quarta-feira, 7 de junho de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [5].


1. Dentre os objetivos da visita domiciliar por agente de inspeção de saneamento está a promoção da saúde, prevenção de doenças, monitoramento de grupos de risco e vigilância sanitária. Dentro dessa premissa pode-se dizer que, dentre outros objetivos, o agente de inspeção durante a visita domiciliar deve:
Analise as alternativas e assinale a correta: 

a) Prestar auxílio somente ao membro que necessita de ajuda, não sendo relevante auxiliar o restante dos membros familiares.
b) Efetuar somente a busca ativa de doenças infectocontagiosas.
c) Realizar inspeção apenas nos ambientes internos das residências para a verificação de possíveis fatores de risco individuais ou coletivos.
d) Auxiliar no controle e prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis, através de ações de promoção da saúde e educação sanitária. 

2. Referente ao controle de epidemias de dengue, o agente comunitário de saúde (ACS) deve atuar de forma articulada com a equipe de controle de endemias, sendo uma de suas atribuições:

a) Estar informado sobre a situação da dengue em sua área de trabalho, orientando o pessoal sob sua responsabilidade, em especial quanto à presença de casos suspeitos e quanto ao encaminhamento para a unidade de saúde ou serviço de referência.
b) Informar o morador sobre a importância da verificação da existência de larvas ou mosquitos transmissores da dengue no domicílio e peridomicílio, chamando a atenção para os criadouros mais comuns na sua área de atuação.
c) Executar a aplicação focal e residual, quando indicado, como medida complementar ao controle mecânico, aplicando os larvicidas indicados, conforme orientação técnica.
d) Nenhuma das alternativas.

3. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) desenvolve suas ações nos domicílios de sua área de responsabilidade. Analise as afirmativas abaixo sobre algumas de suas atribuições:

I - Acompanhar as consultas de enfermagem dos indivíduos expostos às situações de risco, visando garantir uma melhor monitoria de suas condições de saúde.
II - Coletar dados para análise da situação das famílias acompanhadas.
III - Desenvolver ações básicas de saúde nas áreas de atenção à criança, à mulher, ao adolescente, ao trabalhador e ao idoso, com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças.
IV - Valorizar a relação médico-paciente e médico-família como parte de um processo terapêutico e de confiança.
V - Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco.

Considera-se CORRETAS as afirmativas.
a) II, IV e V.
b) I, II e V.
c) II, III e V.
d) Nenhuma das afirmativas.

4. Com relação à assistência de enfermagem na atenção básica à gestante no pré-natal de baixo risco, julgue o item a seguir.

A Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, consiste em uma rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada na gravidez, no parto, no puerpério e nos casos de abortamento, bem como à criança o direito a nascimento seguro e a crescimento e desenvolvimento saudáveis.

CERTO?
ERRADO?

5. Com relação à assistência de enfermagem na atenção básica à gestante no pré-natal de baixo risco, julgue o item a seguir.

Uma das atribuições do enfermeiro é solicitar exames complementares de acordo com o protocolo local de pré-natal.

CERTO?
ERRADO?

6. Com relação à assistência de enfermagem na atenção básica à gestante no pré-natal de baixo risco, julgue o item a seguir.

Entre os sinais de presunção de gravidez está a positividade da fração beta do HCG no soro materno a partir do vigésimo dia após a fertilização.

CERTO?
ERRADO?

7. São princípios norteadores da Estratégia de Saúde da Família:

a) Mapeamento da área adscrita e dos equipamentos sociais presentes nesse território; planejamento, busca ativa, cadastramento e acompanhamento das famílias; acolhimento e marcação de consultas.
b) Integralidade e hierarquização; territorialização e adscrição da clientela; equipe multiprofissional; caráter substitutivo.
c) Integralidade; territorialização; a educação em saúde; a interdisciplinaridade; participação social; a educação permanente em saúde e a humanização
d) Vigilância sanitária; vigilância epidemiológica; saúde do trabalhador; assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.
e) Equipe multiprofissional; caráter substitutivo, vigilância sanitária; vigilância epidemiológica.

8. A programação do atendimento para tratamento e acompanhamento das pessoas com Diabetes Mellitus na Atenção Básica deverá ser realizada de acordo com as necessidades gerais, previstas no cuidado integral e longitudinal do diabetes, incluindo o apoio para mudança de estilo de vida (MEV), o controle metabólico e a prevenção das complicações crônicas. Sobre o assunto é correto afirmar que:

a) Recomenda-se que a consulta de rastreamento para a população-alvo, definida pelo serviço de saúde, seja realizada pelo médico da UBS, encaminhando para o enfermeiro em um segundo momento, a fim de confirmar o diagnóstico dos casos suspeitos.
b) Existem três tipos de exames que podem ser utilizados no diagnóstico do DM: glicemia casual, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 175 g em duas horas (TTG) e, em raros casos, hemoglobina glicada (hba1c).
c) A consulta de enfermagem para o acompanhamento da pessoa com diagnóstico de DM pode ser realizada por meio da aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e possui seis etapas inter-relacionadas entre si: histórico, exame físico, diagnóstico das necessidades de cuidado, planejamento da assistência, implementação da assistência e avaliação do processo de cuidado.
d) É recomendada a monitorização da glicemia capilar apenas uma vez ao dia a todas as pessoas com DM tipo 1 ou tipo 2 em uso de insulina em doses múltiplas.
e) Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela redução da glicose no sangue (hipoglicemia).

9. São atribuições comuns a todos os profissionais de uma equipe de PSF, incluindo o Técnico de Enfermagem:

I. Realizar o cuidado em saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, no domicílio e nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), quando necessário.
II. Responsabilizar-se pela população adscrita, mantendo a coordenação do cuidado mesmo quando esta necessita de atenção em outros serviços do sistema de saúde.
III. Identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar ações intersetoriais com a equipe, sob coordenação.
IV. Realizar busca ativa e notificar doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local.

Estão corretas as informações em:
a) I, II, III e IV.
b) I e II apenas.
c) I e III apenas.
d) II e III apenas.
e) II, III, IV apenas.

10. Considere o caso hipotético: Senhor Carlos, 40 anos, portador de Hanseníase, em tratamento há pouco mais de uma semana. Na realização da busca ativa dos comunicantes foi encontrada a seguinte situação: A esposa, dona Lúcia, 32 anos, sem cicatriz vacinal; uma criança de quatro (4) anos com uma cicatriz vacinal; um recém-nascido de 45 dias apresentando na inserção inferior do músculo deltoide uma úlcera com 8mm de diâmetro, característico da vacina BCG. Nenhum dos comunicantes apresenta sinais ou sintomas da doença. Qual a conduta adequada?

a) Administrar uma dose da vacina em Dona Lúcia e administrar a 2ª dose na criança de quatro anos e aprazar a revacinação para o recém-nascido, após os seis meses.
b) Administrar uma dose da vacina em todos os comunicantes da casa.
c) Realizar orientações para o controle de contatos e para o tratamento preventivo da Hanseníase, sem necessidade de revacinação ou vacinação, visto que as crianças já se encontram imunizadas com uma dose.
d) Realizar exame de HIV e administrar um reforço da vacina BCG em todos os comunicantes.
e) Administrar uma dose da vacina em Dona Lúcia e administrar a 2ª dose na criança de quatro anos.

11. O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

I. A Conferência de Saúde.
II. O Conselho de Saúde.
III. A Comissão Intergestora Regional.
IV. A Comissão Intergestores Bibartite.

Está correto afirmar em:

a) I, II e III apenas.
b) I e II apenas.
c) III e IV apenas.
d) I, II, III e IV.
e) II e III apenas.

12. O SUS pode ser entendido a partir de um núcleo comum (único), que concentra os princípios doutrinários, e uma forma de organização e operacionalização, os princípios organizativos. São Princípios Organizativos do SUS:

I. Universalização e Integralidade.
II. Regionalização e Hierarquização.
III. Descentralização e Comando Único.
IV. Participação popular e Equidade.

Está correto afirmar em:

a) I, II, III, IV.
b) I e IV apenas.
c) II, III e IV apenas.
d) II e III apenas.
e) III e IV apenas.

13. São atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:

a) Definir as instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde;
b) Participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico.
c) Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
d) Elaborar normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde
e) Atuar na fiscalização e na graduação dos cursos de saúde tanto de médio quanto superior

14. O levantamento e registro de informações estratégicas sobre a situação de saúde das pessoas idosas no sistema de informação da Atenção Básica é fundamental para o conhecimento do perfil da população idosa adscrita, pois possibilita a identificação daquelas que apresentam maior vulnerabilidade. Isso permite:

a) que o acompanhamento e o cuidado complementar dos idosos frágeis sejam articulados aos demais componentes da Rede de Atenção à Saúde.
b) evitar as alterações nutricionais relacionadas às modificações fisiológicas, psicológicas e sociais, próprias da velhice.
c) prevenir a ocorrência de doenças crônicas e o consequente uso de diversas medicações que, não raramente, afetam também a saúde do idoso.
d) afastar dificuldades como alimentação inadequada e alterações da mobilidade, com dependência funcional.
e) concluir que a inserção de temas como disfagia e desnutrição, nas ações de promoção e prevenção da saúde do idoso, é fundamental.

15. Sobre as equipes de Saúde da Família, é CORRETO afirmar:

a) Cada equipe é composta, minimamente, por um médico, um enfermeiro e ACS, cujo total não deve ultrapassar a 6.
b) Cada equipe é composta, minimamente, por um médico, um enfermeiro e ACS, cujo total não deve ultrapassar a 8.
c) Cada equipe é composta, minimamente, por um médico, um enfermeiro e ACS, cujo total não deve ultrapassar a 10
d) Cada equipe é composta, minimamente, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e ACS, cujo total não deve ultrapassar a 12. 
e) Cada equipe é composta, minimamente, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e ACS, cujo total não deve ultrapassar a 8.

16. É importante conhecer o número de pessoas da comunidade por faixa etária e sexo: 

a) porque há doenças que acometem mais crianças do que adultos ou mais mulheres que homens, o que influenciará no planejamento da equipe.
b) porque quanto mais idosos, maior é a probabilidade da população adoecer. 
c) porque quanto mais mulheres, maior é a probabilidade de câncer
d) porque quanto mais homens, maior é a probabilidade de acidente de trabalho
e) Não existe relação entre as doenças e a faixa etária ou sexo das pessoas de uma comunidade.

17.  Os espaços dentro de um território que apresentam condições mais favoráveis ao aparecimento de doenças e acidentes como, por exemplo, área mais propensa à inundação, áreas próximas de barreiras ou encostas, áreas com esgoto a céu aberto e sem água tratada, áreas com maior incidência de crimes e acidentes, são chamadas de: 

a) microáreas de risco
b) regiões de saúde.
c) macrorregiões de saúde. 
d) territórios de desenvolvimento. 
e) aglomerados urbanos

18. Em relação à vacinação, o ACS deve orientar para procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) as crianças que: 

a) não tiverem a marca (cicatriz) da vacina BCG no braço direito, após seis meses da aplicação da vacina.
b) não tiverem o registro da aplicação de qualquer uma das vacinas na Caderneta da Criança. 
c) apresentarem qualquer queixa após a aplicação da vacina. 
d) Todas as assertivas das opções A, B e C estão corretas.
e) Somente as assertivas das opções B e C estão corretas. 

19. Se, durante uma visita domiciliar, o ACS constatar ou for informado de que há uma criança com diarreia, então ele deve buscar saber: 

a) a idade.
b) há quantos dias está com diarreia e o número de vezes ao dia de evacuação. 
c) se há presença de sangue nas fezes.
d) se também está com febre, vômito e há quantos dias. 
e) Todas as opções estão corretas. 

20. Para o cumprimento da tarefa de promover e proteger a saúde, o SUS precisa se organizar conforme alguns princípios, previstos no artigo 198 da Constituição Federal de 1988 e na Lei no 8.080/1990. São eles:

a) Universalidade, equidade e igualdade.
b) Universalidade, equidade e integralidade.
c) Universalidade, igualdade e autonomia.
d) Equidade, Integralidade e igualdade.
e) Equidade, autonomia e igualdade.

21. Assinale a opção que apresenta correspondência a este conceito: ―O SUS deve disponibilizar serviços que promovam a justiça social, que canalizem maior atenção aos que mais necessitam, diferenciando as necessidades de cada um‖ (BRASIL, 2009). Está-se tratando de:

a) Universalidade. b) Integralidade. c) Igualdade. d) Equidade. e) Autonomia.

22. A participação da comunidade é o princípio que prevê a organização e a participação da comunidade na gestão do SUS. Essa participação ocorre de maneira oficial por meio dos Conselhos e Conferências de Saúde. Sobre o Conselho de Saúde, é CORRETO afirmar que ele deve estar representado:

a) de forma paritária, ou seja, com uma maioria dos representantes dos usuários (50%), mas também com os trabalhadores (25%), gestores e prestadores de serviços (25%).
b) com uma maioria dos representantes dos usuários (60%), mas também com os trabalhadores (20%), gestores e prestadores de serviços (20%).
c) com uma maioria dos representantes dos usuários (70%), mas também com os trabalhadores (15%), gestores e prestadores de serviços (15%).
d) com uma maioria dos gestores e prestadores de serviços (50%), mas também com os trabalhadores (25%), representantes dos usuários (25%).
e) com uma maioria dos gestores e prestadores de serviços (60%), mas também com os trabalhadores (20%), representantes dos usuários (20%).

23. A periodicidade das Conferências da Saúde é:

a) 1 ano. b) 2 anos. c) 3 anos. d) 4 anos. e) 8 anos.


GABARITO
1. D
2. B
3. C
4. CERTO
5. CERTO
6. CERTO
7. B
8. C
9. A
10. E
11. B
12. D
13. E
14. A
15. D
16. A
17. A
18. D
19. E
20. B
21. D
22. A
23. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário