quarta-feira, 13 de abril de 2016

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Centro Cirúrgico [2].


1. O enfermeiro perioperatório é responsável pelo uso, manuseio e cuidado de centenas de instrumentos cirúrgicos. Para isso, são necessários conhecimentos sobre nomenclatura, formatos e usos, entre outros. Considerando que, para orientar o trabalho e agilizar a instrumentação cirúrgica, os instrumentos são agrupados em determinados grupos, Foerster, Faure, Babcock, Guyon e Museux são instrumentos que compõem qual grupo de instrumental?

a) Hemostasia.
b) Síntese.
c) Dissecção.
d) Afastadores.
e) Especiais.

2. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Após uma cirurgia de orquiectomia em uma criança de 2 anos e 6 meses, alguns elementos do plano de cuidados perioperatórios de enfermagem consistem em verificar se

I. a integridade da pele foi mantida.
II. a temperatura corporal da criança foi mantida em um nível apropriado durante a cirurgia.
III. o bloqueio regional anestésico foi efetivo e não expôs a criança a riscos.
IV. não há evidências de traumas relacionados ao uso da unidade eletrocirúrgica.
V. a criança recuperou a normovolemia.
VI. o fixador externo encontra-se bem posicionado para garantir a imobilização da criança.

a) Apenas I, II, IV e V.
b) Apenas I, II, III, IV e V.
c) Apenas II, IV, V e VI.
d) Apenas I, II, IV, V e VI.
e) Apenas II, III, IV e V.

3. Quanto ao preparo e uso de sala operatória, assinale a alternativa correta.

a) A montagem de sala operatória pressupõe verificar as suas condições de limpeza antes de equipá-la com materiais e equipamentos.
b) Checar sempre o nome e registros do paciente, além de confrontar seu grupo sanguíneo com o da bolsa de sangue para infusão ao recebê-la do banco de sangue, faz parte da ação de desmontagem de sala operatória.
c) Realizar o descarte correto do material perfurocortante em lixo comum e nunca com o material reciclado é uma das funções do circulante de sala operatória.
d) Não há necessidade de checar o funcionamento dos equipamentos usados em sala operatória, pois a equipe da cirurgia anterior já o fez.
e) Proceder à limpeza concorrente e à montagem do próximo procedimento, conforme programação cirúrgica, é o objetivo principal da circulação de sala operatória.

4. No 4º dia de pós-operatório mediato, um senhor de 54 anos de idade, após ter sido submetido à cirurgia bariátrica, apresenta o seguinte quadro clínico: abdome distendido e doloroso à palpação, episódios de vômito em grande quantidade, taquicardia e volume urinário diminuído. Considerando a relação inferência-causa-efeito (NANDA), resultado (NOC) e intervenções (NIC), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Um dos títulos diagnósticos presentes no caso é “volume de líquido deficiente”, caracterizado pela desidratação.
( ) A principal causa da desidratação é a perda ativa de volume de líquidos.
( ) Os sinais e sintomas que expressam tal diagnóstico de enfermagem são a dor e a taquicardia.
( ) Os resultados do plano de cuidado para esse título diagnóstico envolvem autocontrole da ansiedade e controle da dor.
( ) Algumas intervenções de enfermagem são monitorar sinais vitais, controlar náuseas e vômitos e monitorar balanço hídrico.

a) F – V – F – F – V.
b) V – V – V – F – V.
c) V – V – F – F – V.
d) V – F – F – V – F.
e) V – V – V – V – V.

5. Paciente feminina, 48 anos, está sendo submetida a uma cirurgia e mantém-se deitada sobre o lado não afetado, com a cabeça apoiada em suporte, braços apoiados em braçadeiras em 90º para estabilização do tórax e com cintas de fixação no quadril superior e no tecido frouxo entre a cabeça do fêmur e a crista ilíaca. Essa descrição refere-se a qual posição cirúrgica?

a) Decúbito ventral.
b) Proclive.
c) Trendelemburg.
d) Litotomia.
e) Lateral.

6. O Centro Cirúrgico é composto por um conjunto de áreas, dependências interligadas e instalações, de modo a permitir que os procedimentos anestésico-cirúrgicos sejam realizados em condições assépticas, ideais e seguras. Sendo assim, os principais componentes de um Centro Cirúrgico são:

a) recuperação pós-anestésica, Unidade de Terapia Intensiva e central de materiais e esterilização.
b) bioengenharia, acabamento e fluxo.
c) parede, piso, banheiro, janelas e portas.
d) vestiários, área de escovação, salas operatórias, corredor interno restrito, recepção de pacientes, depósito de materiais e equipamentos, secretaria, copa.
e) recursos materiais, humanos e espaço físico.

7. Na chegada do paciente ao centro cirúrgico, é correto afirmar que

a) checar o jejum, o prontuário completo e exames necessários ao procedimento, uso de próteses e adornos, identificação do paciente, o procedimento a ser realizado são responsabilidades exclusivas do enfermeiro do centro cirúrgico.
b) o enfermeiro é responsável pela segurança e conforto do paciente em todos os momentos, por exemplo, na recepção do setor que, além de ser um momento crítico e de transição para o paciente e a família, é o momento que o enfermeiro do centro cirúrgico possui para avaliar as informações pertinentes ao desenvolvimento do ato anestésico-cirúrgico dentro dos padrões preconizados e desejados.
c) para os pacientes cirúrgicos as pulseiras de identificação estão dispensadas, pois, com a checagem na recepção, essa informação é confirmada. Além disso a pulseira pode atrapalhar o ato anestésico-cirúrgico.
d) pode ser utilizada uma listagem com os itens a serem verificados na admissão do paciente no centro cirúrgico, com a finalidade de facilitar e agilizar o processo, além do que a lista substitui a anotação de enfermagem.
e) o enfermeiro deve realizar a anotação dos achados durante a recepção do paciente no centro cirúrgico, somente para fins de registro em prontuário.

8. Quanto à assistência de enfermagem durante o ato anestésico-cirúrgico, é correto afirmar que

a) a anestesia geral pode ser inalatória, intravenosa e balanceada.
b) a anestesia regional compõe-se de bloqueio de plexos nervosos e anestesia local.
c) para o procedimento anestésico o papel do enfermeiro restringe-se à previsão e provisão de materiais necessários à realização do procedimento.
d) a anestesia peridural é realizada mediante a aplicação de anestésico no espaço subaracnoide, espaço que contém o líquido cefalorraquidiano.
e) a anestesia geral é dividida em cinco fases: indução, inalação, administração, reversão e despertar.

9. Paciente, 70 anos, sexo feminino, foi submetida a uma cistectomia parcial, sob anestesia geral e peridural. Qual das alternativas a seguir está relacionada com o procedimento realizado?

a) Exame direto do interior da bexiga.
b) Abertura para a retirada de um cisto.
c) Abertura da bexiga para drenagem da urina por sonda.
d) Extirpação total ou parcial da bexiga.
e) Remoção da vesícula biliar.

10. Na recuperação pós-anestésica, para a avaliação do estado fisiológico dos pacientes submetidos ao procedimento anestésico-cirúrgico, tem sido utilizado o Índice de Aldrete e Kroulik, que se baseia na avaliação de

a) reflexos e reação pupilar, respostas a estímulos e nível de consciência.
b) padrão respiratório, aspecto do curativo, uso de sondas e drenos, tipo de anestesia.
c) sinais vitais, nível de consciência, grau de dependência e perfusão de extremidades.
d) pupilas, reposta a estímulos externos, consciência e respiração.
e) atividade muscular, respiração, circulação, consciência e saturação de oxigênio.

11. Paciente feminina, 50 anos, foi submetida a uma histerectomia abdominal, sob anestesia peridural. Qual é a classificação da cirurgia a que essa paciente foi submetida segundo o potencial de contaminação?

a) Limpa.
b) Infectada.
c) Contaminada.
d) Potencialmente contaminada.
e) Indeterminada.

12. A expressão tempo cirúrgico caracteriza a sequência de procedimentos utilizados no ato operatório. Esses tempos são divididos e denominados em quatro fases. São elas:

a) diérese, hemostasia, exérese e síntese.
b) dissecção, fulguração, exploração e conclusão.
c) anestesia, preparo, ato cirúrgico propriamente dito, recuperação.
d) identificação, anestesia, exploração e reversão da anestesia.
e) pré-operatório, transoperatório, recuperação pós-anestésica e pós-operatório imediato.

13. Paciente, masculino, 50 anos, submetido à mastectomia unilateral, sob anestesia geral, curativo oclusivo limpo e seco, com presença de dreno de sucção fechado, à direita, com secreção sanguinolenta em pequena quantidade. Sobre o dreno, é correto afirmar que

a) o dreno de sucção é um sistema de drenagem interna pela ação capilar e de gravidade.
b) o cuidado com o dreno é de responsabilidade médica, pois está inserido em local profundo da incisão.
c) os drenos de sucção não oferecem risco de infecção, mesmo que a permanência seja prolongada, por ser um sistema fechado.
d) a eficácia e a evolução da drenagem se dão apenas pelo aspecto da secreção drenada.
e) o dreno de sucção é um sistema de drenagem ativa fechada, através de uma pressão negativa de baixo vácuo, que favorece a saída de sangue e líquido que eventualmente possam se acumular no local da cirurgia, evitando o desenvolvimento de infecções.

14. Com o objetivo de possibilitar o transcorrer do ato anestésico-cirúrgico dentro de um ambiente seguro, confortável e asséptico, com menor risco de eventos adversos para o paciente e a equipe de saúde, é importante que cada membro da equipe tenha consciência de suas funções e as exerça com competência. Sobre as funções da equipe de enfermagem,

a) cabe ao técnico de enfermagem realizar sondagem vesical de demora ou de alívio, quando indicadas, e auxiliar a equipe cirúrgica em sua paramentação.
b) compete ao auxiliar de enfermagem preencher os impressos pertinentes ao prontuário do paciente e realizar plano de cuidados de enfermagem e supervisionar a continuidade da assistência prestada.
c) cabe ao enfermeiro recepcionar o paciente, conferir o correto preenchimento dos impressos, do prontuário, a identificação do paciente e os exames pertinentes ao ato operatório e, ainda, a inspeção física do paciente no momento da sua entrada na sala operatória.
d) compete aos membros da equipe de enfermagem zelar pelas condições ambientais de segurança do paciente e da equipe multiprofissional e pelo correto manuseio dos equipamentos e dotar recursos humanos e materiais de condições para a realização do ato anestésico-cirúrgico.

15. As infecções de sítio cirúrgico (ISC) têm uma incidência muito variável e altas taxas de mortalidade e morbidade. As variáveis relacionadas à ISC são inúmeras e muitas são de responsabilidade da equipe de enfermagem do centro cirúrgico/obstétrico. Considerando-se essa responsabilidade, que medidas profiláticas são recomendadas nesse período?

a) Estabelecer rotina de amostragem microbiológica da sala cirúrgica e manter tapete impregnado com solução desinfetante na entrada do centro cirúrgico e/ou obstétrico e proceder à troca diária do tapete.
b) Realizar culturas apropriadas do profissional e afastar do trabalho aquele que tenha lesões de pele com drenagem até que a infecção seja descartada ou tenha recebido terapia adequada e o processo infeccioso tenha sido resolvido. E, ainda, aquele colonizado por Staphylococcus aureus.
c) Realizar tricotomia ampla e proceder à limpeza da pele no local e ao redor da incisão cirúrgica para remover a contaminação grosseira antes de aplicar o antisséptico.
d) Manter as portas das salas cirúrgicas fechadas, exceto para a passagem de equipamentos, pessoal e pacientes; para entrar na sala cirúrgica todo profissional deve usar máscara cirúrgica que cubra totalmente a boca e o nariz.


GABARITO
1. E
2. A
3. A
4. C
5. E
6. D
7. B
8. A
9. D
10. E
11. D
12. A
13. E
14. C
15. D

14 comentários: