sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

[BULÁRIO] Fenoterol.



  • REFERÊNCIA: berotec.
  • DESCRIÇÃO: antiasmático.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: o bromidrato de fenoterol estimula os receptores B 2-adrenérgicos ativando a adenilatociclase; favorece a transformação do ATP em AMPc; isto diminui a corrente de cálcio através da membrana celular, que por sua vez relaxa a fibra muscular lisa, que é a chave de sua ação broncodilatadora. Também inibe a degranulação dos granulócitos, o que lhe outorga uma ação antialérgica. Melhora a depuração mucociliar, facilitando a limpeza da árvore bronquial. A concentração máxima plasmática é observada em 1 ou 2 horas e seu efeito broncodilatador é mantido por 8 horas. Administrado por via inalatória (aerossol ou nebulização), atua de imediato e sua ação perdura também até 8 horas, sem correlação com seu nível plasmático, dado que exerce um efeito específico no nível local.
  • INDICAÇÕES: tratamento e profilaxia da dispneia na asma brônquica, e outras doenças com componente obstrutivo. Esta droga é indicada em pacientes com obstrução brônquica ou com assistência respiratória mecânica. É utilizada no teste de broncodilatação em provas fracionais respiratórias e na profilaxia da asma induzida por exercício.
  • CONTRAINDICAÇÕES: seu uso é contraindicado em pacientes com hipertireoidismo, taquiarritmias, insuficiência coronária, cardiopatia hipertrófica obstrutiva, enfarte do miocárdio recente, angina pectoris, hipertensão arterial aguda, síndrome de Raynaud, hipersensibilidade ao fenoterol.
  • REAÇÕES ADVERSAS: a superdosagem pode produzir um ligeiro tremor distal das extremidades e inquietude. Podem aparecer palpitações, taquicardia, enjoos, cefaleias, especialmente em pacientes hipersensíveis aos betamiméticos. Em alguns casos foram observadas tosse ou broncoconstrição paradoxal.

#BulaNoCaminhoDaEnf

Nenhum comentário:

Postar um comentário