terça-feira, 6 de dezembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [9].


1. Segundo Kurcgant (2010), dentre as fases o planejamento normativo ou tradicional, aquela em que, com base nas ações consideradas prioritárias para atender às metas e objetivos, se faz necessário um levantamento acerca do que será preciso para implementar essas ações é denominada: 

a)  Aperfeiçoamento
b) Estabelecimento do plano operacional  
c) Determinação de objetivos 
d) Seleção dos recursos disponíveis 
e) Desenvolvimento 

2. O enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento e coordenar toda a atividade assistencial, no gerenciamento de materiais tem papel preponderante no que diz respeito à:

a) definição de materiais alternativos, estabelecendo o tempo de reposição de acordo com o seu consumo nas unidades.
b) operacionalização do processo de compras de materiais por meio de licitação, observando os requisitos de qualidade.
c) determinação do material necessário à consecução da assistência, tanto nos aspectos quantitativos como qualitativos.
d) contenção de custos, priorizando os materiais com menor preço e mantendo um estoque de segurança para a assistência.
e) organização da logística envolvida no armazenamento dos produtos acabados e sua distribuição física até o cliente.

3. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser atingidos. O planejamento ______________ constitui-se de planos de curto alcance, tratando de ações atuais da instituição. Apresenta sequencia cronológica de tarefas específcas requeridas para realizar determinados trabalhos. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) Individual.
b) Tático.
c) Estratégico.
d) Operacional.

4. O Planejamento Estratégico Situacional (KURCGANT, 2010) é composto por quatro momentos que se interrelacionam, a saber:

a) Momento demissional, momento decisório, momento estratégico e momento tático-operacional.
b) Momento explicativo, momento normativo, momento estratégico e momento tático-operacional.
c) Momento explicativo, momento narrativo, momento dialético e momento tático-operacional.
d) Momento decisório, momento narrativo, momento dialético e momento demissional.

5. O gerente de enfermagem deve realizar o controle de custos da unidade, sendo que:

a) Os custos indiretos, que são os gastos, isto é, o dispêndio monetário, que se aplica diretamente na produção de produto ou de serviço.
b) Os custos diretos são os itens de custos em que não há referência com o produto ou departamento, sendo que a apropriação se faz utilizando-se de fórmulas de rateio.
c) O sistema de custeio por absorção é uma forma de custear todas as despesas dos serviços e dos produtos utilizados em um serviço, ocorrendo a separação dos serviços da organização em centros de custos produtivos, auxiliares e administrativos. 
d)  O custo engloba apenas os gastos com pessoal e material de consumo, sendo considerado um importante instrumento gerencial. 

6. Considerando a estrutura e organização do serviço de enfermagem (SE), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 

I. O SE é um grupo organizado de pessoas, possui um número grande de pessoas, apresenta diversidade e complexidade das atividades e necessidade de divisão e distribuição do trabalho.
II. O SE possui exclusivamente uma estrutura formal, que é planejada e formalizada oficialmente. Não sofrendo influência da estrutura informal na dinâmica da instituição, atuação dos integrantes e no alcance dos objetivos propostos.
III. A divisão do trabalho e especialização pode ser vertical e horizontal. Sendo que a divisão vertical aumenta a qualidade da supervisão, acrescentando níveis hierárquicos. 
IV. A Estrutura Linear (baseada em Fayol, na Teoria Clássica) apresenta as seguintes características: forma piramidal, rigidez no princípio de hierarquia (órgãos de linha), centralização da decisão, limitação e inflexibilidade à inovação e demora na ação.

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.

7. Uma enfermeira na atenção domiciliar é responsável por uma equipe de 12 técnicos de enfermagem. Muitos técnicos referem que a enfermeira delega integralmente as decisões ao grupo, deixando dessa forma seus membros à vontade. Embora a atividade da equipe seja intensa, a produção pode ser aprimorada. Qual é o estilo de liderança adotado por essa enfermeira?

a) Liderança Autocrática.
b) Liderança Democrática.
c) Liderança Laissez-Faire.
d) Liderança Partilhada.
e) Liderança Aberta.

8. O enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento, tem papel preponderante no que diz respeito à determinação do material necessário à consecução da assistência. Nesse sentido é correto afirmar que:

a) faz parte das atribuições do enfermeiro aprovar prioritariamente a aquisição de materiais de menor valor para reduzir os custos para a instituição.
b) as medidas de contenção de gastos de materiais independem do estilo de liderança do enfermeiro,
do processo comunicacional que se estabelece com os funcionários, da satisfação no trabalho e da adequação do espaço físico.
c) o conceito de provisão é empregado para o armazenamento dos produtos acabados e sua movimentação, ou seja, a distribuição física até o cliente.
d) faz parte das atribuições do enfermeiro atuar na definição das especificações técnicas do material, estabelecimento do quantitativo necessário, análise da qualidade, processo de compra e estabelecimento de controle e avaliação.
e) o gerenciamento de recursos materiais, administração de recursos materiais ou suprimentos constituem a totalidade dos fluxos de materiais de uma organização de saúde, compondo um processo com as seguintes atividades exclusivamente: compra, armazenamento e controle.

9. Ser enfermeiro é: ser ético, tomar decisão, amar o que faz, ter autonomia, usar a SAE e gerenciar cuidados, gerenciar riscos, estabelecer e conhecer limites, saber gerenciar a enfermagem, delegar tarefas, estar antenado com o mundo, gerenciar pessoas, gostar de pessoas e ser líder. Sobre o tema líder e liderança, assinale a afirmação incorreta.

a) Liderança é a forma de alguém conduzir as pessoas em busca de resultados, e essas pessoas agem com entusiasmo porque acreditam no que estão fazendo e na pessoa que as conduz.
b) Para que a liderança seja atingida com sucesso é importante que exista confiança de apenas uma das partes envolvidas, que a comunicação seja fácil e clara e que todos os participantes se respeitem nessa busca por resultados.
c) Para que o Enfermeiro seja líder precisa de uma condição muito importante: ele querer! Caso isso não aconteça ele será simplesmente um chefe que só cobra resultados ou nem sequer se preocupa com eles.
d) A ação do enfermeiro líder em estimular seus liderados pode ser entendida como um processo tendo a comunicação como um fator essencial.

10. A maior dificuldade encontrada na operacionalização dos métodos de dimensionamento de pessoal de enfermagem está relacionada à identificação do tempo médio despendido para o atendimento das necessidades assistenciais dos pacientes. Assim, segundo a Resolução COFEN n. 293/2004 é indicado parâmetros para horas mínimas de assistência de enfermagem para cada tipo de cuidado, assim marque a alternativa correta.

a) 4,5 horas de enfermagem para cuidados mínimos.
b) 5,6 horas de cuidados intermediários.
c) 17,9 horas de cuidados semi-intensivos.
d) 25 horas de cuidado intensivos.

11. Sobre Índice de Segurança Técnica (IST), responda a alternativa incorreta:

a) Corresponde a um acréscimo quantitativo de pessoal de enfermagem, por categoria profissional, para cobertura de ausência (folgas, férias, faltas e licenças) ao serviço.
b) Garante uma atenção especial para área médica pelas implicações que acarreta na quantidade e na qualidade da assistência prestada aos pacientes, especialmente aos serviços que funcionam de forma ininterrupta.
c) Prevê a cobertura das ausências por folgas por feriados não coincidentes com domingos, férias, faltas, licenças, treinamentos e desenvolvimento.
d) As alternativas a e c estão corretas.

12. Segundo dimensionamento de pessoal, a carga de trabalho da unidade significa:

a) O tempo médio diário necessário para o atendimento das necessidades assistenciais dos usuários/clientes, segundo o grau de dependência da equipe de enfermagem.
b) O tempo médio semanal necessário para o atendimento das necessidades assistenciais dos usuários/clientes, segundo o grau de dependência da equipe de enfermagem.
c) O tempo médio semanal necessário para o atendimento das necessidades assistenciais dos usuários/clientes, segundo o grau de dependência da equipe de enfermagem.
d) Nenhuma das anteriores.

13. A distribuição da carga média diária de trabalho entre as categorias da equipe de enfermagem varia de acordo com o significado atribuído à assistência de enfermagem e com a disponibilidade do mercado de trabalho. Assim o COFEN estabeleceu a distribuição percentual total de profissionais de enfermagem de acordo com as categorias de cuidados do sistema de classificação de pacientes (SCP) recomendando-se que

a) A assistência mínima e intermediária deverá ser de 43 a 47% de enfermeiros e o restante de técnicos e auxiliares de enfermagem.
b) A assistência semi-intensiva: 50 a 54% de enfermeiros e o restante de técnicos e auxiliares de enfermagem.
c) Assistência intensiva: 52 a 56% de enfermeiros e o restante de técnicos de enfermagem.
d) Nenhuma das anteriores.

14. É usado para licitação e consiste em um diagnóstico situacional da unidade, em relação à quantidade e às especifcidades. Facilita o levantamento dos materiais necessários, ao adequado atendimento da clientela, que serão adquiridos, dentro de um determinado período. A que função da gerência de materiais este conceito está relacionado?

a) Provisão.
b) Previsão.
c) Controle.
d) Manutenção dos materiais.
e) Organização.

15. O Pacto pela Saúde (2006), divulgado pela Portaria nº 399 do Ministério da Saúde, implica no exercício simultâneo com definição de prioridades articuladas em três componentes distintos, denominados:

a) Pacto de Gestão do SUS, Pacto pela Vida, Pacto em Defesa da Atenção Básica.
b) Pacto de Gestão da Atenção Básica, Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS.
c) Pacto em Defesa da Humanização, Pacto de Gestão da Atenção Básica, Pacto pela Vida.
d) Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS, Pacto em Defesa da Atenção Básica.
e) Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS.

16. O enfermeiro auditor, ao realizar uma avaliação em uma unidade hospitalar, encontrou no prontuário de alguns pacientes não conformidades entre as informações relacionadas com os procedimentos realizados durante a internação e em relação os protocolos técnicos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, que resultaram em prejuízo financeiro. As não conformidades encontradas pelo enfermeiro são classificadas como:

a) Distorções.
b) Irregularidades.
c) Impropriedades.
d) Improbidades.
e) Discrepâncias.

17. O método do dimensionamento do pessoal de enfermagem em instituições de saúde, segundo proposta de GAIDZINSKI (1998) indica, para sua aplicação, a identificação das seguintes variáveis: 

a) carga média de trabalho da unidade, distribuição percentual dos profissionais de enfermagem, índice de segurança técnica e tempo efetivo de trabalho.
b) tempo médio diário de cuidado, por cliente, segundo o grau de dependência ou tipo de atendimento, carga mensal de trabalho da unidade e conhecimento do perfil epidemiológico dos usuários/clientes.
c) quantidade média diária de usuários/clientes, o grau de dependência dos usuários/clientes assistidos pela equipe de enfermagem e o tempo médio diário de cuidado.
d) classificação de clientes quanto ao grau de dependência, tempo de assistência por tipo de atendimento e carga mensal de trabalho na unidade.
e) distribuição percentual dos profissionais de enfermagem, ausências previstas por folga semanal e ausências previstas por férias.

18. Para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem, um estabelecimento de saúde utiliza os parâmetros recomendados pela Resolução COFEN 293/2004. Com base nesta Resolução, o cliente da área psiquiátrica, com intercorrência cirúrgica associada, deve ser classificado

a) um nível acima no SCP (Sistema de Classificação de Paciente), iniciando-se com cuidados intermediários.
b) com demanda de assistência semi-intensiva, acrescido de 0,8 horas as horas de Enfermagem, totalizando 10,2 horas de Enfermagem.
c) com necessidades de cuidados semi-intermediários ou mínimo superior.
d) com demanda de assistência intermediária acrescida de 2,8 as horas de Enfermagem, totalizando 8,4 horas de enfermagem.
e) com demanda de, no mínimo, assistência semiintensiva.

19. A coordenação calculou que seriam necessários 100 (cem) profissionais de enfermagem em uma instituição de saúde prestadora de assistência mínima e intermediária. Ao utilizar as recomendações da Resolução COFEN 293/2004, o número de enfermeiros deverá ser de

a) 14 a 18.
b) 20 a 24.
c) 27 a 31.
d) 33 a 37.
e) 42 a 46.

20. No gerenciamento em enfermagem, a função do planejamento configura-se em uma das atividades dos enfermeiros. Nesse sentido, o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES) possibilita 

a) que o planejador seja o principal agente de mudança, desconsiderando-se os fatores sociais, políticos e culturais que geram a ação.
b) que os atores envolvidos não participem efetivamente das propostas de solução dos problemas encontrados.
c) a falta de reconhecimento da pluralidade de atores sociais em conflito em uma realidade complexa e dinâmica.
d) a racionalidade econômica, para a solução das questões políticas e sociais decorrentes da ação conjunta de profissionais.
e) a explicação de um problema a partir da visão do ator que o declara, a identificação das possíveis causas e a busca por diferentes modos de propor soluções.



GABARITO
1. D
2. C
3. D
4. B
5. C
6. C
7. C
8. D
9. B
10. B
11. B
12. A
13. C
14. B
15. E
16. B
17. A
18. A
19. D
20. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário