sábado, 3 de dezembro de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Obstétrica [10].


1. Os métodos comportamentais anticoncepcionais, também conhecidos como métodos de abstinência periódica, ou métodos naturais, se baseiam em evitar as relações sexuais vaginais no período fértil do ciclo. São exemplos de métodos comportamentais:

a) Método do Dispositivo Intra-uterino ou Método do Espermicida.
b) Método do Calendário (tabelinha) ou Método da Temperatura corporal basal.
c) Método do Dispositivo Intra-uterino ou Método do Muco Cervical.
d) Método do Muco Cervical ou Método do Espermicida.

2. Assinale a alternativa correta sobre a pílula do dia seguinte:

a) Deve ser utilizado como método de contracepção frequente.
b) É um método totalmente seguro contra as DSTs.
c) É contraceptivo de emergência.
d) Só pode ser utilizado por mulheres que ainda não tiveram filhos.

3. O planejamento familiar é parte integrante do conjunto de ações de atenção à mulher, ao homem ou ao casal, dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde. O planejamento familiar é direito de todo cidadão, observado o disposta Lei 9.263 de 12 de janeiro de 1996. De acordo com esta lei, somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações:

a) Em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de trinta anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos.
b) Risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos. 
c) Em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de trinta anos de idade ou, pelo menos, com três filhos vivos.
d)  Risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado pelo médico e pelo cônjuge autorizando o procedimento cirúrgico. 

4. O Mês de outubro é considerado o mês rosa por divulgar na mídia as maneiras de se prevenir o Câncer de Mama e cuidar da saúde da mulher. Assinale a alternativa correta.

a) O exame de colposcopia é o principal exame para a detecção precoce do Câncer de mama
b) O auto exame da mama e a mamografia são os principais exames de detecção precoce do câncer de mama
c) A mastectomia é o único tratamento para as pacientes com o câncer de mama, independente do seu estágio
d) A Histerosalpingografia é um exame primordial para a detecção precoce do Câncer de mama
e) O auto exame da mama e a colposcopia são os principais exames de detecção precoce do câncer de mama

5. O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde (PAISM/MS), teve como ponto de partida o debate sobre a questão do planejamento familiar. Sobre o assunto, assinale a alternativa que corresponde à clientela prevista para acompanhamento no planejamento familiar.

a) Gestantes no acompanhamento pré-natal.
b) Puérperas no acompanhamento puerperal.
c) Casais em que um dos cônjuges apresenta transtorno mental
d) Mulheres infectadas pelo zika vírus ou que apresentem HIV positivo, durante os primeiros seis meses de gestação.
e) Casais que desejam evitar a gravidez ou aqueles que desejam engravidar, mas que por alguma razão não conseguem. 

6. Em relação ao exame clínico das mamas, é correto afirmar que, o padrão venoso proeminente indica:

a) Malignidade (invasão linfática superficial por uma neoplasia) ou benignidade (inflação local benigna)
b) Sinal de Bendazon
c) Alterações de natureza congênita ou inflamatória, por comprometimento neoplásico areolomamilar
d) Bloqueio da drenagem linfática por uma neoplasia, caracterizando na pele um aspecto de casca de laranja
e) O aumento do suprimento sanguíneo estabelecido pelo tumor. Quando este aparece com aumento da mama, associado à gravidez e lactação, quando bilateral ou simetria bilateral, é normal

7. A Lei do Planejamento Familiar de 1996 e as Portarias 144/97 e 48/99 do Ministério da Saúde normatizam procedimentos, permitindo que o Sistema Único de Saúde (SUS) os realize em acesso universal. Os critérios legais para a realização da esterilização cirúrgica pelo SUS são: possuir capacidade civil plena, ter filhos vivos ou uma idade mínima, independentemente do número de filhos. Assinale a alternativa que apresenta o número de filhos vivos e a idade mínima da mãe exigidos para a realização de esterilização cirúrgica. 

a) 1 filho e 18 anos. 
b) 2 filhos e 20 anos.
c) 2 filhos e 25 anos.
d) 3 filhos e 30 anos. 
e) 5 filhos e 30 anos. 

8. Considerando os anticoncepcionais orais apenas de progestogênio, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. São anticoncepcionais que contêm uma dose muito baixa de progestogênio.
II. São chamados de minipílulas, que contêm uma alta dosagem de progestogênio e uma pequena dosagem de estrogênio.
III. São anticoncepcionais mais apropriados para a mulher que amamenta. Entretanto, mulheres que não estão amamentando não podem usá-los.
IV. Algumas das formulações disponíveis no Brasil são: Noretisterona e Desogestrel.

a) As frases I e IV estão corretas.
b) Apenas a frase I está correta.
c) As frases II, III e IV estão corretas.
d) As frases II e IV estão corretas.
e) Apenas a frase III está correta.

9. No que diz respeito à assistência de enfermagem aplicada à saúde sexual e reprodutiva da mulher, assinale a opção correta.

a) Para garantir maior proteção contra contracepção e doenças sexualmente transmissíveis, o casal deve utilizar simultaneamente preservativos masculino e feminino.
b) Cabe ao profissional de enfermagem instruir a paciente sob o correto uso do diafragma como método anticoncepcional, orientando-a a respeito da possibilidade de colocá-lo imediatamente antes das relações sexuais e de retirá-lo logo após o coito.
c) Por não apresentar interação farmacológica com os medicamentos antirretrovirais, o método levonorgestrel (da AE) é indicado para as mulheres vítimas de estupro que pretendam utilizar o método de anticoncepção de emergência (AE) para evitar a gravidez e os antirretrovirais para a profilaxia da infecção pelo HIV.
d) A mulher que utiliza o preservativo feminino deve ser orientada a colocá-lo pelo menos doze horas antes das relações sexuais, para a prevenção completa contra todas as doenças sexualmente transmissíveis, como HIV/AIDS e vírus do condiloma genital (HPV).
e) Para se evitar gravidez indesejada, o método Yuzpe de AE é o de uso mais indicado em um período de até setenta e duas horas após a relação sexual, em caso de atraso menstrual.

10. Os anticoncepcionais hormonais orais, também chamados de pílulas anticoncepcionais, são esteroides utilizados isoladamente ou em associação com a finalidade básica de impedir a concepção. São instruções que os profissionais de saúde devem repassar às usuárias das pílulas anticoncepcionais:

a) A usuária deve suspender o uso da pílula anticoncepcional e procurar o serviço de saúde para identificar gravidez, caso não ocorra a menstruação no intervalo entre o uso das cartelas, de comprimidos.
b) Nos casos de vômitos e/ou diarreias, com duração de dois ou mais dias, as relações sexuais devem ser evitadas ou o uso de métodos de barreira devem ser instituídos.
c) No primeiro mês de uso, ingerir o 1° comprimido no 5° dia do ciclo menstrual ou, no máximo, até o 10° dia, e usar preservativo durante o uso da 1ª cartela de comprimidos.
d) A usuária deve ingerir um comprimido por dia, até o término da cartela, preferencialmente no turno da manhã e utilizar minipílula durante o período menstrual.

11. Em um Programa de Saúde da Mulher, as orientações do Técnico de Enfermagem, quanto aos métodos contraceptivos incluem

a) abstenção de relações sexuais no período fértil, para maior eficácia no método Ogino Knaus.
b) desconsiderar o uso do preservativo masculino ou feminino, quando associar o método do muco cervical.
c) indicar a vasectomia e a ligadura de trompas, em homens e mulheres com capacidade civil plena, a partir de 18 anos de idade ou com pelo menos um filho vivo.
d) usar a pílula anticoncepcional de emergência, em até 10 dias após a relação sexual desprotegida.
e) considerar o diafragma como método eficiente, quando retirado da vagina, em até 30 minutos após a relação sexual.

12. As ações para a prevenção e controle do câncer do colo do útero e da mama constituem-se uma linha de atenção considerada prioritária para o Ministério da Saúde, integrando, inclusive, uma das prioridades do Pacto pela Saúde (2006). Depois de analisar as metas estabelecidas nas afirmativas seguintes, assinale a alternativa CORRETA. 

I. Aumentar a cobertura de mamografia em mulheres entre 25 e 69 anos.
II. Ampliar a cobertura de exame citopatológico em mulheres de 35 a 55 anos.
III. Tratar 100% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer.
IV. Realizar a punção da mama em 100% dos casos necessários, conforme protocolo.
V. Incentivar a realização de cirurgia de alta frequência para lesões epiteliais de alto grau.

a) III, IV e V. 
b) I, III e IV. 
c) I, II e V.
d) II, III e IV. 
e) I, IV e V.



GABARITO
1. B
2. C
3. B
4. B
5. E
6. E
7. C
8. A
9. C
10. B
11. A
12. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário