quinta-feira, 22 de setembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [9].


1. Na emergência de um hospital, um adulto deu entrada vítima de queimadura por água quente. No exame físico, apresenta eritema, edema, flictemas e dor na região da perna. De acordo com o exame físico qual a classificação da queimadura desse paciente: 
a) 1º grau. 
b) 2º grau. 
c) 3º grau. 
d) 4º grau. 
e)  Indefinida por causa do flictema. 

2. Durante o exame físico da admissão da Sra. Francisca, a enfermeira observou uma úlcera por pressão na região sacral com perda parcial da espessura da derme, superficial (rasa), leito vermelho/rosa sem esfacelo, brilhante, sem crosta ou equimose. De acordo com a descrição da enfermeira qual a classificação da úlcera por pressão:

a) Estágio/Categoria I.
b) Estágio/Categoria II.
c) Estágio/Categoria III.
d) Estágio/Categoria IV.
e) Inclassificáveis.

3. As lesões por queimadura resultam da transferência de energia de uma fonte de calor para o corpo. Sua gravidade é determinada por extensão, profundidade e agente causador.

Sobre as queimaduras, é CORRETO afirmar:

a) A escaldadura resulta normalmente em uma queimadura de espessura muito profunda e ocasiona as queimaduras de terceiro grau.
b) Uma queimadura térmica que apresenta como sinais e sintomas eritema, dor local e formação de bolhas atingiu a epiderme e a derme, e deve ser classificada como queimadura de segundo grau.
c) As queimaduras químicas e elétricas são de pouca gravidade e geralmente não são profundas. Atingem a epiderme e devem ser classificadas como queimaduras de primeiro grau.
d) A queimadura de terceiro grau é de espessura total, é dolorosa e tem indicação de cirurgia plástica com enxertia.

4. Paciente de 28 anos queixa-se de dor intensa sempre que menstrua, com piora na intensidade ao longo dos anos. Também refere “diarreia leve" e “dor para evacuar" apenas no período menstrual. Queixa-se ainda de dor intensa e profunda nas relações sexuais, mais importante nos dias próximos à menstruação e com piora em intensidade ao longo dos anos. Teve melhora nas épocas em que usava anticoncepcionais orais. Traz exames que indicam CA-125 aumentado e Ultrassonografia mostrando cisto complexo nos dois ovários e espessamento do septo retovaginal.
Qual é o diagnóstico mais provável?

a) Teratoma Ovariano Bilateral.
b) Doença Inflamatória Pélvica.
c) Cisto ovariano hemorrágico.
d) Dismenorreia Primária.
e) Endometriose.

5. As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, de segundo grau ou de terceiro grau. Esta classificação é feita tendo-se em vista a profundidade do local atingido. As queimaduras de segundo grau possuem quais características:

a) A queimadura de segundo grau afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida e possui textura coreácea. É indolor e não reepiteliza necessitando de enxertia de pele.
b) A queimadura de segundo grau afeta somente epiderme, forma bolhas ou flictenas. A base da bolha é rósea, úmida e dolorosa se considerada uma queimadura superficial ou apresenta a base da bolha branca, seca, indolor e menos dolorosa se a queimadura for mais profunda. A restauração das lesões ocorre entre 4 e 10 dias.
c) A queimadura de segundo grau afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida e possui textura coreácea. É extremamente dolorosa e não reepiteliza necessitando de enxertia de pele
d) A queimadura de segundo grau afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas. Podendo ser superficial ou profunda. A base da bolha é rósea, úmida e dolorosa se considerada uma queimadura superficial ou apresenta a base da bolha branca, seca, indolor e menos dolorosa se a queimadura for profunda. A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

6. As queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos, em decorrência de trauma de origem térmica resultante da exposição a calor, frio, eletricidade, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção. No atendimento de emergência ao queimado, o técnico de enfermagem deverá:

a) Manter a roupa da região queimada, em caso de queimadura por produtos químicos.
b) Romper as bolhas para evitar infecção.
c) Utilizar manteiga, óleos e pomadas.
d) Resfriar a lesão com água gelada ou gelo.
e) Orientar a vítima a rolar no chão, em caso de chamas, pois se esta for mantida em pé, isto poderá orçá-la a respirar fumaça, e o fato de correr poderá ativar a chama.

7. O tipo de cobertura utilizado nos curativos, que proporciona um ambiente úmido oclusivo, favorável ao processo de cicatrização, evitando o ressecamento do leito da ferida e aliviando a dor, sendo indicado, também, para uso em feridas limpas e não-infectadas, possuindo poder de desbridamento nas áreas de necrose, é chamado:

a) carvão ativado
b) hidrogel
c) hidrocoloide
d) alginato

8. Acredita-se que grande parte dos casos de Úlcera por Pressão (UPP) podem ser evitados por meio da identificação dos pacientes em risco e da implantação de estratégias de prevenção. Assinale a alternativa que contém as seis estratégias recomendadas pelo Ministério da Saúde (2013) para prevenção das UPP.

a) Avaliação de úlcera por pressão na admissão de todos os pacientes, reavaliação diária de risco de desenvolvimento de UPP de todos os pacientes internados, inspeção diária da pele, manejo da umidade, otimização da nutrição e hidratação e minimizar a pressão.
b) Avaliação de úlcera por pressão na admissão de todos os pacientes, reavaliação semanal do risco de desenvolvimento de UPP, inspeção diária da pele, manejo da umidade, otimização da nutrição e hidratação e minimizar a pressão.
c) Avaliação de úlcera por pressão na admissão de todos os pacientes, reavaliação semanal do risco de desenvolvimento de UPP de todos os pacientes internados, inspeção diária da pele, aumento da umidade, otimização da nutrição e hidratação e minimizar a pressão.
d) Avaliação de úlcera por pressão na admissão de todos os pacientes, reavaliação diária de risco de desenvolvimento de UPP apenas dos pacientes classificados com risco para UPP, inspeção da pele a cada 48 horas, manejo da umidade, otimização da nutrição e hidratação e aumento da pressão.

9. Na limpeza das feridas, o único agente completamente seguro que pode ser utilizado em qualquer tipo de curativo é:

a) álcool 70%.
b) solução salina a 0,9%.
c) colagenase.
d) hipoclorito de sódio 0,25%.
e) nenhuma das alternativas anteriores.

10. No tratamento de feridas, a opção pelo curativo para retenção de umidade em vez do curativo úmido apresenta as seguintes vantagens, EXCETO:

a) desbridamento autolítico suave.
b) melhor fibrinólise.
c) redução da dor.
d) formação de menos tecido cicatricial.
e) desbridamento hemolítico acelerado.

11. A realização de curativos para tratamento de feridas é uma atividade importante no cotidiano assistencial da enfermagem. Há inúmeros produtos disponíveis para aplicação e a indicação dos produtos e do tipo de curativo resulta de uma minuciosa avaliação da enfermeira e de conhecimentos sobre os processos cicatriciais, o tipo de ferida e o resultado esperado.

Sobre esse tema, analise as alternativas as seguir:

I – Os hidrogéis são polímeros apropriados para feridas superficiais com débito seroso elevado.
II – Os hidrocoloides promovem o desbridamento e a formação de tecido de granulação.
III – Os alginatos de cálcio são coberturas aderentes a pele e dispensam curativos secundários.

Assinale a alternativa correta:

a) somente a afirmativa I está correta.
b) somente as afirmativas II está correta.
c) somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) somente a afirmativas II e III estão corretas.
e) as afirmativas I, II e III estão corretas.

12. Considerando-se os tipos de cobertura, ação e indicação de curativos, observe as afirmativas a seguir.

I - O carvão ativado e prata absorvem o exsudato e preenchem cavidades. Seu uso é indicado para feridas cavitárias, e áreas de exposição óssea.
II - O filme transparente deve ser usado na fixação de cateteres vasculares e feridas secas.
III - A sulfadiazina de prata a 1% tem ação bactericida e bacteriostática, e é indicada nas queimaduras.
IV - O hidropolímero com prata é indicado em feridas limpas, pouco exsudativas e na prevenção de úlcera por pressão.

Das afirmativas acima, apenas: 

a) II está correta.
b) I e II estão corretas. 
c) II e III estão corretas.
d) I e IV estão corretas.
e) III e IV estão corretas. 

13. Quanto à escala de Braden, é correto afirmar que

a) é um método rápido e simples de avaliar a probabilidade de um doente cair.
b) avalia a capacidade do indivíduo para realizar as atividades instrumentais de vida diária, avaliando as funções cognitivas e sociais.
c) avalia o equilíbrio do idoso e risco para queda.
d) é usada para avaliar o nível de consciência depois de trauma encefálico.
e) avalia o risco de úlceras por pressão.

14. Com relação à prevenção de úlcera por pressão em pacientes acamados, a redistribuição da pressão, especialmente sobre as proeminências ósseas, é a principal preocupação. Os cuidados de enfermagem utilizados para redistribuir a pressão sobre a pele são:

a) utilizar superfícies aliviadoras de pressão, promover mudança de decúbito a cada duas horas e elevar a cabeceira da cama em no máximo 30º para prevenir de fricção e cisalhamento.
b) utilizar superfícies aliviadoras de pressão, manter a pele do paciente hidratada e elevar a cabeceira da cama a 45º para prevenir de fricção e cisalhamento.
c) utilizar colchões ou sobreposição de colchões de células pequenas de alternância de pressão com diâmetro inferior a 10 centímetros, promover mudança de decúbito a cada duas horas e manter a pele do paciente hidratada.
d) utilizar superfícies aliviadoras de pressão, promover mudança de decúbito a cada duas horas e proteger a pele da umidade excessiva utilizando fralda dupla e absorventes.
e) utilizar superfícies aliviadoras de pressão, promover mudança de decúbito a cada quatro horas e elevar a cabeceira da cama a 45º para prevenir de fricção e cisalhamento.

15. Referente às coberturas utilizadas em curativos, assinale a alternativa que apresenta uma enzima proteolítica, sendo indicada para feridas com tecido desvitalizado.

a) Ácidos graxos essenciais.
b) Papaína.
c) Hidrocoloide.
e) Povedine tópico.
e) Álcool 70%.

16. Assinale a opção que apresenta uma situação em que se recomenda o curativo com hidrogel. 
 
a) Feridas infectadas. 
b) Queimaduras de 3º grau.
c) Lesões cavitárias.
d) Feridas com exsudação abundante.
e) Feridas limpas com pouco exsudato.

17. Associe o tipo de curativo à indicação correspondente:

1. Papaína
2. Hidrocoloide
3. Hidrogel
4. Alginato de cálcio

( ) Úlcera venosa com drenagem
( ) Lesões cavitárias
( ) Debridamento de tecidos desvitalizados
( ) Tratamento de úlcera de pressão não infectada

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

a) 3 – 2 – 1 – 4
b) 4 – 3 – 2 – 1
c) 1 – 2 – 3 – 4
d) 3 – 4 – 1 – 2
e) 2 – 1 – 4 – 3

18. Perda total da espessura tecidual, na qual o tecido adiposo subcutâneo pode ser visível, mas não estão expostos os ossos, tendões ou músculos. Pode estar presente algum tecido desvitalizado (fibrina úmida), mas este não oculta a profundidade da perda tecidual. Pode incluir lesão cavitária e encapsulamento. 

Sobre o estadiamento de úlceras por pressão, é correto afirmar que o trecho descreve o estágio

a) I
b) II
c) III
d) IV.
e) V.

19. Dentre as coberturas de tratamento de feridas a seguir, assinale aquela considerada antibiótico tópico.

a) Placa de alginato de cálcio
b) Placa de hidrocoloide
c) Placa de hidrofibra
d) Sulfadizina de prata

20. Ao  receber  um  paciente  adulto  na  internação  o  enfermeiro  avaliou,  entre  outras  coisas,  o risco  desse  paciente  desenvolver  úlcera de pressão, considerando a Escala de Braden.  
O  score  obtido  foi  de  11  pontos.  Isso  significa  que  o  risco  apresentado pelo paciente para o desenvolvimento de úlcera de  pressão foi classificado como 

a) fraco. 
b) grave. 
c) alto. 
d) moderado.
e) inexistente. 

GABARITO
1. B
2. B
3. B
4. E
5. D
6. E
7. B
8. A
9. B
10. E
11. C
12. C
13. E
14. C
15. B
16. E
17. D
18. C
19. D
20. C

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [8].



1. No início da noite de 22 de outubro de 2006, no bairro de Canudos, ocorreu o incêndio de 35 casas,
vitimando vários familiares. Você chega, logo após o incêndio, para atender as vítimas. Um homem de 44 anos, com peso de cerca de 90 kg (198 lb), tem queimaduras que abrangem a parte anterior da perna e da coxa direitas, toda a perna e coxa esquerdas e o abdome (a metade inferior anterior do tronco). Qual a porcentagem de área queimada?

a) 27%
b) 36%
c) 45%
d) 54%

2. Há indicação de cateterizar a bexiga do paciente que sofreu queimaduras quando as lesões cobrirem ou ultrapassarem:

a) 10% do corpo.
b) 15% do corpo.
c) 18% do corpo.
d) 25% do corpo. 

3. No tratamento das feridas existem, atualmente, muitos tipos de curativos com formas e propriedades diferentes. Antes da realização do curativo, é importante a avaliação da ferida e aplicação do tipo de curativo que melhor convier ao estágio em que se encontra, a fim de facilitar a cura.

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo:

I- As coberturas com hidrocoloide são indicadas para feridas com moderada exsudação e duram até 07 (sete) dias.
II- Os ácidos graxos essenciais, aceleram o processo de cicatrização dos tecidos e são indicados para todos os tipos de feridas.
III- A cobertura de carvão ativado impregnado com prata é indicada para feridas infectadas exsudativas com ou sem odor.
IV- A papaína é uma enzima à base de óleo vegetal proveniente das folhas do mamão e com indicação para feridas abertas com tecido necrosado.

Estão corretas:

a) I e IV, somente.
b) I, II e III, somente.
c) I, II, III e IV.
d) I, III e IV, somente. 

4. Assinale a alternativa correta sobre úlceras de pressão.

a) Úlceras de pressão estágio IV acometem somente a epiderme mais superficial.
b) Inevitavelmente, todo paciente acamado evoluirá com úlcera de pressão.
c) Úlceras de pressão em estágio II são aquelas que surgem como vesículas, abrasão ou úlcera rasa com extremidades distintas, podendo ter fibrose precoce e alteração na pigmentação
d) O tratamento desta patologia envolve somente cuidados locais independente do estágio da úlcera.
e) As infecções secundárias geralmente são decorrentes de cepas únicas de bactérias, passiveis de serem isoladas em coleta com swab.

5. Caracterizam queimaduras de 3º grau, EXCETO:

a) Ocorre destruição da pele.
b) Cor variável.
c) Dor intensa.
d) Superfície seca.
e) Exposição de tecido gorduroso.

6. A dor associada à síndrome do intestino irritável apresenta as seguintes características, EXCETO:

a) É intensificada pela defecação.
b) Raramente desperta o paciente de seu sono.
c) Varia quanto à qualidade, intensidade e duração.
d) Associa-se à mudança na frequência da defecação e consistência das fezes.

7. São critérios diagnósticos para a Síndrome do Intestino Irritável, segundo critérios de Roma III:

a) dor abdominal frequente, ao menos 6 dias no mês, nos últimos 6 meses, associada com diarreia frequente e melhora com a suspensão do leite de vaca.
b) dor abdominal associada com alteração do hábito intestinal, ao menos 3 dias/mês, nos últimos 3 meses, podendo melhorar após evacuação, sem associação com o formato das fezes.
c) dor abdominal recorrente, ao menos 3 dias/ mês, nos últimos 3 meses, podendo estar associada com a melhora após evacuação, início associado com uma mudança da frequência e/ou consistência das fezes.
d) dor abdominal recorrente, ao menos 3 dias/mês, nos últimos 12 meses, associados com uma mudança da frequência e/ou consistência das fezes, com esforço evacuatório, melhora com a eliminação de gases ou eructação.
e) dor abdominal recorrente, associada com constipação, ou diarreia, ou com alternância de constipação e diarreia, ao menos 6 dias/mês, nos últimos 3 meses.

8. Com relação à etiopatogenia da endometriose, é correto afirmar: 

a) A teoria da menstruação retrógrada é bem aceita devido ao fato de todas as mulheres com menstruação retrógrada apresentarem endometriose. 
b) Estudos têm demonstrado que fatores imunológicos podem ter um papel importante para determinar se uma paciente desenvolverá a doença, bem como sua extensão. 
c) Os implantes endometrióticos não apresentam a enzima aromatase, ao contrário do endométrio normal e essa diferença pode ter relação com o desenvolvimento da doença.
d) Fatores genéticos parecem ser muito pouco importantes, já que a incidência da doença em mulheres com antecedente familiar de primeiro grau é quase idêntica a daquelas sem antecedente familiar. 
e) A teoria da metaplasia celômica foi abandonada, pois não existem células totipotenciais no peritônio ou no ovário, o que seria essencial para dar suporte a esta teoria. 

9. Em relação à abordagem clínica de paciente com Endometriose, julgue cada uma das assertivas seguintes:

I. A intensidade dos sintomas guarda relação direta com a extensão da doença, conforme os estágios da American Society of Reproductive Medicine.
II. A dismenorreia associada à Endometriose costuma preceder as menstruações em 24 a 48 horas e ser menos responsiva aos anti-inflamatórios não esteroidais.
III. Os níveis elevados do marcador CA125 sérico demonstram correlação positiva com a gravidade da Endometriose, apresentando elevada especificidade para os estágios III e IV.
IV. A ultrassonografia transvaginal é o exame de imagem mais utilizado por apresentar elevada sensibilidade para diagnóstico de todos os estágios da Endometriose.
V. A fertilização in vitro está indicada para pacientes com infertilidade submetidas à excisão laparoscópica de endometrioma e ablação de focos endometrióticos. 

a) I, II, III, IV e V estão corretas.
b) I, III e V estão corretas.
c) II, III, IV e V estão corretas.
d) II, III e V estão corretas.
e) III e V estão corretas.

10. Lesões provocadas por queimaduras podem ocorrer nos locais de trabalho e requerem condutas precisas de pronto atendimento, desde o diagnóstico sobre sua etiologia e profundidade da lesão até os cuidados a serem implementados.

No que se refere a este tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma área que apresenta vesículas cheias de líquidos, vermelhas e brilhantes, com edema leve a moderado, caracteriza uma queimadura com destruição da pele de perda parcial, classificada como queimadura de 2º Grau.
II. Pessoas com queimaduras por eletricidade devem ser consideradas sob risco potencial de lesão da coluna cervical; logo, atenção especial deve ser dada, com cuidados voltados a este tipo de suspeição.
III. O tratamento de emergência para queimaduras com produtos químicos inclui: lavar o produto químico da ferida e providenciar acesso venoso com dois cateteres de grande calibre, se a queimadura for maior que 15% da área da superfície corporal total.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d) apenas a afirmativa I está correta.
e) as afirmativas I, II e III estão corretas

GABARITO
1. B
2. D
3. B
4. C
5. C
6. A
7. C
8. B
9. D
10. E

sábado, 10 de setembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [5].


1. Os conflitos são inerentes às organizações e à vida em sociedade e seu manejo faz parte do gerenciamento em Enfermagem. Dependendo dos paradigmas dos quais partimos é que iremos nos direcionar para uma ou outra proposta de trabalho e agir diante das situações de conflito. As teorias clássica e científica, a teoria das relações humanas e o enfoque gerencial contemporâneo entendem o conflito de maneiras distintas. De acordo com o paradigma dessas teorias, complete as frases abaixo com a opção CORRETA.

O ............................................................. parte do pressuposto que o conflito é uma doença que deve ser curada; parte da hipótese de que os conflitos surgem em função de características individuais; enfatiza a importância do desenvolvimento de projetos voltados para ampliar a motivação no trabalho.
O ............................................................ parte do pressuposto que o conflito pode ser suprimido; busca aperfeiçoar regras da organização e mudar posturas pessoais; objetiva o restabelecimento da harmonia; visualiza a organização de modo idealizado e planejado racionalmente.
O ............................................................. percebe as organizações como uma rede de negociações, incluindo o ambiente interno e o externo; admite que o conflito não é patológico e que as organizações saudáveis são aquelas que explicitam e discutem os conflitos de modo transparente, na medida em que esses surgem, e não aquelas que não possuem conflitos.

A sequência CORRETA dos termos que complementam as frases acima é:

a) paradigma das teorias clássica e científica, paradigma da teoria das relações humanas, paradigma do enfoque gerencial contemporâneo.
b) paradigma do enfoque gerencial contemporâneo, paradigma das teorias clássica e científica, paradigma da teoria das relações humanas.
c) paradigma da teoria das relações humanas, paradigma das teorias clássica e científica, paradigma do enfoque gerencial contemporâneo.
d) paradigma do enfoque gerencial contemporâneo, paradigma da teoria das relações humanas, paradigma das teorias clássica e científica.
e) paradigma da teoria das relações humanas, paradigma do enfoque gerencial contemporâneo, paradigma das teorias clássica e científica.

2. O planejamento é um instrumento fundamental no processo de trabalho gerencial. Quanto aos métodos de planejamento, é possível fazer uma distinção entre o método normativo ou tradicional e o planejamento estratégico situacional.

Leia as seguintes afirmativas.
I) O conhecimento da realidade se dá através do diagnóstico científico, em que a verdade é concebida como única e objetiva.
II) Reconhece o conflito e as relações de poder com os quais trabalha.
III) Não leva em consideração a historicidade e dinamicidade dos fenômenos.
IV) Admite-se que não há neutralidade e que o planejamento tem uma importante dimensão política e social, além da dimensão técnica.
V) Trabalha com a visão dialética situacional-estratégica.

Entre as características apresentadas acima, assinale as que se referem ao planejamento estratégico situacional.

a) I, II e V
b) II, IV e V
c) I, III e IV
d) I, II e IV
e) III, IV e V

3. Os Sistemas de Informações em Saúde (SIS) são instrumentos importantes de suporte à Gestão em Saúde. Em relação aos SIS, assinale a afirmativa correta.

a) Todos os dados de saúde mesmo incompletos se convertem em informação.
b) Contribuem para orientar a implantação dos modelos de atenção e de promoção da saúde.
c) Contribuem apenas para o cumprimento das finalidades técnico-operacionais.
d) Sua eficácia independe do estabelecimento dos elementos da infraestrutura de informação e avaliação da qualidade dos dados.

4. Em relação aos métodos de planejamento, é possível fazer uma distinção entre o planejamento normativo e o planejamento estratégico situacional. Considera-se planejamento

a) normativo: é também conhecido como planejamento transversal porque configura em sua estrutura o Triângulo de Governo, representado pelo projeto de governo, a governabilidade e a capacidade de governo.
b) estratégico situacional: caracteriza-se por eliminar do planejamento a esfera política e social porque é o planejador quem realiza o diagnóstico de situação e a partir dele elabora um único plano de ação.
c) normativo: apesar de atender as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), é um modelo assistencial e gerencial não prevalente nos serviços de saúde.
d) estratégico situacional: é um método que trabalha no processamento de problemas atuais, problemas potenciais (ameaças e oportunidades) e dos macroproblemas.
e) estratégico situacional: é também conhecido como planejamento tradicional porque não leva em consideração a historicidade e a dinamicidade dos fenômenos.

5. Duas unidades de saúde apresentam características de planejamento diferentes. Algumas dessas características são:

Unidade A: O sujeito que planeja e o objeto do planejamento são independentes. Prega-se a neutralidade científica do planejador e o planejamento não leva em consideração a historicidade e dinamicidade dos fenômenos.
Unidade B: O sujeito que planeja faz parte da realidade juntamente com outros atores. Reconhece e trabalha com o conflito e com as relações de poder.
De acordo com esses dados, está sendo aplicado na Unidade

a) B o planejamento tradicional.
b) A o planejamento estratégico situacional.
c) A o planejamento normativo ou tradicional.
d) B o planejamento de métodos e normas.
e) B o planejamento de Berwick.

6. Na gestão em enfermagem, a descrição das etapas dos procedimentos a serem executados e a provisão dos materiais descartáveis, respectivamente, estão relacionados com

a) o abastecimento de insumos inexistentes até o momento na unidade e a implantação da SAE.
b) a compreensão da filosofia da instituição de saúde e o planejamento de gastos/custos.
c) a elaboração de manuais e o controle de materiais utilizados por determinado período de tempo.
d) o desenvolvimento do regimento institucional e o número de curativos realizados por determinado período de tempo.
e) a definição das normas da instituição e o planejamento de gastos/custos até o momento na unidade.

7. Alguns autores descrevem a hierarquia de planejamento em uma representação piramidal. Missão, filosofia, metas, objetivos, políticas, procedimentos e normas ocupam, respectivamente, as áreas numeradas na pirâmide:

a) 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.
b) 2, 3, 4, 5, 1, 7, 6.
c) 3, 1, 5, 2, 4, 7, 6.
d) 4, 2, 5, 3, 1, 6, 7.
e) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

8. O planejamento é utilizado nas atividades de gestão em enfermagem. Dentre os diversos tipos de planejamento, destaca-se o

a) reativo: leva-se em consideração o passado, presente e futuro da organização.
b) inativismo: forma na qual os membros aguardam o surgimento do problema para iniciar o planejamento.
c) ativismo: utiliza-se da tecnologia como instrumento para acelerar a mudança e orientação para o futuro.
d) pós-ativo: ocorre a partir da existência de problemas e mantém posição de conforto após resolução.
e) pós-reativo: caracterizado pela manutenção do status quo do ambiente, aguardando mudanças futuras que ocorrerão de forma lenta e gradual.

9. É importante que o enfermeiro conheça os princípios do planejamento normativo/tradicional, e todos os pressupostos norteadores, uma vez que esse método ainda está presente nos modelos assistencial e gerencial prevalentes nos serviços de saúde. O método em questão caracteriza-se por

a) valorizar o reconhecimento da pluralidade de atores sociais envolvidos em uma realidade complexa e dinâmica.
b) considerar que o conhecimento da realidade se dá através do diagnóstico científico, em que a verdade é concebida como única e objetiva.
c) propiciar sensação de segurança aos gestores de saúde, porque os diferentes atores envolvidos no processo decisório acumulam poder político, econômico, administrativo e técnico.
d) aceitar a existência da questão do conflito e do poder, levando em consideração a historicidade e dinamicidade dos fenômenos.
e) trabalhar de acordo com a visão dialética situacional-estratégica e o planejamento ser realizado pelo sujeito que faz parte da realidade, juntamente com os outros atores.

10. No processo de trabalho gerencial, existem quatro momentos que se inter-relacionam: o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático-operacional. Esta composição caracteriza

a) o planejamento tradicional.
b) o modelo sociotécnico.
c) o planejamento estratégico situacional.
d) a avaliação do sistema de eficiência potencial.
e) a avaliação da eficiência real.


GABARITO
1. C
2. B
3. B
4. C
5. C
6. C
7. E
8. C
9. B
10. C

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [4].


1. O planejamento é um instrumento fundamental no processo de trabalho gerencial. Quanto aos métodos de planejamento, é possível fazer uma distinção entre o método normativo ou tradicional e o planejamento estratégico situacional. O planejamento estratégico situacional, no campo das políticas públicas, surge a partir da rejeição da ideia da racionalidade econômica para a solução das questões políticas e sociais, reconhecendo a pluralidade dos atores sociais envolvidos em uma realidade complexa e dinâmica, bem como os conflitos decorrentes das disputas de poder inerentes a projetos que coexistem nos espaços institucionais. Esse método de planejamento é composto por quatro momentos que se inter-relacionam: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Com relação a esses momentos, complete as frases abaixo com a opção correta.

O momento......................... inclui a identificação dos atores que fazem parte do problema, dos recursos de que esses atores dispõem para controlar os processos e da importância de cada ator no contexto, além da projeção de cenários.
O momento......................... consiste da implementação das ações propostas. Nessa etapa, é necessário fazer a adequação do plano à realidade.
No momento........................., busca-se compreender a realidade por meio de uma análise situacional, a partir da seleção de problemas relevantes e identificação das suas causas.
O momento......................... busca responder às indagações: As operações do plano são viáveis nesse
momento? Quais as possíveis reações de cada ator envolvido no problema? Como construir a viabilidade para as ações iniviáveis?

A sequência CORRETA dos termos que complementam as frases acima é:

a) estratégico, tático-operacional, normativo, explicativo.
b) explicativo, normativo, estratégico, tático-operacional.
c) normativo, explicativo, tático-operacional, estratégico.
d) tático operacional, estratégico, explicativo, normativo.
e) normativo, tático-operacional, explicativo, estratégico.

2. Os conflitos são inerentes às organizações e à vida em sociedade, e seu manejo faz parte do gerenciamento em Enfermagem. Na vigência de conflitos, pode-se afirmar, EXCETO:

a) O fluxo de comunicação e informações é distorcido, e as interações tendem a ser direcionadas aos que pensam e se posicionam de forma semelhante diante do conflito.
b) O enfoque gerencial contemporâneo postula que o conflito deve ser suprimido tão logo seja detectado, de modo a restabelecer a harmonia na organização.
c) As tomadas de decisão tornam-se de baixa qualidade, com tendência ao não compartilhamento, focalizando a parte e não o todo do problema ou da situação envolvida.
d) Em função da dinâmica destrutiva dos conflitos, as energias são desviadas para fora dos propósitos da organização.
e) A relação entre as partes envolvidas passa a gerar sentimentos ambíguos, e cria-se uma relação hostil entre as partes conflitantes, estendendo o conflito além do problema original.

3. A implementação de ações e programas, no intuito de garantir a qualidade, tem se mostrado uma necessidade na busca da eficiência e um dever do ponto de vista ético e moral para com os usuários e trabalhadores. Atualmente, as metodologias de avaliação da qualidade apoiam-se na tríade estrutura-processo-resultados. Considerando essas dimensões, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Estrutura
(2) Processo
(3) Resultado

( ) É a obtenção das características desejáveis dos produtos ou serviços, retratando os efeitos da assistência na saúde da população.
( ) Implica as características relativamente estáveis das instituições, como modelo organizacional, área física e recursos humanos, materiais e financeiros.
( ) Refere-se ao conjunto de atividades desenvolvidas na produção em geral e no setor saúde, nas relações estabelecidas entre os profissionais e os clientes, desde a busca pela assistência até o diagnóstico e o tratamento.

A relação CORRETA quanto às afirmações descritas acima é:

a) 2, 1, 3.
b) 2, 3, 1.
c) 1, 3, 2.
d) 3, 1, 2.
e) 3, 2, 1.

4. O erro humano nas diversas profissões da área da saúde pode acontecer em decorrência de fatores isolados ou de múltiplos fatores associados, quer sejam inerentes ao próprio paciente, quer sejam de ordem institucional, financeira, de recursos estruturais de planta física, de materiais/equipamentos e de fatores humanos. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A aplicação de sistemas para controle e prevenção do erro humano não é tarefa fácil, pois a maioria é multifatorial e de grande complexidade.
b) O medo de medidas administrativas por parte da instituição, gerando punições em níveis variados e até demissões dos profissionais envolvidos, não está relacionado com a subnotificação de erros.
c) Existem várias possibilidades para que os erros aconteçam, e se observam também diversos tipos de erros, destacando-se os relacionados aos procedimentos técnicos, manuseio de equipamento e materiais, além dos relacionados à infraestrutura da instituição.
d) Falta de habilidade técnica na execução de procedimentos, julgamento errado, falhas nas ações ou na obtenção de informação são fatores que contribuem com as ocorrências indesejadas.
e) Incluem-se, entre os fatores fisiológicos que contribuem para a ocorrência de erros, a fadiga, sono, uso de drogas, álcool, sobrecarga de trabalho, doenças, entre outros.

5. À medida que a assistência à saúde passou a entender o quanto uma cultura de segurança, comunicação e trabalho em equipes frágeis contribuem para os erros, surgiram vários esforços para a criação de programas para a área da saúde, com o objetivo de resolver esses problemas. Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Muitas instituições estão adaptando os programas de gerenciamento de recursos de equipe da aviação para a assistência à saúde, e os resultados preliminares de programas bem implementados são variáveis, mas, geralmente, promissores.
b) Um dos aspectos de uma cultura de segurança é o combate à cultura das baixas expectativas, na qual os trabalhadores assumem a comunicação inadequada e a consequente falha na realização de duplas-checagens, apesar de claros sinais de alerta.
c) Criar uma cultura de segurança não é um trabalho difícil e acontece de forma automática.
d) Os sistemas de resposta rápida têm a finalidade de assegurar que pacientes com piora clínica, prontamente, recebam o cuidado de que necessitam.
e) O conceito de cultura da justiça tem avançado para enfatizar a importância de mesclar um foco sistêmico com a responsabilidade individual e institucional apropriadas.

6. Assim como ocorre com o conceito de “qualidade”, o conceito de “hospitalidade” não funciona sozinho e não pode ser aplicado esporádica e individualmente por um setor ou funcionário do hospital. O esforço coletivo maximiza a experiência do cliente durante os dias em que se hospeda no hospital. É correto afirmar, EXCETO:

a) A hospitalidade é uma atitude individual, potencializada quando realizada em grupo, por intermédio de inter-relações que garantam o perfeito atendimento ao cliente.
b) Apesar da necessária divisão de tarefas, todos são responsáveis pela conquista de clientes e pela geração de negócios; logo todos devem ser provedores de hospitalidade.
c) Quando a Enfermagem é envolvida de forma adequada, torna-se grande colaboradora, ajudando a melhorar os processos, otimizando o gerenciamento de leitos, controlando o enxoval no estoque de roupas e encantando os clientes nas mais diversas solicitações.
d) A marca corporativa da instituição deve ser tão forte e preciosa que ajude o cliente a associar características como, por exemplo, qualidade, segurança ou conforto. Mas, ao criar um novo ambulatório ou laboratório externo às instalações do hospital, se for utilizada a mesma logomarca do hospital, será gerada uma expectativa diferente dos serviços prestados no hospital.
e) O objetivo do bom atendimento ao cliente deve estar em sintonia com as metas de redução de gastos e ser contemplado em seus indicadores, tais como redução do tempo de permanência no hospital.

7. “Na enfermagem, pode-se definir este tipo de liderança como a capacidade de influenciar as outras pessoas a tomar decisões de modo que possibilitem a continuidade da instituição a longo prazo e a estabilidade financeira da organização a curto prazo”. O enunciado refere-se à

a) Liderança estratégica.
b) Liderança gerencial.
c) Liderança situacional.
d) Liderança motivacional.
e) Liderança direcional.

8. A administração em Enfermagem possui dois objetivos principais, alcançar a eficiência, como cumprir tarefas e obrigações, bem como alcançar a eficácia, como

a) obter resultados.
b) fazer corretamente as coisas.
c) resolver problemas.
d) treinar subordinados.
e) salvaguardar recursos.

9. O regimento do serviço de enfermagem dispõe sobre, EXCETO

a) a filosofia e objetivos do serviço.
b) a posição do serviço na estrutura da organização.
c) as atividades a serem desenvolvidas.
d) o quadro de pessoal.
e) as prescrições de enfermagem

10. Em relação a formas de organização do processo produtivo, complete as frases abaixo com a opção CORRETA.
.................................................... têm como principais formuladores Taylor e Fayol e defendem a tese de que o trabalhador é impulsionado pelo espírito econômico competitivo, bastando, portanto, recompensá-lo com melhores salários, de acordo com sua produção.
.................................................... têm como principal formulador Mayo e defendem a tese da necessidade psicológica do homem de sentir-se como membro de um grupo social.
.................................................... concebem o trabalhador como um indivíduo que, além das necessidades básicas, tem também necessidades psicossociais. Propõem, ao lado de técnicas de enriquecimento do cargo, técnicas de envolvimento, de consulta e participação do trabalhador na organização da produção.

a) Escolas de Relações Humanas, Escolas Científica ou Clássica e Teorias Modernas de Administração.
b) Escolas Científica ou Clássica, Escolas de Relações Humanas e Teorias Modernas de Administração
c) Escolas Científica ou Clássica, Teorias Modernas de Administração e Escolas de Relações Humanas.
d) Teorias Modernas de Administração, Escolas de Relações Humanas e Escolas Científica ou Clássica.
e) Escolas de Relações Humanas, Teorias Modernas de Administração e Escolas Científica ou Clássica. 


GABARITO
1. E
2. B
3. D
4. B
5. C
6. D
7. A
8. A
9. E
10. B

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [3].


1. Você é enfermeiro(a) recém-formado(a) e trabalha no Setor de Internação Clínica Médica e Cirúrgica de um hospital geral há 8 meses, no plantão da tarde, como enfermeiro(a) chefe. No último plantão, você foi chamado(a) pela enfermeira supervisora para cobrir a enfermeira chefe da Unidade de Internação para pacientes em cuidados paliativos que, por motivo de saúde, tirou 15 dias de Licença Médica. Você questiona a ordem recebida alegando não ter domínio para o cuidado a estes pacientes. No entanto, a supervisora insiste no seu remanejamento e você se sente dividido(a) entre os seus compromissos profissionais, pessoais e organizacionais. Essa situação evidencia a necessidade de o(a) enfermeiro(a) saber gerenciar possíveis conflitos no seu dia a dia. Diante da situação apresentada, qual é a estratégia mais adequada para a resolução do conflito vivenciado?

a) Levar imediatamente a situação de impasse à Coordenadora do Serviço de Enfermagem para que ela resolva o conflito.
b) Enfrentar a supervisora insistindo em seus motivos, buscando convencê-la de que você não se submeterá ao remanejamento.
c) Estabelecer uma troca com a supervisora, na qual cada parte cede um pouco a fim de resolver o conflito, isentando-se de maiores responsabilidades.
d) Aceitar o remanejamento, encobrindo o problema, buscando manter uma aparente sociabilidade nas relações, evitando aborrecimentos pelo enfrentamento.
e) Procurar, juntamente com a supervisora, pela solução integrativa do problema, buscando atender às necessidades e aos interesses de ambas as partes, por meio de soluções alternativas.

2. No relato de passagem de plantão desta cliente foram omitidos os exames solicitados e a dieta, sendo oferecido o desjejum e ainda não foi checada, justificada e comunicada a insulina prescrita. O médico assistente, pela gravidade do caso, chegou durante a passagem de plantão, interrompeu-a e solicitou a equipe de enfermagem o resultado do exame de glicemia de jejum e questionou o porquê de não ter sido checada a insulina glulisina prescrita. Esta situação gerou tensão entre os membros da equipe de enfermagem e o médico, agravando-se com a revelação pela enfermagem de que a paciente não “gosta” do médico. Foi exigida pelo médico a presença da supervisora de enfermagem no setor. Qual procedimento deve ser seguido na passagem de plantão entre equipes de enfermagem?

a) A interrupção da passagem de plantão pelo médico é considerada prioridade aos relatos de cada paciente. Os relatos devem conter o nome completo do paciente, quarto, leito, médico assistente, diagnóstico médico, dieta, exames solicitados, procedimentos realizados, presença de cateteres e controles de drenagem, sinais vitais, a assistência prestada e as queixas pessoais apresentadas pela paciente e família.
b) O nome completo do paciente, quarto, leito, médico assistente, diagnóstico médico, dieta, exames solicitados, procedimentos realizados, presença de cateteres e controles de drenagem, sinais vitais, intercorrências e a assistência prestada devem constar no relato da passagem de plantão.
c) O momento da passagem de plantão deve ser aproveitado para expor os problemas e as falhas apresentadas pelas equipes de trabalho como uma forma de legitimar a isenção de responsabilidades, atribuindo-as a quem as cometeu.
d) Todos os prontuários, para a passagem de plantão, devem ser revisados quanto à checagem das medicações, controles e as anotações da assistência prestada o que dispensa as informações verbais.
e) A passagem de plantão pode iniciar-se com um membro de cada equipe para não incorrer em atrasos que poderão prejudicar o andamento das atividades do plantão seguinte.

3. Nos dias de hoje é inquestionável a necessidade de capacitar os profissionais por meio de uma educação reflexiva e participativa. É essencial que a modernização das formas de trabalho esteja sintonizada com uma política de desenvolvimento integrado dos recursos humanos, buscando mecanismos apropriados para diagnóstico, desenvolvimento e avaliação de desempenho individual e grupal. Em relação a Educação Continuada, uma instituição, comprometida com os princípios e objetivos do gerenciamento adequado da assistência e dos recursos humanos do Serviço de Enfermagem, não adotará qual dinâmica administrativa?

a) Os processos de recrutamento e seleção de pessoal, nos dias atuais, nas organizações hospitalares supervalorizam o suprimento das necessidades da instituição, os quais consistem em processos mecânicos que visam captar a melhor mão de obra disponível, sem se preocupar com o ser humano.
b) O treinamento busca, como resultado, o aumento do conhecimento teórico e prático que capacita o indivíduo para a realização eficiente de seu trabalho. O desenvolvimento vai além da eficiência no trabalho e pressupõe a ampliação das competências profissionais e pessoais que instrumentalizam o indivíduo para a transformação da realidade.
c) A utilização de novas tecnologias da comunicação e da informação vem se tornando um eficaz instrumento de treinamento técnico, por possibilitar uma aprendizagem cooperativa, que se manifesta nas interações do aprendiz com o seu tutor, com os colegas aprendizes e com os conteúdos didáticos, redefinindo a tradicional educação a distância.
d) A supervisão também é uma atividade indissociável da Avaliação de Desempenho, pois pressupõe o acompanhamento constante do desempenho. Educar também é princípio da supervisão; por isso, alguns problemas isolados, que não caracterizam o desempenho profissional como um todo, poderiam ser resolvidos por meio de um acompanhamento e orientação constantes, em vez de serem apontados somente no momento da avaliação.
e) A avaliação de desempenho é um processo dinâmico de mensuração individual da qualidade do desempenho profissional, no exercício de seu cargo, conforme critérios predefinidos. Constitui-se num instrumento de diagnóstico gerencial que compreende a análise de aspectos atitudinais e técnicos, como o comportamento no trabalho, o conhecimento, as competências, as habilidades, a produtividade, a eficiência e a eficácia, bem como a sua satisfação e a da instituição.

4. Uma enfermeira na atenção domiciliar é responsável por uma equipe de 12 técnicos de enfermagem. Muitos técnicos referem que a enfermeira delega integralmente as decisões ao grupo, deixando dessa forma seus membros à vontade. Embora a atividade da equipe seja intensa, a produção pode ser aprimorada. Qual é o estilo de liderança adotado por essa enfermeira?

a) Liderança Autocrática.
b) Liderança Democrática.
c) Liderança Laissez-Faire.
d) Liderança Partilhada.
e) Liderança Aberta.

5. O estudo minucioso dos pontos fortes e fracos da instituição, bem como das ameaças e oportunidades em determinado contexto permite que seja elaborado(a) o(a)

a) planejamento estratégico do hospital.
b) estrutura organizacional do hospital.
c) planejamento tático do hospital.
d) planejamento operacional do hospital. 

6. Os fatores primordiais no planejamento e na gestão dos recursos de um hospital são

a) os resultados financeiros a serem produzidos.
b) a epidemiologia e os sistemas de informações clínicas.
c) as preferências individuais dos profissionais que atuam no hospital.
d) as funções e a hierarquia administrativa como fator disciplinador. 

7. Um bom sistema de informações gerenciais

a) contempla a administração das atividades, a comunicação dos dados processados, a apresentação das informações e a tomada de decisões.
b) destina-se exclusivamente à alta gerência.
c) controla o desempenho operacional.
d) deve levar em conta somente os dados internos do hospital. 

8. A eficiência da gestão nos serviços de saúde

a) implica a distribuição irracional dos recursos.
b) decorre apenas da supervisão a posteriori dos serviços prestados.
c) centraliza-se no atendimento de excelência ao paciente.
d) independe da estrutura, do processo dos serviços de saúde, e dos resultados obtidos. 

9. Para uma boa comunicação em equipe, o enfermeiro deve tratar os colegas com respeito, ouvir as ideias de outros membros da equipe sem interrompê-los, explorar a forma como os funcionários pensam, ser honesto e direto ao se comunicar.

Tais atitudes esperadas de um enfermeiro caracterizam uma comunicação

a) hierárquica
b) aberta
c) funcional
d) sistemática
e) assistencial

10. Um dos passos a ser considerado na implementação da avaliação do desempenho humano é

a) aplicar, para todos os cargos e trabalhadores, o mesmo instrumento de avaliação porque diferentes instrumentos podem gerar sentimentos de injustiça e profunda frustração naqueles que julgam que foram avaliados com indicadores de desempenho mais complexos.
b) realizar a avaliação em períodos de livre escolha do avaliador, sem estabelecimento da periodicidade do processo, para que o avaliado não demonstre, no período que antecede a avaliação, uma competência diferente daquela que usualmente apresenta.
c) definir de forma clara as finalidades e as expectativas da organização em relação a essa ferramenta e análise sobre quanto elas dialogam com a cultura organizacional e a política de pessoal vigente.
d) definir os indicadores de desempenho com base nas competências esperadas, elaborando instrumento com indicadores objetivos (técnico-científico e organizacionais) e evitando-se os indicadores subjetivos (atitudinais/ humanísticos).
e) considerar como requisito, para uma avaliação objetiva, que o avaliador desconheça o trabalho dos avaliados, o que também favorece a aplicação do efeito halo.


GABARITO
1. E
2. B
3. A
4. C
5. A
6. B
7. A
8. C
9. B
10. C

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [2].


1. O planejamento é essencialmente importante e antecede todas as demais funções administrativas. Sem planejamento adequado, o processo administrativo fracassa, não podendo ser satisfeitas as necessidades e alcançados os objetivos. Sobre o planejamento, é correto afirmar que

a) planejamento pode ser definido como um processo de decidir antecipadamente o que fazer, quem o fará, além de como, quando e onde será feito.
b) planejamento é um processo passivo e demorado, é responsável por aumentar os riscos e incertezas em relação às metas estipuladas.
c) desestimula a unidade de metas e a continuidade do gasto de energia (de recursos humanos e financeiros) e direciona a atenção para os objetivos da equipe de enfermagem.
d) um planejamento adequado propicia ao administrador alguns meios de controle, mas desencoraja o uso adequado de recursos.
e) no planejamento eficaz, o administrador deve identificar somente a metas de curto prazo, mas as mudanças necessárias para assegurar que a unidade continue a alcançá-las devem ser de longo prazo.

2. O planejamento pró-ativo tem um propósito específico, sendo um dos métodos de desenvolvimento de estratégias. Dentre os modelos de planejamentos a seguir, assinale a alternativa correta.

a) O planejamento pré-ativismo ocorre após a instalação de um problema. Pelo fato de ser uma resposta a uma crise, esse tipo de planejamento pode resultar em decisões rápidas e erros.
b) No planejamento do tipo inativismo, o enfermeiro deseja manter o status quo, gastando energias para estimular mudanças.
c) No modelo reativo, o enfermeiro utiliza a tecnologia para acelerar a mudança, sendo voltado para o futuro. Insatisfeito com o passado, ou o presente, o enfermeiro não valoriza a experiência, acreditando que o futuro é sempre preferível ao presente.
d) O planejamento reativo é dinâmico e a adaptação é entendida como exigência essencial, uma vez que o ambiente muda com muita frequência.
e) No planejamento interativo ou pró-ativo, o enfermeiro considera o passado, presente e futuro, buscando planejar o futuro de sua organização, mais do que reagir a ele.

3. Em relação ao planejamento estratégico, é correto afirmar que

a) costuma examinar finalidade, missão, filosofia e metas organizacionais no contexto do ambiente externo da organização.
b) o modelo dinâmico de estratégia sugere que o planejamento estratégico é dinâmico, mas não interativo, pois não envolve um padrão complexo de ações e reações.
c) o planejamento estratégico pode ser feito quatro ou cinco vezes ao ano, em uma organização que muda com rapidez.
d) a definição com clareza do propósito da organização não é uma etapa do planejamento estratégico.
e) nessa modalidade de planejamento não é necessário compor uma base a partir da qual o pregresso possa ser medido.

4. O planejamento estratégico situacional, no campo das políticas públicas, surge a partir da rejeição da ideia da racionalidade econômica para a solução das questões políticas e sociais. De acordo com Matus, um dos seus idealizadores/criadores, em determinado cenário situacional, o poder pode adquirir as seguintes dimensões, sendo correto afirmar que

a) o poder administrativo é representado por atores sociais que detêm o poder em função do exercício de um mandado eleitoral, bem como em função da representação formal de parcelas organizadas da sociedade civil, por meio do exercício de cargos em instituições com legitimidade social.
b) o poder administrativo é representado por atores sociais que detêm o manejo de recursos econômico-financeiros.
c) o poder econômico é representado por atores sociais que ocupam cargos administrativos na esfera municipal, estadual ou federal.
d) o poder técnico é representado por atores sociais que detêm o conhecimento sobre determinadas áreas, sendo possível citar os profissionais de saúde.
e) o poder econômico é representado por atores sociais que detêm o conhecimento sobre determinadas áreas.

5. O planejamento estratégico situacional é composto por quatro momentos que se interrelacionam, buscando responder a quatro indagações fundamentais no processo decisório. São eles, EXCETO

a) tático-operacional.
b) avaliativo.
c) explicativo.
d) estratégico.
e) normativo.

6. Considerando que as questões éticas fazem parte do cotidiano do gerenciamento em enfermagem, assinale a alternativa correta.

a) O princípio da beneficência determina a obrigação de não infligir dano intencionalmente.
b) Existem diversos fatores que influenciam a tomada de decisão organizacional: individuais, profissionais, organizacionais, ambientais, sociais, políticos, econômicos, éticos e legais.
c) A responsabilidade ético-social do enfermeiro não deve considerar a sua vivência cotidiana no desenvolvimento de suas atividades.
d) A não maleficência refere-se ao direito que o indivíduo assistido possui sobre si, ou seja, o respeito à sua liberdade de escolha.
e) Regulamentado pela Resolução COFEN 366/2001, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem rege os princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais da categoria.

7. No gerenciamento de conflitos, o mediador, ao utilizar uma estratégia de resolução de conflito, deve adotar alguns princípios. São eles, EXCETO

a) ter credibilidade e ser imparcial.
b) apresentar conhecimento da situação e ter clareza na linguagem.
c) ser leal e flexível nas atitudes.
d) apresentar confidencialidade.
e) considerar o interesse próprio para a resolução do conflito.

8. De acordo com os pressupostos teóricos que definem a qualidade da assistência, é possível afirmar que ela não se constitui em um atributo abstrato, e sim que é constituída pela avaliação da assistência por meio de três dimensões. Quais são essas dimensões?

a) Infraestrutura, dinâmica e avaliação.
b) Estrutura, dinâmica e avaliação.
c) Organização, processo e avaliação.
d) Estrutura, processo e avaliação.
e) Estrutura, processo e resultado.

9. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no que diz respeito às relações com as organizações empregadoras, é responsabilidade e dever do enfermeiro:

a) Estimular, promover e criar condições para o aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos profissionais de Enfermagem sob sua orientação e supervisão.
b) Receber salários ou honorários compatíveis com o nível de formação, a jornada de trabalho, a complexidade das ações e a responsabilidade pelo exercício profissional.
c) Desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados, e dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes.
d) Recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica.
e) Exercer cargos de direção, gestão e coordenação na área de seu exercício profissional e do setor
saúde.

10. No cotidiano de trabalho dos(as) enfermeiros(as) nos serviços de saúde, a função supervisão é exercida por esses profissionais, desde os que prestam cuidados diretos aos pacientes até os que assumem os cargos de chefia, supervisão e direção dos Serviços de Enfermagem. Em relação à função supervisão exercida pelo(a) enfermeiro(a), este(a) deverá considerar que:

a) A complexidade da função supervisão do(a) enfermeiro(a) é menor quanto maior for o cargo que ocupa na estrutura organizacional.
b) A autoridade e o prestígio decorrentes da função supervisão exercida pelo(a) enfermeiro(a) em relação à equipe de enfermagem são determinantes para obter o máximo de rendimento dos colaboradores.
c) A supervisão é um processo educativo e contínuo, que consiste fundamentalmente em motivar e orientar os supervisionados na execução de atividades com base em normas a fim de manter elevada a qualidade dos serviços prestados.
d) O enfermeiro, na função supervisão, deve priorizar as ações referentes ao preenchimento de relatórios e formulários, a excelência técnica da equipe de enfermagem e a resolução de problemas e conflitos do dia a dia trazidos pelos colaboradores.
e) A supervisão é uma função administrativa do enfermeiro, que envolve um processo contínuo de acompanhamento do pessoal da equipe de enfermagem, com a finalidade de avaliar o desempenho para detectar falhas e aplicar medidas disciplinares pertinentes.

GABARITO
1. A
2. E
3. A
4. D
5. B
6. B
7. E
8. E
9. A
10. C

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [1].


1. Com relação aos fatores motivacionais (intrínsecos ao cargo), a partir da teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg, pode-se afirmar como sendo seus componentes:

I. condições gerais do ambiente laboral como iluminação, limpeza, ruído, remuneração e relações com superiores e colegas.
II. nível de responsabilidade, conteúdo e atribuições do cargo.
III. nível de responsabilidade do cargo, nível de reconhecimento do trabalho executado.

Assinale:

a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 


2. Sistema de informação em saúde constitui-se em fator essencial para o conhecimento da realidade socioeconômica, demográfica e epidemiológica, viabilizando a gestão dos vários níveis que constituem o Sistema Único de Saúde. Sobre os princípios do sistema de informação em saúde, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Possui flexibilidade para ser capaz de identificar problemas e recursos relevantes ao nível local.
b) Apresenta especificidade e capacidade de discriminação de informações, com mapas e bancos de dados informatizados.
d) Possibilita a participação efetiva dos profissionais, evitando sobrecarrega na tarefa de coleta de dados.
d) Possui mecanismos de restrição da participação da comunidade, evitando agregação de informações de pouca utilidade.

3. Uma enfermeira foi convidada para coordenar a equipe de enfermagem de uma unidade de internação de um hospital público. Ao assumir a unidade, ela percebeu que os enfermeiros não faziam evolução de enfermagem, os relatórios eram incompletos, as letras ilegíveis, haviam rasuras e checagem com cor de caneta incorreta. Observou, ainda, que os equipos, punções, sondagem e curativos não eram datados. Considerando a trilogia de Donabedian, assinale a alternativa que apresenta a etapa que está sendo negligenciada pela equipe de enfermagem.

a) Eficiência.
b) Estrutura.
c) Processos.
d) Resultados.
e) Avaliação.

4. Uma enfermeira recentemente assumiu a gerência de uma Unidade Básica de Saúde. Para mapear os problemas da Unidade, utilizou o Planejamento Estratégico Situacional (PES). Dentre os problemas identificados, foi discutida com a equipe a importância da realização correta das
técnicas de curativo e, assim, decidiu-se realizar uma capacitação com os profissionais. Em relação ao Planejamento Estratégico Situacional, assinale a fase do PES a que se refere a expressão em destaque

a) Explicativo.
b) Funcional.
c) Estratégico.
d) Tático-Operacional.
e) Normativo

5. São consideradas características que propiciam estratégias de inovação e melhoria da qualidade do processo de trabalho em serviços de saúde:

a) liberdade para o agente e incentivo ao desenvolvimento de novas práticas.
b) burocratização dos processos institucionais e incentivo ao desenvolvimento de práticas sustentáveis.
c) hierarquização e gestão centralizada.
d) burocratização dos processos institucionais e gestão centralizada.
e) liberdade para o agente e burocratização dos processos institucionais.

6. Inovação pode ser definida como a geração, desenvolvimento e implementação de novas ideias, objetos ou práticas por pessoas que, ao longo do tempo, se engajam em relações com outras dentro de um contexto institucional. É entendida como qualquer tipo de mudança ou novos desenvolvimentos nos seguintes aspectos:

a) organograma, serviços, processos, gestão, posição e paradigma.
b) recursos humanos, serviços, fluxogramas, e marketing.
c) produtos, serviços, processos, marketing, posição e paradigma.
d) estrutura física, serviços, recursos humanos, marketing, recursos materiais.
e) produtos, recursos materiais,  recursos humanos, marketing, estrutura física.

7. O enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento, tem papel preponderante no que diz respeito à determinação do material necessário à consecução da assistência. Nesse sentido é correto afirmar que:

a) faz parte das atribuições do enfermeiro aprovar prioritariamente a aquisição de materiais de menor valor para reduzir os custos para a instituição.
b) as medidas de contenção de gastos de materiais independem do estilo de liderança do enfermeiro, do processo comunicacional que se estabelece com os funcionários, da satisfação no trabalho e da adequação do espaço físico.
c) o conceito de provisão é empregado para o armazenamento dos produtos acabados e sua movimentação, ou seja, a distribuição física até o cliente.
d) faz parte das atribuições do enfermeiro atuar na definição das especificações técnicas do material, estabelecimento do quantitativo necessário, análise da qualidade, processo de compra e estabelecimento de controle e avaliação.
e) o gerenciamento de recursos materiais, administração de recursos materiais ou suprimentos constituem a totalidade dos fluxos de materiais de uma organização de saúde, compondo um processo com as seguintes atividades exclusivamente: compra, armazenamento e controle.

8. Em relação ao gerenciamento de recursos físicos e ambientais na área de Enfermagem é correto afirmar que

a) o estabelecimento de assistência à saúde é entendido como qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, em nível maior de complexidade de atenção à saúde, apenas em regime de internação.
b) uma unidade, especificamente, compreende o espaço físico determinado e especializado para o desenvolvimento de atividades assistenciais, caracterizado por dimensões e instalações diferenciadas.
c) a estrutura física refere-se ao tamanho da unidade em função do equipamento, da população a ser atendida e das atividades a serem realizadas.
d) a participação do enfermeiro na proposição e planejamento da área física de um estabelecimento de assistência à saúde é dispensável, pois a visão da equipe profissional especializada em construções, engenheiros, ergonomistas e arquitetos é suficiente para reconhecer as necessidades assistências e atividades que devem ser desenvolvidas pela equipe de saúde.
e) o conceito de recursos ambientais compreende as áreas internas e externas que compõem um serviço de saúde.

9. O processo administrativo é a estrutura organizadora do gerenciamento e liderança em enfermagem e é composto pelas seguintes etapas:

a) tomada de decisão, delimitação da estrutura física, dimensionamento de recursos humanos, planejamento, e controle.
b) organização, tomada de decisão, contratação de funcionários, delimitação da missão da instituição e direção.
c) planejamento, organização, contratação de funcionários, direção e controle.
d) organograma, delimitação da missão e valores, aquisição de materiais, fluxograma e tomada de decisão.
e) delimitação da estrutura física, dimensionamento de recursos humanos, delimitação da missão, tomada de decisão e fluxograma.

10. Uma das fontes de informação buscadas pelo profissional, como auxílio à tomada de decisão sobre o cuidado de saúde, é o prontuário do paciente. Assinale a alternativa que NÃO faz parte do gerenciamento do prontuário do paciente.

a) É responsabilidade legal dos enfermeiros registrarem, com exatidão, as informações apropriadas no prontuário do paciente.
b) A alteração de prontuários pode resultar em advertência verbal emitida pela instituição.
c) Os enfermeiros precisam conhecer o procedimento de obtenção de prontuários para pacientes em todas as instituições em que atuam.
d) Uma documentação completa e feita com atenção constitui evidência contra comunicação ineficaz e compreensão falha, podendo ainda proteger contra um longo processo litigioso.
e) Embora as informações no prontuário pertençam ao paciente, este pertence à instituição que o produziu e o armazena.



GABARITO
1. D
2. D
3. C
4. D 
5. A
6. D
7. D
8. B
9. C
10. B