domingo, 4 de dezembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto [14].


1. Infelizmente, no Brasil, a adesão dos pacientes ao tratamento do Diabetes Mellitus e da Hipertensão arterial é muito baixa, com isso essas doenças se tornam as duas principais causas da _____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) Doença Renal Crônica
b) Osteoropose
c) Doença de Chagas
d) Síndrome de Cushing
e) Colite ulcerativa

2. Há indicação de cateterizar a bexiga do paciente que sofreu queimaduras quando as lesões cobrirem ou ultrapassarem:

a) 10% do corpo.
b) 15% do corpo.
c) 18% do corpo.
d) 25% do corpo.

3. O Diabetes Mellitus pode se agravar alguns anos após a menopausa porque a glicemia tende a aumentar. Isso se deve:

a) ao cortisol que deixa de ser antagonizado pelo estrogênio.
b) aos efeitos da deficiência estrogênica no metabolismo dos carboidratos.
c) às conseqüências da atividade gliconeogênica do cortisol.
d) à síndrome climatérica que se manifesta em 25% das mulheres.

4. No tratamento das feridas existem, atualmente, muitos tipos de curativos com formas e propriedades diferentes. Antes da realização do curativo, é importante a avaliação da ferida e aplicação do tipo de curativo que melhor convier ao estágio em que se encontra, a fim de facilitar a cura.

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo:

I- As coberturas com hidrocolóide são indicadas para feridas com moderada exsudação e duram até 07 (sete) dias.
II- Os ácidos graxos essenciais, aceleram o processo de cicatrização dos tecidos e são indicados para todos os tipos de feridas.
III- A cobertura de carvão ativado impregnado com prata é indicada para feridas infectadas exsudativas com ou sem odor.
IV- A papaína é uma enzima à base de óleo vegetal proveniente das folhas do mamão e com indicação para feridas abertas com tecido necrosado.

Estão corretas:

a) I e IV, somente.
b) I, II e III, somente.
c) I, II, III e IV.
d) I, III e IV, somente.

5. A hemodiálise é o método de diálise mais comumente empregado. É usada para pacientes que estão agudamente doentes, bem como para pacientes com DRET (Doença Renal em Estágio Terminal). Ela não altera a evolução da doença e o paciente fica sujeito a problemas e complicações. Assinale a alternativa correta quanto às complicações do tratamento dialítico relacionado a causa das mesmas.

a) Cãibras musculares dolorosas devido à lenta saída dos líquidos e eletrólitos do espaço extracelular.
b) A embolia gasosa é comum e está relacionada a entrada de ar no sistema vascular do paciente.
c) A exsanguinação ocorre devido a hipotensão durante o tratamento.
d) As arritmias ocorrem devido às alterações eletrolíticas e do pH ou a partir da remoção de
medicamentos antiarrítmicos durante o tratamento.

6. Acerca da infecção hospitalar, assinale a opção incorreta.

a) Considere a seguinte situação hipotética: ao chegar ao serviço de pronto-atendimento de um hospital, Rosa, de 34 anos de idade, referiu estar apresentando febre, dor e rubor no local de aplicação de uma injeção intravenosa recebida 48 horas antes, quando da primeira admissão naquele serviço, motivada por cólica renal. Nessa situação, como não se completaram 72 horas após a primeira admissão da paciente, não se pode considerar que houve infecção hospitalar.
b) A utilização, pelo enfermeiro, de técnica inadequada de lavagem das mãos pode causar uma série de problemas ao paciente, que incluem a transmissão de infecções.
c) Considere a seguinte situação hipotética: Joana, de 56 anos de idade, diabética, deu entrada em um hospital, apresentando lesão infectada no pé esquerdo. Disse que a ferida começou a se desenvolver após ter usado um sapato novo, mas que somente havia decidido procurar atendimento médico naquele momento, um mês depois. Nesse caso, trata-se de infecção comunitária.
d) A cadeia epidemiológica das infecções hospitalares pode ser corretamente definida com base em seis elos: agente infectante, reservatórios, vias de eliminação, transmissão, penetração e hospedeiro suscetível.

7. Paciente diabético do tipo I, com infecção urinária, procura o ambulatório médico com quadro inicial de cetoacidose, identificado pelas seguintes manifestações:

a) hipoglicemia, anúria, dores na panturrilha, hematopoiese e cefaleia.
b) disúria, cefaleia, isquemia, vômitos e hemorragia gástrica.
c) vômitos, edema em membros inferiores, dor em flanco esquerdo e fadiga.
d) poliúria, xeroftalmia, hipopotassemia, cianose de extremidades e náuseas.
e) hiperglicemia, polidipsia, poliúria, visão turva, fadiga e náuseas.

8. Em orientação ao portador de diabetes, em insulinoterapia, que iniciará a contagem de carboidratos, recomenda-se a automonitorização da glicemia. Nessa situação, o enfermeiro explica que

a) a automonitorização domiciliar deve incluir quatro perfis glicêmicos, sendo dois pré-prandiais e dois pós-prandiais realizados uma hora após almoço e jantar.
b) as fibras insolúveis encontradas nos legumes, farelos de aveia e de cevada, leguminosas são importantes no controle glicêmico.
c) a quantidade de insulina intermediária ou de ação lenta deve ser estimada e administrada antes das refeições.
d) o açúcar poderá ser incluído no plano alimentar desde que o total de carboidratos seja contabilizado dentro da proposta de uma alimentação saudável.
e) o peso do alimento em gramas corresponde à quantidade de carboidratos existentes nesses mesmos alimentos.

9. O teste de hemoglobina glicada é utilizado nos pacientes diabéticos tem por finalidade:

a) Dosar o nível de sequelas no organismo do paciente.
b) Identificar o parâmetro de risco cardiovascular.
c) Identificar altos níveis de glicemia durante períodos prolongados.
d) Identificar o padrão respiratório do paciente.
e) Mostrar Índices de risco de outras patologias.

10. As lesões por queimadura resultam da transferência de energia de uma fonte de calor para o corpo. Sua gravidade é determinada por extensão, profundidade e agente causador. Sobre as queimaduras, é CORRETO afirmar:

a) A escaldadura resulta normalmente em uma queimadura de espessura muito profunda e ocasiona as queimaduras de terceiro grau.
b) Uma queimadura térmica que apresenta como sinais e sintomas eritema, dor local e formação de bolhas atingiu a epiderme e a derme, e deve ser classificada como queimadura de segundo grau.
c) As queimaduras químicas e elétricas são de pouca gravidade e geralmente não são profundas. Atingem a epiderme e devem ser classificadas como queimaduras de primeiro grau.
d) A queimadura de terceiro grau é de espessura total, é dolorosa e tem indicação de cirurgia plástica com enxertia.

11. O apêndice é um pequeno anexo semelhante a um dedo com cerca de 10 cm de comprimento, ligado ao ceco logo abaixo da válvula ileocecal. O apêndice enche-se de alimento e esvazia-se regularmente no ceco. Como ele se esvazia insuficientemente e a sua luz é pequena, está propenso a tornar-se obstruído e é particularmente vulnerável a infecção, chamada de apendicite. Ao exame físico abdominal, na palpação, como é chamado o sinal que ao posicionar o paciente em decúbito dorsal, realiza-se uma compressão no ponto de McBurney, seguida de uma descompressão súbita, que será referida pelo paciente como dor ou piora da dor quando o sinal estiver presente. Este é considerado um sinal sugestivo de apendicite aguda. Assinale a alternativa correta.

a) Sinal de Murphy.
b) Sinal de Giordano.
c) Sinal de Blumberg.
d) Sinal de Piparote.

12. As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, de segundo grau ou de terceiro grau. Esta classificação é feita tendo-se em vista a profundidade do local atingido. As queimaduras de segundo grau possuem quais características:

a) A queimadura de segundo grau afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida e possui textura coreácea. É indolor e não reepiteliza necessitando de enxertia de pele.
b) A queimadura de segundo grau afeta somente epiderme, forma bolhas ou flictenas. A base da bolha é rósea, úmida e dolorosa se considerada uma queimadura superficial ou apresenta a base da bolha branca, seca, indolor e menos dolorosa se a queimadura for mais profunda. A restauração das lesões ocorre entre 4 e 10 dias.
c) A queimadura de segundo grau afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida e possui textura coreácea. É extremamente dolorosa e não reepiteliza necessitando de enxertia de pele
d) A queimadura de segundo grau afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas. Podendo ser superficial ou profunda. A base da bolha é rósea, úmida e dolorosa se considerada uma queimadura superficial ou apresenta a base da bolha branca, seca, indolor e menos dolorosa se a queimadura for profunda. A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

13. Algumas das queixas mais comuns nos serviços de atenção básica estão ligadas à descompensação do Diabetes Mellitus. Analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

- Entre os fatores de risco para a hipoglicemia estão: o uso de altas doses de insulina, história prévia, níveis menores de hemoglobina glicada, maior duração da doença e sexo masculino.
- Quadros graves de hipoglicemia incluem alteração de consciência ou do comportamento, convulsões.
- À noite é possível ocorrer casos graves, uma vez que a glicemia diminui às 3h-4h da manhã.
- Na unidade básica de saúde, a conduta para um quadro de hipoglicemia leve inclui: Tabletes de glicose (15g), 150ml de suco de laranja ou refrigerante comum, uma colher de sopa de açúcar ou mel e reavaliação da situação.

As afirmativas são respectivamente:

a) F, V, V, V.
b) F, V, V, F.
c) V, F, V, F.
d) V, V, V, F.
e) V, V, V, V.

14. A respeito da Esclerose Sistêmica, é correto afirmar que:

a) a hipertensão arterial pulmonar é mais comum na forma limitada do que na forma difusa;
b) a esofagopatia é comum tanto na forma limitada quanto na difusa, e manifesta-se predominantemente como acalasia;
c) o auto-anticorpo antitopoisomerase tipo I é mais comum na forma limitada;
d) na crise renal da esclerodermia, pulsoterapia com corticóide deve ser iniciada prontamente;
e) os betabloqueadores são o tratamento mais importante para o fenômeno de Raynaud.

15. São cuidados de enfermagem no Lúpus Eritematoso, EXCETO:

a) Orientar o paciente para evitar a exposição ao sol e a luz artificial.
b) Orientar quanto à dieta hipossódica no caso de edemas.
c) Observar e anotar o aparecimento de descamação e prurido na pele.
d) Utilizar sulfas, anticoncepcionais e penicilinas para retardar a doença.
e) Controlar sinais vitais, diurese e peso diário.

16. Entre as complicações cardíacas no lúpus eritematoso sistêmico, a mais frequente é a

a) pericardite.
b) miocardite.
c) coronariopatia.
d) doença valvar.

17. Nos pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico, podemos afirmar que:

a) A pleurite é a manifestação pulmonar mais frequente.
b) As manifestações neurológicas são as mais frequentes manifestações sistêmicas.
c) O envolvimento cardíaco mais comum é a endocardite de Libman-Sacks.
d) A plaquetopenia é a alteração hematológica mais comum.
e) A nefrite mesangial tem pior prognóstico que as demais nefrites.

18. São critérios diagnósticos de lúpus eritematoso sistêmico, exceto: 

a) úlceras orais, linfopenia, artralgias e fotossensibilidade;
b) úlceras genitais, anemia, artrite não erosiva e fator antinuclear positivo; 
c) úlceras orais, plaquetopenia, rash malar e proteinúria +++ ou mais no exame simples de urina; 
d) rash malar, fotossensibilidade, úlceras orais e artralgias. 

19. Qual é a via de acesso temporário mais utilizada para Hemodiálise?

a) Cateter Permcath.
b) Prótese.
c) Fístula Arteriovenosa.
d) Cateter de Tenckhoff.
e) Cateter Duplo Lúmen.

20. A função básica dos rins é limpar o plasma sanguíneo de substâncias indesejáveis para o organismo, sobretudo os produtos finais do metabolismo, como Ureia, Potássio e Creatinina. É correto afirmar que o fluxo sanguíneo que passa através dos rins corresponde a aproximadamente

a) 40% do débito cardíaco.
b) 30% do débito cardíaco.
c) 20% do débito cardíaco.
d) 15% do débito cardíaco.
e) 25% do débito cardíaco.

21. Os pacientes apresentam fenômeno de Raynaud em cerca de 95% dos casos, podendo ser encontradas alterações da motilidade esofágica e intestinal, crise renal com hipertensão arterial maligna, anemia microangiopática e perda de função renal. Pode ocasionar no coração: fibrose miocárdica, miocardiopatia dilatada, arritmias, pericardite, miocardite, falência cardíaca diastólica e infarto do miocárdio. 

Trata-se de 

a) granulomatose de Wegener.
b) doença mista do tecido conectivo.
c) esclerose sistêmica.
d) dermatopolimiosite.
e) lúpus eritematoso sistêmico.



GABARITO
1. A
2. D
3. A
4. B
5. D
6. A
7. E
8. D
9. C
10. B
11. C
12. D
13. A
14. A
15. D
16. A
17. A
18. C
19. E
20. C
21. C

Um comentário: