quarta-feira, 12 de abril de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Coletiva [3].



1. "Escuta ética e adequada das necessidades de saúde do usuário no momento de procura ao serviço de saúde e na prestação de cuidados com a finalidade de atender à demanda com resolutividade e responsabilidade” define:

a) Acessibilidade. b) Acolhimento. c) Recepção. d) Adstrição. e) Internação. 

2. A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso ________________ às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

a) Universal b) Igualitário c) Universal e Igualitário d) Discriminatório

3. Constituem princípios básicos e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecidos pela Constituição de 1988:

a) centralização e participação da comunidade;
b) rede regionalizada e atendimento individual;
c) atendimento integral e descentralização;
d) atendimento humanizado e cooperativo;
e) participação da comunidade e atendimento especializado.

4. As diretrizes do Sistema Único de Saúde inscritas no Capítulo 2, Seção 2 (da Saúde), artigo 198 da Constituição Federal de 1988, inclui-se:

a) participação da comunidade
b) prioridade para o atendimento hospitalar;
c) centralização das ações de saúde no governo federal;
d) financiamento privado da saúde;
e) regulação do setor de saúde suplementar

5. “Cada unidade de saúde se organiza por meio da composição de equipes, formadas segundo características e objetivos da própria unidade, e de acordo com a realidade local e disponibilidade de recursos. Essas equipes obedecem a uma composição multiprofissional de caráter transdisciplinar, isto é, reúnem profissionais de diferentes áreas, variando em função da finalidade do serviço/unidade”. O apoio multiprofissional que complementa as equipes de referência é conhecido no SUS como:

a) Núcleo de Apoio a Saúde da Família
b) Apoio Matricial
c) Núcleo de Apoio Especializado Multidisciplinar
d) Sistema de Atendimento Médico de Urgência
e) Centros de Atenção e Apoio a Estratégia Saúde da Família

6. Na Unidade de Saúde da Família (USF) “Vila da Paz”, durante um exame para prevenção de câncer de colo do útero na população, foi detectada, na Sra. A. M., de 56 anos, uma neoplasia estadio I. A cliente foi encaminhada para o serviço de especialidades do município, sendo atendida e encaminhada para retirada da lesão no hospital local. Após a cirurgia, ficou em observação algumas horas. Além disso, foi orientada para retornar à USF, com um relatório do médico responsável pelo procedimento, para as atividades normais do seu cotidiano, mas com o acompanhamento pela equipe de saúde da família. Nesse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde que foi obedecido se refere à(ao):

a) Integralidade da assistência.
b) Participação da comunidade.
c) Igualdade da assistência à saúde.
d) Direito à informação sobre sua saúde.
e) Utilização da epidemiologia para estabelecimento de prioridades.

7. Trabalho em equipe, práticas de cuidado dirigidas a populações de territórios definidos, acolhimento às necessidades de saúde, enfoque na família, contato preferencial dos usuários como principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. Esses princípios e diretrizes gerais estão relacionados à qual política?

a) Prevenção básica à saúde.
b) Atenção terciária de saúde.
c) Atenção primária de saúde.
d) Proteção primária de saúde.
e) Prevenção secundária de saúde.

8. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício previsto pela Constituição Federal de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde. O Sr. J.M.C não conseguiu atendimento em uma unidade pública de saúde para reavaliação de seu estado de saúde porque não apresentou a carteira de trabalho. Diante disso, que princípio do Sistema Único de Saúde foi descumprido?

a) Universalidade de acesso.
b) Descentralização.
c) Regionalização.
d) Hierarquização.
e) Gratuidade.

9. O Sistema Único de Saúde (SUS) segue as diretrizes previstas na Constituição Federal e obedece a um conjunto de princípios que compõem sua filosofia. Com base nos princípios do SUS, é CORRETO afirmar que:

a) a descentralização é entendida como a exigência de um rápido impacto coletivo na saúde do município.
b) a hierarquização estabelece a estratégia de organização da atenção básica à saúde para atender à população.
c) a integralidade propõe uma composição alimentar e nutricional saudável para garantir as condições de vida de todo cidadão.
d) a universalidade significa que todo e qualquer cidadão tem direto de acesso aos serviços públicos de saúde.
e) a complementaridade do setor privado diz respeito à necessidade de exames complementares para o diagnóstico de saúde.

10. A participação da comunidade caracteriza-se como uma diretriz e um princípio do Sistema Único de Saúde. Considerando a regulamentação desse princípio, assinale a alternativa CORRETA.

a) A representação dos usuários é permanente e paritária em relação aos órgãos do governo nos Conselhos e nas Conferências de Saúde.
b) O Conselho de Saúde, na instância correspondente, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, incluindo os aspectos econômicos e financeiros.
c) Os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados, em caráter permanente e deliberativo, criados para manter a participação majoritária dos usuários do SUS.
d) O Conselho de Saúde reúne-se de acordo com as orientações da comunidade local, para avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação da Política de Saúde.
e) A participação dos vários segmentos sociais nas deliberações da Política de Saúde se dá mensalmente nos Conselhos de Saúde e a cada dois anos nas Conferências de Saúde.

11. A implementação do Sistema Único de Saúde representa um processo de mudança na prática da atenção e no processo de trabalho dos profissionais de saúde. É CORRETO afirmar que:

a) os profissionais de saúde, na atenção básica, raramente visam a objetivos de mais longo prazo a partir da atenção integral, mas sim sanar um problema pontual.
b) o cenário em cada serviço de saúde é similar, na medida em que os problemas e cuidados de saúde emergem do contexto no qual estes serviços se inserem.
c) as questões de referência, contra-referência, acesso a serviços e procedimentos complementares são problemas resolvidos pela prática dos profissionais de saúde da atenção básica.
d) os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), diferente dos demais profissionais da atenção básica, têm de exercer uma nova prática marcada pela humanização, pelo cuidado, pelo exercício da cidadania.
e) as práticas de cuidado com a saúde consideram os problemas de saúde locais, o nível das ações e dos procedimentos oferecidos, alicerçadas na compreensão de que as condições de vida definem o processo saúde-doença das famílias.

12. Assinale a alternativa correta que significa identificar as diferenças nas condições e nas oportunidades de vida, buscando alocar recursos e esforços para a redução das desigualdades.

a) Determinantes sociais da saúde (DSS), equidade e respeito à diversidade.
b) Desenvolvimento sustentável.
c) Redes de produção social da saúde e do cuidado.
d) Ambientes e territórios saudáveis.
e) Cultura da paz e direitos humanos.

13. Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, considere os seguintes fundamentos e diretrizes:

1. Ter uma área de abrangência, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais.
2. Garantir os recursos humanos, articulando as ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação.
3. Coordenar a integralidade em seus vários aspectos, integrando as ações programáticas e a demanda espontânea.
4. Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção. São fundamentos e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica:

a) 1, 2 e 3 apenas. b) 2, 3 e 4 apenas. c) 1 e 2 apenas. d) 2 e 4 apenas. e) 1, 3 e 4 apenas.


GABARITO
1. B
2. A
3. C
4. A
5. B
6. A
7. C
8. A
9. D
10. B
11. E
12. A
13. E

4 comentários: