terça-feira, 6 de dezembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [8].


1. Um grupo de Enfermeiros da Unidade de Oncologia está elaborando uma instrumento de enfermagem organizado por capítulos, com definição de papéis e atribuições estabelecidas pela administração superior; especificação das finalidades e posição do serviço na estrutura administrativa e a competência das diversas unidades de trabalho; e definição de pessoal, suas funções e requisitos exigidos pela instituição. Esse instrumento de enfermagem é chamado:

a) Norma
b) Rotina
c) Regimento
d) Protocolo operacional padrão (POP)
e) Guia

2. O gerenciamento em Enfermagem é de extrema importância junto às Unidades Hospitalares, em especial na Unidade de Terapia Intensiva, que possui demandas específicas e alta tecnologia envolvida na assistência. Para isso, diversos instrumentos e ferramentas devem ser adotados para melhor gerenciamento da unidade. Umas das ferramentas utilizadas é a aplicação da curva ABC para classificação do material devido a necessidade de controle do seu consumo e custo.
Considerando a curva ABC, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) Os materiais são classificados em classes A, B e C, sendo que os pertencentes a classe A apresentam-se em menor número de itens e maior custo total ou investimento.
( ) Os materiais são classificados em classes A, B e C, sendo que os pertencentes a classe C apresentam-se em menor número de itens e maior custo total ou investimento.
( ) Os materiais são classificados em classes A, B e C, sendo que os pertencentes a classe A apresentam-se em maior número de itens e maior custo total ou investimento.
( ) Os materiais são classificados em classes A, B e C, sendo que os pertencentes a classe C apresentam-se em maior número de itens e menor custo total ou investimento.

a) F,V,F,V
b) F,V,F,F
c) V,F,F,F
d) F,F,F,V
e) V,F,F,V

3. Considerando o conceito do instrumento administrativo denominado Rotinas, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. Descrição sistemática dos passos a serem dados para a realização das ações componentes de uma atividade e a sequência em que devem ser executadas.
II. Guia escrito, que fornece instruções gerais do serviço de saúde.
III. Trata-se de um ato normativo, que contém as diretrizes básicas para o funcionamento do serviço como filosofia, objetivos do serviço, dimensionamento de pessoal e descrição das linhas hierárquicas.
IV. Guia orientador, contendo informações gerais do trabalho e de padrões comportamentais.

a) Apenas a frase III está correta
b) Apenas a frase II está correta
c) As frases I, II, III e IV estão incorretas
d) Apenas a frase I está correta
e) As frases III e IV estão corretas

4. As anotações de enfermagem são registros importantes para a continuidade e avaliação da assistência prestada aos usuários da unidade de saúde. A correta anotação de enfermagem deve obedecer aos seguintes princípios, EXCETO: 

a) fazer sempre as anotações somente ao final da jornada de trabalho para evitar rasuras. 
b) ler a anotação anterior antes de realizar o novo registro. 
c) utilizar terminologia adequada, evitando abreviaturas não previstas na literatura. 
d) priorizar a descrição de características como tamanho, quantidade, coloração e formato. 
e)  registrar todas as medidas de segurança utilizadas par proteger o paciente. 

5. Analise as asserções sobre o gerenciamento de enfermagem e assinale a alternativa correta:  

I - A essência do enfermeiro está no cuidado, seja com o outro ou com a gerência de quem cuida do outro, a equipe de enfermagem. A liderança para o cuidado tende a se desenvolver de forma quase inevitável como habilidade do enfermeiro. Nas relações de enfermagem, o enfermeiro, líder da equipe, funciona como inspiração para os demais membros, que tendem a seguir seus exemplos. Por meio de sua conduta profissional peculiar, que tem o cuidado como essência de sua formação, é convidado a intermediar as relações e difundir a valorização do cuidado dentro da equipe de saúde, sabendo ouvir, estando disponível, demonstrando responsabilidade e boa comunicação.
II - Em uma representação cognitiva, a administração característica de um modelo de liderança baseado no poder pode ser caracterizada por uma pirâmide que parte de uma base formada pelos empregados e segue para o chefe. Nesse tipo de organização, os propósitos da equipe de enfermagem perdem o sentido, uma vez que o foco é o chefe (o enfermeiro), e não o cuidado ao cliente. A liderança, nesse modelo, se inicia no líder e tem o mesmo como fim, tratando-se, portanto, de uma liderança sem propósitos. O modelo de liderança pelo poder ainda mantém-se presente em algumas equipes de saúde no contexto atual, condicionando enfermeiros a supervalorizar a tarefa em detrimento do relacionamento com os membros da equipe, o que acaba prejudicando a própria tarefa de cuidar do cliente.  

a) Somente a afirmativa I está correta.  
b) Somente a afirmativa II está correta.  
c) Todas as afirmativas estão corretas.  
d) Nenhuma das afirmativas está correta.  

6. “Instrumento que reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações necessárias para a execução das ações de enfermagem.” (Kurcgant, 1991). Para a sua elaboração devem ser observadas as seguintes etapas: diagnóstico da situação, estruturação e confecção dos instrumentos, implantação e avaliação. A afirmativa se refere a que instrumento da enfermagem? 

a)  Manual.
b) Procedimento Operacional Padrão. 
c) Sistema de Informação em Enfermagem. 
d) Sistematização da Assistência de Enfermagem.

7. Com relação à administração aplicada à enfermagem, assinale a alternativa correta. 

a) Entende-se por manual de enfermagem o instrumento que reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações necessárias para a execução das ações de enfermagem, tendo como finalidade esclarecer dúvidas e orientar a execução das ações, constituindo-se material de consulta.
b) A distribuição percentual de profissionais de enfermagem na assistência intensiva é de 42 a 46% de enfermeiros. 
c) Na distribuição de tarefas em escala diária, o método funcional corresponde à designação de um ou mais pacientes a um enfermeiro, que fará todo o atendimento durante um turno de serviço. Normalmente, esse método só é usado em unidades de terapia intensiva.
d) A passagem de plantão é um mecanismo indispensável para a continuidade assistencial e, quando feita de forma não verbal, não gera distorções.
e) Quando um paciente pratica o ato de evasão, não fica configurada a alta por terem sido contrariadas as condutas médicas e os cuidados de enfermagem. 

8. Ao dimensionar o quadro de profissionais de enfermagem de uma unidade de internação considerada pelo Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) como de “assistência intermediária", o quantitativo de profissionais deverá ser acrescido de um índice de segurança técnica (IST) de, no mínimo,

a) 1%.
b) 3%.
c) 5%.
d) 10%.
e) 15%.

9. Técnica que objetiva tomar decisões antecipadas de acontecimentos futuros e elaborar um programa de ação, o planejamento está presente no serviço de enfermagem em todas as suas dimensões e, especialmente, com certa relevância, na assistência ao paciente. Analise os tipos de planejamento:

I. Planejamento operacional: tem a finalidade primordial de estabelecer metas e empregar técnicas científicas na implementação do que foi estabelecido nos objetivos da empresa;
II. Planejamento estratégico: envolve a organização como um todo. É elaborado para um período de tempo maior, considerado de longo prazo, sendo sempre realizado pelos altos escalões da instituição;
III. Planejamento tático: é elaborado de maneira a estabelecer os objetivos setoriais, sendo de curto prazo, contribuindo assim para um melhor desempenho das atividades inerentes a cada setor.
Estão corretos os itens:

a) I, II e III;
b) II, apenas;
c) II e III, apenas;
d) I e II, apenas.

10. É uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. É a representação gráfica dos riscos por meio de círculos de diferentes cores e tamanhos, permitindo fácil elaboração e visualização. O enunciado refere-se

a) à escala técnica de trabalho.
b) ao fluxograma de trabalho.
c) às microáreas de saúde.
d) ao organograma institucional.
e) ao mapa de riscos.

11. Durante a admissão do paciente no serviço hospitalar, os registros devem conter:

a) Data/hora da admissão, como o paciente chegou ao serviço, informações sobre dados não habituais, orientações dadas ao paciente e tratamentos imediatos.
b) Quarto e unidade nos quais o paciente foi admitido, o diagnóstico de enfermagem e a conduta médica.
c) Prescrição de enfermagem, prescrição médica e as medicações administradas.
d) Conduta médica e de serviço social, tratamentos imediatos e prescrição de enfermagem.
e) Histórico do paciente, conduta médica e orientações dadas ao paciente.

12. De acordo com a Resolução nº 293/2004 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o dimensionamento e a adequação quantiqualitativa do quadro de profissionais de enfermagem devem basear-se em características relativas
a) ao serviço de enfermagem, no que concerne à fundamentação legal do exercício profissional, à política de pessoal e à tecnologia e complexidade dos serviços e programas.
b) à instituição/empresa, no que concerne, entre outros elementos, à missão, ao porte e à estrutura organizacional e física.
c) à clientela, no que concerne, entre outros elementos, ao índice de segurança técnica (IST) e à realidade sociocultural e econômica.
d) ao serviço administrativo da empresa, no que concerne à dinâmica de funcionamento das unidades nos diferentes turnos, ao modelo gerencial e ao modelo assistencial.

13. Com relação a gestão de recursos materiais, o enfermeiro do setor descreveu no manual da instituição “deve ser estabelecido uma quantidade de materiais (cota) que garanta o consumo durante um período, e em uma época, também determinada, é feita a solicitação de materiais na quantidade necessária para repor o estoque". Nesta situação, o profissional está definindo que a provisão de materiais na sua unidade se dará pelo sistema de reposição,

a) por quantidade, apenas.
b) por tempo, apenas.
c) por quantidade e tempo.
d) imediata por quantidade.
e) de estoque mínimo.

14. O gerenciamento integra o processo de trabalho da enfermagem e se pauta em modelos, processos e instrumentos que viabilizam a gestão de serviços e do cuidado de enfermagem. O modelo de planejamento composto por quatro momentos que se interrelacionam denominados:explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional é o:

a) planejamento estratégico situacional.
b) planejamento normativo.
c) planejamento tradicional.
d) planejamento técnico-operacional.
e) planejamento participativo.

15. Com base nos parâmetros recomendados para o dimensionamento do pessoal de enfermagem, a distribuição percentual de profissionais para a assistência semi-intensiva deve ser de

a) 25 a 35% de enfermeiros e os demais de técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.
b) 42 a 46% de enfermeiros e os demais de técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.
c) 33 a 37% de enfermeiros e os demais de técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.
d) 10 a 20% de enfermeiros e os demais de técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.
e) 52 a 56% de enfermeiros e os demais de técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.

16. De acordo com Kurcgant e colaboradores, dentre os diversos processos que constituem a educação continuada em enfermagem encontram-se os processos de

a) Treinamentos admissionais, Análise de processos éticos e disciplinares.
b) Elaboração de Protocolos, Treinamento e Desenvolvimento e Avaliação de risco com auditoria.
c) Analisar e desenvolver competências individuais, Processo Demissionário e Definição de punições.
d) Planejamento da Assistência de Enfermagem, Treinamento e Capacitações Específicas e Avaliação de Produtos com auditoria.
e) Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho.

17. Considerando os parâmetros para o dimensionamento do quadro  de  profissionais  de  enfermagem  nas  unidades  assistenciais  das  instituições de saúde, analise as afirmativas a seguir. 

I.  A  criança menor de  seis  anos  e o  recém-nascido devem  ser  classificados  com  necessidades  de  cuidados  intermediários,  caso estejam sem acompanhante. 
II.  O  quantitativo  de  profissionais  estabelecido  deverá  ser  acrescido  de  um  Índice  de  Segurança  Técnica  (IST)  não  inferior a 15% do total. 
III.  Para  efeito  de  cálculo  devem  ser  consideradas  5,6  horas  de  Enfermagem,  por  cliente,  na  assistência  mínima  ou  autocuidado. 

Assinale: 
a) se somente a afirmativa I estiver correta. 
b) se somente a afirmativa II estiver correta
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. 
e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 

18. A habilidade de gerenciamento do tempo é uma forma eficaz de gerenciar o estresse causado pelas inúmeras tarefas a serem desenvolvidas pelo enfermeiro. Acerca dos princípios de gerenciamento do tempo, é correto afirmar que o (a)

a) estabelecimento de metas, tanto para pacientes quanto para a equipe, deve ser feito somente pela enfermeira supervisora.
b) forma como o enfermeiro distribui seu tempo, nas diversas atividades, não é relevante.
c) definição de prioridades auxilia o paciente, e não o enfermeiro, nas atividades de vida diária.
d) controle de interrupções é uma forma de evitar que atividades assistenciais sejam interrompidas por motivos alheios ao cliente.
e) avaliação do tempo gasto em cada atividade não influencia no gerenciamento das atividades.

19. Os enfermeiros exercem papel fundamental na administração de materiais de um hospital, sendo responsáveis por previsão, provisão, organização e controle desses materiais. Quanto ao fundamento básico de provisão, é correto afirmar que ele
a) garante a utilização apropriada dos recursos materiais, a continuidade da assistência ao paciente e a diminuição dos custos relacionados aos materiais.
b) consiste na maneira como o enfermeiro irá dispor os materiais na unidade.
c) é definido como um levantamento das necessidades da unidade de saúde, identificando a quantidade e a especificidade deles para suprir essas unidades.
d) consiste na reposição dos materiais necessários para realização das atividades da unidade, mediante o encaminhamento do impresso de solicitação aos serviços que fornecem materiais.
e) envolve desde a quantidade, a qualidade, a conservação e os reparos, até a proteção contra roubos e extravios dentro da organização.

20. O processo de gerenciamento de materiais é um fluxo contínuo de atividades que impacta fortemente o trabalho da enfermagem. Assim, é importante observar que a padronização, classificação, especificação e previsão de materiais compõem, nesse processo, o momento de

a) compra.
b) armazenamento.
c) recepção.
d) distribuição e controle.
e) programação.



GABARITO
1. C
2. E
3. D
4. A
5. C
6. A
7. A
8. E
9. B
10. E
11. A
12. B
13. C
14. A
15. B
16. E
17. D
18. D
19. D
20. E

Nenhum comentário:

Postar um comentário