segunda-feira, 30 de novembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [14].


1. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação a acidentes e violência na infância.

( ) Constituem a primeira causa de morte entre adolescentes e crianças a partir de um ano de idade.
( ) Nas crianças de 0 a 9 anos as agressões se configuram como a quarta causa de mortalidade.
( ) Existe uma aceitação social da violência contra crianças e adolescentes que é manifestada como castigo físico, humilhação e intimidação, entre outras punições.
( ) A violência pode gerar problemas sociais e emocionais, além de comportamentos prejudiciais à saúde, mas não causa problemas cognitivos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – V – F
b) V – V – F – V
c) V – F – V – F
d) F – F – V – V
e) F – F – F – V

2. A alimentação de uma criança que está com sete meses de vida, saudável e com desenvolvimento normal, vem ocorrendo da seguinte forma: aleitamento materno mantido, introdução de um alimento diferente, de alto valor nutricional, a cada semana, desde os seis meses de idade, a fim de prevenir carências alimentares e obesidade. Esta alimentação complementar é oferecida por meio de colher, com consistência espessa desde o início, seis vezes ao dia. Algumas das condutas presentes na situação acima estão em desacordo com as recomendações para uma alimentação saudável do MS (2009). Uma destas condutas, nesta situação, é:

a) número de vezes que os alimentos complementares são dados ao dia.
b) alimentação complementar ser introduzida com consistência espessa.
c) introdução da alimentação complementar aos seis meses de vida.
d) colher ser um meio pelo qual a alimentação é oferecida para a criança.
e) manutenção do aleitamento materno.

3. Os cuidados com a pele de recém-nascidos, lactentes e crianças devem buscar preservar a integridade cutânea, prevenir toxicidade e evitar exposições químicas prejudiciais à pele. A respeito de cuidados com a pele de recém-nascidos, assinale a opção correta.

a) O banho deve ser realizado rotineiramente, como método preventivo de infecções, sendo recomendado logo após o nascimento.
b) Como método preventivo de infecção, deve-se utilizar clorexidina no coto umbilical nos primeiros dez dias de vida ou até o coto umbilical cair.
c) Após as evacuações, deve-se limpar a região perianal do recém-nascido com lenços umedecidos.
d) As fitas usadas na fixação dos acessos venosos na criança devem ser as mesmas usadas em adultos, para não haver risco de soltura.
e) Os sabonetes mais adequados para utilização no recém-nascido são os de glicerina.

4. A vigilância alimentar e nutricional pressupõe o monitoramento contínuo do estado nutricional e do consumo alimentar da população. Nesse sentido, o Ministério da Saúde adota o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), destinado a atender todas as fases da vida dos indivíduos, sejam crianças, adolescentes, adultos, idosos ou gestantes. Acerca das condutas recomendadas para situações de desvio no crescimento, assinale a opção correta.

a) Em situação de muito baixo peso ou magreza acentuada, deve-se orientar a família a realizar a próxima consulta com intervalo máximo de vinte e cinco dias.
b) Não há necessidade de encaminhamento da criança ao assistente social.
c) Deve-se verificar as atividades de lazer das crianças, como o tempo em frente à televisão e ao videogame, estimulando-as a realizar passeios, caminhadas, andar de bicicleta, praticar jogos com bola e outras brincadeiras que aumentem a atividade física.
d) Em caso de sobrepeso ou obesidade, deve-se verificar a existência de erros alimentares, identificar a dieta da família e orientar a mãe ou o cuidador a administrar à criança a alimentação da família, independentemente da idade.
e) O desmame não tem relação com a magreza em crianças menores de dois anos. Apesar de haver recomendação de aleitamento até dois anos completos ou mais, o Ministério da Saúde sugere que a amamentação seja exclusiva até os seis meses.

5. O profissional de enfermagem deve orientar a mãe sobre alguns cuidados com a criança para evitar a assadura. Deve fazer parte da orientação:

a) Trocar as fraldas com frequência.
b) Limpar adequadamente a pele, evitando usar fraldas lisas e pomadas para assaduras.
c) Usar lenços umedecidos que contenham álcool, pois protegerá a pele da criança contra microrganismos.
d) Evitar usar pomadas de assaduras, pois apenas irritará mais a lesão.

6. A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa garantir atendimento de qualidade às brasileiras pelo SUS, desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

a) Nos estados ou municípios em que a Rede Cegonha esteja adotada, as grávidas receberão auxílio para o deslocamento até o local das consultas de pré-natal e para a maternidade no momento do parto.
b) A gestante deverá realizar seis consultas no primeiro trimestre da gravidez, caso contrário, será desligada da Rede Cegonha.
c) A gestante será vinculada compulsoriamente, desde o pré-natal, à Casa da Gestante para realização do parto natural, evitando a peregrinação de mulheres e recém-nascidos nos serviços de saúde.
d) O parto normal e domiciliar (natural) é incentivado, o que implica que os hospitais não podem realizar indução hormonal ou utilizar métodos de alívio da dor.
e) O pai será incentivado a acompanhar a puérpera e seu filho somente após o parto, ou seja, na unidade de internação materna e neonatal, visando minimizar o risco de infecções para mãe e recém-nascido. Na ausência do pai, a gestante poderá indicar um acompanhante de sua preferência.

7. Acerca de aleitamento materno e da assistência do profissional de enfermagem à alimentação da criança, assinale a opção correta.

a) O bebê deve ser acordado a cada três horas para amamentar.
b) O leite cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por até vinte e quatro horas, e, no freezer ou no congelador, por até quinze dias.
c) O leite materno é o único alimento recomendado para bebês de até seis meses de idade, por conter os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento.
d) É necessário lavar o mamilo com água e sabão sempre que o bebê for mamar.
e) A melhor posição para amamentar é com o bebê na posição horizontal e com o pescoço estendido.

8. Com referência às medidas recomendadas para favorecer a adaptação da criança durante a hospitalização, assinale a opção correta.

a) A equipe de saúde e os familiares não devem aceitar comportamento de regressão ou infantilização.
b) Os pais só devem ser envolvidos nos cuidados quando a criança receber alta, para não interferirem na qualidade do atendimento hospitalar.
c) A criança não deve ser incluída na elaboração dos cuidados, que é responsabilidade da equipe de saúde.
d) Os procedimentos devem ser explicados à criança com o uso de brinquedos terapêuticos.
e) Deve-se explicar à criança que, por estar ela em ambiente hospitalar, os responsáveis pela organização de seus pertences serão os membros da equipe de enfermagem.

9. Fazem parte do procedimento de medição do comprimento de uma criança de 0 a 23 meses, EXCETO:

a) Orientar a mãe ou cuidadora que a criança deve estar descalça, despida, sem touca, protetores ou enfeites de cabeça. O cabelo deve estar solto.
b) Com o auxílio da mãe, colocar a criança deitada mantendo seus ombros e cabeça apoiados em superfície plana (sobre uma mesa antropométrica ou mesa de exames mais uma régua antropométrica).
c) Colocar a criança de pé, sem curvar os joelhos, braços ao longo do corpo com os calcanhares e ombros eretos e olhando para a frente.
d) Encostar a cabeça da criança na extremidade fixa da régua ou mesa antropométrica. Deslizar a peça móvel até encostar nos calcanhares, mantendo os joelhos bem estendidos (pernas esticadas). Solicitar ajuda da mãe para manter a cabeça da criança na posição correta.
e) Proceder à leitura da medida, a seguir retirar a criança da mesa, orientar a mãe para vesti-la, avaliar a adequação do comprimento na tabela de percentis e informar a mãe sobre essa adequação.

10. Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem
precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e no manejo dessas dificuldades. Relacione a coluna 1, os problemas enfrentados pelas nutrizes, com a coluna 2, que apresenta o manejo desses problemas.

Coluna 1

1. Bebê que não suga ou tem sucção fraca.
2. Demora na “descida do leite”.
3. Mamilos planos ou invertidos.
4. Ingurgitamento mamário.
5. Dor ou machucados nos mamilos.

Coluna 2

( ) Orientar medidas de estimulação da mama e recomendar o uso de um sistema de nutrição suplementar (translactação), que consiste em um recipiente contendo leite (de preferência humano
pasteurizado), colocado entre as mamas da mãe e conectado ao mamilo por meio de uma sonda. A criança, ao sugar o mamilo, recebe o suplemento.
( ) Acalmar a mãe e o bebê, revisar a postura, suspender o uso de bicos e chupetas quando
presentes, insistir nas mamadas por alguns minutos de cada vez, orientar que estimule a mama regularmente (no mínimo cinco vezes ao dia) por meio de ordenha manual ou por bomba de sucção.
( ) Cuidados para que os mamilos se mantenham secos, expondo-os ao ar livre ou à luz solar e trocas frequentes dos forros utilizados quando há vazamento de leite.
( ) Mostrar à mãe manobras que podem ajudar a aumentar o mamilo antes das mamadas, como simples estímulo (toque) do mamilo, compressas frias nos mamilos e sucção com bomba manual ou seringa de 10mL ou 20mL adaptada (cortada para eliminar a saída estreita e com o êmbolo inserido na extremidade cortada).
( ) Orientar ordenha manual da aréola, se ela estiver tensa, antes da mamada, para que ela fique macia, facilitando, assim, a pega adequada do bebê e mamadas frequentes, sem horários preestabelecidos (livre demanda).

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:

a) 3 – 1 – 4 – 2 – 5.
b) 2 – 3 – 1 – 4 – 5.
c) 4 – 5 – 3 – 2 – 1.
d) 5 – 4 – 1 – 3 – 2.
e) 2 – 1 – 5 – 3 – 4.


GABARITO
1. A
2. A
3. B
4. C
5. A
6. A
7. C
8. D
9. C
10. E

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [13].


1. A  Atenção  Integrada  às  Doenças  Prevalentes  na  Infância  (AIDPI)  se  baseia  na  identificação, condução e  resolução dos problemas de saúde da  criança, especialmente  relativos às crianças menores de cinco anos de idade. A educação em saúde na família e  na comunidade é atividade crucial dessa proposta.

Considerando  a  atuação  do  técnico  de  enfermagem  na  AIDPI,  analise  as  afirmativas  relativas abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(    )  A abordagem da criança com diarreia e sem desidratação inclui recomendar à mãe  que  dê  líquidos  adicionais  à  criança,  tanto  quanto  houver  aceitação,  continuar  a  alimentação e retornar ao serviço de saúde quando a criança não conseguir beber.

(    )  Na  administração  de  medicamento  inalatório,  utilizando  o  espaçador  flumax,  a  posição  da  criança  no  colo  da mãe  é  assentada  e,  após  pressionar  o  aerossol  liberando  a  medicação  na  câmara,  observar  a  respiração  da  criança  e  a  movimentação da válvula adaptada à máscara por 20 a 30 segundos.

(    )  Uma  criança  de  dois  a  12  meses  de  idade,  com  respiração  de  60  ou  mais  respirações por minuto, é considerada com respiração normal.

(    )  Caso a mãe relate que a criança apresenta tosse ou dificuldade para respirar, tem -se que contar a frequência respiratória em 15 segundos e multiplicar por 4, obtendo  a frequência respiratória em 1 minuto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

a) (V) (F) (F) (F)
b) (F) (V) (V) (V)
c) (F) (F) (V) (V)
d) (V) (V) (F) (F)

2. Visando incrementar a capacidade resolutiva na atenção à  saúde da criança, o Ministério da Saúde (MS) priorizou  cinco ações básicas de saúde, concernentes

a) a atenção à saúde da mulher, promoção da saúde  da criança, programa de saúde da família, programa  Leve Leite e o Bolsa Família.
b) a assistência integral no período perinatal, incentivo  ao parto natural, redução dos partos cesárea, participação do pai em sala de parto, humanização da  assistência.
c) ao acompanhamento da gestação, cuidados imediatos no trabalho de parto, assistência integral ao RN, incentivo ao aleitamento materno, humanização da  assistência.
d) a promoção do aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, prevenção e controle de doenças diarreicas e  das doenças respiratórias.
e) a assistência integral no período perinatal, programa de saúde da família, programa Leve Leite, programa Criança na Escola e Bolsa Família.

3. Atualmente, os serviços de saúde trabalham com a visão de um novo paradigma, a atenção humanizada. A humanização do nascimento compreende ações desde o pré- natal. A equipe responsável pela assistência ao recém-nascido (RN) deverá estar habilitada para

a) garantir o alojamento conjunto, quando possível, fortalecendo o vínculo afetivo e a aproximação entre a mãe e o bebê, exceto nas unidades de cuidados intensivos.
b) indicar o método Leboyer em todos os tipos de parto, promovendo menor grau de estresse no momento do nascimento.
c) assegurar o acesso à fototerapia a todos os RNs em risco e cuidados especializados ao bebê prematuro.
d) manter a austeridade na orientação à mãe e à família, quanto às normas e rotinas, visando à execução integral da assistência de enfermagem.
e) aplicar o método canguru ao RN de baixo peso, por meio do contato pele a pele, precocemente, entre a mãe e o bebê, favorecendo maior vínculo afetivo e estabilidade térmica.

4. Recomenda-se a suspensão definitiva do aleitamento materno caso

a) a mãe seja portadora do bacilo da hanseníase.
b) a criança seja portadora do vírus da dengue.
c) a criança seja portadora de galactosemia.
d) a mãe seja tabagista.
e) a criança seja portadora do vírus da hepatite B

5. A escala de Apgar, que é um método de avaliação sistemática do recém-nascido logo após o parto e deve ser utilizado rotineiramente para identificar os recém-nascidos que necessitem de reanimação e cuidados especiais, é composta pelos seguintes quesitos: batimento cardíaco, atividade reflexa...

a) esforço respiratório, tônus muscular e cor da pele.
b) respiração, pressão arterial e cor da pele.
c) respiração, tônus muscular e temperatura corpórea.
d) respiração, temperatura corpórea e tônus muscular.
e) esforço respiratório, pressão arterial e cor da pele.

6. Recém-nascido a termo, internado em alojamento conjunto, durante a amamentação, é posicionado com o rosto de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo, corpo próximo ao da mãe, com cabeça e tronco alinhados, bem apoiado no colo da mãe; na pega, a aréola é visível acima da boca do bebê, que está com a boca bem aberta, lábio inferior virado para dentro e queixo sem tocar a mama; as bochechas do bebê encovadas a cada sucção. Diante desse caso, é correto afirmar que

a) a mãe está com as mamas ingurgitadas e possui bico do seio introvertido.
b) o posicionamento e a pega do recém-nascido estão adequados.
c) o posicionamento e a pega do recém-nascido estão inadequados.
d) o posicionamento do recém-nascido está inadequado e a pega adequada.
e) o posicionamento do recém-nascido está adequado e a pega inadequada.

7. Os cuidados relativos às crianças em situações de violência compreendem:

a) acolhimento, atendimento, notificação e seguimento na rede.
b) atendimento, consulta de enfermagem, orientação aos pais e notificação.
c) acolhimento, consulta médica, consulta de enfermagem e notificação.
d) atendimento, notificação, seguimento na rede e orientação aos familiares.
e) acolhimento, consulta com a criança e com os familiares e notificação.

8. Os sinais que evidenciam que uma criança está gravemente desidratada são:

a) aumento da diurese, pele seca, prostração, olhos fundos e encovados, hipertonia.
b) aumento da diurese, urina turva e com odor fétido, prostração, irritabilidade, pele seca.
c) urina com odor fétido e volume diminuído, olhos fundos e encovados, hipotonia, língua seca.
d) diminuição da diurese, pele úmida, hipotonia, olhos brilhantes e secos, língua saburrosa.
e) diminuição da diurese, astenia, irritabilidade, pele seca, língua saburrosa, olhos fundos e encovados.

9. Relacione as colunas abaixo em relação ao desenvolvimento infantil.

Coluna 1

1. sorriso social
2. preensão voluntária das mãos
3. senta sem apoio
4. anda sozinho
5. corre ou sobe degraus baixos
6. veste-se com auxílio

Coluna 2

( ) entre 3 e 4 anos
( ) entre 1 ano e 1 ano e 6 meses
( ) entre 2 e 3 meses
( ) aos 4 meses
( ) entre 1 ano e 6 meses e 2 anos
( ) a partir do sétimo mês

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) 2 - 1 - 3 - 5 - 4 - 6
b) 3 - 4 - 5 - 6 - 1 - 2
d) 4 - 5 - 6 - 3 - 2 - 1
d) 5 - 3 - 2 - 1 - 6 - 4
e) 6 - 4 - 1 - 2 - 5 - 3

10. Em relação aos parâmetros utilizados na caderneta de saúde da criança para avaliação do crescimento de crianças menores de 10 anos, assinale a alternativa correta.

a) Utilizam-se gráficos de perímetro cefálico, de peso, de comprimento/estatura e índice de massa corporal para todas as crianças.
b) Utilizam-se gráficos de perímetro cefálico e torácico para crianças de 0 a 2 anos, e de peso, comprimento/estatura e índice de massa corporal para todas as crianças.
c) Utilizam-se os gráficos de perímetro cefálico para crianças de 0 a 2 anos, e de peso, comprimento/estatura e índice de massa corporal para todas as crianças.
d) Utilizam-se gráficos de perímetro cefálico, torácico, de peso, de comprimento/estatura e índice de massa corporal para todas as crianças.
e) Utilizam-se gráficos de perímetro cefálico e índice de massa corporal para crianças de 0 a 2 anos e de peso e comprimento/estatura para todas as crianças.

GABARITO
1. D
2. D
3. E
4. C
5. A
6. E
7. A
8. E
9. E
10. C

domingo, 29 de novembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [12].


1. Segundo o Ministério da Saúde, observa-se na prática que 98% dos recém-nascidos a termo apresentam níveis séricos de bilirrubina indireta acima de 1mg/dL durante a 1ª semana de vida, o que reflete a adaptação neonatal ao metabolismo da bilirrubina, chamada de

a) bilirubina de acomodação.
b) bilirrubina total.
c) hiperbilirrubinemia indireta.
d) kernicterus.
e) hiperbilirrubinemia fisiológica.

2. A Organização Mundial de Saúde classificou o aleitamento materno em alguns tipos. A situação na qual a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, suco de frutas e líquidos rituais é classificada como aleitamento materno:

a) exclusivo;
b) complementado;
c) misto;
d) predominante;
e) parcial.

3. Todo profissional de saúde que faz assistência a mães e bebês deve saber observar criticamente uma mamada. São, dentre outros, sinais indicativos de técnica INADEQUADA de amamentação:

a) mama, durante a mamada, aparentando estar deformada, e lábios do bebê curvados para fora;
b) dor na amamentação e língua do bebê nas bordas laterais curvada para cima;
c) bebê com batimento de asas do nariz e boca bem aberta;
d) bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido) e ausência de movimento das mandíbulas;
e) bochechas do bebê encovadas a cada sucção e ruídos da língua.

4. Ao se analisar a composição do leite, distinguem-se tipos de leite que se apresentam com características bioquímicas diferentes e adequadas a cada determinado período da vida da criança. Segundo o Ministério da Saúde, no manual "Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher”, o leite humano produzido entre o 7° e 15° dia após o parto, cujo volume e composição variam no decorrer dos dias, permanecendo com volume médio de 500ml/dia, é denominado:

a) leite de transição
b) leite maduro
c) leite de pré-termo
d) colostro
e) leite de pós-termo

5. São cuidados imediatos ao recém-nascido, EXCETO:

a) Verificar a permeabilidade das vias aéreas.
b) Manter a temperatura corporal.
c) Clampear e cortar o cordão umbilical.
d) Colocar o bebê no seio da mãe somente após o banho e higiene do bebê.

6. São cuidados preventivos relacionados à doença diarreica grave infantil:

a) ferver a água oferecida à criança diariamente, boa higiene pessoal, estimular a ingesta de alimentos orgânicos e oferecer a  imunização passiva contra papilomavírus.
b) manter boa higiene pessoal, estimular ingesta de frutas, legumes, verduras e administrar a imunização para Pneumococo.
c) realizar cuidados sanitários com a água, boa higiene pessoal, estimular amamentação e administrar a imunização contra  febre amarela.
d) amamentar a criança desde as primeiras horas de vida, manter boa higiene pessoal e de alimentos e oferecer a imunização contra o rotavírus.
e) higienizar os utensílios domésticos com álcool a 70%, estimular dieta hiperproteica e a imunização ativa contra Haemophilus influenza.

7. A divisão em ciclos de vida visa a atender as especificidades das fases de crescimento e desenvolvimento da criança e o início da puberdade. De acordo com o Ministério da  Saúde, a classificação etária de infância e adolescência,  respectivamente, é

a) até 11 anos de idade e entre 12 e 25 anos de idade.
b) até 7 anos de idade e entre 8 e 16 anos e meio.
c) de 0 a 10 anos e de 11 a 21 anos.
d) de 0 a 9 anos e de 10 a 19 anos.
e) de 0 a 6 anos e de 7 a 15 anos de idade.

8. "O contato da criança com o serviço de saúde, independente do fato ou queixa que o motivou, deve ser tido como  uma oportunidade para a análise integrada e preditiva de sua saúde e de realização de promoção da saúde. O  acompanhamento sistemático do crescimento da criança constitui o eixo central desse atendimento."

De acordo  com o Calendário Mínimo de Consultas para Assistência à Criança, proposto pelo Ministério da Saúde para o  acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, o número mínimo de consultas que uma criança  deve passar no seu 1º ano de vida (dos 0 aos 12 meses) é de:

a) 12.
b) 7.
c) 6.
d) 4.
e) 3.

9. Uma  criança  de  três  anos  chegou  à  unidade  de  saúde  com  diarréia  há  14  dias,  segundo informações  da mãe. O  enfermeiro,  após  avaliação  criteriosa,  identificou  que  a  criança apresentava  sinais  de  desidratação,  a  qual  não  era  grave,  e  em  seguida  classificou  a  diarréia como  diarréia  persistente grave. Diante dessa constatação, e como a criança não  tinha outra classificação grave, o  profissional tomou a seguinte conduta quanto ao tratamento da diarréia:

a) referiu a criança ao hospital imediatamente, sem tratar a desidratação.
b) orientou a mãe sobre a alimentação da criança e recomendou ir para casa.
c) recomendou antibiótico para shigella durante cinco dias e encaminhou ao hospital.
d) tratou a desidratação antes de referi-la ao hospital.

10. Evidências  contundentes  demonstram  que  o  aleitamento materno  apresenta  benefícios  para a criança, a mãe, a família e a sociedade.

Tendo em vista a  importância de uma abordagem materna adequada para o sucesso do  aleitamento materno, analise as  seguintes afirmativas sobre  técnica de amamentação e  assinale a alternativa INCORRETA.

a) Durante a amamentação, o  corpo da  criança deve estar alinhado  com o da mãe; o  queixo da criança deve tocar o seio.
b) O  lábio  inferior da  criança deve estar voltado para dentro e deve haver mais aréola  visível abaixo da boca do que acima dela.
c) A criança deve sugar com movimentos lentos, profundos fazendo pausas ocasionais.
d) A  livre  demanda  deve  estar  presente,  sendo  que  a  criança mama  sempre  que  tem  fome.

GABARITO
1. E
2. D
3. E
4. A
5. D
6. D
7. D
8. B
9. D
10. B

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [11].


1. A redução da mortalidade infantil, especialmente do componente neonatal, é uma prioridade do governo federal, expressa pela Agenda de Compromissos pela Saúde firmada em reunião da Comissão Intergestora Tripartite, assim como a promoção da saúde integral da criança. Nesta direção, o aleitamento materno foi considerado tema fundamental para a promoção da saúde da criança. No que diz respeito ao incentivo ao aleitamento materno, o Brasil tem situação de destaque no contexto internacional.

Identifique abaixo as ações de promoção do aleitamento materno desenvolvidas no Brasil.

1. Garantia às mães de 120 dias de licença maternidade, sem prejuízo do emprego e salário, bem como o direito, quando do retorno ao trabalho, a uma pausa de 1 hora por dia para amamentar seu filho até os 6 meses de idade.
2. A Semana Mundial de Amamentação, por ser um marco internacional que repercute nacionalmente como um grande incentivador do aleitamento materno.
3. A "Iniciativa Hospital Amigo da Criança" (IHAC), idealizada em 1990 pela OMS e UNICEF, que estimula e certifica as instituições que adotam as práticas de promoção, proteção e apoio à amamentação.
4. Bancos de Leite Humano, cuja principal ação é apoiar as mulheres que desejam amamentar seus filhos e nesse processo, além de conseguir prolongar a amamentação, muitas descobrem ou aprendem a identificar o excesso de leite e se tornam doadoras.
5. O "Dia Nacional de Doação de Leite Humano", para estimular as doações, considerando que o leite humano pasteurizado no Brasil é seguro e atende prioritariamente os recém-nascidos prematuros e/ou os que por algum motivo necessitam de internação em Unidades Neonatais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

2. Estudos comprovam que o leite materno previne as infecções e tem efeito protetor sobre as alergias. Em longo prazo o leite materno também é importância na prevenção de:

a) Síndrome da morte súbita e bronquites
b) Diabetes e linfomas.
c) Pneumonias e enterites
d) Otites e infecções urinárias

3. O pulso é produzido pelo choque do sangue, bombeado pelo coração em cada sístole, contra as paredes dos vasos. O pulsar é sentido quando se comprime uma artéria sobre uma superfície óssea. O ritmo do pulso é diferente de acordo com a idade. No lactente, as pulsações por minuto é no padrão de

a) 120 a 140 pulsações por minuto.
b) 100 a 120 pulsações por minuto.
c) 60 a 80 pulsações por minuto.
d) 125 a 130 pulsações por minuto.
e) 110 a 125 pulsações por minuto.

4. Quais os valores máximo e mínimo do Apgar que o recém-nascido pode atingir, respectivamente:

a) 8 e 1
b) 10 e 1
c) 8 e 0
d) 9 e 0
e) 10 e 0

5. O acompanhamento do desenvolvimento infantil se dá por meio da verificação da presença ou ausência dos marcos de acordo com a idade da criança. Em que faixa etária a criança deve ser capaz de imitar gestos, fazer pinça, produzir jargão e andar com apoio:

a) 12 meses a 14 meses e 29 dias;
b) 15 meses a 17 meses e 29 dias;
c) 9 meses a 11 meses e 29 dias;
d) 18 meses a 23 meses e 29 dias.

6. O Guia de Atenção à Saúde do Recém-nascido para Profissionais de Saúde, do Ministério da Saúde (2011), orienta a analgesia não farmacológica para alívio e manejo da dor aguda nos recém-nascidos gravemente enfermos. Quanto ao procedimento adequado para aliviar essa dor, é correto afirmar:

a) O contato pele a pele entre mãe e filho tem se mostrado eficaz para diminuir a dor do RN, especialmente após punções capilares. Quando possível, esse contato deve ser iniciado antes e mantido durante e após o procedimento doloroso.
b) A sucção não-nutritiva tem eficácia quando adotada seis minutos antes da realização de alguns procedimentos, como a coleta de sangue capilar.
c) O emprego clínico de água com sacarose ou glicose (4 mL a 50%), por via oral (administrada na porção posterior da língua), cinco minutos antes de pequenos procedimentos como punções capilares ou venosas.
d) O aumento da estimulação tátil tem o objetivo de proporcionar uma maior ativação autonômica e reduzir comportamento de estresse no recém-nascido.

7. Analise as afirmativas em relação aos aspectos da hospitalização infantil.

I - A condição física da criança no momento da internação e o tipo de cuidado que se impõe de imediato pode ser um fator que irá determinar a resposta da criança frente à hospitalização.
II - Durante a hospitalização, o acompanhante permanece com a criança somente em situações críticas de saúde.
III - A humanização do cuidado à criança hospitalizada envolve a inserção da família neste processo. Para tanto, torna-se essencial desenvolver o cuidado centrado nas necessidades da criança-família e desenvolver o cuidado centrado na família, compartilhando sentimentos e dificuldades para que ela seja encorajada a cuidar do filho.
IV - A criança hospitalizada está frequentemente inquieta e ansiosa; encontra-se em um ambiente novo e estranho em que, na maioria das vezes, não estava preparada para permanecer, tendo uma vaga ideia do motivo de sua internação. Quanto menor a criança, maior o desconhecimento acerca de tal situação.

Assinale a alternativa CORRETA.

a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

8. A icterícia fisiológica aparece geralmente...

a) após as 24 horas de vida do recém-nascido a termo e tem uma evolução benigna, atingindo sua maior intensidade no segundo dia após o nascimento.
b) após as 48 horas de vida do recém-nascido a termo e tem uma evolução benigna, atingindo sua maior intensidade no quarto dia após o nascimento.
c) antes das 12 horas de vida do recém-nascido pré-termo e tem uma evolução benigna, atingindo sua maior intensidade no quarto dia após o nascimento.
d) antes das 24 horas de vida do recém-nascido a termo e tem uma evolução benigna, atingindo sua maior intensidade no segundo dia após o nascimento.
e) nas primeiras 6 horas de vida do recém-nascido a termo e tem uma evolução benigna, atingindo sua maior intensidade no segundo dia após o nascimento.

9. Sobre o papel do enfermeiro na assistência de enfermagem ao recém-nascido (RN) pré-termo, é CORRETO afirmar que ele deve:

a) delegar suas funções para a equipe de enfermagem a fim de que esta possa acompanhar o RN continuadamente, fazendo a prevenção de infecções durante os procedimentos técnicos.
b) prever o acompanhamento do RN e sua família em parceria com os demais profissionais, apenas supervisionando a equipe de enfermagem em suas atividades.
c) pensar e agir rapidamente a fim de evitar a morte e sequelas graves, humanizar a assistência ao RN e sua família, acompanhar o RN continuadamente, evitar a hipotermia, prevenir infecções e organizar os procedimentos técnicos.
d) acompanhar e realizar toda a assistência direta ao RN de forma a garantir a efetividade das ações direcionadas a sua clientela.
e) buscar ampliar os conhecimentos teóricos e realizar o treinamento da equipe de saúde a fim de que esta possa proporcionar uma assistência qualificada e de acordo com a necessidade da clientela.

10. Os recém-nascidos podem apresentar uma erupção cutânea causada pela retenção de suor na pele com consequente formação de vesículas. Essas erupções podem aparecer em dias mais quentes, durante processos febris ou em processos que favoreçam a sudorese intensa. Geralmente estão localizadas em áreas de flexão da pele (pescoço, axilas e virilhas), região frontal e dorso.

Como são denominadas essas erupções?

a) monilíase
b) dermatite perineal
c) dermatite seborreica
d) granuloma umbilical
e) miliária


GABARITO
1. E
2. D
3. B
4. E
5. A
6. A
7. C
8. B
9. C
10. E

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [10].


1. O Brasil são diversos Brasis, por sua grande territorialidade e por sua distribuição inadequada de renda. Nas regiões mais pobres ainda é possível observar muitas crianças com quadro de desnutrição energético-proteica. Para se realizar o acompanhamento do crescimento físico deve-se levar em conta os seguintes parâmetros da criança:

a) peso e altura;
b) peso e pressão arterial;
c) pressão arterial e temperatura;
d) níveis glicêmicos e pressão arterial;
e) temperatura axilar e peso.

2. Em recente pronunciamento, o ministro da saúde informou que desde o início do inverno deste ano metade das crianças que demandam os serviços de saúde apresentam algum sintoma respiratório como tosse, coriza, dificuldade para respirar, dor de garganta associada ou não a mal-estar, febre e inapetência, quadro clínico compatível com a insuficiência respiratória aguda. São cuidados/orientações de enfermagem necessários para tais crianças, EXCETO:

a) controlar a febre e reforçar alimentação;
b) manter a alimentação e hidratação;
c) fluidificar secreções e evitar conglomerados e ambientes fechados;
d) prevenir a desidratação, e evitar alimentar por via oral em caso de taquipneia;
e) encaminhar todos os casos ao hospital de referência.

3. Criança de 1 ano e 10 meses de idade é levada pela mãe à consulta de puericultura do programa de saúde da família para avaliação periódica de crescimento e desenvolvimento. A mãe refere que a criança está na creche há 5 meses e que desde então apresenta-se irritada.

Ao solicitar e avaliar o cartão da criança, a enfermeira observa que o traçado de peso no Gráfico Peso/Idade se manteve entre os percentis 97 e 3 até a consulta anterior (há 1 mês) e que nesta avaliação o traçado da curva da criança estava no percentil entre 10 e 3. Analisando tais dados, vemos uma situação de risco nutricional. A conduta a ser seguida diante desse caso clínico é:

a) tratar intercorrências clínicas, registrando-as no Cartão, encaminhar para o serviço social e realizar nova consulta em intervalo máximo de 15 dias.
b) investigar possíveis causas, com especial atenção para a dentição, intercorrências infecciosas, formas de cuidado com a criança, adaptação da criança à creche, encaminhar ao médico para tratar possíveis intercorrências clínicas e marcar retorno em 30 dias;
c) garantir à mãe que o crescimento da criança é satisfatório e marcar retorno em 30 dias;
d) encaminhar para serviços de maior complexidade, tratar a desnutrição, realizar nova consulta em 15 dias;
e) realizar o encaminhamento ao serviço social devido a se tratar de possível caso de negligencia.

4. Nos serviços de atenção básica, os profissionais que realizam o pré-natal frequentemente são os que seguirão acompanhando a família durante a puericultura da criança. Sendo assim, o vínculo entre a equipe de saúde e a família para o acompanhamento da criança deve preferencialmente se iniciar desde o pré-natal. O nascimento de um bebê é um momento de transição-chave do ciclo de vida da família. Por tal razão, é muito comum o surgimento de dúvidas, inseguranças e questionamentos. A família deverá reconhecer a equipe de saúde como um ponto de apoio para a superação das dificuldades desta etapa.

Assim, visando avaliar o recém-nascido e identificar possíveis situações de risco ou de vulnerabilidade, o Ministério da Saúde recomenda que a sua primeira consulta no serviço de saúde ocorra:

a) A partir do 12º dia de vida, uma vez que a família precisa de tempo para reorganizar sua estrutura interna e modo de funcionamento com a chegada do bebê.
b) Aos trinta dias de vida, após o estabelecimento do vínculo mãe-pai-bebê, uma vez que os profissionais de saúde podem interferir negativamente neste processo.
c) Na primeira semana de vida, que constitui um momento propício para estimular e auxiliar
a família nas dificuldades do aleitamento materno exclusivo e para orientar e realizar o teste do pezinho (triagem neonatal).
d) No próprio ambulatório do hospital que realizou o parto, logo após a alta da maternidade, a fim de garantir que ocorra o quanto antes a primeira avaliação da criança no serviço de saúde.
e) No centro de saúde de referência, a partir de 45 dias de vida do recém-nascido, aproveitando o momento para realizar a consulta de puerpério da mãe.

5. Para estabelecer grupos de risco, prognóstico e ações profiláticas específicas, o Recém-Nascido (RN) deve ser classificado de acordo com a idade gestacional (IG).

Em relação a este tipo de classificação do recém-nascido, é correto afirmar:

a) RNPT é aquele que nasce com peso inferior a 2.500 g.
b) O RN pós-termo é aquele que nasce com peso elevado, acima de 4.500 g.
c) Os RNs considerados a termo são aqueles que nascem de mães com IG de 40 semanas.
d) O RN deve ser classificado como pequeno para a idade gestacional (PIG) quando nascer de mães com IG menor que 35 semanas.
e) Os RNs Pré-termo ou prematuros (RNPT) são aqueles que nascem de mães com idade gestacional (IG) de até 36 semanas e seis dias. Já Os RN Pós-termo ou pós-maturos, são aqueles que nascem de mães com IG de 42 semanas ou mais.

6. Em que consiste a Credeização, cuidado imediato ao Recém Nascido (RN)?

a) Consiste na avaliação e realização de curativo do coto umbilical.
b) Consiste na aplicação de Nitrato de Prata a 1% para prevenir infecções gonocócicas.
c) Consiste na primeira verificação da temperatura corporal do RN por via retal.
d) Consiste na administração de vitamina K, por via intramuscular, para evitar uma deficiência na coagulação sanguínea.
e) Consiste na realização de lavagem gástrica para livrar o RN do perigo da aspiração de líquidos do parto.

7. São condições maternas que contraindicam temporariamente o aleitamento materno, EXCETO:

a) em caso de infecção pelo vírus herpes zoster e herpes simples, nos casos de lesão da mama.
b) pacientes hipertensas em uso contínuo de propranolol.
c) na hanseníase, em caso de lesão na pele da mama.
d) em caso de infecção materna pelo Tripanosoma cruzi, na fase aguda e na ocorrência de sangramento do mamilo.
e) em caso de infecção pelo vírus da varicela, se as lesões surgirem 2 dias antes ou até 5 dias após o parto.

8. São doenças detectadas através do Teste de Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), EXCETO:

a) hipotireoidismo congênito.
b) fenilcetonúria.
c) anemia falciforme.
d) oftalmia neonatal gonocócica.
e) fibrose cística.

9. Assinale a alternativa que indica todos os parâmetros para avaliar o crescimento, constantes na Caderneta de Saúde da Criança.

a) Perímetro cefálico (zero a 2 anos), peso para a idade e comprimento/estatura para a idade.
b) Perímetro cefálico (zero a 2 anos) e índice de massa corporal (IMC) para a idade.
c) Perímetro cefálico (zero a 2 anos), peso para a idade, comprimento/estatura para a idade e índice de massa corporal (IMC) para a idade.
d) Perímetro cefálico (zero a 2 anos), perímetro braquial (zero a 2 anos), peso para a idade e comprimento/estatura para a idade.
e) Peso para a idade e comprimento/estatura para a idade.

10. Os benefícios da amamentação são amplamente discutidos e o incentivo ao aleitamento materno é responsabilidade de toda equipe de saúde na atenção à saúde da criança. Em poucas situações a amamentação é absolutamente ou parcialmente contraindicada.

Assinale a alternativa que não representa uma contraindicação para amamentação.

a) Mães infectadas pelo HIV
b) Mães portadoras de hanseníase
c) Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2
d) Mães com Doença de Chagas na fase aguda da doença
e) Criança portadora de galactosemia

GABARITO
1. A
2. E
3. B
4. C
5. E
6. B
7. B
8. D
9. C
10. B

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [9].


1. O método Canguru é realizado em três etapas, referente a tais etapas, assinale a alternativa correta.

a) A primeira etapa do método se caracteriza pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório e/ou no domicílio, até que ela atinja o peso de 2.500g, dando continuidade à abordagem biopsicossocial.
b) Na primeira etapa, o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru será realizada pelo maior tempo possível. Esse período funcionará como um "estágio" pré-alta hospitalar.
c) Na terceira etapa, os procedimentos deverão seguir o seguinte cuidado especial: diminuir os níveis de estímulos ambientais adversos da unidade neonatal, tais como odores, luzes e ruídos.
d) São critérios de elegibilidade para a permanência na segunda etapa, referente ao bebê: estabilidade clínica, nutrição enteral plena (peito, sonda gástrica ou copo) e peso mínimo de 1.250g.
e) A utilização de medicações orais, intramusculares ou endovenosas intermitentes contraindicam a permanência do bebê na segunda etapa.

2. Sobre o método canguru, assinale a alternativa correta.

a) O método descrito é um substitutivo das unidades de terapia intensiva neonatal, uma vez que não necessita da utilização de incubadoras.
b) A adoção do método canguru visa fundamentalmente uma mudança de atitude na abordagem do recém-nascido de baixo peso com necessidade de hospitalização.
c) O método canguru tem o objetivo de economizar recursos humanos e recursos técnicos, além de aprimorar a atenção perinatal.
d) Deve ser evitada a participação do pai e de outros familiares na colocação da criança em posição canguru.
e) A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição horizontal ao peito da mãe.

3. Sobre os cuidados de rotina após a estabilização clínica do RN na sala de parto, quando as condições clínicas do RN forem satisfatórias, assinale a alternativa correta.

a) Realizar a laqueadura do cordão umbilical, verificando a presença de uma artéria e de duas veias umbilicais, pois a existência de veia umbilical única pode associar-se a anomalias congênitas.
b) Retirar o vérnix da região ocular com gaze seca ou umedecida com água. Afastar as pálpebras e instilar uma gota de nitrato de zinco a 1% no fundo do saco lacrimal inferior de cada olho.
c) Prevenir o sangramento por deficiência de vitamina, administrar 1mg de vitamina A por via intramuscular ou subcutânea ao nascimento.
d) Realizar exame físico simplificado, incluindo peso, comprimento e os perímetros cefálico, torácico e abdominal.
e) Coletar sangue da mãe e do cordão umbilical para determinar os antígenos dos sistemas ABO e Rh, sendo necessário realizar o teste de Coombs direto de rotina. No caso de mãe Rh positivo, deve-se realizar pesquisa de anticorpos anti-D por meio do Coombs indireto na mãe e Coombs direto no sangue do cordão umbilical.

4. Um menino de 8 anos chega à unidade de terapia intensiva em franca insuficiência respiratória. Assinale a alternativa correta sobre os seus prováveis sinais e sintomas.

a) O paciente está falando em frases curtas, apresenta batimento das asas do nariz, retrações intercostais e supraesternais graves, frequência respiratória baixa e diminuição da movimentação do ar com tempo expiratório prolongado e sibilos.
b) O paciente está falando em frases curtas, apresenta batimento das asas do nariz, retrações intercostais e supraesternais graves, frequência respiratória elevada e diminuição da movimentação do ar com tempo expiratório prolongado e sibilos.
c) O paciente está conversando normalmente,mas apresenta batimento das asas do nariz, retrações intercostais e supraesternais graves, frequência respiratória elevada e diminuição da movimentação do ar com tempo expiratório curto e sibilos.
d) O paciente está falando normalmente, sem desconforto respiratório evidente, frequência respiratória baixa e diminuição da movimentação do ar com tempo expiratório prolongado e sibilos.
e) O paciente está falando em frases curtas, não apresenta batimento das asas do nariz, nem retrações intercostais e supraesternais.

5. O leite humano ordenhado (LHO) é principalmente destinado ao consumo de recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Algumas técnicas são utilizadas para essa administração, sendo INCORRETO afirmar que

a) na ausência materna, para a administração via oral de LHO é recomendado o uso de copinhos, dos quais o recém-nascido sorve o leite, não interferindo no processo de sucção ao seio.
b) o tipo de copinho ideal deve ser pequeno, flexível, sem bordas que possam machucar o lactente; e também é necessário que permita o processo de esterilização.
c) é recomendada a gavagem para prematuros e/ou pequenos para a idade gestacional, para os quais a alimentação por sucção representa esforço demasiado.
d) o recém-nascido deve ser alimentado com o uso de mamadeiras, pois os bicos artificiais da mamadeira provocam uma sucção adequada, além de favorecer a amamentação no peito.
e) a administração do leite ordenhado por sonda (gavagem) é indicada quando o lactente estiver impossibilitado de alcançar as suas necessidades nutricionais por via oral, devido a, por exemplo: imaturidade gastrintestinal; ausência ou incoordenação dos reflexos de sucção e deglutição; e uso de ventilação mecânica.

6. O banco de leite humano é um serviço especializado vinculado a um hospital de atenção materna e/ou infantil. O BLH é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição, sendo proibida a comercialização dos produtos por ele distribuídos. A doação de leite ao banco é feita por

a) nutrizes portadoras de doenças virais como o HIV ou a Hepatite B, que devem ser doadoras, pois todo leite é pasteurizado.
b) nutrizes que estão temporariamente impedidas de amamentar seus filhos diretamente no peito, por razões ligadas à saúde materna, ou outras razões relacionadas à saúde do recém-nascido.
c) nutrizes com dificuldade de aleitamento materno, para estimularem a produção, mesmo que o recém-nato fique desprovido de leite, pois é importante a doação às crianças de UTI.
d) nutrizes que foram afastadas de seus filhos por serem usuárias de drogas e necessitam do esvaziamento da mama.
e) nutrizes saudáveis que apresentam secreção láctica superior às exigências de seu filho e que se dispõem a doar o excedente por livre e espontânea vontade.

7. O exame físico completo é um dos instrumentos usados na avaliação das condições físicas e funcionais dos indivíduos em qualquer idade para identificação de diversos problemas causados em função das alterações orgânicas. Deve ser realizado na primeira consulta de puericultura, em que o enfermeiro, por meio de sua habilidade, as necessidades de um bebê. No exame físico da pele na primeira consulta do recém-nascido, o enfermeiro deve observar entre outros

a) palidez que pode ser causada por sangramento, anemia, desidratação, vasoconstrição central ou sinal de arlequim.
b) cianose generalizada, em consequência de doenças cardiorrespiratórias graves; se for localizada nas extremidades ou na região perioral pode ser por hipotermia.
c) edema generalizado, associado à doença hemolítica perinatal, iatrogenia por uso de antibióticos em excesso.
d) icterícia, se iniciada nas primeiras 24 horas ou depois do 7º dia de vida, pode estar relacionada à desnutrição.

8. A desidratação é um distúrbio comum dos líquidos corporais nos lactentes e crianças. A observação e a intervenção de enfermagem são essenciais para a detecção e conduta terapêutica nesses casos. Assinale a opção INCORRETA:

a) Na desidratação isotônica, o sódio plasmático permanece dentro dos limites da normalidade, a criança exibe sintomas característicos de choque hipovolêmico.
b) As condições nas quais a desidratação pode se desenvolver rapidamente na criança e no lactente incluem: diarreia, vômitos, sudorese, febre, diabetes, traumas e anomalias cardíacas.
c) Pode-se tratar a diarreia em crianças estimulando-se a ingestão de líquidos sem resíduos pela boca, tais como sucos de frutas, refrigerantes e gelatinas. Esses líquidos geralmente apresentam alto teor de carboidratos, poucos eletrólitos e uma elevada osmolaridade, que favorece a reposição das perdas hídricas e fecais.
d) Na presença do diagnóstico de enfermagem "Volume de líquidos deficiente" em lactentes e crianças deve-se administrar a Solução de Reidratação oral (SRO) tanto para reidratação quanto para reposição das perdas fecais.
e) Nas crianças maiores, a SRO pode ser administrada em conjunto com a manutenção de uma dieta regular. Os lactentes que estão sendo amamentados devem continuar a receber o leite materno e a SRO deve ser usada para repor as perdas continuadas.

9. O aleitamento materno exclusivo, sob livre demanda, é recomendado até, no mínimo, o sexto mês de vida do bebê. No entanto, pelo Ministério da Saúde, há contraindicação da amamentação na seguinte condição materna:

a) Hepatite B, com vacina e a administração de imunoglobulina específica (HBIG) após o nascimento.
b) Hanseníase, em tratamento com Rifampicina.
c) Hepatite C, com ausência de fissuras mamilares.
d)  Infecção herpética, com vesículas nas mamas.
e) Abcesso mamário unilateral, não drenado.

10. O leite materno é fundamental para a saúde da criança pela sua disponibilidade de nutrientes e substâncias imunoativas. Analise as afirmativas e responda com (V) Verdadeiro e (F) Falso:

( ) O leite materno é completo e oferecido até os 6 meses em paralelo pode ofertar outro alimento (chá, suco, água ou outro leite).
( ) Crianças que mamam têm menos risco de sofrer de doenças respiratórias, infecções urinárias ou diarreias, problemas que podem levar a internações e até à morte.
( ) Amamentar é um método natural para evitar uma nova gravidez.
( ) O bebê amamentado corretamente, no futuro terá menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Marque a alternativa correta:

a) V F V F
b) F V F V
c) F F V V
d) F V V V

GABARITO
1. D
2. B
3. D
4. B
5. D
6. E
7. B
8. C
9. D
10. D

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [8].


1. São Fenômenos Fisiológicos transitórios da pele do Recém-Nascido, EXCETO

a) Vérnix caseoso.
b) Milium sebáceo.
c) Dermatite de fraldas.
d) Cutis marmorata.
e) Hipertricose lanuginosa.

2. O fornecimento de informações simples e claras quanto ao posicionamento recomendado para o Recém-nascido dormir devem fazer parte da rotina dos profissionais de saúde, recomendando-se a posição de

a) decúbito dorsal.
b) prona.
c) decúbito lateral direito.
d) decúbito lateral esquerdo.
e) decúbito ventral.

3. Após um parto normal sem intercorrências, G.S.F., 28 anos, foi informada que só poderia ficar com a filha após 12 horas de observação no berçário da Maternidade. A Enfermeira informou à mãe que a RN era saudável, porém, este era um procedimento padrão naquela instituição. Diante do caso, pode-se afirmar:

a) O procedimento é correto uma vez que as alterações ocorridas do período de transição de vida intra/extraútero requerem observação contínua em local apropriado.
b) O procedimento é correto, porém o tempo máximo exigido pelo Comitê de Mortalidade Infantil é de 06 horas de observação em berçário após o nascimento.
c) O procedimento é incorreto, uma vez que fere os direitos do RN, que deve permanecer em alojamento conjunto.
d) O procedimento é incorreto, pois todo RN deve ser amamentado nas primeiras horas de vida para receber o leite maduro, rico em imunoglobulinas.
e) O procedimento é correto, uma vez que a observação no berçário é necessária para realização dos testes de triagem neonatal, vacinas e outros procedimentos.

4. Sobre o Exame Físico do Recém-Nascido (RN), assinale a alternativa correta.

a) O exame físico realizado quando o RN chora intensamente é uma excelente condição para se aferir as frequências respiratória e cardíaca.
b) Caso o RN se apresente aparentemente saudável na avaliação sumária realizada na sala de parto, o exame físico só é importante nas consultas após a primeira semana de vida.
c) A pele normal de um RN apresenta palidez acentuada, mais evidente nas crianças de pele clara, que está relacionada ao estresse causado no parto.
d) A frequência respiratória média do RN é de 30 a 40 incursões por minuto (contada em 1 minuto). Frequência acima de 40 caracteriza a taquipneia, que deve ser investigada.
e) Lanugo é a denominação dada aos pelos finos que costumam recobrir a região do ombro e da escápula, encontrados de forma mais abundante nos RN prematuros.

5. A escala de Apgar é um dos métodos utilizados na avaliação do neonato, podendo-se afirmar que

a) aos aspectos avaliados, são atribuídas notas de 0 a 3 pontos, somando um total de 12 pontos.
b) a escala de Apgar usualmente é realizada no segundo e no oitavo minuto de vida para determinação da vitalidade do neonato.
c) o Apgar menor que 07 é esperado para um neonato a termo, com boa vitalidade no oitavo minuto de vida.
d) os sinais avaliados na escala de Apgar são: frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e coloração da pele.
e) uma das características da anóxia perinatal precoce é o escore de Apgar entre 08 e 10 no oitavo minuto de vida do neonato.

6. Sobre as infecções relacionadas à assistência à saúde em neonatologia, qual das seguintes situações pode ocorrer nas primeiras 48 horas de vida com fator de risco materno para infecção?

a) Herpes simples.
b) Toxoplasmose.
c) Rubéola.
d) Citomegalovírus.
e) Infecção do trato urinário (ITU) materna sem tratamento.

7. Entre os primeiros sinais de disfunção respiratória em um recém-nascido NÃO está(ão)

a) a taquipneia.
b) a cianose.
c) as retrações musculares.
d) a apneia.
e) a hiperatividade.

8. No lactente, ou no período denominado de primeira infância, ocorrem as maiores e mais rápidas modificações no desenvolvimento da criança, principalmente no tocante ao domínio neuropsicomotor. Sobre a primeira infância, assinale a alternativa correta.

a) É um período no qual, a criança primeiro agarra o objeto com a mão, depois usa os dedos e finalmente faz o movimento de pinça fina (polegar e indicador).
b) É um período caracterizado pelo aprimoramento das habilidades até então adquiridas, em especial da capacidade de comunicação e locomoção.
c) Ocorre aumento da capacidade de elaboração simbólica (falar de si, ser criativo na linguagem, pensar sobre si mesmo).
d) É comum nesse período surgirem manifestações de medo, o que implica a percepção de limites por parte da criança.
e) Aparecem as interrogações sobre as diferenças sexuais e sobre a origem dos bebês.

9. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. “O primeiro passo na assistência ao recém-nascido com necessidade de reanimação consiste em manter a temperatura corporal entre ________________. A presença de alterações na temperatura na admissão à terapia intensiva neonatal é um fator independente de risco para a mortalidade e a morbidade por agravar ou favorecer o desequilíbrio ácido-básico”.

a) 35,5 e 36,0º C
b) 36,5 e 37,0º C
c) 33,5 e 34,5º C
d) 37,5 e 38,5º C
e) 38,5 e 39,0º C

10. O subsistema de estados comportamentais do recém-nascido compreende os estados de consciência que vão do sono profundo ao choro. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) No estado de alerta, os olhos ainda estão abertos, mas com maior atividade corporal, que pode ser manifestação de desagrado do bebê. Neste estado, o bebê pode choramingar.
b) No estado de sonolência, os olhos permanecem fechados, mas com eventuais movimentos. A respiração é irregular e mais rápida. O bebê faz caretas, sorri, apresenta movimentos bucais e de sucção e movimentos corporais que vão de pequenas contrações a breves acessos de contorção e espreguiçamento.
c) No estado de sono leve, os olhos abrem-se e fecham-se; eventualmente ficam mais abertos, mas com aparência entorpecida. Ocasionalmente podem ocorrer movimentos suaves de braços e pernas.
d) No estado de alerta com atividade, o corpo e a face do bebê estão relativamente inativos, com os olhos de aparência brilhante e a respiração regular. Os estímulos visuais e auditivos originam respostas com facilidade. É o estado que mais favorece a interação.
e) O estado de sono profundo parece ser necessário para o desenvolvimento encefálico. É restaurador e anabólico, diminui a temperatura corporal, necessitando de um menor consumo de oxigênio, com menor estresse.

GABARITO
1. C
2. A
3. C
4. E
5. D
6. E
7. E
8. A
9. B
10. E

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Pediátrica [7].


1. Analise as assertivas abaixo:

I) O perímetro abdominal é medido rotineiramente, no qual verifica se há crescimento a anormal da circunferência abdominal do RN.
II) O perímetro torácico faz parte da rotina de mensurações, onde verifica-se desde o momento do nascimento, a medida da circunferência torácica, podendo indicar apenas, as anomalias cardíacas ou pulmonares.
III) O perímetro cefálico mede a circunferência do crânio. Quando apresenta-se alguma alteração, seja acima ou abaixo do esperado, pode indicar a presença de microcefalia ou hidrocefalia.

Assinale a alternativa correta:

a) Estão corretas I e III.
b) Apenas III está correta.
c) Estão corretas II e III.
d) Todas as alternativas estão incorretas.

2. Desde o primeiro momento em que o RN é recebido pela equipe médica e pela equipe de enfermagem, são realizados procedimentos e cuidados durante a sua permanência no hospital.

Sobre a assistência da enfermagem na maternidade, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A avaliação dos sinais vitais devem ser realizados quando a criança estiver calma e quieta. A equipe de enfermagem medirá a frequência respiratória, frequência cardíaca, pressão arterial, a temperatura corporal através da axila;
b) A avaliação geral enfatiza os aspectos normais e anormais presentes no RN e deve ser feita no período de 24 horas após o nascimento;
c) Para verificar a temperatura axilar od RN, a temperatura ambiente deve ser de no mínimo 20°C a 25°C;
d) São materiais necessários para a higiene do RN: banheira, termômetro de banho, mesa auxiliar, toalha de banho suave, sabonete líquido neutro, luva de banho, gaze regal ou algodão em bolas, água morna, roupa de berço, fraldas, avental para proteção do profissional e saco de lixo.

3. Nas primeiras horas de vida, é importante que o RN seja devidamente hidratado e alimentado.

Dessa forma assinale a alternativa correta:

a) Para manter uma boa hidratação com o RN semi-sentado, deve introduzir o bico de mamadeira de água ou SG a 2% na boca, fazendo movimentos rápidos com o bico estimulando a sucção;
b) A criança não pode em hipótese nenhuma ser colocada ao peito na sala de parto;
c) Para aleitamento materno, a mãe deve estar deitada com apoio nas costas e manter a criança deitada em seu colo;
d) Inicialmente, a mamada deve durar 10 minutos em cada mama, para facilitar o esvaziamento completo do leite em ambos os seios.

4. Durante a consulta de enfermagem, espera-se que uma criança de 5 meses de vida apresente:

a) padrões regulares de micção e evacuação.
b) sinais de erupção dos dentes.
c) perímetros cefálico e torácico iguais
d) desaparecimento do reflexo de Babinski.

5. Os reflexos primitivos característicos do RN devem ser avaliados, pois podem trazer informações importantes sobre seu estado de saúde. O reflexo obtido por meio do estímulo contínuo na planta do pé, a partir do calcâneo, no sentido dos artelhos, é denominado

a) Reflexo de Babinski .
b) Reflexo de Moro.
c) Reflexo tendinoso.
d) Reflexo cutâneo-plantar.
e) Reflexo patelar.

6. Foi publicada na mídia eletrônica que o Laboratório Central do Piauí (Lacen) iniciou a realização do exame que detecta a anemia falciforme. A referida doença é

a) pesquisada na criança ao nascer, porque o traço falciforme é a principal causa de morte na primeira semana de vida.
b) considerada uma anemia hemolítica que resulta da herança do gene da hemoglobina falciforme.
c) causada por deficiência de vitamina B12, ou ácido fólico, desencadeando alteração na síntese do DNA e a formação de eritrócitos anormalmente grandes.
d) pesquisada nas crianças com dez anos ou mais e nos adolescentes por ser doença autoimune com início insidioso nessas faixas etárias.
e) definida como sendo uma falsa anemia porque os eritrócitos adquirem a forma de foice e as manifestações clínicas não são compatíveis com o estado anêmico.

7. Uma criança de 1 mês e 15 dias apresentou vários episódios de diarreia. Após avaliação médica, detectou-se que ela ainda não tem desidratação. Frente a este quadro clínico, uma das orientações à mãe consiste em:

a) diminuir a oferta de leite materno e ministrar a solução contendo SRO (sais de reidratação oral), comum a mamadeira, tanto quanto a criança queira tomar.
b) se a criança vomitar, após a oferta da solução reidratante, aguardar duas horas, para novamente oferecera solução.
c) aumentar a oferta de água potável e suspender a oferta de leite, tanto materno como de vaca ou de cabra.
d) oferecer à criança, frequentemente, a solução contendo SRO (sais de reidratação oral) com um copinho, em goles pequenos.
e) interromper a administração de SRO (sais de reidratação oral), após 24 horas da diarreia ter cessado.

8. A Rotavirose é uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de 5 anos, sendo medidas de prevenção as citadas a seguir, EXCETO

a) Lavar sempre as mãos antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular/preparar os alimentos.
b) Administrar 3 doses da vacina contra rotavirus (VORH) em crianças na faixa etária de 6 a 12 meses de idade.
c) Manter o aleitamento materno no tempo recomendado para aumentar a resistência das crianças contra as diarreias.
d) Proteger os alimentos e as áreas da cozinha contra insetos, animais de estimação e outros animais.
e) Lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos.

9. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A suplementação de Ferro não deve ser considerada em crianças que apresentarem doenças que cursam por acúmulo de ferro, como doença falciforme e talassemia.

( ) A suplementação de ferro e ácido fólico durante a gestação é recomendada como parte do cuidado no pré-natal.

( ) Crianças em aleitamento materno exclusivo devem receber a suplementação de ferro a partir de dois meses de idade.

( ) As parasitoses intestinais não são causas diretas da anemia, mas podem piorar as condições de saúde das crianças anêmicas.

a) F – F – V – V.
b) F – V – V – V.
c) V – V – F – F.
d) F – V – F – V.
e) V – F – F – F.

10. Alguns fatores são determinantes para o estabelecimento da obesidade exógena na infância, como melhor descreve a afirmativa a seguir:

a) interrupção precoce do aleitamento materno e introdução de alimentos complementares inapropriados.
b) introdução de frutas e vegetais no primeiro ano de vida da criança.
c) aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementado até os dois anos de idade.
d) intervalo de tempo menor que 3 horas entre as mamadas no primeiro ano de vida.
e) uso de bicos artificiais e introdução de fórmulas alimentares balanceadas após o sexto mês de vida.

GABARITO
1. B
2. B
3. C
4. B
5. D
6. B
7. D
8. B
9. D
10. A

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

• NOTÍCIA • Menina de 8 anos é a primeira criança a ser diagnosticada com câncer de mama.

O mês de outubro acabou, mais uma vez alarmando todas as mulheres à realização do auto-exame como forma de prevenção a possível câncer de mama. No entanto, neste semana, um caso da doença chocou o mundo, já que acometeu uma pessoa não faz nem mesmo parte do público que usualmente desenvolve o problema de saúde. Com apenas oito anos de idade, uma garota da cidade de Utah, nos Estados Unidos, foi diagnosticada como a pessoa mais jovem a ter câncer de mama.

De acordo com um documento do Jornal Internacional de Cirurgia Pediátrica, publicado pela ABC news, Chrissy Turner desenvolveu um raro tipo da doença, o carcinoma secretor da mama, que afeta apenas uma em um milhão de pessoas. Em adultos, já é uma manifestação incomum, porém em um criança é ainda mais.

De acordo com Annette Turner, mãe da menina, ela contou estar assustada com um caroço que apareceu em seu peito. "Ele está aqui faz algum tempo", comentou a pequena ao contar a Annete sobre o incômodo. Após o relato, ela levou Chrissy rapidamente ao médico para verificiar qual era o problema.

"Eu fiquei em choque", confessou a mulher a respeito do diagnóstico que foi dado no último dia 9 de novembro. "Nenhuma criança jamais deveria ter que passar por esta doença", completou. 

Anteriormente ao susto dado na família, Annette Turner descobriu um câncer cervical e seu marido com uma doença linfática. "Eu fiquei um pouco asssustada ao descobrir o que era", observou a menina.

Apesar da ocorrência bastante rara, médicos do Hospital Primário Infantil, de Salt Lake City, disseram estar confiantes a respeito da retirada do tumor."Chrissy precisará passar por uma masectomia simples para tirar todo o tecido que representa risco de retorno da doença", disse o médico Brian Bucher, responsável pelo caso.

Eles estão confiantes em relação à cura. Enquanto isso, a família está angariando fundos na internet para colaborar com o financiamento do tratamento.

Fonte: Yahoo

sábado, 21 de novembro de 2015

• SAÚDE DA CRIANÇA • A microcefalia em evidência no Brasil.

A microcefalia é no momento o tema principal na área da saúde, após o Ministério da Saúde anunciar que o Brasil entrou no estado de emergência por conta de surto de microcefalia, momento em que a população ficou em dúvida sobre o que é essa doença.

A microcefalia pode ser definida como sendo a situação quando o cérebro permanece anormalmente pequeno, sendo fácil reconhecer: o crânio é extremamente pequeno e raramente tem mais que quarenta e cinco centímetros de circunferência quando a criança estiver com um ano e três meses de idade; as fontanelas se fecham prematuramente, não permitindo que o cérebro alcance proporções normais de seu tamanho.

Um defeito no desenvolvimento do cérebro como um todo, com um perímetro cefálico com menos de três desvios padrões abaixo da média para a idade e sexo. As anormalidades evolutivas e os processos destrutivos que afetam o cérebro durante a vida fetal e os períodos infantis iniciais podem induzir a esse defeito no lactente.

Consequências da microcefalia


A grande maioria dos casos de microcefalia resulta em algum nível de retardo mental. O crânio aumenta conforme a criança cresce, mas continua com um tamanho inferior ao adequado para o correto desenvolvimento do cérebro, o que resulta em variados graus de comprometimento motor, psíquico ou neurológico. Hiperatividade, déficit cognitivo, visual ou auditivo, assim como epilepsia, também são problemas usualmente associados a crianças que nascem com microcefalia. Todas essas sequelas variam caso a caso, pois dependem da gravidade da malformação. No entanto, há casos em que a inteligência da criança não é afetada por conta da condição. Acompanhamento precoce com profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional pode ajudar a minimizar as disfunções que o indivíduo venha a desenvolver.

Quando o tamanho reduzido do crânio acontece por causa de algum problema ósseo, há alguns tratamentos que podem permitir ao cérebro um desenvolvimento normal, mas não há cura para a microcefalia. Não foi encontrada nenhuma forma de se contornar a condição de modo que a cabeça de uma criança afetada com a condição adquira o tamanho ou forma correta posteriormente.

A criança com microcefalia pode ter outros problemas como:

• Retardo mental
• Atraso nas funções motoras e de fala
• Distorções faciais
• Nanismo ou baixa estatura
• Hiperatividade
• Epilepsia
• Dificuldades de coordenação e equilíbrio
• Alterações neurológicas.
Tratamento e prevenção

Não há tratamento medicamentoso para a microcefalia que possa ser capaz de fazer a cabeça da criança voltar ao normal. É orientado realizar terapias para melhorar as habilidades da criança, como a fala. Portanto, a fisioterapia, terapia ocupacional e outras formas de tratamentos orientadas pelo médico são bem vindas. A gestante também deve sempre procurar o médico se sentir sintomas de infecção, como febre, além de evitar o abuso de álcool e drogas ilícitas.


O surto de microcefalia no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, a situação atual é inédita e não há relatos na literatura científica de outros casos. O estado de Pernambuco registrou 141 casos de microcefalia desde o início de 2015 um aumento drástico em relação ao ano passado, quando houve apenas 12 casos. Foram identificados ainda 21 casos no Rio Grande do Norte e nove casos na Paraíba. As causas ainda estão sendo investigadas. Uma das hipóteses relaciona o aumento de casos a infecções por Zika vírus – vírus que foi identificado pela primeira vez no país em abril deste ano.

domingo, 15 de novembro de 2015

• NOTÍCIA • Associação Brasileira de Estomaterapia realiza campanha de prevenção da úlcera por pressão.


A Sobest, Associação Brasileira de Estomaterapia – Estomias, Feridas e Incontinências, realiza em novembro a Campanha “Mude de Lado e Evite a Pressão”, de conscientização sobre as úlceras por pressão, muito comum em pessoas acamadas e impossibilitadas de mudar de posição. As ações, que serão realizadas em diversas partes do País, fazem parte de um movimento internacional, que tem como data principal 19 de novembro, o Dia Mundial de Prevenção da Úlcera por Pressão.

A úlcera por pressão é uma lesão na pele causada pela interrupção da circulação sanguínea em um determinado local do corpo próximo de uma região óssea, aliado a uma pressão contínua nesta mesma região. Os pacientes acometidos sofrem alterações clínicas e danos funcionais, aumento da dor, risco de infecções graves também estão associadas, internações prolongadas e morbidade. Os locais mais comumente afetados são a região sacral e os calcâneos, sendo que aproximadamente 60% das úlceras de pressão se desenvolvem na região pélvica ou abaixo desta.

Como o seu desenvolvimento implica em sofrimento e tratamento com custo elevado, a prevenção é a melhor indicação. A principal medida é a mudança de posição do paciente, cuja frequência deverá seguir os limites do próprio paciente, da pele e do ambiente que ele se encontra.

“A Sobest trabalha ativamente para conscientizar pacientes e cuidadores sobre a importância da prevenção. Da mesma forma, capacita profissionais, em especial os enfermeiros estomaterapeutas, para atuarem da forma mais eficiente possível, para garantir a qualidade de vida dos pacientes”, ressalta a presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia, Maria Angela Boccara de Paula.

Instituições internacionais como National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) nos EUA e a European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP) na Europa preconizam medidas preventivas, baseadas em evidências cientificas, onde a principal delas é a mudança de posição. Atualmente vários países, incluindo o Brasil, seguem os protocolos baseados nas orientações dessas instituições (NUAP e EPUAP).

domingo, 8 de novembro de 2015

• SAÚDE DA CRIANÇA • Marasmo, kwashiorkor e kwashiorkor-marasmático.

O kwashiorkor é caracterizado por atrofia muscular marcante, com gordura corporal total normal ou aumentada. Tem como causa a ingesta inadequada de proteínas, com conteúdo razoável a bom de calorias totais ingeridas. Ocasiona diminuição de proteínas em diversos setores do organismo: sangue, tecidos periféricos, músculos, fígado, entre outros. A anorexia é quase universal. Os achados de exame físico incluem: peso e altura normal ou quase normal para a idade; anasarca; faces em lua, edema com cacifo das extremidades e periorbital, lembrando a síndrome nefrótica; pele seca, fina, descamativa, com áreas confluentes de hiperpigmentação e hiperceratose, cabelo seco, hipopigmentado, de queda fácil; hepatomegalia (por esteatose hepática); abdome distendido (como na imagem), com alças intestinais dilatadas. A ingesta adequada de proteínas tende a restaurar a cor dos cabelos, resultando em um cabelo com partes hipopigmentadas intercaladas com áreas normopigmentadas. É mais frequente em crianças menores de 5 anos.


 O marasmo é caracterizado como a perda de massa muscular e a depleção do conteúdo corporal de lipídeos. É a forma mais comum de desnutrição protéico-energética e é causada pela ingesta inadequada de nutrientes, especialmente calorias totais. Essas crianças demonstram, classicamente, constipação grave e são extremamente famintas. O exame físico vai mostrar: peso e altura diminuídos para a idade, aparência de fraqueza (como na imagem), bradicardia, hipotensão, hipotermia, pele seca e fina, dobras cutâneas redundantes por perda do panículo adiposo, cabelo fino e esparso, de queda fácil. Normalmente, são crianças irritadiças.


Já no kwashiorkor-marasmático, a criança com ingestão inadequada de todos os macronutrientes desenvolve doenças infecciosas comuns da infância. Nessas circunstâncias, a criança desenvolve hipoalbuminenia e edema, devido à associação da perda aguda de nutrientes com a resposta inflamatória superimposta à depleção crônica de massa lipídica e muscular.

Resumindo...
Kwashiorkor: desnutrição predominante proteica.
Marasmo: desnutrição energético-proteica equilibrada.
Kwashiorkor-marasmático: forma mista, em que existe a desnutrição energética e a proteica, porém desequilibrada.

• ENFERMAGEM CIRÚRGICA • Classificação de artigos, segundo Spaulding.


Artigos críticos: são aqueles que penetram nos tecidos sub-epiteliais da pele e mucosa, sistema vascular ou outros órgãos isentos de microbiota própria. Ex: instrumentos de corte ou ponta; outros artigos cirúrgicos (pinças, afastadores, fios de sutura, cateteres, drenos etc.); soluções injetáveis.
Processo empregado: esterilização.

Artigos semi-críticos: são aqueles que entram em contato com a mucosa íntegra e/ou pele não íntegra. Ex: material para exame clínico (pinça, sonda e espelho); condensadores; moldeiras; porta-grampos; inaladores.
Processo empregado: desinfecção.

Artigos não críticos: são aqueles que entram em contato com a pele íntegra ou não entram em contato direto com o paciente. Ex: termômetro; equipo odontológico; superfícies de armários e bancadas; aparelho de raios X; papagaios, comadres.
Processo empregado: limpeza.

• SAÚDE DA MULHER • Um belo texto sobre a cicatriz da cesárea.


Você me trouxe marcas...
Marcas que não podem ser escondidas ou apagadas...
Eu vi o meu corpo se modificar a cada grama que você ganhava.
Vi o meu rosto, antes tão bem maquiado, com traços delicados, serem marcados pela exaustão, pelo cansaço, pelo stress...
Ao tomar banho e lavar os cabelos, vi os fios finos rolando pelo ralo, e ao penteá-los os via ali, vários, entrelaçados junto ao pente.
Antes, meus cabelos tão cheios e volumosos... Hoje, ralos e enrolados em um coque.
Vi a minha própria pele se rasgar, centímetro por centímetro, cada vez que você crescia...
Rolava a ponta dos dedos pelas estrias me perguntando se elas iriam desaparecer...
Vi minha barriga, antes tão definida e com um piercing de enfeite, se tornar flácida e feia.
Vi meu corpo pesar, inchar, secar, aumentar.. e ganhar uma cicatriz quando você chegou, uma cicatriz eterna...
Sim, eu me cortei por você...
Hoje, me olhando no espelho sinto que me perdi no meio de tantas marcas e cicatrizes...
A antiga eu, tão jovem, bela, e sempre impecável... Hoje não existe mais!
Mas, em meio a tantas marcas eu olho para você, fora de mim, crescendo, e me proporcionando olheiras misturadas com covinhas de sorrisos... E afirmo para mim mesma, que pouco me importam todas essas cicatrizes, se eu tenho seus braçinhos em torno do meu pescoço...
Se eu tenho suas mãozinhas e seu olhar, que confiam tanto em mim...
Se eu tenho sua admiração e seu amor...
Se eu tenho você aqui deitadinho olhando fixamente para mim...
O que será que você pensa? Talvez o mesmo que eu...
Ah, filho,sim eu me marcaria por mais mil vezes, para ter suas pequenas pernas entrelaçadas na minha cintura.
Para ter esse olhar, esse cheirinho.
Você é a beleza mais magnífica que eu posso ter. É a minha satisfação...
Você se tornou a minha vaidade e a minha virtude.
Você me fez mãe... E a mulher que ficou no passado, sem dúvidas, não brilhava metade do que eu brilho agora.


Um texto de: "Mães, Cesáreas e Cia".

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

• ENFERMAGEM CIRÚRGICA • Posições cirúrgicas e os cuidados de Enfermagem.

A posição cirúrgica é aquela em que o paciente é colocado, depois de anestesiado, para ser submetido à intervenção cirúrgica, de modo a propiciar acesso fácil ao campo operatório.

É imprescindível verificar se não há:
- Compressão dos vasos, órgãos, nervos e proeminências ósseas;
- Contato direto do paciente com partes metálicas da mesa;
- Hiperextensão dos membros;
- Fixação incorreta da mesa e do paciente.

As posições:
  • Posição dorsal (ou supina): é aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Ex: cesariana.


  • Posição ventral (ou prona): o paciente fica deitado de abdome para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Ex: cirurgias da coluna, hérnia de disco.

  • Posição lateral (ou de Sims): o paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Ex: cirurgias renais, de reto, lobotomia.

  • Posição de litotomia (ou ginecológica): o paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados. Ex: histerectomia.

  • Posição de Trendelemburg: é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Ex: cirurgias de órgãos pélvicos, laparotomia de abdome inferior.

  • Posição de Fowler (ou sentada): o paciente permanece semi-sentado na mesa de operação. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispneia. Ex: dreno de tórax.

  • Posição de canivete (ou de Kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas. Ex: hemorroidectomia.


Cuidados de Enfermagem no POI:
- Manusear o paciente anestesiado com movimentos firmes e lentos, pois a mudança repentina de posição pode levar à queda da PA;
- Ao se retirar o paciente da posição ginecológica, deve-se ter cuidado de descer alternadamente as pernas, Afim de se prevenir o afluxo rápido de sangue para os membros inferiores, podendo causar também a queda da PA;
- Manter a cabeça voltada para um dos lados quando o paciente permanecer em decúbito dorsal;
- Observar o posicionamento correto das infusões e drenagens.