sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

[BULÁRIO] Brometo de Ipratrópio.



  • REFERÊNCIA: atrovent.
  • DESCRIÇÃO: é um broncodilatador.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: trata-se de um derivado amônia quaternária da atropina. A broncodilatação é produzida mais como efeito local e limitado ao lugar da ação que como efeito sistêmico. Atua por inibição competitiva dos receptores colinérgicos do músculo liso brônquico. Este efeito contraria a ação da acetilcolina no seu receptor de membrana e bloqueia a ação broncorrestritiva dos impulsos vagais eferentes. Pode também inibir a ação dos mediadores químicos potencializada pela acetilcolina, mediante ao bloqueio dos receptores colinérgicos da superfície dos matócitos. A absorção sistêmica é mínima; não atravessa a barreira hematoencefálica. Pequena quantidade da droga que pode ser absorvida é metabolizada no fígado. O início de sua ação fica evidente em 5 a 15 minutos e dura ao redor de 3 a 4 horas. É eliminada por via fecal, 90% de forma inalterada.
  • INDICAÇÕES: broncospasmo associado com doença pulmonar obstrutiva crônica, incluindo bronquite crônica e enfisema pulmonar. Coadjuvante no tratamento da asma brônquica.
  • CONTRAINDICAÇÕES: a relação risco-benefício deverá ser avaliada na presença de obstrução do colo vesical, hipertrofia prostática, glaucoma de ângulo fechado e retenção urinária.
  • REAÇÕES ADVERSAS: geralmente, não aparecem efeitos adversos com doses terapêuticas dado as baixas concentrações sanguíneas. Pode aparecer tosse ou secura na garganta, cefaleias, tonturas, nervosismo, náuseas, visão turva, congestão nasal, tremores, cansaço ou debilidade não habituais, erupção cutânea ou urticária e estomatite.

#BulaNoCaminhoDaEnf

Nenhum comentário:

Postar um comentário