segunda-feira, 18 de abril de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Saúde do Adulto (Sistemas Respiratório e Cardiovascular) [3].


1. A isquemia do miocárdio, não importando o mecanismo exato, pode resultar em dor transitória, conhecida como angina pectoris, ou no Infarto Agudo do Miocárdio por necrose dos tecidos. Entre as alternativas decorrentes, encontra-se a elevação das enzimas cardíacas com izoenzimas (CPK-MB e DLH-1), sendo relativamente específicas para necrose das células cardíacas.

Essas elevações ocorrem, respectivamente:
a) Dentro de 6 e 12 horas.
b) Dentro de 4 e 8 horas.
c) Dentro de 10 e 20 horas.
d) Dentro de 12 e 24 horas.
e) Dentro de 2 e 4 horas.

2. O Infarto Agudo do miocárdio (IAM), conhecido popularmente como infarto do coração, enfarte ou ataque cardíaco, é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Nele ocorre a morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), de forma rápida (ou aguda), devido à obstrução do
fluxo sanguíneo das artérias coronárias para o coração. O planejamento da assistência de enfermagem aos pacientes com IAM deve incluir:

a) Alívio dos sinais e sintomas de isquemia, manutenção ou obtenção da perfusão tecidual adequada, adesão ao programa de autocuidado e identificação precoce de complicações.
b) Alívio dos sinais e sintomas de isquemia, adesão ao programa de autocuidado, alívio de dor lombar e identificação precoce de complicações.
c) Alívio da dor torácica, manutenção ou obtenção da perfusão tecidual alterada, adesão ao programa de autocuidado e identificação precoce de complicações.
d) Alívio dos sinais e sintomas de isquemia, manutenção ou obtenção da perfusão tecidual adequada, identificação precoce de complicações e realização de exames periódicos.
e) Alívio da dor torácica, obtenção da perfusão tecidual alterada, adesão ao programa de autocuidado e identificação precoce de complicações.

3. A insuficiência cardíaca congestiva se manifesta por uma associação de sintomas clínicos. Com o envelhecimento da população, as doenças cardiovasculares vêm se configurando como um grave problema de saúde pública. O tratamento polifarmacoterápico é comum nestes pacientes, cabendo a enfermeira um importante papel nesta terapia, tanto na administração dos medicamentos quanto na orientação aos pacientes, familiares e cuidadores. Com isso em mente, analise as alternativas as seguir:

I. A tosse é o efeito adverso mais comum na terapia com inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA).
II. Uma das complicações do uso de diuréticos é o risco de quedas, exigindo da enfermeira planejamento de cuidados para evitá-las.
III. Os bloqueadores de canais de cálcio podem aumentar o risco do paciente desenvolver taquiarritmias, exigindo da enfermeira monitoramento dos sinais vitais de 4 em 4 horas.

Assinale a alternativa correta:

a) somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) somente a afirmativa II está correta.
e) as afirmativas I, II e III estão corretas.

4. Uma manifestação comum da doença cardíaca é a presença de dor torácica. Na avaliação de enfermagem, a enfermeira deve estar atenta para este sintoma e investigá-lo, com perguntas objetivas e precisas dirigidas ao paciente e também observação acurada. O diagnóstico da doença cabe ao médico, mas um bom conhecimento de clínica por parte da enfermeira assegura ao paciente um atendimento rápido e eficaz. Quanto à investigação da dor, analise se são falsas (F) ou verdadeiras (V) as afirmativas a seguir:

I. Entre outros aspectos, a dor torácica deve ser avaliada quanto: localização, irradiação, fatores que a precipitam e duração.
II. A dor que surge do esforço e melhora com o repouso sugere angina de peito e, portanto, o paciente deve ser encaminhado para atenção médica.
III. O início súbito de dor torácica acompanhada de dispneia é sugestivo de embolia pulmonar ou pneumotórax exigindo da enfermeira procedimentos imediatos de pronto atendimento e acionamento da equipe médica.

As afirmativas I, II e III são respectivamente:

a) V, V, V.
b) V, F, F.
c) V, F, V.
d) F, V, V.
e) V, V, F.

5. As primeiras 48 horas após o infarto do miocárdio são as mais críticas e requerem vigilância constante. O tratamento objetiva, entre outras ações:

a) fazer reposição de ferro, reduzir a pressão sanguínea a níveis normais e evitar as deformidades articulares
b) detectar e tratar as arritmias, aliviar o choque e a dor e interromper a evolução da arteriosclerose
c) diminuir o risco da evolução rápida da lesão vascular, neutralizar a exotonia e melhorar a força contrátil
d) reduzir o metabolismo, corrigir o desequilíbrio hidreletrolítico e fazer reposição de vitamina B12

6. A Revascularização do miocárdio tem sido indicada nas coronariopatias de isquemia acentuada. Porém, essa cirurgia deve ser precedida por uma avaliação diagnóstica criteriosa, que consiste na base para tomada de decisão em cada caso. Atualmente, o exame mais indicado nessa avaliação é

a) a ressonância magnética.
b) o cateterismo cardíaco.
c) o ecodopller.
d) o angiotomo.
e) a angioplastia.

7. Paciente masculino, 62 anos, fumante e obeso, deu entrada no PS Cardiológico, com desconforto torácico, inquietação, respiração curta, náuseas, vômito e confusão mental. Qual deve ser a conduta do profissional de enfermagem para atendimento imediato a este paciente?
a) Encaminhar paciente ao RX deambulando, para melhorar a oxigenação dos pulmões.
b) Administrar Morfina IV -6mg, oxigenoterapia, iniciar terapia trombolítica e solicitar o neurologista de plantão.
c) Deitar paciente, de preferência em ambiente calmo, inalação de oxigênio, obter acesso venoso, instalar monitor cardíaco e administrar medicamentos conforme P.M.
d) Inalação com oxigênio, iniciar terapia trombolítica, solicitar ECG e solicitar o médico cardiologista.
e) Obter acesso venoso, conter o paciente no leito, oxigenoterapia e solicitar cateterismo cardíaco.

8. Em relação às doenças cardiovasculares (DCV), assinale a alternativa correta.

a) Em humanos, são a principal causa de morte e de perda da qualidade de vida ao longo do tempo.
b) Representam mais de 70% do total de óbitos humanos com causa definida no mundo inteiro.
c) No Brasil, os índices de mortes por DCV são muito maiores do que os índices mundiais.
d) Dentre as DCV, a insuficiência cardíaca (IC) tem uma prevalência de 10 a 20% na população mundial.
e) Se medidas de prevenção primária e secundária fossem adotadas de modo mais enérgico, a epidemiologia das DCV poderia ser modificada drasticamente em, no máximo, cinco anos.

9. Sabe-se que a educação, na insuficiência cardíaca (IC), que envolve terapia complexa e alterações no estilo de vida, traz um impacto importante sobre a qualidade de vida dos seus portadores e de sua família. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta. 

a) Uma educação bem feita acerca da IC não exige acompanhamento permanente por parte da equipe de saúde.
b) A visita domiciliar focada na educação em ambiente extra-hospitalar não tem mostrado resultados satisfatórios no manejo de pacientes portadores de IC.
c) A monitoração por telefone, também focada na educação em ambiente extra-hospitalar, não tem demonstrado resultados satisfatórios no manejo de pacientes portadores de IC.
d) Do ponto de vista das instituições de saúde, uma intervenção por meio do atendimento em grupo multiplicaria a capacidade de acompanhamento dos pacientes, com proporcional aumento dos custos.
e) Os principais pesquisadores na área de IC reconhecem e estimulam a exploração de outros caminhos que melhorem os resultados pretendidos no tratamento farmacológico e não farmacológico da IC.

10. São fatores de risco (FR) conhecidos para doença arterial coronariana (DAC):

a) tabagismo e níveis séricos baixos de homocisteína.
b) hipotensão arterial sistêmica e diabetes melito.
c) etilismo crônico e relação cintura/quadril elevada.
d) dislipidemia e atividade física regular e intensa.
e) hipertensão arterial sistêmica e altos níveis de HDL

11. Uma senhora chamada Maria procura uma Unidade de Pronto Atendimento referindo dor no peito, hipotensão, sudorese, náuseas, palidez cutânea e muita ansiedade. Assinale a alternativa que refere a possível causa relacionada à afecção do sistema cardiovascular: 

a) Crise Convulsiva.
b) Hipertensão Arterial.
c) Infarto Agudo do Miocárdio.
d) Acidente Vascular Cerebral.


12. Sabendo que os marcadores de necrose miocárdica são fundamentais para estabelecer o diagnóstico diferencial entre  angina instável e IAM, assinale a alternativa que apresenta um marcador específico de necrose miocárdica. 

a)  CK BB. 
b)  CK MM. 
c)  Troponina C.  
d)  Troponina T.

13. Qual dos achados no exame clínico e anamnese são indicativos de alto risco para Doenças Cardiovasculares (DCV)?

a) Obesidade.
b) Tabagismo.
c) Sedentarismo.
d) Retinopatia.
e) Sexo masculino.

14. Para o planejamento da assistência ao paciente que sofreu o infarto agudo do miocárdio, o Enfermeiro deve conhecer as principais complicações mecânicas que inclui, dentre outras, 

a) a manifestação da síndrome de Web-Loop. 
b) a presença de hemorragia intracraniana pós-infarto. 
c) o surgimento do duto arterial da artéria pulmonar para a aorta.
d) a insuficiência do sistema Holter. 
e) o surgimento de refluxo mitral novo.

15. Em pacientes com Infarto agudo do miocárdio (IAM), devem ser realizadas condutas imediatas para alívio da dor precordial, de acordo com sintomatologia clínica, o que NÃO inclui:

a) oxigênio.
b) furosemida.
c) nitroglicerina.
d) aspirina.
e) morfina.

16. Cansaço, falta de ar, edema de membros inferiores, hepatomegalia, ascite, palpitação, palidez cutânea, sudorese fria, fadiga, fraqueza e dispneia paroxística noturna, são sinais e sintomas da seguinte doença:  

a) Asma.
b) Angina.
c) Pneumonia.
d) Trombose venosa profunda.
e) Insuficiência cardíaca congestiva.

17. A angina de peito é uma síndrome clínica comumente caracterizada por episódios ou paroxismos de dor ou pressão na região anterior do tórax. Os sintomas variam de acordo com o tipo de angina, podendo ir desde um desconforto até a dor agonizante. A dor em repouso, possivelmente causada pelo vasoespasmo da artéria coronária, é característica da

a) angina estável.
b) angina Instável.
c) angina refratária.
d) angina Prinzmetal.
e) isquemia silenciosa.

18. A síndrome clínica que, em geral, se caracteriza por episódios ou paroxismos de dor ou pressão na região anterior do tórax é

a) a insuficiência cardíaca congestiva.
b) o infarto agudo do miocárdio.
c) a angina do peito.
d) o choque cardiogênico.

19. A Angina de Peito , enquanto doença coronariana crônica, pode estabelecer-se como estável e instável. Com relação à Angina Instável, marque a opção INCORRETA.

a) Sintomas surgem com o exercício físico.
b) Prolongados episódios de dor em repouso.
c) O tratamento prevê o aumento da carga cardíaca.
d) Causada por trombo de plaqueta, fibrina e ateroma. 

20. A angina pectoris é um desconforto torácico decorrente da isquemia miocárdica, que pode ser rapidamente revertida por meio da

a) administração de medicações, como os betabloqueadores, que reduzem a demanda de oxigênio do coração.
b) manutenção da temperatura ambiente em 12 °C, por haver menor consumo de oxigênio perante exposição ao frio, e uso concomitante de trombolíticos.
c) manobra de Osler, que descomprime as terminações nervosas estimuladas pelo ácido lático no tecido isquêmico, e uso de vasopressores.
d) administração de digitálicos e realização concomitante de inspirações profundas, mudança postural e deambulação.
e) administração de medicações, como a nitroglicerina, que aumentam a frequência cardíaca e provocam constrição nas artérias coronárias

21. A dor torácica é a apresentação clínica mais comum da isquemia miocárdica ocorrendo em aproximadamente 80% dos casos. Sobre as características da dor torácica e sintomas associados, assinale a alternativa correta.

a) Uma das características básicas da angina estável típica é o desconforto difuso, retroesternal, não afetado por posição, movimento ou palpação, podendo irradiar para ombros, braço esquerdo, braço direito, pescoço ou mandíbula.
b) A dor dos pacientes com SCA (síndrome coronariana aguda) tem características semelhantes à da angina estável, mas os episódios são menos intensos e prolongados e, normalmente, ocorrem nos esforços.
c) Entre os pacientes que apresentam angina pectoris, há três apresentações principais que sugerem o surgimento de uma SCA uma delas é a angina de repouso com geralmente menos de 20 minutos de duração.
d) A angina estável típica não é aliviada pelo repouso nem pelo uso de nitrato sublingual.
e) Angina em crescendo (maior frequência, maior duração ou ocorre com menor esforço que em eventos anginosos prévios) descarta o aparecimento de uma SCA.

GABARITO
1. D
2. A
3. A
4. A
5. B
6. B
7. C
8. A
9. E
10. C
11. C
12. D
13. D
14. E
15. B
16. E
17. D
18. C
19. C
20. A
21. A

2 comentários: