sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

[BULÁRIO] Salbutamol.



  • REFERÊNCIA: aerolin.
  • DESCRIÇÃO: é um broncodilatador.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: agonista seletivo beta 2-adrenérgico da musculatura brônquica e uterina, com escassa ou nenhuma ação nos receptores beta 1-adrenérgicos da musculatura cardíaca.
  • INDICAÇÕES: broncospasmo na asma brônquica de todos os tipos, bronquite crônica e enfisema. Sintomas do parto prematuro durante o terceiro trimestre da gravidez, não complicada por condições como placenta prévia, hemorragia pré-parto ou toxemia gravídica.
  • CONTRAINDICAÇÕES: é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade ao princípio ativo. Não deve ser usado em ameaça de aborto, durante o primeiro ou segundo trimestre de gravidez. 
  • PRECAUÇÕES: pode provocar hipopotassemia grave, razão pela qual este efeito pode ser potencializado pelo uso de derivados xantínicos, esteroides, diuréticos, em pacientes com asma aguda grave. Seu uso não é recomendado durante o período de lactação e, embora sua utilidade no controle do parto prematuro seja reconhecida, não foi estabelecida total inocuidade no primeiro trimestre de gravidez. Pode aumentar os níveis de glicose no sangue, podendo apresentar um quadro de cetoacidose nos diabéticos. O tratamento do parto prematuro com salbutamol aumenta a frequência cardíaca materna de 20 a 50 batimentos por minuto.
  • REAÇÕES ADVERSAS: raramente, reações de hipersensibilidade, incluindo angioedema, urticária, hipotensão e choque; pode provocar hipopotassemia grave. Na terapêutica inalatória, pode provocar broncospasmo paradoxal, devendo-se suspender o tratamento e instituir terapêutica alternativa imediatamente. Em casos isolados, cãibras musculares transitórias.
#BulaNoCaminhoDaEnf

Nenhum comentário:

Postar um comentário