segunda-feira, 10 de abril de 2017

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Educação em Saúde [3].


1. A respeito da representação da educação permanente pelo enfermeiro, considere as duas afirmações a seguir:

I. A educação permanente representa a aprendizagem desenvolvida pelo sujeito durante sua vida no intuito de transformar-se, conforme ocorrem as mudanças do mundo.
II. Um dos quatro pilares da educação no século XXI é aprender a conhecer, que diz respeito ao exercício da atenção, da memória e do pensamento.

Assinale a alternativa correta com relação às duas afirmações.

a) A primeira afirmativa está correta e a segunda está incorreta.
b) A primeira afirmativa está incorreta e a segunda está correta.
c) As duas afirmativas estão corretas e a primeira justifica a segunda.
d) As duas afirmativas estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
e) As duas afirmativas estão incorretas.

2. O educador Paulo Freire disse que “A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo.” É correto afirmar, então, que Paulo Freire entendia a educação como caminho para

a) aquisição de habilidades para o trabalho.
b) desenvolvimento de autonomia para decisões.
c) hierarquização das pessoas segundo seu conhecimento.
d) formação acadêmica e ascensão social.
e) domínio de tecnologia e independência financeira

3. Analise as seguintes afirmações sobre o planejamento de treinamento e desenvolvimento de pessoal, assinalando-as como (V) verdadeira ou (F) Falsa.
( ) O diagnóstico situacional precede a elaboração do programa e pode ter como uma das fontes um programa de avaliação de desempenho de pessoal.
( ) A modalidade de ensino à distância tem como principal vantagem o baixo custo e infraestrutura simplificada.
( ) A avaliação do programa de treinamento deve incluir indicadores que apurem a mudança de comportamento dos treinados.
( ) A média de horas treinamento/funcionário/ano é o principal indicador de qualidade de capacitação de pessoal em um serviço de enfermagem.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta das afirmações, na ordem em que estão disponibilizadas.

a) V, F, F, V.
b) V, F, V, F.
c) V, V, F, F.
d) F, V, F, V.
e) F, V, V, F.

4. Alice tem 28 anos e chegou ao Pronto Socorro com seu filho Mateus de um ano e três meses, com história de duas internações hospitalares por pneumonia. A criança frequenta uma creche municipal e há dois dias apresenta diarreia, febre intermitente, bradipneia, vômito e perda de peso. Foi encaminhada pela Unidade Básica de Saúde com tratamento do Plano C para desidratação, já tendo recebido uma dose de antitérmico e recebendo soro de re-hidratação oral 15 mL/kg/hora por sonda nasogástrica. Após alguns exames clínicos e laboratoriais, Alice foi informada de que Mateus está com tuberculose pulmonar. Ao ser esclarecida de que o diagnóstico havia sido confirmado pela identificação do Bacilo de Kock no lavado gástrico, Alice mostrou-se convencida de que Mateus contraiu tuberculose há uma semana, através do leite materno de uma conhecida que o amamentou uma única vez. Alice foi orientada sobre a fisiopatologia, o tratamento e a prevenção da doença de Mateus.

Considerando o pensamento do educador Paulo Freire, essa ação educativa teve qual abordagem e objetivo?

a) Biologicista, com informações a respeito do modo de transmissão da doença para corrigir a convicção de Alice em relação ao meio pelo qual Mateus foi infectado.
b) Dialógica, com a transformação dos saberes existentes, ajudando Alice a compreender por si mesma o modo de transmissão da tuberculose.
c) Higienista, com a instituição de medidas de precaução para interromper a cadeia de transmissão da doença na família e na comunidade.
d) Construtivista, com a demonstração à Alice de seu desconhecimento e a este atribuindo como uma das causas do adoecimento de Mateus, visando ao aprimoramento de sua conduta.
e) Paternalista, com a inclusão de Alice num programa de apoio econômico, garantindo seus direitos e a construção de sua cidadania.

5. Os usuários da Unidade Básica de Saúde de Linha Rosa chegam às 5 horas para serem atendidos pelo médico a partir das 8 horas da manhã. Formam uma fila em frente ao posto e quem chega primeiro tem mais chance de ser consultado. Os graduandos em enfermagem da Faculdade Nightingale, em estágio curricular na Linha Rosa, questionaram a organização do atendimento e sugeriram à equipe de saúde da Unidade que aplicasse os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH). Como tais princípios eram desconhecidos, a gerente da Unidade solicitou aos graduandos que orientassem à equipe na implantação do PNH. Usando os princípios da educação permanente, as ações educativas a serem desenvolvidas devem priorizar a:

a) aprendizagem significativa, tendo em vista o conhecimento prévio dos trabalhadores da Linha Rosa referente à organização do serviço.
b) transmissão vertical do conhecimento por meio de aulas expositivas sobre os princípios básicos da PNH.
c) participação de integrantes de serviços humanizados, possibilitando a reprodução dessa experiência na Linha Rosa.
d) memorização dos princípios básicos da PNH para posterior implantação pelos trabalhadores da Linha Rosa.
e) explanação por especialistas que sintetize o conteúdo do PNH aos trabalhadores da Linha Rosa, agilizando o processo de implantação.

GABARITO
1. D
2. B
3. B
4. B
5. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário