terça-feira, 6 de junho de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [11].


1. “Na enfermagem, pode-se definir este tipo de liderança como a capacidade de influenciar as outras pessoas a tomar decisões de modo que possibilitem a continuidade da instituição a longo prazo e a estabilidade financeira da organização a curto prazo”. O enunciado refere-se à

a) Liderança estratégica.
b) Liderança gerencial.
c) Liderança situacional.
d) Liderança motivacional.
e) Liderança direcional.

2. A administração em Enfermagem possui dois objetivos principais, alcançar a eficiência, como cumprir tarefas e obrigações, bem como alcançar a eficácia, como

a) obter resultados.
b) fazer corretamente as coisas.
c) resolver problemas.
d) treinar subordinados.
e) salvaguardar recursos.

3. No gerenciamento em enfermagem, a função do planejamento configura-se em uma das atividades dos enfermeiros. Nesse sentido, o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES) possibilita 

a) que o planejador seja o principal agente de mudança, desconsiderando-se os fatores sociais, políticos e culturais que geram a ação.
b) que os atores envolvidos não participem efetivamente das propostas de solução dos problemas encontrados.
c) a falta de reconhecimento da pluralidade de atores sociais em conflito em uma realidade complexa e dinâmica.
d) a racionalidade econômica, para a solução das questões políticas e sociais decorrentes da ação conjunta de profissionais.
e) a explicação de um problema a partir da visão do ator que o declara, a identificação das possíveis causas e a busca por diferentes modos de propor soluções.

4. Das lideranças de enfermagem, destacamos a democrática, uma liderança assumida por grande parte de profissionais. Em relação à liderança democrática, assinale a alternativa correta.

a) O líder tem o objetivo de fazer se alcançar as metas, após isso, deixa os liderados à vontade para realizações de suas tarefas.
b) O líder tem por objetivo a autonomia do grupo, fazendo-os respeitar as normas combinadas. Além disso, promove a interação e o desenvolvimento das habilidades e capacidades do grupo.
c) O líder procura realizar a vontade de todos, a fim de manter a harmonia do setor.
d) O líder evita responsabilidades é ausente e não toma decisões.
e) O líder favorece a centralização do poder.

5. Ao estabelecer diferenças entre os estilos de liderança, os estudos de White e Lippitt destacam como característica do líder democrático:

a) ter como foco a impessoalidade e a manutenção dos indivíduos em uma única trajetória.
b) manter o controle organizacional por meio da obrigatoriedade de resolver todos os problemas.
c) considerar-se fonte legítima de poder formal oriundo de sua posição hierárquica.
d) desenvolver a determinação, a responsabilidade e a criatividade dos membros do grupo.
e) traçar objetivos que possam, obrigatoriamente, refletir aqueles da organização para a qual trabalha.

6. Determinado serviço de enfermagem mantém uma estrutura administrativa de valorização de regras e normas, e a área de enfermagem caracteriza-se por ter técnicos especializados, com comportamentos e posições estrategicamente definidos pelos gestores. Este contexto administrativo é característico da teoria

a) comportamentalista
b) burocrática.
c) de sistemas.
d) contingencial.
e) científica.

7. O enfermeiro avaliou a assistência prestada, medindo os resultados em relação ao cumprimento dos objetivos anteriormente estabelecidos. Os critérios utilizados para aferir a adequação do plano à prática foram os abaixo discriminados: 

I. o plano foi suficientemente importante, racional e justificável em termos de objetivos organizacionais e individuais? 
II. o plano foi complexo, globalizado e com ambiguidade de interpretações, estimulando os funcionários a discuti-lo para poder entendê-lo? 
III. o plano teve estabilidade, porém foi capaz de adaptar-se às situações prioritárias, de emergência ou de mudanças? 
IV. o plano foi econômico e realista em termos de recursos necessários para implementá-lo? 

Com base nos preceitos de Arndt sobre avaliação do planejamento, estão corretos os critérios/questionamentos indicados em

a) I, II e III, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.

8. O Planejamento Estratégico Situacional é composto

a) por sete fases, denominadas: diagnóstico; determinação de objetivos; estabelecimento de prioridades; seleção dos recursos disponíveis; estabelecimento do plano operacional; desenvolvimento; e aperfeiçoamento.
b) por quatro momentos que se inter-relacionam e são denominados explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional.
c) pelas metodologias normativa, estratégica e sociotécnica, interligando a empresa ao ambiente e aos produtos ou serviços.
d) pela eficiência potencial do sistema técnico que define as tarefas, a área física, os equipamentos e os recursos existentes.
e) pela neutralidade científica do planejador e o conhecimento da realidade, ocorrendo por meio do diagnóstico científico, sendo concebida como única e objetiva.

9. No processo de trabalho de enfermagem, o enfermeiro, ao executar a supervisão, necessita, como requisito de competência profissional, de habilidade no relacionamento com pessoas, motivação, e crença no potencial humano e na importância do envolvimento de toda a equipe em decisões relativas às rotinas de trabalho. Considerando esse perfil, a alternativa correta quanto ao contexto da supervisão de enfermagem é 

a) o enfermeiro que desenvolve função de supervisão deve, durante todo o processo, desde o planejamento, iniciar a avaliação dos resultados obtidos.
b) a existência de uma política de trabalho centralizada, autoritária e tarefeira estimula a participação dos funcionários na adequação das rotinas, facilitando a função de supervisão do enfermeiro.
c) a área física inadequada não interfere na função de supervisão do enfermeiro se os recursos humanos forem bem qualificados.
d) a atividade de orientação do enfermeiro visa o desenvolvimento técnico e humano, cabendo a ele incentivar apenas funcionários em desenvolvimento de acordo com o seu perfil.

10. Considere: 

I. o sujeito que planeja faz parte da realidade juntamente com os outros. 
II. admite-se que não há uma realidade única estática. 
III. prega-se a neutralidade científica do planejador. 
IV. não há dinamicidade nos fenômenos. 
V. reconhece o conflito e as relações de poder com os quais trabalha. 

São características do Planejamento Estratégico Situacional as que constam APENAS em

a) I, II e V.
b) I e II.
c) II, III e IV.
d) III e V.
e) III, IV e V.

11. O objetivo fundamental da Administração de Materiais contemporânea é:

a) determinar quando e quanto adquirir produtos para repor estoque.
b) mobilizar os meios de produção assertiva.
c) garantir recursos para se trabalhar com materiais de todas as classes.
d) assegurar a requisição de material oportuna.
e) influir na seleção de pessoal de áreas afins em benefício dos resultados.

12. Na coluna I constam classificações contábeis de um bem referente à sua natureza de despesa.Estabeleça a correta correspondência com os bens constantes na coluna II.

Coluna I

1. Material de Consumo
2. Material Permanente

Coluna II

( ) computador de mesa
( ) caneta esferográfica
( ) armário de aço
( ) ar condicionado
( ) esparadrapo

A sequência correta é:

a) 2, 1, 1, 2 e 1.
b) 1, 2, 1, 1 e 2.
c) 2, 1, 2, 1 e 2.
d) 2 , 1, 2, 2 e 1.
e) 1, 2, 2, 2, e 1.

13. A teoria da administração de recursos materiais afirma que as empresas estão sujeitas ao denominado “ciclo da administração de materiais”. A sequência correta de operações é, respectivamente,

a) clientes, transporte, compra de materiais e expedição.
b) identificação de demanda, expedição, identificação de fornecedores e compra de materiais.
c) clientes, compra de materiais, identificação de fornecedores e expedição.
d) armazenagem do produto final, expedição, identificação de demanda e clientes.
e) compra de materiais, transporte, armazenagem e movimentação interna

14. O enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento e coordenar toda a atividade assistencial, no gerenciamento de materiais tem papel preponderante no que diz respeito à:

a) definição de materiais alternativos, estabelecendo o tempo de reposição de acordo com o seu consumo nas unidades.
b) operacionalização do processo de compras de materiais por meio de licitação, observando os requisitos de qualidade.
c) determinação do material necessário à consecução da assistência, tanto nos aspectos quantitativos como qualitativos.
d) contenção de custos, priorizando os materiais com menor preço e mantendo um estoque de segurança para a assistência.
e) organização da logística envolvida no armazenamento dos produtos acabados e sua distribuição física até o cliente.

15. O enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento, tem papel preponderante no que diz respeito à determinação do material necessário à consecução da assistência. Nesse sentido é correto afirmar que:

a) faz parte das atribuições do enfermeiro aprovar prioritariamente a aquisição de materiais de menor valor para reduzir os custos para a instituição.
b) as medidas de contenção de gastos de materiais independem do estilo de liderança do enfermeiro, do processo comunicacional que se estabelece com os funcionários, da satisfação no trabalho e da adequação do espaço físico.
c) o conceito de provisão é empregado para o armazenamento dos produtos acabados e sua movimentação, ou seja, a distribuição física até o cliente.
d) faz parte das atribuições do enfermeiro atuar na definição das especificações técnicas do material, estabelecimento do quantitativo necessário, análise da qualidade, processo de compra e estabelecimento de controle e avaliação.
e) o gerenciamento de recursos materiais, administração de recursos materiais ou suprimentos constituem a totalidade dos fluxos de materiais de uma organização de saúde, compondo um processo com as seguintes atividades exclusivamente: compra, armazenamento e controle.


GABARITO
1. A
2. A
3. E
4. B
5. D
6. B
7. C
8. B
9. A
10. A
11. A
12. D
13. E
14. C
15. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário