terça-feira, 6 de dezembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [10].


1. Como é denominada a etapa do Planejamento Estratégico Situacional (PES) que se refere à análise dos recursos necessários, sejam eles econômicos, administrativos ou políticos, a partir da qual se deve intervir para alcançar os resultados esperados?

a) Momento educativo.
b) Momento normativo.
c) Momento estratégico.
d) Momento explicativo.
e) Momento tático.

2. Dentre as funções pertencentes ao processo administrativo na enfermagem, há aquela que define a estrutura da organização (formal e informal), estabelece as relações existentes dentro desta organização (autoridade e responsabilidade) e determina o desenho desta organização, em que aparecerão as relações existentes entre os cargos/setores/ órgão e as pessoas. Qual é o nome dado a esta função?

a) Planejamento.
b) Organização.
c) Direção.
d) Coordenação.
e) Controle

3. Nas organizações de saúde, é fundamental, para os profissionais que ali desenvolvem seu trabalho, saber gerenciar situações de conflitos e encaminhar negociações. A partir do enfoque contemporâneo da administração, para gerenciar situações de conflito no cotidiano do trabalho da equipe de uma determinada Unidade, o enfermeiro deve 

a) reconhecer os fatores geradores do conflito para suprimi-los, aperfeiçoando as normas da organização.
b) buscar a harmonia na situação, sem abordar o conflito diretamente, de modo a evitar aborrecimentos ou problemas emocionais.
c) criar condições para que os conflitos possam ser explicitados e discutidos entre os membros da equipe, na busca de soluções integrativas dos problemas.
d) determinar a estratégia para a solução do conflito, impondo suas preferências diante da situação-problema.
e) impedir que os conflitos gerados entre os membros da equipe da Unidade sejam compartilhados com a Chefia de Enfermagem.

4. Cabe ao enfermeiro a classificação dos clientes segundo o Sistema de Classificação de Pacientes (SCP), para subsidiar a composição do quadro de enfermagem para as unidades assistenciais. 
Marque a alternativa que CORRESPONDE aos valores corretos da distribuição percentual do total de enfermeiros, de acordo com os cuidados necessários.

a) Assistência mínima e intermediária: 10 a 15%; Assistência semi-intensiva: 20 a 30% e Assistência intensiva: 35 a 40%. 
b) Assistência mínima e intermediária: 20 a 25%; Assistência semi-intensiva: 30 a 35% e Assistênci intensiva: 40 a 45%. 
c) Assistência mínima e intermediária: 23 a 33%; Assistência semi-intensiva: 40 a 50% e Assistência intensiva: 55 a 65%.
d) Assistência mínima e intermediária: 30 a 40%; Assistência semi-intensiva: 40 a 50% e Assistência intensiva: 50 a 60%. 
e) Assistência mínima e intermediária: 33 a 37%; Assistência semi-intensiva: 42 a 46% e Assistência intensiva: 52 a 56%. 

5. A Resolução COFEN - Nº 293/2004 estabelece os parâmetros para dimensionar o quantitativo mínimo dos diferentes níveis de formação dos profissionais de Enfermagem para a cobertura assistencial nas instituições de saúde. De acordo com essa resolução, devem ser consideradas como horas de enfermagem, por leito, nas 24 horas, e distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem:

a) 12,7 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência semi-intensiva. Para assistência intensiva: de 52% a 56% são Enfermeiros e os demais, Técnicos de Enfermagem.
b) 2,5 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência mínima ou auto-cuidado. Para assistência intensiva: de 80% a 86% são Enfermeiros e os demais, Técnicos de Enfermagem.
c) 5,6 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência intermediária. Para assistência mínima e intermediária: de 33% a 37% são enfermeiros (mínimo de seis) e os demais, Auxiliares e/ou Técnicos de Enfermagem.
d) 15,7 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência semi-intensiva. Para assistência intensiva: de 52% a 56% são Enfermeiros e os demais, Técnicos de Enfermagem.

6. Nas últimas décadas a demanda de atendimentos da clientela, associada às necessidades de cuidados de enfermagem cada vez mais complexos, tem imposto à equipe de enfermagem uma sobrecarga de trabalho, influenciando na qualidade da assistência prestada. Portanto, o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN - publicou a Resolução 293/2004, que estabelece os parâmetros de dimensionamento de pessoal de enfermagem nos serviços de saúde. Em se tratando de dimensionamento de pessoal, assinale a alternativa CORRETA. 

a) O dimensionamento de pessoal constitui-se a etapa inicial do processo de provimento de pessoal, cuja finalidade é a previsão da quantidade de funcionários por categoria, requerida para suprir as necessidades da assistência de enfermagem. 
b) A temática “dimensionamento de pessoal de enfermagem” constitui-se, ao longo dos anos, foco de atenção dos enfermeiros e administradores dos serviços de saúde, uma vez que interfere diretamente, com a eficácia, na qualidade e impacta muito pouco nos custos da assistência à saúde.
c) O dimensionamento de pessoal, por estar atualmente definido em Resolução fundamentado em parâmetros consistentes, constitui-se elemento de consenso entre profissionais de enfermagem e administradores de serviços de saúde, minimizando-se, assim, os conflitos no que tange à gestão de recursos humanos.
d) O dimensionamento de pessoal é compreendido enquanto um processo sistemático que fundamenta o planejamento e avaliação do quantitativo e qualitativo do pessoal de enfermagem necessário para prover a assistência, tornando-se, portanto, desnecessária a avaliação da carga de trabalho.
e) Para determinar a quantidade média de usuários/clientes assistidos, a Resolução 293/2004 estabelece, enquanto parâmetro, o Sistema de Classificação de Pacientes - SCP - por categorias ou grupos de cuidados, classificados em cuidados intensivos, cuidados semi-intensivos, alta dependência, cuidados intermediários e cuidados mínimos. 

7. Com base nos parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nas unidades assistenciais das instituições de saúde e assemelhados, assinale a opção correta. 

a) Para assistência mínima e intermediária recomenda-se que 42 a 46% da equipe de enfermagem sejam de Enfermeiros.
b) O responsável técnico de enfermagem deve dispor de 10% do quadro geral de profissionais de enfermagem para cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal.
c) O quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido de um índice de segurança técnica (IST) não superior a 5% do total.
d) Em uma unidade de internação em pediatria, caso não tenha acompanhante, a criança menor de seis anos deve ser classificada com necessidades de cuidados semi-intensivos.
e) Para efeito de cálculo, devem ser consideradas 9,4 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência semi-intensiva.

8. No que concerne ao dimensionamento de pessoal de enfermagem, conforme delineia a Resolução COFEN nº 293/2004, podemos afirmar que, para efeito de cálculo, devem ser consideradas como horas de enfermagem, por leito, nas 24 horas: 

I. 3,6 horas de enfermagem, por cliente, na assistência mínima ou autocuidado;
II. 5,6 horas de enfermagem, por cliente, na assistência intermediaria;
III. 9,6 horas de enfermagem, por cliente, na assistência semi-intensiva;
IV. 17,7 horas de enfermagem, por cliente, na assistência intensiva.
V. O Índice de Segurança Técnica (IST) não deve ser inferior a 15% do total;
VI. Para os serviços que não podem ser referenciados por leito/dia, usar-se-á o sitio funcional, atividade, local, e o período de 4, 5 e 6 horas;
VII. Ao cliente crônico com idade superior a 60 anos deverá ser acrescido de 0,5 às horas de enfermagem.

Estão corretas as assertivas: 

a) I, II, III, IV, V, VI e VII 
b) I, II, III, IV, V e VII 
c) I, II, III, V, VI, VII 
d) II, V, VI, VII 
e) II, III, V, VI, VII 

9. Analise as afirmativas abaixo:

I. Para organizar é indispensável comunicar-se, com o objetivo de estabelecer metas, canalizar energias e identificar e solucionar problemas, por este motivo, a competência comunicacional é essencial na gerência;
II. A liderança é uma das principais competências do enfermeiro, uma vez que, no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
III. O gerenciamento realizado pelo enfermeiro é resultado da composição histórica da força de trabalho em enfermagem que sempre promoveu sua divisão técnica e social. A gerência configurada como instrumento do processo do cuidar pode ser entendida como um processo de trabalho;
IV. A tomada de decisão é uma das responsabilidades do enfermeiro, objetivando o uso apropriado, a eficácia e o custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e práticas.

Sobre gerência e competência do Enfermeiro está CORRETO o que se afirma em:

a) I, II e III, apenas;
b) II, III e IV, apenas;
c) I, II e IV, apenas;
d) I, II, III e IV.

10. O Enfermeiro, ao realizar o dimensionamento e a adequação quantiqualitativa de profissionais de enfermagem do setor da clínica médica, leva em consideração, dentre os aspectos técnicos-administrativos citados a seguir, EXCETO

a) o índice de segurança técnica.
b) a taxa de absenteísmo.
c) a dinâmica de funcionamento da unidade nos diferentes turnos.
d) o piso salarial dos profissionais de nível médio.
e) o modelo assistencial.

11. O Conselho Federal de Enfermagem por meio da Resolução COFEN nº 293/2004, fixou e estabeleceu parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nas Unidades Assistenciais das Instituições de Saúde e Assemelhados, considerando dentre outras,

a) a necessidade requerida pelos administradores de hospitais, face a dificuldade dos enfermeiros em definir tais parâmetros.
b) a necessidade de flexibilizar nas instituições de saúde públicas e privadas do país, a aplicação de parâmetros que possibilitem os ajustes necessários, derivados da diferença do perfil epidemiológico e financeiro.
c) o grande número de matéria regulamentando as unidades de medida e a relação de horas de enfermagem por leito ocupado.
d) o caráter educativo e fiscalizatório dos sindicatos das categorias de enfermagem.
e) a necessidade de garantir ao profissional de enfermagem uma reserva de mercado, atualmente ameaçada por outros profissionais.

12. O dimensionamento do pessoal de enfermagem é parte importante da gestão de serviços de saúde. De acordo com a Resolução 293/2004, analise se são as afirmativas a seguir estão corretas:

I. Para efeito de cálculo, devem ser consideradas como horas de Enfermagem, por leito, nas 24 horas: 9,4 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência semi-intensiva.
II. O quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido de um índice de segurança técnica (IST) não inferior a 15% do total. 
III. Para berçário e unidade de internação em pediatria, caso não tenha acompanhante, a criança menor de seis anos e o recém nascido devem ser classificados com necessidades de cuidados intensivos.

Assinale a alternativa correta.

a) somente as afirmativas I e III estão corretas.
b) somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) somente a afirmativa III está correta.
e) as afirmativas I, II e III estão corretas.

13. A unidade de assistência semi-intensiva de um hospital geral foi ampliada e o enfermeiro responsável precisa redimensionar a equipe de enfermagem. 

Sendo assim, de acordo com os parâmetros recomendados, ele deve fazer a distribuição dos profissionais com base na seguinte proporção:

a) 33 a 37% Enfermeiros (mínimo de seis) e os demais Auxiliares e/ou Técnicos de Enfermagem;
b) 42 a 46% Enfermeiros e os demais Técnicos e Auxiliares de Enfermagem;
c) 52 a 56% Enfermeiros e os demais Técnicos de Enfermagem;
d) 63 a 67% Enfermeiros e os demais, Técnicos de Enfermagem;
e) 72 a 76% Enfermeiros e os demais, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.

14. A respeito do dimensionamento dos profissionais de Enfermagem para a cobertura assistencial nas instituições de saúde, é correto afirmar que:

a) o quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido de um Índice de Segurança Técnica (IST) não inferior a 10% do total;
b) o cliente especial ou da área psiquiátrica, com intercorrência clínica ou cirúrgica associada, deve ser classificado como de assistência mínima;
c) na assistência intensiva a distribuição percentual de profissionais deve ser de 52 a 56% de enfermeiros; e os demais, técnicos de enfermagem;
d) o quadro de profissionais de enfermagem da unidade de internação composto por 60% ou mais de pessoas com idade superior a 50 anos, deve ter acréscimo de 5% ao IST;
e) para efeito de cálculo, devem ser consideradas 9,4 horas de enfermagem, por cliente, na assistência intermediária e 5,6 horas de enfermagem na assistência mínima.

15. O enfermeiro gestor de um serviço de enfermagem, ao es- tabelecer o quadro quantiqualitativo de profissionais necessários para a prestação da assistência de Enfermagem, de acordo com a Resolução do COFEN no 293/2004, deve basear-se em características relativas

a) aos critérios da Acreditação Hospitalar, aos indicadores sociais e gerenciais.
b) ao dissídio coletivo da categoria, à região onde está localizada.
c) à realização do Processo de Enfermagem, à clientela e familiares.
d) à instituição/empresa, ao serviço de enfermagem e à clientela.
e) aos processos de trabalho, aos acordos sindicais e à qualificação profissional.

16. Na realização do dimensionamento de pessoal da área da enfermagem, recomenda-se aplicar o Índice de Segurança Técnica para manter uma quantidade adequada de profissionais. O objetivo desse Índice é:

a) assegurar o número de profissionais pelos parâmetros da média de permanência dos pacientes
b) inserir as taxas referentes ao absenteísmo ao trabalho num determinado período de tempo
c) acrescentar quantidade de pessoal para cobertura nas situações de ausências ao serviço
d) reforçar a base de cálculo com o uso do sistema de classificação de pacientes

17. Segundo a Resolução COFEN n.º 293/2004, para efeito de cálculo do referencial mínimo para o quadro de profissionais de Enfermagem, devem ser consideradas como horas de enfermagem, por leito, nas 24 horas, seguindo o critério de acordo com o tipo de assistência prestada e horas trabalhadas em

a) 17,9 horas de enfermagem, por cliente, na assistência intensiva
b) 15,4 horas de enfermagem, por cliente, na assistência semi-intensiva
c) 13,5 horas de enfermagem, por cliente, na assistência alta dependência.
d) 9,4 horas de enfermagem, por cliente, na assistência in- termediária.
e) 5,6 horas de enfermagem, por cliente, na assistência mínima.

GABARITO
1. C
2. B
3. C
4. E
5. C
6. A
7. E
8. D
9. D
10. D
11. B
12. B
13. B
14. C
15. C
16. C
17. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário