segunda-feira, 4 de julho de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [13].


1. Sobre o movimento da reforma psiquiátrica no Brasil, é correto afirmar que

a) o processo de reforma psiquiátrica no Brasil inicia-se, nos anos 40, como um movimento contestador da perspectiva medicalizante da doença mental, envolvendo propostas alternativas em relação aos manicômios.
b) o movimento antipsiquiátrico percorreu vários países, com o intuito de abolir a reclusão e repressão imposta ao paciente e promover a liberdade com responsabilidade dos pacientes.
c) o Projeto de Lei “Paulo Delgado” propõe a ampliação progressiva do modelo psiquiátrico clássico, inclusive de hospitais especializados e o aumento de outras modalidades assistenciais.
d) após 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, a Lei n. 10.708 foi finalmente sancionada pelo Presidente da República em 6 de abril de 2001, lei esta que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.
e) a lei 10.216 de 2001 fornece incentivos financeiros para a construção de novos hospitais psiquiátricos e a contratação pelo serviço público de leitos e unidades particulares deste tipo, porém a internação só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

2. Qual das alternativas a seguir NÃO representa um serviço substitutivo da Rede Psicossocial?

a) Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
b) Leitos psiquiátricos em hospitais gerais.
c) Oficinas terapêuticas.
d) Residências terapêuticas.
e) Hospitais Psiquiátricos.

3. Dentre os princípios para a organização dos serviços de saúde mental na atualidade, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.

( ) Deslocamento essencial da perspectiva da intervenção dos hospitais psiquiátricos para a comunidade.
( ) Deslocamento do centro do interesse somente da doença para a pessoa.
( ) Deslocamento de uma ação individual para uma ação coletiva nos confrontos dos pacientes com seus contextos.
( ) Deslocamento das ações multiprofissionais para ações profissionais individuais.

a) V-V-F-F.
b) F-V-F-V.
c) V-V-V-V.
d) V-V-V-F.
e) F-F-V-F.

4. O processo de comunicação é um instrumento básico e fundamental para o enfermeiro. A comunicação não-verbal é um tipo que mais adequadamente pode evidenciar uma relação interpessoal enfermeiro-usuário como de fato ela ocorre. Sobre esta comunicação, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.

1. Paralinguagem.
2. Cinésica.
3. Proxêmica.
4. Tacêsica.

( ) É a linguagem do corpo, ou seja, seus movimentos, desde os gestos manuais, movimentos dos membros, meneios de cabeça, até expressões mais sutis, como as faciais.
( ) É tudo que envolve a comunicação tátil: pressão exercida, local onde se toca, idade e sexo dos comunicadores.
( ) Esses sinais são fornecidos pelo ritmo da voz, intensidade, entonação, grunhidos, ruídos vocais de hesitação, tosses provocadas por tensão, suspiro.
( ) É o uso que o homem faz do espaço enquanto produto cultural específico, como a distância mantida entre os participantes de uma interação.

a) 2-1-3-4.
b) 2-4-1-3.
c) 1-3-2-4.
d) 3-4-2-1.
e) 4-1-3-2.

5. O relacionamento terapêutico ou relação pessoa a pessoa é o resultado final de uma série de interações planejadas entre os seres humanos – enfermeira e paciente – durante as quais estes desenvolvem uma capacidade crescente para estabelecer relações interpessoais. A fase do relacionamento onde a enfermeira identifica a pessoa e obtém as informações necessárias para o desenvolvimento do relacionamento é denominada

a) fase de identidades emergentes.
b) fase de orientação.
c) fase de pré-interação.
d) fase introdutória.
e) fase de término.

6. Sobre o atendimento ao paciente durante a crise, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.

( ) Durante a crise, é preciso que o profissional não ouça a realidade descrita pelo paciente e ao sofrimento embutido nele, pois essa atitude sustenta e fortalece os delírios e alucinações do paciente.
( ) Valorizar o sujeito em crise implica levar em consideração sua condição de ser humano, significa respeitar seu tempo, sua individualidade e singularidade, que nem sempre vão de encontro com a expectativa da equipe.
( ) Realizar a escuta terapêutica, desta forma o profissional de saúde mental, ao escutar algo que se manifesta verbalmente ou na linguagem não verbal, tem o compromisso de aprovar ou desaprovar e ao final emitir um juízo de valor nas atitudes do paciente.
( ) Nas situações de crise, também aparecem frequentes queixas de manifestações corporais. Estas manifestações devem ser percebidas pela equipe e cuidadas para que não adquiram um grau de sofrimento para o sujeito maior do que sua existência já lhe proporciona.

a) F-F-V-V.
b) F-V-F-V.
c) V-V-F-V.
d) V-F-V-F.
e) F-F-F-V

7. A característica essencial deste transtorno diz respeito à presença repetida de sintomas físicos associados à busca persistente de assistência médica, apesar de que os médicos nada encontram de anormal e afirmam que os sintomas não têm nenhuma base orgânica. De qual patologia trata o enunciado?

a) Transtorno do pânico.
b) Agorafobia.
c) Fobia social.
d) Esquizofrenia.
e) Transtornos somatoformes.

8. Um paciente apresenta os seguintes sintomas: atitude aberta de desrespeito por normas, regras e obrigações sociais de forma persistente; estabelece relacionamentos com facilidade, principalmente quando é do seu interesse, mas dificilmente é capaz de mantê-los; tem baixa tolerância à frustração e facilmente explode em atitudes agressivas e violentas; possui incapacidade de assumir a culpa do que fez de errado, ou de aprender com as punições; tendência a culpar os outros ou defender-se com raciocínios lógicos, porém improváveis. Podemos suspeitar que ele sofra de qual tipo de transtorno?

a) Transtorno de personalidade antissocial.
b) Transtorno de personalidade esquizoide.
c) Transtorno de personalidade paranoide.
d) Transtorno de personalidade dependente.
e) Transtorno de personalidade ansiosa.

9. A hipocondria – crença persistente da presença de pelo menos uma doença física grave, progressiva, com sintomas determinados – é classificada como

a) transtorno somatoforme.
b) transtorno do pânico.
c) transtorno esquizoafetivo.
d) transtorno afetivo bipolar.
e) transtorno misto.

10. A droga de escolha no tratamento e controle do distúrbio bipolar, fase de mania, é o

a) hidróxido de alumínio.
b) cloreto de sódio.
c) permanganato de potássio.
d) carbonato de lítio.
e) carbonato de sódio.

11. Sobre as drogas ansiolíticas, é correto afirmar que

a) são também denominadas tranquilizantes maiores, usadas no tratamento de distúrbios ansiosos, sintomas de ansiedade, abstinência alcoólica aguda entre outros.
b) agem deprimindo os níveis subcorticais do SNC, especialmente o sistema límbico e a formação reticular.
c) as medicações ansiolíticas são usadas no tratamento do distúrbio distímico, depressão maior com melancolia ou sintomas psicóticos e depressão associada a doenças orgânicas.
d) os mecanismos de ação dessas drogas ocorre pelo bloqueio dos receptores dopaminérgicos pós-sinápticos nos gânglios da base, hipotálamo, sistema límbico, tronco cerebral e medula oblonga.
e) são exemplos de drogas ansiolíticas: Clorpromazina, Promazina, Tioridazina, Risperidona, Clozapina e Quetiapina.

12. Um dos efeitos colaterais das medicações antipsicóticas são os sintomas extrapiramidais. Sobre esses sintomas, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.

1. Pseudoparkinsonismo.
2. Acinesia.
3. Acatisia.
4. Distonia.

( ) Consiste em inquietação e movimentação contínuas.
( ) Consiste em fraqueza muscular.
( ) Consiste em movimentos musculares involuntários – espasmos – da face, braços, pernas e pescoço.
( ) Consiste em tremor, marcha arrastada, salivação e rigidez.

a) 1-2-4-3.
b) 3-1-2-4.
c) 2-4-1-3.
d) 3-4-1-2.
e) 3-2-4-1.

13. O padrão do desenvolvimento da esquizofrenia pode ser dividido em quatro fases. A fase caracterizada por embotamento afetivo e distúrbios do funcionamento do papel é pertencente a qual fase?

a) Fase da personalidade esquizoide.
b) Fase da personalidade somática.
c) Fase residual.
d) Fase da personalidade dissociativa.
e) Fase da personalidade maníaca.

14. Qual dos sintomas a seguir é um sintoma positivo da esquizofrenia?

a) Apatia.
b) Alucinação auditiva.
c) Anedonia.
d) Diminuição do interesse sexual.
e) Isolamento social.

15. Sobre os fatores predisponentes para desenvolvimento da esquizofrenia, assinale a alternativa correta

a) A influência ambiental baseada em fatores socioculturais estão baseadas nas condições associadas a viver na pobreza, como acomodações domésticas congestionadas, nutrição inadequada, ausência de cuidados pré-natais e sentimentos de pouca esperança em mudar o próprio estilo de vida.
b) A influência bioquímica baseada no sistema familiar disfuncional baseia-se no desenvolvimento da
esquizofrenia como uma decorrência de um sistema familiar disfuncional, onde há uma relação conjugal conflituosa, muita ansiedade vivenciada no seio da família.
c) A influência psicológica sugere que a esquizofrenia pode ser causada por um excesso da atividade
neuronal dependente da dopamina no cérebro. Podendo estar relacionada a maior produção ou liberação da substância em terminais nervosos.
d) Uma das influências psicológicas são as anormalidades anatômicas, onde exames tomográficos
computadorizados demonstram dilatação ventricular, alargamento dos sulcos e atrofia cerebral em até 40% dos pacientes esquizofrênicos.
e) Uma das influências fisiológicas consiste na comunicação duplo vínculo, descrita como comunicação entre pais e filhos contraditória. Essas comunicações incompatíveis podem interferir no desenvolvimento do ego, fazendo com que o indivíduo tenha ideias falsas e desconfiança extrema de todas as comunicações.

16. A principal característica do distúrbio delirante é a presença de um ou mais delírios não bizarros persistindo por pelo menos um mês. O delírio onde os indivíduos acreditam que alguém, geralmente de uma posição mais elevada, está apaixonado por ele, é uma característica do delírio do tipo

a) grandeza.
b) erotomaníaco.
c) cíume.
d) persecutório.
e) somático

17. Um exemplo prático do delírio niilista está expresso em qual das alternativas a seguir?

a) Paciente diz: “A polícia grampeou meu telefone e quer me matar”.
b) Paciente diz: “O médico diz que eu não estou grávida, mas eu sei que estou”.
c) Paciente diz: “Não vou comer isso, eu sei que foi envenenado”.
d) Paciente diz: “Eu sou Jesus Cristo”.
e) Paciente diz: “Não tenho mais coração”.

18. “O humor da pessoa neste estágio maníaco apresenta-se alegre e expansivo. Há porém uma irritabilidade subjacente que vem à tona rapidamente quando os desejos da pessoa não são satisfeitos. A natureza desta pessoa é muito volúvel e flutuante”. O enunciado refere-se à

a) mania aguda.
b) mania crônica.
c) hipomania.
d) mania moderada.
e) mania delirante.

19. Qual grupo de drogas tem sido mais utilizado para o alívio dos distúrbios fóbicos? 

a) Ansiolíticos.
b) Antidepressivos.
c) Anti-hipertensivos.
d) Antipsicóticos.
e) Anticolinérgicos.

20. Um paciente vem apresentando experiências persistentes ou recorrentes de sentir-se distanciado dos próprios processos mentais ou do próprio corpo ou como se fosse um observador externo dos mesmos (por exemplo: sentir-se como se estivesse em um sonho). Qual é o distúrbio que este paciente pode estar desenvolvendo?

a) Distúrbio afetivo.
b) Distúrbio somatoforme.
c) Distúrbio de despersonalização.
d) Distúrbio Ansioso.
e) Distúrbio do ajustamento.


GABARITO
1. B
2. E
3. D
4. B
5. C
6. B
7. E
8. A
9. A
10. D
11. B
12. E
13. C
14. B
15. A
16. B
17. E
18. C
19. A
20. C

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [12].


1. A paciente M.A. tem 32 anos e apresenta um comportamento com a seguinte característica: necessidade constante de ser o centro das atenções, por vezes apresentando comportamentos de autoexposição e, com frequência, sintomas pseudoneurológicos. Esta paciente está apresentando um quadro de

a) transtorno compulsivo obsessivo.
b) transtorno afetivo bipolar.
c) transtorno de personalidade histriônica.
d) transtorno alimentar.
e) transtorno de ansiedade

2. Um paciente com intenção suicida tem a seguinte característica.

a) Ato de consequências não fatais praticado por um indivíduo, acompanhado de evidências (implícitas ou explícitas) de que a pessoa tinha a intenção de morrer.
b) Pensamento relacionado à intenção de cometer suicídio.
c) Morte autoprovocada, com evidências (implícitas ou explícitas) de que a pessoa tinha intenção de morrer.
d) Desejo e expectativa subjetiva de que um ato autodestrutivo resulte em morte.
e) Probabilidade de um indivíduo com fatores de risco para suicídio efetivamente cometê-lo.

3. Quando o enfermeiro dá ao cliente a oportunidade de parar e organizar o pensamento, de pensar num aspecto ou de considerar introduzir um tópico de interesse maior do que o que está sendo discutido, o enfermeiro está utilizando qual técnica de comunicação terapêutica?

a) Refletir.
b) Recolocar.
c) Usar o silêncio.
d) Aceitar.
e) Dar reconhecimento.

4. Na frase “O que você poderia fazer para botar para fora sua raiva sem maiores danos?”, qual é a técnica de comunicação terapêutica utilizada?

a) Tentar traduzir palavras em sentimentos.
b) Verbalizar o implícito.
c) Expressar dúvida.
d) Formular um plano de ação.
e) Apresentar a realidade.

5. Alguns comportamentos não verbais foram designados como habilidades facilitadoras do ouvir com atenção. Informe (V) para verdadeiro quando o comportamento for considerado como facilitador e (F) para falso quando for considerado um comportamento não facilitador e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O enfermeiro senta-se bem de frente para o cliente. Isto transmite a mensagem de que o profissional está aí para ouvir e está interessado no que o cliente tem a dizer.
( ) Lance seu corpo em direção ao paciente. Isto comunica ao cliente que você está envolvida na interação.
( ) Não estabeleça contato ocular. Este comportamento intimida a comunicação entre profissional e o paciente.
( ) Tenha uma postura aberta. A postura é considerada “aberta” quando braços e pernas permanecem descruzados.

a) V - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - F - V - F.
e) F - V - F - V.

6. Qual das alternativas a seguir citadas condiz com a postura de um profissional durante a FASE DE AVALIAÇÃO de um paciente em crise?

a) Perceber se o indivíduo elaborou estratégias de ajuste mais adaptativas frente a crise.
b) Discutir estratégias alternativas para criar modificações que sejam possíveis e realistas.
c) Verificar se o indivíduo cresceu com a experiência, adquirindo compreensão de suas respostas a situações de crise.
d) Solicitar ao indivíduo para descrever o evento que precipitou esta crise.
e) Ajudar o indivíduo a discutir as mudanças que ele gostaria de fazer.

7. Os sintomas apresentados podem ser classificados como manifestações da autoestima baixa, EXCETO

a) queixas de fadiga.
b) aumento da libido.
c) distúrbios do sono.
d) diminuição do cuidado de si mesmo.
e) autoacusações

8. Esta modalidade de CAPS atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPS Ad; indicado para municípios ou regiões com população acima de 200.000 habitantes. De qual modalidade de CAPS o enunciado se refere?

a) CAPS III.
b) CAPS I.
c) CAPS II.
d) CAPS AD.
e) CAPS i.

9. Complete corretamente a lacuna e a seguir marque a alternativa correta. “Os Serviços Residenciais Terapêuticos - são moradias inseridas na comunidade, destinadas a acolher pessoas egressas de internação de longa permanência (___________________), egressas de hospitais psiquiátricos e hospitais de custódia, entre outros”.

a) 6 meses ou mais ininterruptos.
b) um ano ou mais ininterruptos.
c) dois anos ou mais ininterruptos.
d) 2 meses ou mais ininterruptos.
e) 18 meses ou mais ininterruptos.

10. O delírio de controle consiste em

a) o indivíduo ter uma ideia falsa sobre o funcionamento de seu corpo.
b) o indivíduo achar que alguns objetos ou pessoas têm controle sobre seu comportamento.
c) o indivíduo ter uma ideia falsa de que seu eu, uma parte do eu, outras pessoas ou o mundo não existem.
d) a pessoa achar que seus pensamentos ou comportamentos controlam situações ou pessoas específicas.
e) o indivíduo ter um sentimento exagerado de importância.

11. Em um paciente com esquizofrenia, a volição pode ser definida como

a) incapacidade ou recusa do indivíduo em falar.
b) repetição de palavras por ele ouvidas.
c) imitação deliberada de movimentos executados por outros.
d) distúrbios na capacidade de iniciar atividades dirigidas a um objetivo.
e) capacidade do indivíduo de inventar novas palavras.

12. O distúrbio depressivo maior se caracteriza por humor deprimido ou perda de interesse ou prazer nas atividades habituais. Quando o distúrbio depressivo faz com que o indivíduo apresente delírios ou alucinações, ele pode ser classificado como

a) episódio único ou recorrente.
b) leve, moderado ou grave.
c) crônico.
d) com características melancólicas.
e) com características psicóticas.


GABARITO
1. C
2. D
3. C
4. D
5. B
6. D
7. B
8. A
9. C
10. B
11. D
12. E

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [11].


1. Qual dos sintomas a seguir pode ser considerado um sintoma positivo da esquizofrenia?

a) Anedonia.
b) Alogia.
c) Delírios.
d) Embotamento afetivo.
e) Déficit de atenção.

2. O que NÃO deve ser feito durante uma intervenção nos delírios?

a) Avaliar a intensidade, frequência e duração do delírio.
b) Incorporar-se no sistema delirante.
c) Observar evidências de pensamento concreto.
d) Identificar componentes emocionais do delírio.
e) Identificar deflagradores que possam estar relacionados ao delírio.

3. As pessoas com esquizofrenia tendem a tornar-se agitadas quando existe ansiedade do desempenho, particularmente relacionada à realização de tarefas que anteriormente não representavam dificuldade. A respeito do movimento e os comportamentos anormais na esquizofrenia, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Catatonia.
II. Apraxia.
III. Maneirismos.
IV. Movimentos oculares anormais.
V. Comportamento repetitivo.

a) Apenas I, III e V.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas III, IV e V.
d) Apenas II, III, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.

4. As alucinações podem surgir de qualquer um dos cinco sentidos. Sobre isto, assinale a alternativa correta.

a) Sensação de funções corporais como o sangue pulsando nas veias está associada ao sentido de visão.
b) Experiência de dor ou desconforto sem estímulos aparentes está associada ao sentido da audição.
c) Ouvir ruídos ou sons, com maior frequência na forma de vozes está associado ao sentido do olfato.
d) Sensação de movimento enquanto a pessoa está parada e imóvel está associada ao sentido cinestésico.
e) Odores pútridos, azedos como sangue, urina ou fezes está associado ao sentido cenestésico.

5. Transtornos do humor são aqueles nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada) ou de uma elação. Sobre este transtorno, assinale a alternativa que elucida um comportamento associado à mania.

a) Confusão.
b) Indecisão.
c) Loquacidade.
d) Pessimismo.
e) Incerteza.

6. Um padrão abrangente de grandiosidade, necessidade de ser admirado e ausência de empatia, começando no início da idade adulta e presente em uma variedade de contextos. O enunciado refere-se a qual transtorno de personalidade?

a) Transtorno de personalidade esquiva.
b) Transtorno de personalidade narcisista.
c) Transtorno de personalidade dependente.
d) Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva.
e) Transtorno de personalidade histriônica.

7. Existem diferenças entre ansiedade e depressão. Com base nessa afirmativa, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Ansiedade.
2. Depressão.

Sintomas
( ) Predominantemente medo e apreensão.
( ) Não considera defeitos ou erros como irrevogáveis.
( ) Perda de interesse pelas atividades habituais.
( ) Visão global de que nada dará certo.
( ) Dificuldade para adormecer (insônia inicial).

a) 2 – 1 – 2 – 2 – 1.
b) 2 – 2 – 1 – 2 – 1.
c) 1 – 1 – 2 – 1 – 1.
d) 1 – 1 – 2 – 2 – 1.
e) 1 – 1 – 2 – 2 – 2.

8. A ansiedade é uma emoção e uma experiência individual subjetiva. Pode-se inferir que um paciente está ansioso com base em certos comportamentos. Dessa forma, o quadro pode ser considerado uma ansiedade leve quando

a) está associado com a tensão da vida cotidiana. Durante este estágio, o indivíduo está alerta e o campo da percepção é aumentado.
b) o indivíduo concentra-se apenas em suas preocupações imediatas, envolve o estreitamento do campo de percepção, já que a pessoa vê, escuta e apreende menos.
c) é marcada por uma redução significativa no campo da percepção. O indivíduo tende a focalizar um detalhe específico e a não pensar em qualquer outra coisa.
d) está associado com a perplexidade, temor e terror. Nesse estágio, os detalhes parecem fora de proporção.
e) envolve a desorganização da personalidade e o indivíduo não consegue mais funcionar como um ser humano organizado.

9. Assinale a alternativa que pode ser considerada um mito sobre as pessoas com transtornos mentais.

a) Embora algumas pessoas com transtorno mental sejam impulsivas e imprevisíveis quando na fase ativa da doença, a maioria mostra consistência em seu comportamento quando recuperadas.
b) Cada tipo de perturbação é diferente para cada paciente. Um paciente recuperado precisa ser visto como um indivíduo, não como um membro anônimo de um grupo estereotipado.
c) Com um tratamento apropriado, as pessoas com transtornos mentais graves tendem a ser calmas e confiáveis.
d) A maioria das pessoas recuperadas de uma doença mental é racional e inteligente. Até mesmo as pessoas que estão doentes tendem a ser racionais em muitos aspectos.
e) Os pacientes mentais recuperados podem trabalhar bem em empregos de um nível inferior, mas não são adequados para postos realmente importantes ou responsáveis.

10. Em uma abordagem com o paciente, o enfermeiro faz a seguinte pergunta: “O que você faria se entrasse em sua casa e sentisse cheiro de gás?”. Nesse caso, o enfermeiro está testando

a) o insight do paciente.
b) a memória do paciente.
c) a inteligência do paciente.
d) o julgamento do paciente.
e) a concentração do paciente.

11. É considerado o pai da psiquiatria, e por volta do século XVIII, propõe uma nova forma de tratamento aos loucos, libertando-os das correntes e transferindo-os aos manicômios, destinados somente aos doentes mentais. O enunciado refere-se a

a) Phillippe Pinel.
b) Juliano Moreira.
c) Franco da Rocha.
d) Franco Basaglia.
e) Paulo Delgado.

12. Qual a portaria promulgada em 2011 que institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)?

a) 10.216/11.
b) 189/11.
c) 336/11.
d) 22411.
e) 3.088/11.

13. Qual a Lei, que em 2003, instituiu o auxílio reabilitação psicossocial para assistência, acompanhamento e integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas de transtornos mentais com história de longa internação psiquiátrica (dois anos ou mais de internação), e ficou conhecida como a Lei do Programa de Volta para Casa?

a) Lei 10.216.
b) Lei 8.080.
c) Lei 10.708.
d) Lei 8.142.
e) Lei 8.213.

14. Entre os efeitos colaterais provocados pelos neurolépticos, o mais estudado é o chamado Impregnação Neuroléptica ou Síndrome Extrapiramidal. Este efeito pode ser combatido com o uso de qual medicação?

a) Omeprazol.
b) Biperideno.
c) Ibuprofeno.
d) Ácido acetilsalicílico.
e) Paracetamol.

15. A alternância entre quadros de depressão e de aceleração (euforia ou irritabilidade) é característica de qual patologia?

a) Transtorno afetivo bipolar.
b) Transtorno esquizoafetivo.
c) Transtorno do pânico.
d) Transtorno delirante.
e) Transtorno psicótico.

GABARITO
1. D
2. B
3. E
4. D
5. C
6. B
7. D
8. A
9. E
10. D
11. A
12. E
13. C
14. B
15. A

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde Mental [10].


1. Um enfermeiro está desenvolvendo o processo de enfermagem para cuidar de uma pessoa com transtorno de pensamento. Assinale a alternativa que descreve uma ação que faz parte do histórico de enfermagem e uma ação que faz parte da evolução de enfermagem, respectivamente.

a) Registrar os relatos da família do paciente sobre os sintomas positivos e negativos do transtorno mental; identificar o diagnóstico de enfermagem: risco de autolesão.
b) Promover a interação social com os outros pacientes; avaliar se as intervenções de enfermagem foram apropriadas para se obter o resultado esperado.
c) Identificar o diagnóstico de enfermagem: risco de autolesão; estabelecer um contrato de convivência entre o paciente e a equipe de saúde.
d) Registrar os relatos da família do paciente sobre os sintomas positivos e negativos do transtorno mental; avaliar se as intervenções de enfermagem foram apropriadas para se obter o resultado esperado.
e) Registrar os relatos da família do paciente sobre os sintomas positivos e negativos do transtorno
mental; priorizar a manutenção de um ambiente seguro para os pacientes e a equipe de saúde.

2. A Reforma Psiquiátrica e a Política de Saúde Mental no Brasil provocou uma grande mudança no atendimento público em Saúde Mental. Sob esta ótica é correto afirmar que:

a) A Lei nº 10.2016/2001 não consolida um novo modelo assistencial em saúde mental.
b) As internações são consideradass o único recurso terapêutico e, quando necessária, serão realizadas em hospitais gerais ou nos CAPS/24HORAS.
c) A rede de saúde mental proposta são apenas: Os Centros de Atenção Psicossocial e Hospitais Gerais.
d) Foi previsto avaliações dos hospitais psiquiátricos através do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares - PNASH.

3. Em se tratando dos atendimentos em saúde mental, de qualquer natureza, julgue as prerrogativas e assinale a opção correta:

I. A pessoa e seus familiares ou responsáveis serão formalmente cientificados dos seus direitos.
II. O paciente com transtorno mental tem o direito ao tratamento com respeito, objetivando a sua recuperação e a inserção na família, trabalho e comunidade.
III. O paciente deve ser protegido de qualquer forma de abuso e exploração e ser garantido o sigilo nas informações prestadas pelo mesmo.
IV. A internação será estruturada de forma a oferecer assistência integral a pessoa portadora do transtorno mental, sendo vedada a internação de pacientes em instituições com características asilares, salvo exceção, dos casos em que o laudo médico aprove tal tipo de internação.

a) Todas as prerrogativas são corretas.
b) Apenas as prerrogativas I e II estão corretas.
c) Apenas a prerrogativa IV é falsa.
d) Todas as prerrogativas são falsas.

4. No Brasil, em 1989, dá entrada no Congresso Nacional um projeto de Lei que inicia as lutas do movimento da Reforma Psiquiátrica nos campos legislativos e normativos, e propõe a regulamentação dos direitos da pessoa com transtornos mentais e a extinção progressiva dos manicômios no país. Esse projeto é denominado

a) Projeto de Lei Paulo Delgado.
b) Projeto de Lei Roberto Delgado.
c) Projeto de Lei Paulo Amarante.
d) Projeto de Lei Roberto Amarante.
e) Projeto de Lei Pedro Amaral.

5. Qual Lei Federal redireciona a assistência em saúde mental, privilegiando o oferecimento de tratamento em serviços de base comunitária e dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais?

a) 224 de 1992.
b) 336 de 2002.
c) 10.216 de 2001.
d) 3.088 de 2011.
e) 10.708 de 2003

6. Constitui-se em um serviço de saúde mental aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifica a permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida. O serviço ao qual o enunciado se refere é

a) a Residência Terapêutica.
b) o Centro de Atenção Psicossocial.
c) o Ambulatório de Saúde Mental.
d) o Hospital Psiquiátrico.
e) o Centro de Convivência

7. A prevenção primária dos transtornos mentais envolve a redução da incidência da doença na comunidade, alterando os fatores causadores que possam representar perigo. As atividades diretas dos cuidados de enfermagem nessa área incluem as seguintes ações, EXCETO

a) ensino sobre princípios de saúde mental.
b) atividades na comunidade, relacionadas à saúde mental.
c) trabalho com as famílias para o apoio aos seus membros.
d) efetivação de mudanças nas condições de vida, níveis de pobreza e educação.
e) oferta de opções de hospitalização parcial.

8. O relacionamento terapêutico entre enfermeiro e paciente é uma experiência de aprendizagem mútua e uma experiência emocional corretiva para o paciente. Está baseado na humanidade do enfermeiro e do paciente, com mútuo respeito e aceitação de diferenças étnicas e culturais. Sobre o relacionamento terapêutico, é correto afirmar que é constituído das seguintes fases sequenciais:

a) introdução, pós introdução, trabalho, pré-interação.
b) pós-interação, trabalho, pré-interação, término do trabalho.
c) introdução, pré-interação, trabalho, término do trabalho.
d) pré-interação, introdução, trabalho, término do trabalho.
e) trabalho, pré-interação, término do trabalho, pós-interação.

9. A comunicação entre enfermeiro e paciente pode facilitar a criação de um relacionamento terapêutico ou servir de uma barreira para seu desenvolvimento. Sobre a comunicação terapêutica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A comunicação ocorre em dois níveis, verbal e não-verbal.
( ) A comunicação verbal é o meio mais eficaz de comunicar sentimentos.
( ) A comunicação não-verbal abrange todos os cinco sentidos.
( ) A comunicação não-verbal indica, com menor precisão, o que uma pessoa quer dizer.

a) V – F – F – F.
b) F – V – F – V.
c) F – F – V – F.
d) V – V – V – F.
e) V – F – V – F.

10. Na comunicação terapêutica, é necessário algumas técnicas de comunicação para o sucesso da interação entre paciente e enfermeiro. Sobre essas técnicas, assinale a alternativa correta.

(a) A reafirmação é uma técnica utilizada que ocorre quando o enfermeiro tenta colocar em palavras, ideias ou pensamentos vagos que estão implícitos ou explícitos na fala do paciente.
b) A clarificação é uma técnica utilizada que consiste na repetição pelo enfermeiro da última ideia expressa pelo paciente.
c) A escuta é uma técnica também denominada de validação que permite que o paciente ouça e compreenda o que foi dito.
d) Amplas aberturas como: “Você pode me contar mais sobre isso?” indicam que o enfermeiro está prestando atenção e acompanhando o paciente, estimulando o diálogo.
e) A clarificação pode servir como um reforçador ou para chamar a atenção para algo importante que possa ter escapado.

11. Em uma comunicação terapêutica, quando o enfermeiro diz: “Não tenho certeza do que você quer dizer. Poderia repetir, por favor?”, ele está utilizando qual técnica de comunicação?

a) Reflexão.
b) Clarificação.
c) Humor.
d) Identificação do tema.
e) Silêncio.

12. “Capacidade para ingressar na vida de outra pessoa, perceber adequadamente seus sentimentos atuais e seus significados. Sentir o mundo particular do cliente como se fosse o seu próprio mundo”. O enunciado refere-se

a) ao respeito.
b) à simpatia.
c) à empatia.
d) à reflexão.
e) à reafirmação

13. “Ocorre quando o paciente é levado a falar sobre as coisas que mais o preocupam. Traz a tona os medos, os sentimentos e as experiências, de modo que possam ser examinados e discutidos com o enfermeiro”. O enunciado refere-se à

a) catarse emocional.
b) transferência.
c) resistência.
d) focalização.
e) escuta

14. Um impasse terapêutico, diz respeito às violações de limites que ocorrem quando o enfermeiro ultrapassa os limites do relacionamento terapêutico e estabelece um relacionamento social, econômico ou pessoal com o paciente. Uma possível violação de limites pode ser expressa em qual alternativa?

a) Enfermeiro tem dificuldade para sentir empatia por um paciente.
b) Enfermeiro comparece a uma festa a convite do paciente.
c) Enfermeiro tem sentimentos de depressão durante a sessão.
d) Enfermeiro tem sentimentos de impaciência durante a sessão.
e) Enfermeiro tem ansiedade e desconforto relacionados ao paciente.

15. Um paciente com fala superprodutiva, caracterizada por mudança rápida de um assunto para outro e ideias fragmentadas, está apresentando

a) obsessão.
b) hipocondria.
c) despersonalização.
d) delírio.
e) fuga de ideias.


GABARITO
1. D
2. D
3. C
4. A
5. C
6. B
7. E
8. D
9. E
10. D
11. B
12. C
13. A
14. B
15. E

domingo, 3 de julho de 2016

[BULÁRIO] Lítio.


  • REFERÊNCIA: carbolitium.
  • DESCRIÇÃO: é um antimaníaco, antidepressivo e antipsicótico.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: não foi estabelecido seu mecanismo exato de ação. Postulam-se duas teorias. A primeira relaciona o efeito estabilizador do ânimo com uma redução na concentração do neurotransmissor catecolamina, mediada possivelmente pelo efeito do íon lítio na enzima adenosina trifosfatase Na+/K+-dependente, para produzir um aumento no transporte transmembrana neuronal do íon sódio. A segunda é que o lítio pode diminuir as concentrações de monofosfato de adenosina cíclico (AMPcíclico), o que por sua vez pode originar diminuição da sensibilidade dos receptores da adenilatociclase sensíveis aos hormônios. É absorvido por via oral de forma rápida e completa. Não se une às proteínas plasmáticas nem é metabolizado, e elimina-se 95% de forma inalterada pelo rim. A eliminação é inicialmente rápida e, após tratamento prolongado, torna-se mais lenta. Na forma ativa, pode ser reabsorvido 80% no túbulo proximal. A velocidade de excreção diminui com o aumento da idade.No início do tratamento a meia-vida é bifásica, a concentração sérica diminui com rapidez durante as 5 a 6 horas iniciais, seguida de uma diminuição gradual durante as 24 horas seguintes. O início de sua ação terapêutica pode demorar de 1 a 3 semanas.
  • INDICAÇÕES: tratamento da doença maníaco-depressiva (transtorno afetivo bipolar). Prevenção de mania recorrente e fase depressiva.
  • CONTRAINDICAÇÕES: gravidez, lactação, disfunção renal ou cardíaca grave. 
  • PRECAUÇÕES: o lítio é excretado no leite materno e em alguns lactentes foram descritos sinais de toxicidade, tais como hipotonia, hipotermia, cianose e alterações no eletrocardiograma. Os idosos necessitam, geralmente, de uma dose menor, devido a o volume de distribuição e a velocidade do clearance renal estarem reduzidos. É potencialmente tóxico para o sistema nervoso central, inclusive em concentrações séricas dentro do alcance terapêutico. Deve ser administrado com precaução na presença de doença cardiovascular (pode exacerbar-se), na presença de alterações do sistema nervoso central (epilepsia e parkinsonismo), em casos de desidratação grave (aumenta o risco de toxicidade) e quando existir insuficiência renal ou retenção urinária. A toxicidade por lítio pode aparecer em concentrações séricas terapêuticas ou próximas a elas. Durante a fase maníaca aguda, o paciente pode ter uma grande capacidade para tolerar o lítio, dado que este diminui a reabsorção de sódio pelos túbulos renais. Recomenda-se o consumo de cloreto de sódio e uma adequada ingestão de líquidos (2,5 a 3 litros por dia).Sua administração deve ser cuidadosa nos casos de bócio ou hipotireoidismo, já que pode agravá-los. Antes e durante o tratamento, recomenda-se efetuar a determinação da função renal, contagem de leucócitos e eletrocardiogramas. É aconselhável efetuar exames do lítio sérico durante o tratamento.
  • REAÇÕES ADVERSAS: frequência de micção aumentada, aumento da sede, náuseas, tremor das mãos, desvanecimentos, taquicardia, pulso irregular, dispneia de esforço, sonolência, confusão.
#BulaNoCaminhoDaEnf

[BULÁRIO] Etomidato.


  • REFERÊNCIA: hypnomidate.
  • DESCRIÇÃO: é um anestésico.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: é um hipnótico de ação curta utilizado na indução da anestesia geral. Não possui atividade analgésica e não provoca liberação de histamina. Seu mecanismo de ação parece transcorrer por estímulo direto sobre os receptores gabaérgicos. Uma vez administrado por via IV, inicia sua ação rapidamente, e seu efeito (dose-dependente) prolonga-se de 3 a 5 minutos. A duração de ação pode ser aumentada por injeção de doses repetidas ou por medicação pré-anestésica. 78% do etomidato circulante ligam-se às proteínas plasmáticas. Metaboliza-se no plasma e os metabólitos (inativos) eliminam-se pela urina. Sua meia-vida é de 75 minutos. Nas intervenções de curta duração o etomidato é ideal pois o paciente recupera-se rapidamente, com boas condições de orientação, marcha e equilíbrio.
  • INDICAÇÕES: indução da anestesia geral. Adjuvante na manutenção da anestesia por mistura de óxido nitroso e oxigênio em cirurgias de curta duração.
  • CONTRAINDICAÇÕES: hipersensibilidade ao etomidato. 
  • PRECAUÇÕES: por não existirem provas conclusivas recomenda-se não utilizar em gestantes a menos que o benefício para a mãe supere o risco potencial para o feto. A lactação deve ser suspensa se a mãe recebe o medicamento. A segurança e a eficácia em crianças menores de 10 anos não foram estabelecidas.
  • REAÇÕES ADVERSAS: Dor no local da injeção (especialmente se aplicada em veias de pequeno calibre). Náuseas, vômitos (pós-operatórios). Movimentos clônicos espontâneos, que são mais frequentes quando nenhuma pré-medicação (fentanila, diazepam) é administrada. Hipotensão (associada com infusão prolongada), oligúria e distúrbios eletrolíticos que respondem a corticoides. Apneia transitória (15 a 20 segundos de duração). Supressão reversível da função do córtex adrenal. Taquicardia e hipertensão que podem ser prevenidos por pré-medicação analgésica.
#BulaNoCaminhoDaEnf

[BULÁRIO] Fluconazol.


  • REFERÊNCIA: candizol, flucanol, flutec, triazol.
  • DESCRIÇÃO: é um antimicótico.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: é membro da família de agentes antifúngicos triazólicos; trata-se de um inibidor potente e específico da síntese de esteróis nos fungos. O fluconazol, administrado tanto por via oral como intravenosa, é ativo em uma variedade de infecções fúngicas em animais. Sua atividade foi demonstrada contra micoses oportunistas, como as infecções por Candidaspp, inclusive candidíases sistêmicas e em animais imunocomprometidos. É bem absorbido após a administração oral e os níveis plasmáticos (e a biodisponibilidade sistêmica) estão acima de 90% dos que são obtidos após a administração intravenosa. A absorção oral não é afetada pela ingestão simultânea de alimentos. As concentrações plasmáticas máximas obtidas em condição de jejum são alcançadas entre 0,5 e 1,5 horas após a administração, com uma meia-vida de eliminação plasmática de cerca de 30 horas. 
  • INDICAÇÕES: candidíase orofaríngea, esofágica, infecções por Candida do trato urinário, peritonite, e formas sistêmicas de candidíase. Meningite criptocócica, e infecções criptocócicas em outras localizações. Podem ser tratados os pacientes imunocompetentes, pacientes com síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS), com transplante de órgãos ou com outras causas de imunodepressão. O fluconazol pode ser usado como terapia de manutenção para prevenir a recaída da enfermidade criptocócica em pacientes com AIDS. Podem ser tratados os pacientes com enfermidades neoplásicas, internados em unidades de terapia intensiva ou que recebam tratamento citotóxico ou terapêutica imunossupressora, como também aqueles que apresentam fatores predisponentes para infecção por Candida.
  • CONTRAINDICAÇÕES: Não deve ser usado nos pacientes com conhecida sensibilidade à droga ou aos compostos azólicos relacionados. 
  • PRECAUÇÕES: Na ausência de provas concludentes, recomenda-se não usar em mulheres grávidas, exceto se o benefício esperado para a mãe supere o risco potencial para o feto. A amamentação deve ser suspensa. A segurança e a eficácia da droga em crianças não foi estabelecida.
  • REAÇÕES ADVERSAS: Náuseas, dores abdominais, diarreia e flatulência. Erupções. Alguns pacientes, em particular aqueles com enfermidades subjacentes graves, como AIDS ou câncer, apresentaram alterações nas funções renais, e nas provas hematológicas foram observadas anormalidades de função hepática. Os pacientes com AIDS são mais propensos a desenvolver reações cutâneas graves com muitos fármacos.
#BulaNoCaminhoDaEnf

[BULÁRIO] Levodopa.



  • REFERÊNCIA: prolopa.
  • DESCRIÇÃO: é um antiparkinsoniano.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: é um precursor da dopamina. Ao que parece, o pequeno percentual de cada dose que atravessa a barreira hematoencefálica se descarboxila em dopamina, que por sua vez estimula os receptores dopaminérgicos nos gânglios basais e melhora, assim, o equilíbrio entre a atividade colinérgica e a dopaminérgica, com melhoria da modulação dos impulsos nervosos transmitidos ao córtex motor. É absorvida rapidamente no intestino delgado mediante um sistema de transporte ativo de aminoácidos; na circulação geral, chega de 30% a 50%. Distribui-se na maioria dos tecidos corporais, porém não no SNC, que recebe menos de 1% da dose devido ao metabolismo intenso da periferia. A enzima descarboxilase de aminoácidos l-aromáticos converte 95% em dopamina no estômago, intestinos e fígado, por metabolismo de primeiro passo. Sua meia-vida é de 1 a 3 horas. É eliminada por via renal; 80% da dose são eliminados em 24 horas como metabólitos da dopamina, principalmente ácido di-hidroxifenilacético (DOPAC) e ácido homovanílico (HVA).
  • INDICAÇÕES: parkinsonismo idiopático, pós-encefalítico, sintomático ou associado com arteriosclerose cerebral.
  • CONTRAINDICAÇÕES: a relação risco-benefício deverá ser avaliada na presença de asma brônquica, enfisema, antecedentes de distúrbios convulsivos, diabetes mellitus, glaucoma de ângulo fechado, úlcera péptica, disfunção hepática ou renal, estado psicótico e melanoma.
  • PRECAUÇÕES: A ingestão de alimentos antes ou simultaneamente pode retardar o efeito da levodopa. Nos diabéticos, pode interferir com os testes de glicose e corpos cetônicos na urina. Evitar os alimentos e produtos vitamínicos que contenham piridoxina (vitamina B 6), dado que diminui o efeito da levodopa. Pode ocorrer o fenômeno on-off(alternância de resposta positiva e negativa ao tratamento). Pode escurecer a urina ou o suor, porém sem significado clínico. No caso de aparição de distúrbios psiquiátricos graves (depressão mental), pode ser necessário reduzir a dose e, inclusive, suspender o tratamento. Os pacientes geriátricos e pós-encefalíticos necessitam com frequência de doses menores do que outros pacientes com parkinsonismo.
  • REAÇÕES ADVERSAS: podem ocorrer depressão mental, micção dificultosa, enjoos, arritmias cardíacas, alterações no estado de ânimo, náuseas ou vômitos; movimentos corporais não habituais e incontrolados. São de incidência menos frequente: hipertensão, debilidade, cansaço não-habitual, blefarospasmos; cefaleias e anorexia.
#BulaNoCaminhoDaEnf

[BULÁRIO] Atenolol.


  • REFERÊNCIA: plenacor, ablok, angipress, antenobal.
  • DESCRIÇÃO: é um anti-hipertensivo. Bloqueador beta-adrenérgico.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: atua preferencialmente sobre os receptores cardíacos 1, embora também tenha afinidade com os receptores vasculares periféricos ou bronquiais 2. Como sua cardiosseletividade não é absoluta, as doses elevadas de atenolol podem bloquear os receptores 2. Carece de atividade simpaticomimética intrínseca e de efeito estabilizador da membrana. Seu efeito principal é reduzir a resposta cardíaca diante do cansaço e ao exercício, razão pela qual é indicado em angina pectoris. Absorvido 50% por via oral, sua fixação às proteínas é baixa; metaboliza-se minimamente no fígado e 85% a 100% é excretado por via renal, de forma inalterada. Sua meia-vida é de 6 a 7 horas e aumenta de 16 a 27 horas ou mais em pacientes com disfunção renal.
  • INDICAÇÕES: hipertensão essencial, angina pectoris, arritmias cardíacas, coadjuvante no tratamento da estenose subaórtica hipertrófica.
  • CONTRAINDICAÇÕES: Bloqueio cardíaco de 2 e 3 grau. Choque cardiogênico. Gravidez e lactação. Deve-se ter em mente que o atenolol atravessa a barreira placentária. Crianças. Insuficiência cardíaca manifesta, bradicardia sinusal. 
  • PRECAUÇÕES: como com todos os beta-bloqueadores, o tratamento não deve ser interrompido bruscamente por pacientes anginosos, pois pode provocar distúrbios do ritmo, infarto do miocárdio ou morte súbita. Deve-se ter cautela com pacientes asmáticos e com aqueles que apresentam fenômemos de Raynaud.
  • REAÇÕES ADVERSAS: as mais comuns são frialdade nas extremidades, fadiga muscular e, em casos isolados, bradicardia. Ocasionalmente, foram relatados distúrbios do sono, tal qual com outros beta-bloqueadores. Existem possibilidades de bloqueio A-V, insuficiência cardíaca, crise asmática ou hipoglicemia. Em caso de erupções cutâneas tipo psoríase, o tratamento deverá ser suspenso, por provável hipersensibilidade ao fármaco.
#BulaNoCaminhoDaEnf

[BULÁRIO] Cetoprofeno.



  • REFERÊNCIA: profenid.
  • DESCRIÇÃO: utilizado em casos de algia no pré e pós-operatório, dentre outras patologias.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: é um anti-inflamatório não esteroide, possuindo atividade anti-inflamatória, anti-álgica e anti-pirética. Inibe a síntese de prostaglandinas e tem atividade inibitória sobre a agregação plaquetária. A excreção é rapida e essencialmente urinária.
  • INDICAÇÕES: artrite reumatoide, bursite, capsulite, dismenorreia, dor e inflamação em odontologia, enxaqueca, gota, osteoartrite, sinusite, etc.
  • CONTRAINDICAÇÕES: anemia, asma, função cardíaca comprometida, hipertensão, hemofilia e outros problemas sanguíneos, disfunção hepática, úlcera peptica, menores de 15 anos. 
  • PRECAUÇÕES: cuidado com pacientes geriátricos, pois aumenta o risco de complicações renais, hepáticas e gastrointestinais graves. O álcool e a utilização de outros AINEs podem aumentar complicações gastrointestinais. Não é recomendado a sua utilização no final da gestação, devido aos possíveis efeitos adversos ao feto, tais como fechamento prematuro do canal arterial, que pode produzir hipertensão pulmonar persistente no RN.
  • REAÇÕES ADVERSAS: aftas, coceira, constipação, crise asmática, diarreia, diminuição dos glóbulos brancos no sangue, cefaleia, dor epigástrica, erupção na pele, hemorragia digestiva, má digestão, náuseas, vertigem, vômito.
#BulaNoCaminhoDaEnf

[BULÁRIO] Risperidona.



  • REFERÊNCIA: risperdal.
  • DESCRIÇÃO: é um antipsicótico.
  • INFORMAÇÕES TÉCNICAS: pertence ao grupo de antipsicóticos-neurolépticos atípicos que têm uma eficácia similar à dos clássicos, mas com um perfil de efeitos adversos diferentes deles, em especial nos sintomas extrapiramidais que ocorrem com frequência muito menor. O mecanismo de ação da risperidona é desconhecido, embora se acredite que sua atividade é devida a um bloqueio combinado dos receptores dopaminérgicos D2 e dos receptores serotoninérgicos S2 (antagonista dopaminérgico-serotoninérgico). Outros efeitos da risperidona podem ser explicados pelo bloqueio dos receptores alfa 2-adrenérgicos e histaminérgicos H1. A risperidona é bem absorvida pela mucosa gastrintestinal e extensamente metabolizada pelo fígado.
  • INDICAÇÕES: controle das manifestações das afecções psicóticas. Como coadjuvante no tratamento de mudanças do comportamento ou transtornos afetivos em pacientes com deficiência mental. Esquizofrenia aguda ou crônica.
  • CONTRAINDICAÇÕES: hipersensibilidade à risperidona
  • PRECAUÇÕES: o tratamento com risperidona expõe o paciente a sérios riscos. Como com outros neurolépticos, o paciente pode desenvolver um quadro de discinesia tardia, potencialmente irreversível (maior risco em idosos); síndrome neuroléptica maligna, potencialmente mortal, que é manifestada com hiperpirexia, rigidez muscular, instabilidade autonômica e estado mental alterado. Foi observado um incremento do risco de aparição de tumores da pituitária, endócrinos e mamários em animais. A risperidona pode produzir hipotensão ortostática. O paciente que recebe risperidona não deve operar maquinaria pesada nem conduzir automóveis. Não consumir álcool durante o tratamento. Não amamentar. Não utilizar em mulheres grávidas, a menos que o benefício para a mãe supere o risco potencial para o feto.
  • REAÇÕES ADVERSAS: associadas com suspensão do tratamento: sintomas extrapiramidais, tonturas, hiperquinesia, sonolência, náuseas. Durante o tratamento: insônia, agitação, ansiedade, sonolência, agressão, sintomas extrapiramidais, dor de cabeça, tonturas, constipação, náuseas, dispepsia, vômitos, dor abdominal, sialorreia, dor dental, rinite, tosse, sinusite, dor nas costas ou no peito, febre, seborreia, visão anormal, artralgia, taquicardia, diminuição do desejo sexual. A aparição dos efeitos extrapiramidais está relacionada com a dose de risperidona administrada.
#BulaNoCaminhoDaEnf