segunda-feira, 5 de junho de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Educação em Saúde [4].


1. Acerca das relações entre educação e saúde, é correto afirmar que, na atualidade:

a) o conceito de promoção da saúde é mais relevante do que o de educação em saúde, porque abrange a participação da população nas ações de educação e saúde.
b) há maior preocupação em envolver mais diretamente as pessoas que estão sob risco de adoecer, ao contrário daquelas que apresentam bom estado de saúde.
c) por meio da educação, busca-se alcançar o estado de saúde plena, isto é, a mais completa ausência de doença.
d) o público-alvo do enfermeiro educador é constituído, prioritariamente, pelos outros profissionais da equipe de enfermagem.
e) a educação em saúde é o ramo da atuação da enfermagem voltada exclusivamente para a formação de mão de obra nessa área.

2. Promoção da Saúde foi conceituada na Conferência de Ottawa como “processo de capacitação dos indivíduos e coletividades para identificar os fatores e condições determinantes da saúde e exercer controle sobre eles, de modo a garantir a melhoria das condições de vida e saúde da população” (Brasil, Ministério da Saúde, Carta de Ottawa, 2001). As conferências internacionais e a literatura relativas a promoção da saúde destacam vários princípios definidores das práticas realizadas nessa perspectiva.

Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

a) A intersetorialidade deve pautar-se por uma concepção holística de saúde voltada para a multicausalidade do processo saúde-doença.
b) A participação social é compreendida como o envolvimento dos atores diretamente interessados – o governo, os membros da comunidade e as organizações afins, os formuladores de políticas, os profissionais de saúde e de outros setores e as agências nacionais e internacionais – no processo de eleição de prioridades, tomadas de decisões, implementação e avaliação de iniciativas.
c) As ações de promoção da saúde reconhecem e chancelam a multiplicidade de olhares sobre a realidade complexa, permitem constituir uma rede única a testemunhar que, na origem de tudo, está um espírito único a olhar um único mundo.
d) A sustentabilidade tem como objetivo garantir o acesso universal à saúde e está relacionada à justiça social.
e) A equidade supõe a instituição de uma nova ordem governativa, seja do setor saúde, da cidade ou do país, com uma tecnologia de gestão complexa, integrada e participativa, que permita o desenvolvimento da saúde de forma econômica e social sustentável, conjuntamente.

3. O SUS, criado a partir da proposta da reforma sanitária, é produto de um movimento social que apresentou essa proposta na 8.ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e segue lutando pela sua implantação. A reforma sanitária consiste na democratização do acesso a todas as ações e todos os serviços de saúde.

Com relação ao tema tratado no texto acima, assinale a opção correta.

a) A organização das ações de saúde das diferentes esferas de governo para o atendimento de níveis diferentes de complexidade e incidência está contemplada no princípio fundamental do SUS, denominado descentralização.
b) Todos tem direito a atendimento nos serviços de saúde do SUS. Esse direito está contemplado no princípio fundamental do SUS, denominado hierarquização.
c) A responsabilidade pelo atendimento cabe às três esferas governamentais (federal, estadual e municipal). Essa responsabilidade está contemplada no princípio fundamental do SUS, denominado da universalidade.
d) Todos os brasileiros têm direito a atendimento preventivo e curativo, sem distinção para todas as suas demandas. Esse direito está contemplado no princípio fundamental do SUS, denominado de integralidade.
e) A atenção de média complexidade em saúde contempla o conjunto de ações destinadas à prevenção e ao atendimento das demandas mais comuns e imediatas.

4. A gestão do SUS exerce um papel ativo na orientação das estratégias e modos de prevenir, cuidar, tratar e acompanhar a saúde individual e coletiva. Do ponto de vista de formação e desenvolvimento dos trabalhadores, a gestão do SUS é capaz de provocar importantes repercussões nas estratégias e nos modos de ensinar, aprender e produzir conhecimento. Esta visão, que é compartilhada por docentes, estudantes e gestores da política de saúde vem sendo reconstituída como uma agenda integradora entre desenvolvimento dos processos de trabalho e desenvolvimento dos trabalhadores em serviço ou em formação. Ministério da Saúde. Perfil de ações do técnico de enfermagem no Brasil, Brasília, 2003.

Acerca desse tema, assinale a opção correta.

a) A educação permanente em saúde é um processo que se inicia após a formação básica e está destinada a atualizar e melhorar a capacidade de uma pessoa ou grupo, frente às evoluções técnico-científicas e às necessidades sociais.
b) A educação em serviço é definida como um conjunto de práticas educacionais planejadas no sentido de formar e qualificar para o trabalho desenvolvendo no funcionário o espírito crítico e científico, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional.
c) Como princípio da educação continuada, é recomendada a participação dos alunos na fase de implementação e avaliação de todo o processo educativo em andamento.
d) Na avaliação diagnóstica, estabelece-se o processo de retroalimentação de todo conteúdo implementado, fornecendo informações fundamentais para a tomada de decisão no planejamento futuro de programas.
e) O processo de ensino e aprendizagem na educação permanente em saúde é um processo de troca de experiência entre o professor e o aluno.

5. O preparo do enfermeiro brasileiro tem se voltado para aquisição de competências e habilidades. A formação do enfermeiro deve estar fundamentada nas seguintes diretrizes: conhecer o perfil epidemiológico do país e de cada região, a fim de contextualizar o ensino; considerar na formação do enfermeiro a realidade de saúde da população; ampliar a capacitação do enfermeiro na compreensão do processo de produção de bens e serviços e de equipamentos. Neste sentido, dois aspectos tornam-se fundamentais: um sistema de informação em enfermagem e saúde, onde há fluência da comunicação entre os elementos que participam do seu processo, é imprescindível para as ações de enfermagem adequadas à realidade; a política de educação permanente em saúde preconizada pelo Ministério da Saúde como estratégia para o fortalecimento do SUS. ABEN, 1º Senaden, Rio de Janeiro, 19, 1994.

Com relação ao tema tratado no texto acima, assinale a opção correta.

a) A supervisão do serviço de enfermagem deve ser entendida como um processo especificamente administrativo, consistindo fundamentalmente em motivar e orientar os supervisionados na execução de atividades com base em normas, leis, preservando a qualidade dos serviços, com a finalidade de contribuir para a formação da equipe de saúde.
b) A educação permanente em saúde pode ser entendida como aquela que inclui as experiências do adestramento inicial e que ajudam o pessoal a apreender competências importantes para o seu trabalho.
c) O exercício da comunicação na prestação da assistência ao paciente, deve ser norteada pela compreensão e pelo conhecimento do paciente como pessoa e de suas necessidades específicas e não considera a troca de informações escritas, sinais e gestos.
d) O sistema de informação em saúde é o processo de transmissão das informações de pessoa para pessoa, por meio da fala, da escrita, de imagens e sons com o objetivo de gerar conhecimentos.
e) No sistema formal de comunicação em enfermagem e saúde, as mensagens são designadas pela administração da organização e se relacionam sempre com o trabalho a ser desenvolvido.

6. A educação em saúde, baseada na determinação social do processo saúde e doença, considera a luta política para a melhoria da qualidade de vida. Diante deste enfoque, é CORRETO afirmar que:

a) a proposta de práticas educativas, que busca o diálogo com a população, visa adotar comportamentos mais saudáveis, responsabilizando o sujeito pelas mudanças.
b) a educação em saúde parte do pressuposto de que as comunidades são as responsáveis pela solução dos seus problemas, devendo, para isto, ser conscientizada.
c) a relação dos profissionais e da população se estabelece na verticalidade, em que juntos buscam o conhecimento.
d) o importante é transmitir os conteúdos, depositar as informações do contexto cultural e social dos profissionais de saúde.
e) a educação em saúde, através do diálogo entre os sujeitos, compartilha saberes e busca a compreensão das necessidades de saúde das pessoas, de modo que se tornem autônomas e críticas.

7. Conforme a evolução dos modelos de educação em saúde, é CORRETO afirmar que:

a ) a educação dialógica, libertadora, trabalha com a construção do conhecimento utilizando, como estratégias, cartilhas, manuais, folhetos que devem ser repassados para os usuários como fontes importantes de aprendizagem.
b) a educação com enfoque radical considera que as condições e a estrutura social são causas básicas dos problemas de saúde. Tem como pressuposto a culpabilização da vítima mediante escolhas incorretas que conduzam à saúde e à vida.
c) no modelo de “educação sanitária” o objetivo maior é estimular ou persuadir as pessoas a modificar os padrões comportamentais ou de doenças, substituindo-os por estilos mais saudáveis.
d) a educação com abordagem preventiva preconiza a prevenção das doenças pelo desenvolvimento de comportamentos saudáveis e tem como pressuposto o indivíduo empoderado, crítico e autônomo para adquirir novas atitudes de saúde.
e) o enfoque de desenvolvimento pessoal busca aumentar as potencialidades do indivíduo, crenças para controlar a vida, e tem como princípio norteador a persuasão sobre riscos e comportamentos.

8.  A Política Nacional de Promoção da Saúde, adotada pelo Ministério da Saúde:

a) configura uma intervenção transversal, integrada e intersetorial, cujo foco é a qualidade de vida da população.
b) reconhece que os modos de viver dos indivíduos e das comunidades são os únicos responsáveis pelas mudanças ocorridas, ao longo da vida, no processo de saúde-adoecimento.
c) concebe a saúde na dimensão biomédica, enfatizando, essencialmente, a ausência de doença.
d) trata os indivíduos como meros receptores de informações, sobre estilos e hábitos saudáveis de vida, repassadas pelos profissionais da área da saúde.
e) limita seu âmbito de atuação ao Sistema Único de Saúde.

9. De acordo com a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS, as atribuições e responsabilidades dos Gestores Municipais são

I. desenvolver ações educativas que possam interferir no processo saúde-doença da população e na melhoria da qualidade de vida.
II. apoiar a realização de pesquisa na área de gestão estratégica e participativa.
III. assumir responsabilidade pela coordenação e execução das atividades de educação e comunicação, no âmbito local.
IV. promover ações de informação e conhecimento acerca do SUS, junto à população em geral.

a) Apenas I, II e III.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I, II e IV.
e) I, II, III e IV.

10. De acordo com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, assinale a alternativa que não apresenta uma responsabilidade estadual na educação na saúde.

a) Desenvolver ações e estruturas formais de educação técnica em saúde com capacidade de execução descentralizada no âmbito do Distrito Federal.
b) Articular o processo de vinculação dos municípios às referências para o seu processo de formação e desenvolvimento.
c) Desenvolver ações e estruturas formais de educação técnica em saúde com capacidade de execução descentralizada no âmbito estadual.
d) Formular e promover a gestão da educação permanente em saúde e processos relativos a esta, orientados pela integralidade da atenção à saúde, criando, quando for o caso, estruturas de coordenação e de execução da política de formação e desenvolvimento, participando no seu financiamento.
e) Fortalecer a articulação com os municípios e entre estes para processos de educação e desenvolvimento de trabalhadores para o SUS.

11. Sobre a educação no trabalho na Atenção Primária à Saúde, marque a alternativa INCORRETA:

a) O estudo da educação no trabalho em saúde considera-se tanto os elementos constitutivos do processo de trabalho quanto à dinâmica intersubjetiva na qual é possível a comunicação/interação pautada na argumentação.
b) A Educação Permanente em Saúde (EPS) é realizada no âmbito do trabalho e destina-se a refletir sobre esse processo considerando as necessidades de saúde dos usuários/população. É reconhecida como trabalho que articula a atenção à saúde, a formação, a gestão e o controle social para a transformação das práticas de saúde e da organização no trabalho
c) A Educação Permanente em Saúde (EPS) tem o objetivo de constituir um arcabouço técnico-científico no exercício de trabalho no SUS, com a sua recomposição na direção das necessidades da população/usuários como cidadãos de direitos.
d) A Educação Permanente em Saúde (EPS) poderia representar uma possibilidade de resgate da ação comunicativa intersubjetiva em espaços do trabalho nos quais predominam a racionalidade instrumental e a educação continuada (EC) direcionada para o desenvolvimento da racionalidade técnico-científica em espaços de atualização profissional para manter a normatividade das ações de saúde.
e) A Atenção Primária à Saúde (APS) tem como foco as necessidades de saúde da população/usuários e busca se organizar na perspectiva da integralidade com a possibilidade do desenvolvimento de espaços de interação nos processos de trabalho em saúde.

12. A literatura revela que a Educação Continuada preconiza a atualização profissional mediante demandas pontuais de desenvolvimento, centradas nas capacitações técnico-cientificas, desarticuladas e fragmentadas, frequentemente desvinculadas das necessidades de saúde (PEDUZZI e col., 2009; GIRADE e col., 2006; BEZERRA, 2000; DAVIM e col., 1999). Os relatos mostram a importância da Educação Continuada para:

a) Educação Permanente em Saúde;
b) Assegurar o domínio técnico-cientifico;
c) Educação em Saúde;
d) Recursos Humanos em saúde;
e) Formação de estudantes

13.  Sobre as práticas de Educação Popular em Saúde, é correto afirmar que:

a) Seu desenvolvimento nos territórios de saúde da família é competência restrita dos agentes comunitários de saúde.
b) Contribuem para o fortalecimento da cultura biologicista dos profissionais de saúde.
c) Contribuem para a construção de cenários nos quais os movimentos políticos partidários municipais possam se fazer presentes, apresentando novas temáticas e desejos.
d) Impulsionam a prática da gestão estratégica, através da centralização do poder nos processos de enfrentamento aos determinantes e condicionantes da saúde.
e) Impulsionam movimentos voltados para a promoção da participação social no processo de formulação e gestão das políticas públicas de saúde.

14.   Analise as assertivas abaixo a respeito da Educação Popular em Saúde:

I. Busca empreender uma relação de troca de saberes entre o saber popular e o científico, em que ambos têm a se enriquecer reciprocamente.
II. Tem como balizador ético-político os interesses das classes populares, considerando os movimentos sociais locais como seus interlocutores preferenciais.
III. Prioriza promover processo educativo com a população, com vistas a fortalecer a relação vertical entre profissional e usuário.
IV. Tem como eixos agregadores, a concepção de educação popular de Paulo Freire e a orientação por modos alternativos e diferenciados de lutar pelas transformações das relações de subordinação e opressão, em favor da autonomia.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente I está correta.
b) Somente I, II e III estão corretas.
c) Somente I, II e IV estão corretas.
d) Somente II, III e IV estão corretas.
e) I, II, III e IV estão corretas.

15. A preocupação com a busca pela excelência visando a resultados positivos na assistência a saúde, gerou um movimento das instituições de saúde para à qualificação dos recursos humanos. Coube, então, a implantação de serviços de educação continuada, os quais possuem um papel de destaque nessas instituições. É (são) finalidade(s) da educação continuada:

I. Selecionar, capacitar e desenvolver talentos.
II. Mudança de atitude dos profissionais por meio de treinamentos.
III. Definir indicadores assistenciais para as unidades.
IV. Subsidiar meios para alcance de metas.
V. Desenvolver aprimoramento da educação continuada.

Está(ão) CORRETA(S):

a) Somente as afirmativas I, II e III.
b) Somente as afirmativas I, III e IV.
c) Somente as afirmativas II, III e V.
d) Somente as afirmativas I, II e V.
e) Somente as afirmativas I, II, III e IV.

16. A qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes e a segurança dos profissionais que atuam nas instituições de saúde fazem parte também da responsabilidade do serviço de educação continuada. A direção de enfermagem em conjunto com a educação continuada utiliza ferramentas que norteiam o levantamento das necessidades, facilitando a tomada de decisões. A avaliação do processo assistencial em enfermagem constitui-se instrumento essencial para:

I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.
II. Redimensionar o quadro pessoal.
III. Reconhecer as deficiências para implantação de planos de melhoria.
IV. Promover análise financeira.
V. Desenvolver programa de educação voltada aos trabalhadores.

Está(ão) CORRETA(S):

a) Somente as afirmativas I, II e III.
b) Somente as afirmativas I, III e V.
c) Somente as afirmativas I, III e IV.
d) Somente as afirmativas II, III e IV.
e) Somente as afirmativas I, II III e IV.

17. A necessidade de busca pela qualidade nas organizações de saúde impulsiona os gestores a buscarem instrumentos que auxiliem no acompanhamento dos processos, com o objetivo de avaliar os resultados e intervir caso seja necessário, tendo como possibilidade o uso de indicadores. Esses indicadores são uma ferramenta para que o enfermeiro defina a necessidade de um treinamento. Treinamento permanente pode ser entendido como:

a) Treinamento realizado dentro da unidade de trabalho.
b) Orientação de revisão de técnicas com tempo estabelecido.
c) Orientação constante e periódica de prática assistencial com o objetivo de melhorar a qualidade nas organizações de saúde.
d) Treinamento com agendamento anual para a revisão de técnicas.
e) Plano de ação com tempo determinado.

18. O serviço de enfermagem apresenta um grande quantitativo de pessoal e é fundamental que exista um trabalho conjunto com a educação continuada para manter a capacitação de toda a equipe. Uma das funções do enfermeiro da educação continuada é capacitar os profissionais no uso de materiais da instituição com o objetivo de realizar uma prática assistencial segura. Assinale a alternativa que melhor contempla as responsabilidades do enfermeiro da educação continuada:

a) Definição dos produtos a serem adquiridos pela instituição, controle da qualidade do material e treinamento.
b) Controle de estoque e qualidade dos materiais, envio de relatórios adversos e definição de produtos a serem adquiridos pela instituição.
c) Controle de estoque e qualidade dos materiais.
d) Registro do uso dos materiais, controle de estoque e definição dos materiais adquiridos.
e) Identificação da necessidade de treinamento, avaliação e análise dos resultados de treinamentos, bem como estratégia do treinamento.


GABARITO
1. A
2. B
3. D
4. E
5. E
6. E
7. C
8. A
9. E
10. A
11. C
12. B
13. E
14. C
15. D
16. B
17. C
18. E

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