quarta-feira, 15 de março de 2017

[BIBLIOTECA PESSOAL] História da Enfermagem: Versões e Interpretações.


#LivrosNoCaminhoDaEnfermagem
🔹TÍTULO: História da Enfermagem: Versões e Interpretações
🔹EDITORA: Revinter
🔹EDIÇÃO: 3. ed, 2010
🔹AUTOR: Telma Geovanini & colaboradores
🔹LINK: http://www.revinter.com.br/

É uma obra que mexe no passado sem medo de errar nas interpretações realizadas por seus quatro autores. Aliás, haja ousadia para romper com o estabelecido em termos da elaboração de estudos históricos. Seus quatro autores não se intimidaram face à liberdade de articular o que já se produziu na área, confrontando com os resultados obtidos e avançando no tempo sem limites, apenas munidos da nobre intenção de abrir portas da consciência dos jovens que abraçaram esta belíssima carreira profissional. Com duas edições anteriores e várias reimpressões, esta obra é adotada nasprincipais instituições de ensino no Brasil e em Portugal.

A obra elege como suporte teórico a concepção materialista da história e com esta procede a uma retrospectiva do desenvolvimento da prática da Enfermagem da era primitiva aos dias atuais, ressaltando os determinantes sociais, políticos e econômicos de cada período estudado.

O livro tambén aborda outras questões interessantes, analisa a atuação particular de cada entidade no âmbito nacional dos profissionais de Enfermagem, apontando os aspectos mais marcantes na organização associativa da Enfermagem em nosso país. Também envolve-se nas reflexões sobre a prática profissional do enfermeiro, abrindo caminhos para outras investigações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário