quarta-feira, 7 de junho de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [6].


1. O cuidado de enfermagem que visa à continuidade do tratamento na residência do usuário, após a alta hospitalar, caracteriza-se como um serviço de atenção

a) domiciliar
b) intensiva 
c) secundária 
d) ambulatorial
e) de emergência

2. Reconhecer e atender às necessidade de saúde da população e, quando necessário, referenciar para outros pontos de assistência da rede, refere-se a que princípio da atenção primária à saúde?

a) Integralidade.
b) Primeiro contato.
c) Resolutividade.
d) Longitudinalidade.
e) Equidade.

3. A atenção primária à saúde nas redes de atenção à saúde ampara-se com base em atributos e funções. Todavia, quanto às funções é correto afirmar que são: 

a)  Resolubilidade, comunicação e integralidade.
b) Resolubilidade, comunicação e responsabilização. 
c) Comunicação, integralidade e coordenação.
d) Integralidade, coordenação e longitudinalidade.
e) Primeiro contanto, responsabilização e focalização na família.

4. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) foram criados pelo Ministério da Saúde, visando ampliar à capacidade de resposta à maior parte dos problemas de saúde da população na atenção básica. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família são equipes de: 

a) Multiprofissionais.
b) Profissionais e comunidade. 
c) Agentes governamentais, comunidade e profissionais. 
d) Agentes de saúde. 
e)  Controle social. 

5. Rede de Atenção à Saúde (RAS) ordenada pela Atenção Básica (AB) tende a ser:

a) Mais resolutiva e menos equitativa.
b) Menos resolutiva e mais equitativa. 
c)  Mais solidária.
d) Mais resolutiva e equitativa.
e) Mais abrangente. 

6. O Programa Saúde da Família representa um modelo de reorganização da atenção básica, visando o atendimento da população através de uma equipe multidisciplinar que atua na comunidade e no domicilio do cliente, facilitando assim o plano de cuidados e assistência. Marque a alternativa incorreta: 

a) Os usuários participam da gestão do SUS através das Conferências de Saúde, que ocorrem a cada quatro anos em todos os níveis, e através dos Conselhos de Saúde, ocorre a chamada paridade: enquanto os usuários têm metade das vagas, o governo tem um quarto e os trabalhadores outro quarto. 
b) A adscrição da clientela é responsabilidade de cada unidade de saúde, através do cadastramento e acompanhamento da população vinculada ao território de abrangência.
c) O homem deve ser visto como um ser integral, portanto a assistência à saúde deve ser entendida como conjunto articulado e contínuo tanto nos meios individuais quanto nos coletivos; tanto nos curativos quanto nos preventivos; as ações de saúde não podem ser divididas, mas sim combinadas de promoção, proteção e recuperação da saúde.
d) Na atenção básica não compete ao enfermeiro planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS. 

7. A Portaria nº 2488, de 21 de outubro de 2011, descreve as atribuições dos membros das equipes de atenção básica, sendo contribuição comum a todos os profissionais: 

a) realizar o cuidado da saúde da população adscrita, prioritariamente, no âmbito da unidade de saúde. 
b) planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS em conjunto com os outros membros da equipe.
c) participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS.
d) cadastrar todas as pessoas de sua micro-área e manter os cadastros atualizados. 

8. Com relação à composição da estratégia de saúde da família, segundo a portaria estabelecida para esse fim, é verdadeiro afirmar que: 

a) o cadastramento de cada profissional de saúde deve ser apenas 01 (um) por ESF, com exceção somente para o profissional enfermeiro, que poderá atuar em no máximo 02 (duas) ESFs.
b) cada equipe de saúde da família deve ser responsável por, no máximo, 5.000 pessoas, sendo a média recomendada de 4.000 pessoas
c) se recomenda que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto menor o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe. 
d) a jornada de 40 (quarenta) horas deve observar a necessidade de dedicação mínima de 32 (trinta e duas) horas da carga horária para atividades na equipe de saúde da família. 

9. Sobre a história natural e as medidas de prevenção das doenças, marque a alternativa CORRETA com relação à prevenção primária na atenção básica: 

a) Tomar medicamentos para Depressão.
b) Diminuir o consumo de álcool e uso de cigarro.
c) Realizar cirurgia de apêndice.
d) Fazer um exame de Endoscopia.
e) Realizar sessões de fisioterapia.

10. Com relação ao número máximo de pessoas em uma microárea necessárias, por ACS, para cobrir 100% da população cadastradas, recomendado pelo Ministério da Saúde, marque a alternativa CORRETA.

a) 1200
b) 500 
c) 850
d) 750
e) 1000

11. Com relação à quantidade máxima e mínima de ACS em uma equipe de saúde da família, recomendado pela Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde, marque a alternativa CORRETA: 

a) 8 e 4 
b) 10 e 5 
c) 10 e 6
d) 12 e 6 
e) 12 e 4  

12. Com relação ao processo de trabalho de um Agente Comunitário de Saúde, marque a alternativa que NÃO diz respeito às suas atribuições: 

a) Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a micro-área. 
b) Promover palestras periódicas com a comunidade educação em saúde. 
c) Cadastrar todas as pessoas de sua micro-área e manter os cadastros atualizados. 
d) Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis.
e) Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea.  

13. Umas das principais ferramentas de trabalho do ACS é a ficha A, que é um formulário de coleta informações e o seu preenchimento e atualização é obrigatório, dentro do trabalho em sua micro-área.
Assinale a alternativa que diz respeito ao conteúdo dessa ficha:  

a) Notificação Compulsória. 
b) Ficha de Encaminhamento. 
c) Cadastro de Hipertensos e Diabéticos. 
d) Cadastro Familiar.  
e) Ficha de Busca Ativa.

14. A Estratégia Saúde da Família:

        I - Visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais, representados respectivamente pelo Conass e Conasems, como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica.
        II - Favorece uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas o item II está correto.
c) Os itens I e II estão corretos.
d) Os itens I e II estão incorretos.

15. “A Atenção Básica (AB) integra-se como centro de comunicação das necessidades de saúde da população, responsabilizando-se, de forma contínua e integral, por meio do cuidado multiprofissional, do compartilhamento de objetivos e compromissos, enfatizando a função resolutiva dos cuidados primários sobre os problemas mais comuns em saúde.” (Brasil, 2013.) O papel da AB não se limita a ações de prevenção e de promoção, sendo norteado pelas: 

a) Políticas do INAMPS; políticas públicas de saúde da família. 
b)  Políticas da 58ª assembleia da organização mundial da saúde; saúde mental. 
c)  Políticas da estratégia da saúde da família; reabilitação baseada na comunidade. 
d)  Políticas de humanização; programas de saúde da criança, do homem e do idoso. 
e)  Políticas do Estatuto da Criança e do Adolescente; política mundial da pessoa deficiente.

16.  O processo de territorialização em saúde visa conhecer a realidade local, ou seja, o território onde o PSF (Programa Saúde da Família) atua, e como se processam as práticas de saúde. De acordo com os modelos de divisão territorial em saúde, associe adequadamente as colunas a seguir.

1. Distrito sanitário.
2. Regional de saúde.
3. Microárea.

( ) Corresponde a uma área delimitada geograficamente, organizada em torno dos serviços de saúde existentes.
( ) Área de atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) delimitada com a lógica da homogeneidade socioeconômica sanitária.
( ) Compreende uma área geográfica que comporta uma população com características epidemiológicas e sociais e suas necessidades, e os recursos de saúde para atendê-la.

A sequência está correta em

a) 3, 2, 1. 
b) 2, 3, 1. 
c) 1, 3, 2. 
d) 3, 1, 2. 
e) 2, 1, 3. 

17. O integrante da Equipe de Atenção Básica que exerce o papel de “elo” entre a comunidade e a equipe é o: 

a) Médico. 
b)  Enfermeiro.
c) Técnico de enfermagem.
d) Agente comunitário de saúde. 
e)  Recepcionista da unidade básica de saúde. 

18. A Equipe de Saúde da Família é responsável por um número determinado de famílias. É o que se chama de “população adscrita”. Assinale a alternativa CORRETA:

a) Recomenda-se que cada ESF acompanhe entre 800 e 1.500 famílias, não ultrapassando o limite máximo de 5.500 pessoas.
b) Recomenda-se que cada ESF acompanhe entre 600 e 1.000 famílias, não ultrapassando o limite máximo de 4.500 pessoas.
c) Recomenda-se que cada ESF acompanhe entre 1000 e 1.800 famílias, não ultrapassando o limite máximo de 6.500 pessoas.
d) Nenhuma das alternativas. 

19. A PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011 aprovou a Política Nacional de Atenção Básica vigente estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e para o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Em relação a este documento, é CORRETO afirmar que:

a) A Política Nacional de Atenção Básica considera os termos “atenção básica” e “Atenção Primária à Saúde”, nas atuais concepções, como termos equivalentes. Porém, determina o uso do termo “atenção básica” como prioritário em território nacional devido à construção histórica da Política Nacional de Saúde.
b) A qualificação da Estratégia Saúde da Família e de outras estratégias de organização da atenção básica deverá seguir as diretrizes da atenção básica e do SUS, bem como as determinações e possibilidades orçamentárias determinadas pela Casa Civil e pelas Secretarias da Fazenda e Planejamento dos respectivos entes federados.
c) As Redes de Atenção à Saúde constituem-se em arranjos organizativos formados por ações e serviços de saúde com diferentes configurações tecnológicas e missões assistenciais, e têm diversos atributos, entre eles destaca-se a atenção básica estruturada como primeiro ponto de atenção e única porta de entrada do sistema.
d) Compete ao Ministério da Saúde: Apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família pelos serviços municipais de saúde como tática prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica à Saúde.
e) A Atenção Básica tem como fundamento estimular a participação dos usuários como forma a ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social.


GABARITO
1. A
2. A
3. B
4. A
5. D
6. D
7. A
8. D
9. B
10. D
11. E
12. B
13. D
14. C
15. C
16. B
17. D
18. B
19. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário