quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Gestão, Gerenciamento e Administração em Enfermagem [6].


1. Em relação às Regiões de Saúde, NÃO é correto afirmar que:

a) As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT.
b) Poderão ser instituídas Regiões de Saúde interestaduais, compostas por Municípios limítrofes, por ato conjunto dos respectivos Estados em articulação com os Municípios.
c) A instituição de Regiões de Saúde situadas em áreas de fronteira com outros países deverá respeitar as normas que regem as relações internacionais.
d) Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de atenção primária e de urgência e emergência.
e) As Regiões de Saúde serão referência para as transferências de recursos entre os entes federativos.

2. A auditoria no SUS tem, entre outras finalidades, o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Sobre o processo de auditoria, analise as afirmativas a seguir.

I. Auditoria é um processo sistemático, estruturado em três etapas consecutivas, cujos procedimentos devem ser aplicados de forma rigorosa.
II. A documentação deve seguir regras claras, formalizadas pelo órgão de auditoria.
III. Auditoria é um processo de avaliação objetiva, com geração de evidências, e subjetiva, com interpretação dos dados gerada pelo profissional auditor.

Assinale a alternativa correta:

a) somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) somente a afirmativa II está correta.
e) as afirmativas I, II e III estão corretas.

3. No processo de auditoria, o referencial utilizado pelo auditor para realizar os julgamentos em relação à situação analisada ou condição existente é denominado de “critério”, que pode ser encontrado nas leis, normas e nos padrões esperados para o objeto auditado. Quando o auditor encontra uma discrepância entre a situação existente e o critério aplicado, tem-se uma:

a) conformidade.
b) fraude.
c) constatação.
d) observância.
e) ilegalidade.

4. Uma enfermeira auditora de uma instituição particular realiza seu trabalho por meio de revisão sistemática dos prontuários dos pacientes após alta. A que tipo de auditoria o enunciado se refere?

a) Periódica.
b) Operacional.
c) Retrospectiva.
d) Concorrente.
e) Prospectiva.

5. Assinale a alternativa que diz respeito à Auditoria Interna.

a) É realizada através de contratação de um profissional independente (sem relação com a empresa auditada).
b) Atende as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras.
c) O auditor incidentalmente se preocupa com a detecção e prevenção de fraudes, a não ser que haja possibilidade de, substancialmente, afetar as demonstrações financeiras.
d) O exame das informações comprobatórias das demonstrações financeiras é periódica, geralmente semestral ou anual.
e) O objetivo principal é atender as necessidades da administração.

6.As exigências deste nível contemplam evidências de adoção do planejamento na organização da assistência, referentes à documentação, corpo funcional (força de trabalho), treinamento, controle, estatísticas básicas para a tomada de decisão clínica e gerencial, e práticas de auditoria interna”.

O Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar dispõe de níveis de avaliação pré-definidos. Em relação a essa temática, assinale a alternativa que apresenta a qual nível o enunciado se refere.

a) Nível 1.
b) Nível 2.
c) Nível 3.
d) Nível 4.
e) Nível 5.

7. Para ser avaliada para acreditação, a organização prestadora de serviços de saúde precisa cumprir os requisitos exigidos pela ONA. Dentre esses requisitos destacam-se, EXCETO

a) estar legalmente constituída há pelo menos um ano.
b) possuir alvará de funcionamento.
c) possuir licença sanitária e demais licenças pertinentes à natureza da atividade.
d) possuir documentação que comprove a realização de manutenções em seus equipamentos.
e) possuir registro do médico responsável ou do dentista, no caso de serviços odontológicos.

8. Sobre o 5W3H assinale a alternativa correta.

a) É uma ferramenta usada para planejar a implementação de uma solução de forma organizada, identificando as ações, definindo responsabilidades, métodos, prazos e recursos associados.
b) Implica na melhoria dos processos de fabricação ou de negócios, também conhecida como o Ciclo de Deming. A sua aplicação deve ser feita de modo contínuo, em espiral.
c) É uma ferramenta utilizada para fazer a análise de ambiente e serve de base para planejamentos estratégicos e de gestão de uma organização.
d) Exprimem princípios fundamentais da organização. Inclui o cuidado com o ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas e, especialmente, pessoas.
e) Trata-se de um método de avaliação de desempenho que tem por objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais dos colaboradores.

9. Uma enfermeira foi convidada para coordenar a equipe de enfermagem de uma unidade de internação de um hospital público. Ao assumir a unidade, ela percebeu que os enfermeiros não faziam evolução de enfermagem, os relatórios eram incompletos, as letras ilegíveis, haviam rasuras e checagem com cor de caneta incorreta. Observou, ainda, que os equipos, punções, sondagem e curativos não eram datados. Considerando a trilogia de Donabedian, assinale a alternativa que apresenta a etapa que está sendo negligenciada pela equipe de enfermagem.

a) Eficiência.
b) Estrutura.
c) Processos.
d) Resultados.
e) Avaliação.

10. Uma enfermeira recentemente assumiu a gerência de uma Unidade Básica de Saúde. Para mapear os problemas da Unidade, utilizou o Planejamento Estratégico Situacional (PES). Dentre os problemas identificados, foi discutida com a equipe a importância da realização correta das técnicas de curativo e, assim, decidiu-se realizar uma capacitação com os profissionais. Em relação ao Planejamento Estratégico Situacional, assinale a fase do PES a que se refere a expressão em destaque

a) Explicativo.
b) Funcional.
c) Estratégico.
d) Tático-Operacional.
e) Normativo.

11. Sobre o processo de acreditação, assinale a alternativa correta.

a) O processo de acreditação é voluntário, ou seja, é a organização, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse em ser avaliado.
b) A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
c) A certificação pode ocorrer em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência, todos Válidos por dois anos.
d) Selo de Qualificação ONA é destinado a serviços de apoio a organizações de saúde que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão, válido por dois anos.
e) Durante o período de validade do certificado, a organização, serviço ou programa de saúde não precisa manter o desempenho identificado no processo de avaliação. 

12. A administração de Recursos Humanos é definida como: “Práticas e políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados às pessoas no trabalho de gerenciamento das contratações, treinamento, avaliação de desempenho e remuneração, oferecendo um ambiente desafiador e saudável aos funcionários de uma empresa”. Em relação a essa temática, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A seleção é o esforço da organização para atrair candidatos potencialmente qualificados. Tem por objetivo definir os meios de divulgação e critérios de avaliação e qual é o cargo e a função.
b) Uma má seleção pode acarretar grandes prejuízos, alta rotatividade, clima organizacional ruim e afetar a saúde da empresa.
c) Educação é a promoção do desenvolvimento das competências empresariais e humanas, consideradas essenciais para a viabilização das estratégias de negócios de uma forma sistemática, estratégica e contínua. 
d) Treinamento: Transmitir aos funcionários as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho.
e) Salário é a parte fixa da remuneração pago em dinheiro mensal, enquanto remuneração é o Salário + Remuneração variável (participação nos lucros e resultados, participação acionária) + benefícios (assistência médica, vale-transporte, seguro de vida). 

13. São consideradas características que propiciam estratégias de inovação e melhoria da qualidade do processo de trabalho em serviços de saúde:

a) liberdade para o agente e incentivo ao desenvolvimento de novas práticas.
b) burocratização dos processos institucionais e incentivo ao desenvolvimento de práticas sustentáveis.
c) hierarquização e gestão centralizada.
d) burocratização dos processos institucionais e gestão centralizada.
e) liberdade para o agente e burocratização dos processos institucionais.

14. O enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento, tem papel preponderante no que diz respeito à determinação do material necessário à consecução da assistência. Nesse sentido é correto afirmar que:

a) faz parte das atribuições do enfermeiro aprovar prioritariamente a aquisição de materiais de menor valor para reduzir os custos para a instituição.
b) as medidas de contenção de gastos de materiais independem do estilo de liderança do enfermeiro, do processo comunicacional que se estabelece com os funcionários, da satisfação no trabalho e da adequação do espaço físico.
c) o conceito de provisão é empregado para o armazenamento dos produtos acabados e sua movimentação, ou seja, a distribuição física até o cliente.
d) faz parte das atribuições do enfermeiro atuar na definição das especificações técnicas do material, estabelecimento do quantitativo necessário, análise da qualidade, processo de compra e estabelecimento de controle e avaliação.
e) o gerenciamento de recursos materiais, administração de recursos materiais ou suprimentos constituem a totalidade dos fluxos de materiais de uma organização de saúde, compondo um processo com as seguintes atividades exclusivamente: compra, armazenamento e controle.

15. O processo administrativo é a estrutura organizadora do gerenciamento e liderança em enfermagem e é composto pelas seguintes etapas:

a) tomada de decisão, delimitação da estrutura física, dimensionamento de recursos humanos, planejamento, e controle.
b) organização, tomada de decisão, contratação de funcionários, delimitação da missão da instituição e direção.
c) planejamento, organização, contratação de funcionários, direção e controle.
d) organograma, delimitação da missão e valores, aquisição de materiais, fluxograma e tomada de decisão.
e) delimitação da estrutura física, dimensionamento de recursos humanos, delimitação da missão, tomada de decisão e fluxograma.

16. O planejamento é essencialmente importante e antecede todas as demais funções administrativas. Sem planejamento adequado, o processo administrativo fracassa, não podendo ser satisfeitas as necessidades e alcançados os objetivos. Sobre o planejamento, é correto afirmar que

a) planejamento pode ser definido como um processo de decidir antecipadamente o que fazer, quem o fará, além de como, quando e onde será feito.
b) planejamento é um processo passivo e demorado, é responsável por aumentar os riscos e incertezas em relação às metas estipuladas.
c) desestimula a unidade de metas e a continuidade do gasto de energia (de recursos humanos e financeiros) e direciona a atenção para os objetivos da equipe de enfermagem.
d) um planejamento adequado propicia ao administrador alguns meios de controle, mas desencoraja o uso adequado de recursos.
e) no planejamento eficaz, o administrador deve identificar somente a metas de curto prazo, mas as mudanças necessárias para assegurar que a unidade continue a alcançá-las devem ser de longo prazo

17. Em relação ao planejamento estratégico, é correto afirmar que

a) costuma examinar finalidade, missão, filosofia e metas organizacionais no contexto do ambiente externo da organização.
b) o modelo dinâmico de estratégia sugere que o planejamento estratégico é dinâmico, mas não interativo, pois não envolve um padrão complexo de ações e reações.
c) o planejamento estratégico pode ser feito quatro ou cinco vezes ao ano, em uma organização que muda com rapidez.
d) a definição com clareza do propósito da organização não é uma etapa do planejamento estratégico.
e) nessa modalidade de planejamento não é necessário compor uma base a partir da qual o pregresso possa ser medido.

18. O planejamento estratégico situacional é composto por quatro momentos que se interrelacionam, buscando responder a quatro indagações fundamentais no processo decisório. São eles, EXCETO

a) tático-operacional.
b) avaliativo.
c) explicativo.
d) estratégico.
e) normativo.

19. No gerenciamento de conflitos, o mediador, ao utilizar uma estratégia de resolução de conflito, deve adotar alguns princípios. São eles, EXCETO

a) ter credibilidade e ser imparcial.
b) apresentar conhecimento da situação e ter clareza na linguagem.
c) ser leal e flexível nas atitudes.
d) apresentar confidencialidade.
e) considerar o interesse próprio para a resolução do conflito.

20. De acordo com os pressupostos teóricos que definem a qualidade da assistência, é possível afirmar que ela não se constitui em um atributo abstrato, e sim que é constituída pela avaliação da assistência por meio de três dimensões. Quais são essas dimensões?

a) Infraestrutura, dinâmica e avaliação.
b) Estrutura, dinâmica e avaliação.
c) Organização, processo e avaliação.
d) Estrutura, processo e avaliação.
e) Estrutura, processo e resultado.

21. Os estabelecimentos de saúde podem ser avaliados de várias maneiras para cumprir as exigências legais, as condições de classificação segundo determinado critério ou as condições de qualidade. Sobre a categoria de avaliação acreditação, é correto afirmar que

a) trata-se de uma avaliação executada pela autoridade sanitária jurisdicional, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ou por entidade delegada para esse propósito.
b) refere-se à classificação de unidade ambulatoriais ou de internação, de acordo com critérios determinados como: graus de complexidade, de prevenção de riscos, de especialidades médicas e de outros serviços.
c) é um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, periódico e reservado para o reconhecimento da existência de padrões previamente definidos com vistas a estimular e manter o desenvolvimento de uma cultura da qualidade.
d) são métodos de monitoração, como: reuniões anatomopatológicas, discussões de casos clínicos ou revisões de prontuários.
e) constitui-se, essencialmente, em um programa de fiscalização para melhorar a qualidade da assistência.

22. Segundo a Resolução do COFEN 293/2004, o referencial mínimo para o quadro de profissionais de Enfermagem considera o Sistema de Classificação de Pacientes, as horas de assistência de Enfermagem, os turnos e a proporção funcionário/leito. Para efeito de cálculo, qual quantidade de horas de assistência de Enfermagem, por cliente, por leito, e nas 24 horas, que deve ser considerada na modalidade de assistência intensiva?

a) 19,7 horas.
b) 13,8 horas.
c) 10,7 horas.
d) 17,9 horas.
e) 09,4 horas.

23. De acordo com a Resolução do COFEN 293/2004 que fixa e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nas unidades assistenciais das instituições de saúde e assemelhados, é correto afirmar que

a) o dimensionamento e a adequação quantiqualitativa do quadro de profissionais de Enfermagem devem basear-se em características relativas à instituição/empresa, ao serviço de enfermagem, e a clientela atendida deve ser qualificada segundo um Sistema de Classificação de Pacientes.
b) o quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido de um índice de segurança técnica não inferior a cinco por cento do total.
c) para berçário e unidade de internação em pediatria, caso não tenha acompanhante, a criança menor de seis anos e o recém-nascido devem ser classificados com necessidades de cuidados intensivos.
d) o responsável técnico de enfermagem deve dispor de 10 a 15% do quadro geral de profissionais de enfermagem para cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e participação de programas de educação continuada.
e) para unidades especializadas como psiquiatria e oncologia, o cliente deve ser classificado com necessidade de cuidados mínimos ou autocuidado.

24. O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. Assinale a alternativa que corresponde a todas as prioridades do Pacto pela Vida.

a) Saúde da criança. Controle do câncer do colo do útero e da mama. Redução das mortes por violência e acidentes de trânsito. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.
b) Saúde do idoso. Controle do câncer do colo do útero e da mama. Redução da mortalidade infantil e materna. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza. Promoção da Saúde. Fortalecimento da atenção básica.
c) Saúde do idoso. Controle do câncer do colo do útero e da mama. Redução da mortalidade infantil e materna. Promoção da Saúde. Fortalecimento da rede de atenção especializada.
d) Saúde da criança. Controle do câncer do colo do útero e da mama. Redução dos índices de violência. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza. Promoção da Saúde. Fortalecimento dos serviços hospitalares.
e) Saúde do idoso. Controle do câncer do colo do útero e da mama. Redução da mortalidade infantil e materna. Promoção da Saúde. Aumento do número de leitos hospitalares.

GABARITO
1. D
2. A
3. C
4. C
5. E
6. B
7. D
8. A
9. C
10. D
11. A
12. A
13. A
14. D
15. C
16. A
17. A
18. B
19. E
20. E
21. C
22. D
23. A
24. B

Um comentário: