

16. Em visita domiciliar a uma lactante (que faz uso de drogas ilícitas esporadicamente), o enfermeiro se deparou com a mulher utilizando crack. Após a consulta de enfermagem, ele alertou sobre a possibilidade de evitar temporariamente a amamentação. Sobre o enunciado, é correto afirmar que

a) a orientação dada foi equivocada, pois o uso dessa substância não contraindica o aleitamento materno, pois a lactante usa a droga esporadicamente. 
b) a orientação foi correta, pois mães que usam essas substâncias por períodos curtos devem considerar a possibilidade de evitar temporariamente a amamentação, em torno de 24 horas.
c) a orientação foi errada, pois a recomendação deveria ser a contraindicação total do aleitamento materno.
d) a orientação foi pertinente, pois o período recomendado de interrupção para o aleitamento materno após o uso dessa droga é de 1 a 2 semanas.
e) a orientação estava certa, pois após o consumo de crack, LSD, maconha, tabaco ou etanol o lactente deve ficar sem aleitamento materno em torno de 48 horas.

17. Durante uma consulta de puerpério, a enfermeira contatou ingurgitamento mamário patológico. Dentre as medidas recomendadas durante o manejo, assinale a alternativa correta.

a) Estabelecer horário para as mamadas facilita o controle da mãe com o bebê e evita o ingurgitamento mamário. É recomendado que o intervalo entre uma e outra mamada seja de 3 em 3 horas.
b) Nesse período, é importante evitar o uso de sutiã, mantendo as mamas livres para aliviar a dor e manter os ductos em posição anatômica.
c) Aplicação de compressa quente em intervalos regulares após ou nos intervalos das mamadas, em situações de maior gravidade, podem ser feitas de duas em duas horas. As compressas quentes provocam vasodilatação, aumento da drenagem linfática e menor produção do leite.
d) Se o bebê não sugar, a mama deve ser ordenhada manualmente. O esvaziamento da mama é essencial para dar alívio à mãe, diminuir a pressão dentro dos alvéolos, aumentar a drenagem da linfa e do edema e não comprometer a produção do leite.
e) São recomendadas massagens nas mamas embaixo do chuveiro com água morna ou quente nas regiões mais afetadas pelo ingurgitamento. Elas fluidificam o leite viscoso acumulado, facilitando a retirada do leite e são importantes estímulos do reflexo de ejeção do leite, pois promovem a síntese de ocitocina.

18. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresenta alta morbimortalidade, com perda importante da qualidade de vida, o que reforça a relevância do diagnóstico precoce. Os procedimentos de medida da pressão são simples e de fácil realização, contudo nem sempre são realizados de forma adequada. Sabendo da importância em executar corretamente essa técnica, assinale a alternativa correta.

a) O paciente deve estar deitado com o braço apoiado e à altura do precórdio.
b) A câmara inflável deve cobrir até um terço da circunferência do braço.
c) Deve-se palpar o pulso braquial e inflar o manguito até 30 mmHg acima do valor em que o pulso deixar de ser sentido.
d) A pressão diastólica corresponde ao valor em que começarem a ser ouvidos os ruídos de Korotkoff (fase I).
e) A pressão sistólica corresponde ao desaparecimento dos batimentos (fase V).

19. Sobre a consulta de enfermagem para acompanhamento da pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica, assinale a alternativa correta.

a) A consulta de enfermagem deve focar nos fatores de risco que influenciam o controle da hipertensão, ou seja, as mudanças no estilo de vida, o incentivo à atividade física, à redução do peso corporal quando acima do IMC recomendado e o abandono do tabagismo.
b) A consulta de enfermagem deve também estar voltada para as possibilidades de fazer a prevenção secundária e a manutenção de níveis pressóricos abaixo da meta a partir da prescrição de medicamentos anti-hipertensivos.
c) O objetivo da consulta de enfermagem inclui identificar outros fatores de risco para doença cardiovascular, avaliar a presença de lesões em órgãos-alvo e considerar a hipótese de hipertensão secundária ou outra situação clínica para encaminhamento à consulta em outro nível de atenção.
d) Na consulta de enfermagem, é fundamental investigar a sua história, realizar o exame físico e solicitar qualquer tipo de exame laboratorial, fatos que contribuirão para o diagnóstico.
e) Na consulta de enfermagem, é fundamental investigar a sua história, realizar a avaliação de risco para doença cardiovascular e definir a decisão terapêutica.

20. Após acidente automobilístico, um senhor de 42 anos apresentou no local do acidente hemorragia externa por ferimento em membro inferior esquerdo. O enfermeiro que realizou o primeiro atendimento observou que o sangue saía em jato pulsátil e se apresentava com coloração vermelho vivo. Assim, estimou uma perda de sangue de 15%, aproximadamente 750 ml. A partir desse enunciado assinale a alternativa correta.

a) O enfermeiro percebeu que o senhor não corria risco de vida por causa da hemorragia, pois perdas de até 15% (aproximadamente 750 ml em adultos) geralmente não causam alterações. Essas perdas são totalmente compensadas pelo corpo.
b) Pelo aspecto do sangue, o caso pode ser definido como hemorragia venosa, pois esta é caracterizada quando o sangue sai em jato pulsátil e se apresenta com coloração vermelho vivo.
c) O enfermeiro realizou um torniquete no membro afetado, pois a quantidade de sangue que o senhor perdeu geralmente causa estado de choque, ansiedade, taquicardia e pulso radial fraco.
d) Essa quantidade de sangue perdida leva ao choque descompensado com hipotensão, alterações das funções mentais, agitação, confusão ou inconsciência, sede intensa, pele fria, palidez, suor frio, taquicardia superior a 120/min e pulso radial ausente.
e) Perdas de 15%, aproximadamente 750 ml do volume sanguíneo, podem causar choque irreversível, parada cardiorrespiratória e morte.

21. A norma regulamentadora 32 (NR 32), tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. Considerando essa norma, assinale a alternativa correta.

a) Todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos provido de água corrente, sabonete líquido, secador elétrico automático para secar as mãos e lixeira provida de sistema de abertura sem contato manual.
b) Os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório externo.
c) Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores podem manter suas atividades normalmente, desde que utilizem luvas em todos os procedimentos.
d) O uso de luvas só substitui o processo de lavagem das mãos se forem trocadas a cada paciente e se forem de marca confiável.
e) O empregador deve vedar: o ato de fumar, o uso de adornos, o manuseio de lentes de contato e o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho.

22. Sobre autocuidado, é correto afirmar que

a) a avaliação da capacidade de autocuidado tem caráter dinâmico e dependente da postura do profissional diante do seu conhecimento com a patologia.
b) o papel das equipes de Atenção Básica é fundamental no sentido de oferecer primeiramente, aos portadores de condições crônicas, assistência e cuidados domiciliares frequentes. As informações são de competência de uma equipe específica para autocuidado.
c) é desejável que pessoas com capacidade de autocuidado considerada insuficiente progridam para um grau suficiente.
d) a capacidade de autocuidado deve ser sistematicamente avaliada pela família.
e) o julgamento da capacidade de autocuidado integra somente os aspectos socioeconômicos.

23. Paciente masculino, 21 anos e tabagista desde os 14 anos, procura a unidade de saúde para obter informações sobre seu vício. Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.

a) O uso de qualquer produto derivado do tabaco, mesmo em doses baixas, está relacionado com o aumento do risco cardiovascular.
b) Após muitos anos de uso do tabaco, sua cessação não reduz a incidência de doença coronariana.
c) A cessação do tabagismo antes dos 70 anos, após 5 anos de abstinência, provoca redução de 80% no risco de morte por doenças relacionadas ao tabagismo.
d) O tabaco é um fator de risco para duas das oito principais causas de morte no mundo, câncer de pele e câncer de pulmão.
e) A mortalidade decorrente de HIV, malária, alcoolismo e causas maternas ainda é maior do que a decorrente do tabagismo.



GABARITO
1. A
2. C
3. E
4. A
5. E
6. A
7. D
8. A
9. B
10. D
11. D
12. C
13. C
14. B
15. C
16. B
17. D
18. C
19. A
20. A
21. E
22. C
23. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário