quarta-feira, 7 de junho de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [14].


1. Quanto às Diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, pode-se afirmar que

I- a atenção integral à saúde da mulher refere-se ao conjunto de ações de promoção, proteção, assistência e recuperação da saúde, executadas nos diferentes níveis de atenção à saúde (da básica à alta complexidade).
II- o SUS deverá garantir o acesso das mulheres a todos os níveis de atenção à saúde, no contexto da descentralização, hierarquização e integração das ações e serviços, sendo responsabilidade dos três níveis gestores, de acordo com as competências de cada um, garantir as condições para a execução da Política de Atenção à Saúde da Mulher.
III- a atenção integral à saúde da mulher compreende o atendimento à mulher, a partir de uma percepção ampliada de seu contexto de vida, do momento em que apresenta determinada demanda, assim como de sua singularidade e de suas condições enquanto sujeito capaz e responsável por suas escolhas.

a) I, somente.
b) I; II.
c) I; III.
d) II; III.
e) I; II; III.

2. Conforme os Objetivos Específicos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, é INCORRETO afirmar.

a) Ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV.
b) Estimular a implantação e implementação da assistência em planejamento familiar para homens e mulheres, adultos e adolescentes, no âmbito da atenção integral à saúde.
c) Promover a atenção obstétrica e neonatal, qualificada e humanizada, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras, para mulheres e adolescentes.
d) Reduzir a morbimortalidade por câncer na população feminina.
e) Implantar e implementar a atenção à saúde da mulher no climatério.

3. Estão entre as Diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

I - Reforçar a responsabilidade dos três níveis de gestão e do controle social, de acordo com as competências de cada um, garantindo condições para a execução da presente política.
II - Nortear a prática de saúde pela humanização e a qualidade da assistência a ser prestada, princípios que devem permear todas as ações.
III - Incluir na Educação Permanente dos trabalhadores do SUS temas ligados à Promoção da saúde.

a) I, somente.
b) I; II.
c) I; III.
d) II; III.
e) I; II; III.

4. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade dessa população, através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos específicos.

a) Implantar e/ou estimular nos serviços de saúde, públicos e privados, uma rede de atenção à saúde do homem que garanta linhas de cuidado, na perspectiva da integralidade.
b) Fortalecer a assistência básica no cuidado com o homem, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde.
c) Ampliar e qualificar a atenção ao planejamento reprodutivo masculino, inclusive a assistência à infertilidade.
d) Estimular a participação e inclusão do homem nas ações de planejamento de sua vida sexual e reprodutiva, enfocando inclusive a paternidade responsável.
e) Estimular, na população masculina, através da educação em saúde, a garantia da qualidade de vida.

5. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como princípios a humanização e a qualidade, que implicam a promoção, reconhecimento e respeito à ética e aos direitos do homem, obedecendo às suas peculiaridades socioculturais. Para cumprir esses princípios de humanização e da qualidade da atenção integral devem-se considerar os seguintes elementos, EXCETO,

a) acesso da população masculina aos serviços de saúde hierarquizados nos diferentes níveis de atenção e organizados em rede, possibilitando melhoria do grau de resolutividade dos problemas e acompanhamento do usuário pela equipe de saúde.
b) articular-se com as diversas áreas do governo com o setor privado e a sociedade, compondo redes de compromisso e corresponsabilidade quanto à saúde e a qualidade de vida da população masculina.
c) informações e orientação à população masculina, aos familiares e a comunidade sobre a promoção, prevenção e tratamento dos agravos e das enfermidades do homem.
d) captação precoce da população masculina nas atividades de prevenção primária, secundária e terciária relativa às doenças cardiovasculares e cânceres, entre outros agravos recorrentes.
e) capacitação técnica dos profissionais de saúde para o atendimento do homem.

6. A promoção do envelhecimento ativo, isto é, envelhecer mantendo a capacidade funcional e a autonomia, é reconhecidamente a meta de toda ação de saúde. Ela permeia todas as ações desde o pré- natal até a fase da velhice. Assim, julgue as assertivas abaixo acerca do Envelhecimento Ativo e Saudável dos idosos e marque a alternativa CORRETA.

I - Desenvolver e valorizar o atendimento acolhedor e resolutivo à pessoa idosa, baseado em critérios de risco.
II - Informar sobre seus direitos, como ser acompanhado por pessoas de sua rede social (livre escolha) e quem são os profissionais que cuidam de sua saúde.
III - Valorizar e respeitar a velhice.
IV - Realizar ações de prevenção de acidentes no domicílio e nas vias públicas, como quedas e atropelamentos.
V - Facilitar a participação das pessoas idosas em equipamentos sociais, grupos de terceira idade, atividade física, conselhos de saúde locais e conselhos comunitários onde o idoso possa ser ouvido e apresentar suas demandas e prioridades.

a) Todas assertivas são verdadeiras.
b) Todas assertivas são falsas.
c) Apenas I, II e III são verdadeiras.
d) Apenas II, III e IV são verdadeiras.
e) Apenas I, III e V são verdadeiras.

7. Sobre a prioridade na atenção integral às adolescentes grávidas, para a redução da mortalidade materna, é INCORRETO afirmar que

a) a integração das políticas públicas de saúde com as outras políticas sociais que desenvolvam ações de promoção à saúde nos vários setores da sociedade.
b) a articulação dos serviços de saúde da Atenção Básica, com a política de Saúde da Atenção Básica, com a política de Saúde da Mulher, às presentes Diretrizes e à Promoção da Saúde, em consonância com as prioridades do Pacto pela Vida, no que se refere à redução da mortalidade materna na população jovem, a prestação de cuidado integral à saúde reprodutiva destas pessoas, com atendimento diferenciado à adolescente grávida e a seu parceiro e familiares.
c) inserir o desenvolvimento de um trabalho educativo em saúde que respeite as necessidades específicas das pessoas jovens sobre a saúde sexual e saúde reprodutiva, com informações científicas e claras, sobre as abordagens de gênero, dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, especificidades étnico/raciais, e de livre orientação sexual, levando em consideração, também, as diferenças de inserção sociocultural, a forma de organização de povos específicos, entre eles os índios, os ciganos, os quilombolas e outras populações tradicionais, garantindo, desse modo, maior assimilação e resolubilidade.
d) essa abordagem deve respeitar a autonomia dos adolescentes e jovens, dentro dos princípios da confidencialidade e da privacidade, indispensáveis para estabelecer uma relação de confiança e respeito entre profissionais e usuários.
e) Todas as alternativas estão corretas.

8. São fóruns amplos onde se reúnem representantes da sociedade (usuários do SUS), profissionais de saúde, gestores, prestadores de serviços de saúde, parlamentares e outros para “avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de política de saúde” (Artigo 1º., § 1º., Lei 8142/90). Trata-se da definição de

a) Conselhos Municipais de Saúde
b) Conselhos Nacionais de Saúde
c) Conferências de Saúde
d) Comissões de Saúde do Legislativo

9. Dois pacientes com hipertensão grave podem ter seu acompanhamento diferenciado conforme as características de cada um. Entre essas podemos citar as condições de ser analfabeto e/ou morar sozinho. O princípio do SUS que garante esse cuidado é

a) integralidade
b) equidade
c) universalidade
d) controle social

10. A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), regulamentada pela Portaria nº 2.528, em 19/10/2006, estabelece que o alvo desta política consiste em:

a) Cidadãos e cidadãs com 60 anos e mais.
b) Pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 65 anos.
c) Indivíduos com 80 anos e mais, denominados idosos frágeis.
d) Pessoas com 60 anos e mais, que apresentam doenças cardiovasculares.
e) Indivíduos com 50 anos e mais, que apresentam doenças cardiovasculares graves, como hipertensão e diabetes.

11. A USF – Unidade de Saúde da Família recebeu, para consulta médica, uma criança de 5 anos que frequenta a creche da área de abrangência, com sinais e sintomas de febre, dor de cabeça, dor nos olhos, prostração e manchas vermelhas no corpo. O médico suspeitou de dengue e solicitou exames para confirmação do diagnóstico. A enfermeira foi para a creche e verificou que algumas crianças haviam faltado naquele dia. As mães alegaram que as crianças “estavam indispostas”. A creche possui boa estrutura física, com salas de aulas amplas, arejadas e naturalmente iluminadas, com área de recreação espaçosa, com pneus com água e vasos de plantas espalhados. Conta, em média, com 20 crianças por sala, sendo atendidas por uma professora e uma monitora. Esse procedimento, feito pela enfermeira, é denominado “investigação epidemiológica”, que tem por propósito final:

a) Realizar estudo seccional com amostras da população.
b) Orientar medidas de controle para impedir a ocorrência de novos casos.
c) Realizar estudos com base nos dados existentes nos serviços de saúde ou nas instituições.
d) Disponibilizar dados que sirvam para subsidiar o processo de produção de informação para a ação.
e) Acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico dos agravos à saúde, por meio da articulação com a sociedade científica.

12. Na Unidade de Saúde da Família (USF) "Vila da Paz", durante um exame para prevenção de câncer de colo do útero na população, foi detectada, na Sra. A. M., de 56 anos, uma neoplasia estadio I. A cliente foi encaminhada para o serviço de especialidades do município, sendo atendida e encaminhada para retirada da lesão no hospital local. Após a cirurgia, ficou em observação algumas horas. Além disso, foi orientada para retornar à USF, com um relatório do médico responsável pelo procedimento, para as atividades normais do seu cotidiano, mas com o acompanhamento pela equipe de saúde da família. Nesse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde que foi obedecido se refere à(ao):

a) Integralidade da assistência.
b) Participação da comunidade.
c) Igualdade da assistência à saúde.
d) Direito à informação sobre sua saúde.
e) Utilização da epidemiologia para estabelecimento de prioridades.

13. A Sra. V.G., de 32 anos, gestante do segundo filho, na 20ª semana de gestação, é acompanhada pela Unidade de Saúde da Família - USF "Bela Vista", sendo atendida pela equipe de Saúde da Família. Ao realizar os exames de rotina de pré-natal, descobriu-se que a cliente é portadora do HIV. Nessa situação e neste momento, a orientação mais importante que a USF deve fornecer à cliente é:

a) Monitorar a eficácia clínico-laboratorial e sinais precoces de toxicidade dos medicamentos após um ano.
b) Orientar a mãe que o aleitamento materno ocorrerá se estiver em tratamento.
c) Acompanhar a criança desde o nascimento até os 5 anos de idade.
d) Iniciar o tratamento antirretroviral o mais precocemente possível.
e) Notificar o caso, após o nascimento do bebê.

14. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem visa estimular o autocuidado e reconhece a saúde como um direito social básico. O programa foi proposto baseado em dados comparativos entre homens e mulheres que comprovaram que o homem apresenta vulnerabilidade:

a) A doenças graves e crônicas, mas realizam promoção à saúde.
b) Menor a doenças agudas e menor potencial para doenças crônicas.
c) A doenças crônicas e graves e buscam o serviço de saúde para prevenção.
d) Menor do que as mulheres, mesmo estando sujeitos a maiores índices de violência.
e) A doenças graves e crônicas e morrem mais precocemente por não procurarem os serviços de saúde.

15. C.M.P, sexo feminino, casada, 61 anos, moradora na área adstrita de uma Unidade de Saúde da Família há cinco anos, compareceu, nessa unidade, com o seu neto de 3 anos de idade. Esta criança apresenta tosse, febre de 39°e coriza. A recepcionista da Unidade disse que não havia vagas para consulta médica e encaminhou a senhora, com o seu neto, para a unidade de urgência/emergência. Diante do ocorrido, quais são as características do processo de trabalho que não foram realizadas?

a) Promoção de reunião com a equipe de saúde para priorização do atendimento, cadastramento da família e encaminhamento à unidade de pronto atendimento.
b) Avaliação de necessidade de saúde, análise de vulnerabilidade familiar da demanda espontânea e atendimento à urgência.
c) Acolhimento com escuta qualificada, agendamento de consultas de puericultura e atendimento à atenção programada.
d) Acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco e primeiro atendimento às urgências.
e) Cadastramento da família, programação da demanda espontânea e atendimento à urgência.

16. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício previsto pela Constituição Federal de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde. O Sr. J.M.C não conseguiu atendimento em uma unidade pública de saúde para reavaliação de seu estado de saúde porque não apresentou a carteira de trabalho. Diante disso, que princípio do Sistema Único de Saúde foi descumprido?

a) Universalidade de acesso.
b) Descentralização.
c) Regionalização.
d) Hierarquização.
e) Gratuidade.


GABARITO
1. E
2. A
3. B
4. E
5. D
6. A
7. E
8. C
9. B
10. A
11. B
12. A
13. D
14. E
15. D
16. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário