quarta-feira, 7 de junho de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [4].


1. De acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, a Atenção Básica tem como estratégia prioritária para sua organização

a) a Saúde da Família. 
b) a Saúde do Idoso portador de doença crônica. 
c) os Procedimentos de média complexidade.
d) o Programa Nacional de Vacinação de crianças. 
e) a Saúde Mental.

2. Para orientar a comunidade quanto ao acesso aos serviços de saúde, o técnico de enfermagem deve estar ciente que a porta de entrada do Sistema Único de Saúde deve ser, preferencialmente,

a) a Atenção Básica.
b) o Pronto Socorro.
c) as clínicas especializadas.
d) o Conselho de Saúde local.
e) os Setores de alta complexidade.

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES 3, 4 E 5
Maria, adolescente com quatorze anos de idade, que foi abandonada pelo namorado por estar grávida, deixou de frequentar a escola e foi expulsa de casa pelos próprios pais, tendo sido acolhida pelos avós, que moram com dois filhos (tios de Maria). Ela não se sentia preparada para cuidar de um bebê e não sabia que fazer. Essa nova casa, com renda familiar menor que dois salários mínimos, é alugada e localiza-se em um bairro com inadequado saneamento básico, com baixa oferta de serviços sociais e culturais, com população de 6.000 habitantes, mas que conta com uma escola de ensino fundamental e outra de ensino médio e com a cobertura de uma equipe completa da Estratégia Saúde da Família (ESF), na qual os profissionais de saúde têm carga horária de quarenta horas semanais.

Julgue o seguinte item, relativo a essa situação hipotética, à organização dos serviços de enfermagem e aos modelos de atenção à saúde visando o princípio da promoção e equidade em saúde.

3. Na situação em apreço, a carga horária semanal dos profissionais de saúde que compõem a equipe da ESF — quarenta horas semanais — está conforme ao que prevê a Política Nacional de Atenção Básica; entretanto, a população do bairro da nova residência de Maria — 6.000 habitantes — excede àquilo que prevê a referida política para a atuação de cada equipe de ESF: área com média de 3.000 pessoas, podendo, em alguns casos, chegar a até 4.000 pessoas.

CERTO? 
ERRADO?

4. Na situação considerada, Maria deve receber a atenção da equipe da ESF, cabendo aos profissionais de enfermagem, conforme o respectivo código de ética, a responsabilidade e o dever de respeitar, reconhecer e realizar ações que garantam o direito de Maria ou de seu representante legal de tomar decisões sobre sua saúde, seu tratamento, conforto e bem-estar.

CERTO?
ERRADO?

5. Na hipótese considerada, as avaliações e ações de educação da equipe da ESF nas escolas devem ser organizadas apenas pelos profissionais dessa equipe, sem a participação dos estudantes, por se tratar de clientela composta apenas por menores de idade. Tal restrição contribui para maior resolutividade e efetividade das ações em saúde proporcionadas pela equipe.

CERTO?
ERRADO?

6. A atuação do enfermeiro, junto a indivíduos e a comunidades, demanda o reconhecimento dos tipos de família, sendo que a família

a) alternativa possui continuidade geracional. 
b) mista é formada quando se agrupam muitos adultos em um mesmo lar.
c) nuclear é formada pelo marido, pela mulher e, obrigatoriamente, por filhos. 
d) estendida se configura quando a família nuclear faz a opção pela adoção de uma ou mais crianças.
e) monoparental é formada quando um dos pais se separa da família nuclear ou quando uma pessoa tem ou adota um filho sozinha.

7. Considerando os ambientes de trabalho, assinale a alternativa que contém uma estratégia que tipicamente é de proteção à saúde.

a) Combate ao estresse e ao assédio moral
b) Campanhas de orientação quanto ao etilismo e uso de drogas ilícitas
c) Campanhas de detecção do diabetes e da hipertensão arterial
d) Vacinação contra o tétano e hepatite B
e) Orientação quantos aos riscos biológicos para profissionais de saúde

8. “Contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde, imprimindo uma nova dinâmica de atuação nas unidades básicas de saúde, com definição de responsabilidades entre os serviços de saúde e a população”. Esse é o objetivo geral do Ministério da Saúde quanto às estratégias em saúde que ele adota a algumas décadas. Abaixo são também listados objetivos específicos. Dos apresentados, sabemos que um não é verdadeiro. Podemos afirmar que esse objetivo específico é:

a) Prestar, na unidade de saúde e no domicílio, assistência integral, contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população adscrita. Também intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta
b) Eleger a família e o seu espaço social como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde. Também fazer com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida
c) Humanizar as práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população 
d) Proporcionar o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações intersetoriais
e) Contribuir para a democratização do conhecimento sócio-cultural e da organização da produção social da saúde

9. Integrando a Atenção Básica, a Política Nacional de Saúde Mental tem como diretriz principal a redução gradual e planejada de leitos em hospitais psiquiátricos, com a desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internações.
Essa diretriz vem sendo cumprida com a criação de:

a) Núcleos de Apoio à Saúde da Família.
b) Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
c) Centros de Referência em Saúde do Trabalhador.
d) Equipes de Saúde da Família ampliada com saúde mental.
e) Políticas Nacionais de Saúde da Pessoa com Deficiência.

10. De acordo com a Portaria 2.488, de 21 de outubro de 2011, assinale a alternativa correta.

a) A Atenção Básica compreende um conjunto de ações coletivas de saúde, que abrange a promoção e a proteção da saúde, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
b) A Atenção Básica compreende um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a redução de danos e a manutenção da saúde.
c) A Atenção Básica compreende um conjunto de ações individuais de saúde, que abrange a prevenção da doença, a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a redução de danos e agravos.
d) A Atenção Básica compreende um conjunto de ações de saúde, em nível individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.
e) A Atenção Básica compreende um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a redução de danos e agravos e a manutenção da saúde.

11. Analise as afirmativas abaixo sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)
1. O PSE visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.
2. O objetivo do PSE é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde.
3. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, pública e particular, gestores e profissionais de educação e da saúde.
4. As ações do PSE devem estar pactuadas no projeto político-pedagógico das escolas. Esse planejamento deve considerar: o contexto escolar e social e o diagnóstico local de saúde do educando.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

12. A legislação em saúde que “Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS)”, é a(o):

a) Artigo 196 da Constituição Federal.
b) Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990.
c) Portaria no 2.488, de 21 de outubro de 2011.
d) Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS - SUS/2001).
e) Lei Orgânica da Saúde no 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

13. É incorreto afirmar sobre os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

a) As intervenções diretas do NASF frente a usuários e famílias podem ser realizadas, mas sempre sob encaminhamento das equipes de Saúde da Família.
b) É uma das diretrizes do NASF relativa à Atenção Primária à Saúde a ação interdisciplinar e intersetorial.
c) É uma das diretrizes do NASF, relativa à Atenção Primária à Saúde, a educação permanente em saúde dos profissionais e da população.
d) Constitui-se na porta de entrada do sistema de saúde na atenção básica para os usuários.
e) São algumas das diretrizes do NASF, relativas à Atenção Primária à Saúde, o desenvolvimento da noção de território, a integralidade, a participação social, a educação popular; a promoção da saúde e a humanização.

14. Nos elementos conceituais da Estratégia de Saúde da Família, a Equipe de Saúde da Família que atua com um médico generalista ou de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários de saúde define uma:

a) Equipe ampliada de Saúde da Família do Programa de Saúde da Família (PSF).
b) Equipe mínima de Saúde da Família do Programa de Saúde da Família (PSF).
c) Equipe de Saúde do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
d) Equipe de Saúde do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
e) Equipe de Saúde de combate a epidemias e endemias.

15. A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. Na equipe de atenção básica cabe ao técnico em enfermagem:
a) Realizar consulta de enfermagem.
b) Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde em conjunto com os outros membros da equipe.
c) Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente.
d) Realizar consultas clínicas.


GABARITO
1. A
2. A
3. CERTO
4. CERTO
5. ERRADO
6. E
7. D
8. E
9. B
10. D
11. D
12. C
13. D
14. B
15. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário