sexta-feira, 4 de setembro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Terapia tópica (feridas/curativos) [3].



1. Considerando as coberturas e soluções utilizadas em curativos, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

( ) A clorexidina alcoólica é uma solução que possui uma atividade germicida. É bacteriostática em baixa concentração e bactericida em alta concentração. É comumente aplicada em pele e mucosas, incluindo inserção de cateteres, atuando na prevenção de colonizações. Esta solução não pode ser aplicada em feridas abertas.
( ) O Alginato de Cálcio é uma cobertura composta por íon de prata e cálcio, agindo diretamente na membrana citoplasmática da bactéria, resultando em ação bactericida de imediato e bacteriostática residual. Seu uso é indicado em queimaduras, feridas sangrantes, abertas, com grande drenagem de exsudato.
( ) A colagenase trata-se de uma pomada com colagenase clostridiopeptidase A e enzimas proteolíticas, que agem seletivamente, degradando o colágeno nativo da ferida. É indicada no desbridamento enzimático suave e não invasivo das lesões.
( ) As placas de hidrocolóide possuem vários tamanhos, espessuras e formatos. São compostas por espuma de poliuretano, gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica, estimulando o desbridamento autolítico e a formação de novos vasos sanguíneos, acelerando o processo de granulação, sendo indicadas para a prevenção ou o tratamento de lesões não infectadas.

a) V,V,V,F.
b) F,V,V,V.
c) V,F,V,V.
d) V,V,V,V.

2. Em relação à técnica de curativo, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

I- A técnica da limpeza de uma ferida limpa deve ser realizada com movimentos de fora para dentro e, quando infectada, com movimentos de dentro para fora.
II- A limpeza da úlcera de pressão visa remover fragmentos, material de curativos antigos e tecido necrótico de sua superfície, sendo a irrigação pressurizada adequada para quase todos os procedimentos de limpeza de feridas.
III- Ao iniciar o procedimento de curativo, obedecer aos princípios de assepsia, abrir o pacote de curativo, colocar as pinças com as partes que serão manuseadas na parte de fora do campo e as gazes sobre o campo.
IV- O desbridamento é um fator importante na gerência de lesões, deve ser realizado sempre em tecido viável ou não, exclusivamente por técnica cirúrgica.

a) Todas as frases estão corretas.
b) Apenas as frases II e III estão corretas.
c) Todas as frases estão incorretas.
d) Apenas a frase I está correta.

3. Ao realizar o curativo em uma ferida, o enfermeiro tem como princípio promover a cicatrização. Marque a intervenção correta em relação ao processo de cicatrização.
a) Realizar curativo oclusivo de ferida fechada, mantendo a primeira cobertura úmida.
b) Manter o leito da ferida úmido para estimular o tecido de granulação.
c) Retirar corpos estranhos, crostas ou fibrinas do leito da ferida com movimentos de fricção.
d) Orientar a retirada de pontos contínuos de uma ferida cirúrgica de colecistectomia após três dias.

4. Vários fatores locais podem interferir no processo de cicatrização das feridas, entre eles,
a) o tipo de cobertura, a extensão da lesão e o suprimento sanguíneo.
b) a cobertura inadequada, o sexo e a localização da lesão.
c) o sexo, a extensão da lesão e a cor da pele.
d) o sexo, o suprimento sanguíneo e o uso de anti-hipertensivo.
e) a extensão da lesão, o sexo e a localização da lesão.

5. No exercício da profissão de enfermeiro, costumeiramente pode-se deparar com diferentes tipos de cortes, que obviamente vão exigir variados tipos de curativos e tratamentos. Em alguns curativos, por exemplo, utiliza-se carvão ativado com prata. Acerca da aplicação dessa substância, observe os seguintes itens:

I. Promove a hidratação da superfície do corte
II. Protege a ferida
III. Reduz o odor e o exsudato (matéria resultante de processo inflamatório)

Está correto o que se afirma em:
a) I, somente
b) III, somente
c) I e II, somente
d) I e III, somente
e) II e III, somente

6. O paciente que apresenta feridas sofre com os problemas e medos com relação a sua saúde. Na atualidade adota-se curativos biológicos que conseguem um tratamento mais rápido para a equipe e o paciente. São coberturas biológicas mais indicada para feridas infectadas e com odor. Marque a correta:
a) Hidrocolóide.
b) Carvão ativado com prata.
c) Sulfadiazina de Prata.
d) Espuma de Poliuretano.

7. O hidrogel é um gel amorfo, bastante usado para realização de curativos, porém NÃO é indicado para utilização em:
a) Feridas com tecido necrótico;
b) Áreas doadoras de pele;
c) Queimaduras de primeiro e segundo grau;
d) Úlceras;
e) Feridas muito exsudativas.

8. O processo de cicatrização de uma ferida em meio úmido é mais rápido e é o mais utilizado atualmente. O evento abaixo que NÃO é pertinente às vantagens do meio úmido é:
a) estimulação da epitelização.
b) aumento da autólise.
c) barreira de proteção.
d) aumento da perda de líquido.
e) manutenção da temperatura corporal.

9. O técnico de Enfermagem é orientado para realizar o curativo com papaína gel a 2%, cujo mecanismo específico de ação é
a) promover a quimiotaxia e angiogênese, mantendo o meio seco com aceleração do processo de granulação tecidual.
b) provocar dissociação das moléculas de proteínas, resultando em desbridamento químico enzimático, com ação bactericida e bacteriostática, estimulando a força tensil da cicatriz e acelerando o processo de cicatrização.
c) promover a limpeza da ferida, devido ao alto poder de absorção e eliminação de odor.
d) proteger a ferida de traumas, realizando o desbridamento autolítico com a presença de partículas de celulose.
e) favorecer a umidade da ferida pela presença de íons cálcio que, em contato com os íons de sódio da úlcera, mantém o meio úmido ideal para o desenvolvimento da cicatrização.

10. Segundo a referência Fundamentos de Enfermagem (Kawamoto et al. - 2011), o tipo de curativo utilizado em indivíduos que apresentam lesões cutâneas e a respectiva finalidade estão corretamente descritos em:
a) Tipo de curativo: Aberto
Finalidade: Manter a lesão exporta, se esta estiver infectada, para melhor observação e detecção precoce de dificuldades na cicatrização.
b) Tipo de curativo: Fechado ou oclusivo
Finalidade: Manter o leito da ferida seco, para favorecer um ambiente ideal para cicatrização.
c) Tipo de curativo: Compressivo
Finalidade: Manter a ferida limpa e seca, quando a cicatrização ocorre por segunda intenção, para preservar o leito da ferida seco.
d) Tipo de curativo: Aberto
Finalidade: Promover a hemostasia, por meio da aproximação espontânea das margens da ferida, para evitar reações alérgicas por fitas adesivas.
e) Tipo de curativo: Fechado ou oclusivo
Finalidade: Manter a proteção da ferida contra agressões externas e, nas feridas infectadas, permitir a absorção da drenagem de exsudato.

GABARITO
1. C
2. B
3. B
4. A
5. B
6. B
7. E
8. D
9. B
10. E

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Terapia tópica (feridas/curativos) [2].



1. Idosa, 69 anos, portadora de duas lesões crônicas existentes há 3 anos, resultantes de insuficiência venosa de membro inferior esquerdo, iniciou acompanhamento com o enfermeiro do Ambulatório de Curativos de um hospital público de ensino, com cura de ambas lesões após 4 meses de tratamento com alginato de cálcio e sódio associado a compressão inelástica. Para evitar recidivas, faz parte do plano de cuidados de enfermagem

a) orientar uso de bota de Unna.
b) orientar uso de meias de compressão elástica.
c) orientar agendamento de retorno ao Ambulatório em caso de nova lesão.
d) estimular ingesta de proteínas, minerais, vitaminas e calorias para regeneração tissular.
e) estimular deambulação e exercícios intensos para fortalecer as panturrilhas.

2. Mulher, 57 anos, diabética que evoluiu com gangrena e necessidade de amputação de membro inferior esquerdo, encontra-se internada e apresenta ferida em coto do membro amputado. À avaliação inicial da ferida mencionada pelo enfermeiro do setor, foi observado diâmetro de aproximadamente 22cm, bordas irregulares, cerca de 2,3cm de profundidade, tecido predominante em 60% do leito da ferida com fibrina e 40% com granulação, grande exsudação de odor fétido. Dentre as alternativas, o curativo mais adequado para o tratamento desta ferida é

a) ácido graxo essencial.
b) colagenase.
c) espuma polimérica.
d) tela de acetato de celulose com petrolato.
e) carvão ativado com alginato de cálcio e sódio.

3. Nas últimas décadas, muitas coberturas que favorecem o processo de cicatrização foram introduzidas no mercado. É imprescindível que o enfermeiro conheça as indicações, contraindicações, mecanismos de ação e efeitos colaterais dessas coberturas, para que possa utilizá-las para a implementação do tratamento mais adequado. Assim sendo, julgue as assertivas abaixo em (V) verdadeira e (F) falsa:

( ) Os hidrocoloides são compostos de espuma de poliuretano, gelatina, pectina e carboximetilcelulose, podem ser utilizados no tratamento de feridas abertas não infectadas, prevenção e tratamento de úlceras por pressão. É contraindicado para feridas com necrose e queimaduras de terceiro grau.
( ) O Carvão ativado com prata é indicado para o tratamento de lesões infectadas que apresentam odor fétido e pouca exsudação. A prata desempenha ação bactericida, por essa ação pode ser utilizada em queimaduras.
( ) O hidrogel é um curativo hidroativo, composto por água, propilenoglicol e carboximetilcelulose. Promove o desbridamento enzimático e pode ser utilizado em diferentes tipos de feridas exsudativas, tem propriedades hemostáticas em pequenos sangramentos.
( ) Os ácidos graxos essenciais (AGE), é um óleo vegetal composto, indicado no tratamento e profilaxia de lesões e úlceras por pressão, deiscências cirúrgicas e lesões de pele com ou sem presença de infecção. Pode ser associado a diversos tipos de coberturas.
( ) O Alginato de cálcio são fibras de não tecido, derivadas de algas marinhas marrons, composto pelos ácidos gulurônico e manurômico. È indicado no tratamento de feridas com cicatrização por primeira intenção por proporcionar a não aderência da ferida e permitir o livre fluxo de exsudatos.

A alternativa que corresponde a sequencia correta é:

a) V-V-V-F-V.
b) F-F-V-V-F.
c) V-V-F-V-V
d) F-V-F-V-F.
e) V-F-F-V-F.

4. No tratamento de feridas, a fase de cicatrização que envolve a atividade predominante de mitose celular e desenvolvimento do tecido de granulação é denominada

a) inflamatória.
b) macrogágica.
c) reparadora.
d) proliferativa.
e) autolítica.

5. Enfermeiro iniciou terapia com placa composta por poliuretano na camada externa e gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica na camada interna em ferida aberta não infectada, com leve exsudação. O tipo de desbridamento conferido por este produto é

a) autolítico.
b) mecânico.
c) enzimático.
d) térmico.
e) cirúrgico.

6. As úlceras por pressão acometem pacientes com vários fatores de risco. Quando da análise de uma úlcera por pressão, o(a) enfermeiro(a) deve registrar o tamanho, a localização da lesão e deve empregar um sistema de graduação para descrever sua gravidade, que varia do estágio I ao IV. Em relação ao estágio III da úlcera por pressão, assinale a afirmativa CORRETA:

a) Apresenta uma área de eritema que não embranquece, com edema e congestão teciduais. Há vasodilatação local e aumento da temperatura.
b) Apresenta ruptura na pele que se estende através da epiderme ou da derme. Uma abrasão, bolha ou crateração pode ser observada.
c) Estende-se para dentro das estruturas subjacentes incluindo o músculo e, possivelmente, o osso. Apresenta grande área e tecido necrótico.
d) Estende-se para dentro dos tecidos subcutâneos ou fáscias. Clinicamente, percebe-se uma cratera profunda com ou sem infiltração dos tecidos adjacentes.

7. Úlcera por pressão é uma lesão na pele e/ou nos tecidos ou estruturas subjacentes; está geralmente localizada sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada, ou combinada com fricção e/ou cisalhamento. Sendo assim, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma medida recomendada para a prevenção de úlceras por pressão.

a) Deve-se manter os lençóis secos, sem vincos e sem restos alimentares.
b) Deve-se realizar mudança de decúbito conforme protocolos institucionais.
c) Deve-se utilizar superfícies de suporte e alívio da carga mecânica para minimizar os efeitos do excesso de pressão causado pela imobilidade, como o uso de almofadas, travesseiros ou coxins apropriados.
d) Deve-se proteger a pele do paciente do excesso de umidade, ressecamento, fricção e cisalhamento.
e) Deve-se hidratar a pele do paciente com cremes à base de ácidos graxos essenciais e realizar massagem de conforto em áreas de proeminências ósseas com hiperemia.

8. Durante o exame físico de uma mulher de 75 anos, magra e que encontra-se acamada, o Enfermeiro observou que na região sacral houve uma ruptura da pele e alteração de coloração. A paciente refere também dor e o local apresenta sinais de inflamação. Considerando os estágios das úlceras de pressão e um diagnóstico de enfermagem compatível com esse tipo de lesão, assinale a alternativa correta:

a) A úlcera de pressão encontra-se no estágio 1 e um possível diagnóstico de enfermagem seria: Nutrição alterada: abaixo das necessidades corporais relacionadas com os efeitos gastrointestinais adversos.
b) A úlcera de pressão encontra-se no estágio 3 e um possível diagnóstico de enfermagem seria: Risco para infecção relacionado com a perda da integridade da pele.
c) A úlcera de pressão encontra-se no estágio 4 e um possível diagnóstico de enfermagem seria: Deficit de conhecimentos acerca das úlceras de pressão.
d) A úlcera de pressão encontra-se no estágio 2 e um possível diagnóstico de enfermagem seria: Integridade da pele prejudicada, relacionada com a redução do fluxo sanguíneo no local.

9. Após um trauma na pele que resulte em ferida, a forma de tratamento determina o tipo de cicatrização, que pode ser por primeira, segunda ou terceira intenção. A cicatrização por terceira intenção é:

a) Um tipo de cicatrização que ocorre perda mínima de tecido, sem contaminação de microrganismos, sendo a aproximação realizada por sutura.
b) Conhecida como fechamento primário retardado, ocorre com feridas que tem o fechamento prolongado por infecções. A ferida permanece aberta e, posteriormente, é realizada a aproximação das bordas.
c) Denominada também como fechamento terciário, provém de lesões com perda tecidual mais acentuada, feridas extensas que não são passíveis de aproximação de bordas, necessitando de um período maior de cicatrização.
d) Um tipo de cicatrização que ocorre perda de tecido acentuada, sem sinais de infecção, sendo a aproximação realizada por sutura.

10. Um homem, com 70 anos, com diagnóstico médico de câncer de próstata, emagrecido e acamado. O Enfermeiro, durante o exame físico, observou a presença de uma úlcera de pressão infectada, com grande drenagem de exsudato em região calcânea. Considerando o conhecimento em relação às coberturas de curativos, a prescrição de enfermagem para o paciente deverá ser curativo com:

a) Clorexidina alcoólica.
b) Hidropolímero ou placa de hidrocolóide.
c) Filme ou membrana semipermeável.
d) Carvão ativado.

GABARITO
1. B
2. E
3. E
4. D
5. A
6. D
7. E
8. D
9. B
10. C

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Terapia tópica (feridas/curativos) [1].



1. A respeito da avaliação de risco de úlcera por pressão através da Escala de Braden, analise as afirmativas abaixo:

I – Na avaliação do item de percepção sensorial, o paciente estar muito limitado é pontuado como 4.
II – Na avaliação do item umidade da pele, ocasionalmente úmida é pontuada como 1.
III – Na avaliação do item mobilidade, o paciente não apresentar nenhuma limitação é pontuado como 4.
IV – Na avaliação do item nutrição, o paciente estar com a nutrição muito pobre é pontuado como 1.
V – Na avaliação do item fricção e forças de deslizamento, o paciente ter um problema potencial é pontuado como 3.

Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas verdadeiras:

a) I, II e III.
b) III e IV.
c) III, IV e V.
d) II, IV e V.
e) I e V.

2. Ácidos Graxos Essenciais, mais conhecido como AGE, é uma cobertura, que pode ser utilizada em todos os tipos de lesões, nos diversos estágios cicatriciais e como preventivo de lesões. Sendo assim o AGE é classificado como uma cobertura:

a) Absorvente.
b) Antibiótico.
c) Epitelizante.
d) Desbridante.
e) Hemostático.

3. Ao classificar uma úlcera por pressão (UPP), avalia-se qual o estágio que a mesma se encontra. Se você observa uma UPP com destruição extensa de tecido, necrose tissular ou lesão de osso, músculo ou estrutura de suporte (tendões, articulações, cápsula articular), podendo haver o aparecimento de cavernas, túneis ou trajetos, caracteriza qual estágio de classificação?
a) Estágio I.
b) Estágio II.
c) Estágio III.
d) Estágio IV.
e) Estágio V.

4. Toda e qualquer ruptura da integridade de um tecido ou órgão, podendo atingir desde a epiderme, que é a camada mais externa da pele, até estruturas mais profundas, como fáscias, músculos, aponeuroses e órgãos cavitários, é denominada:
a) Fratura
b) Distensão
c) Queimadura
d) Luxação
e) Ferida

5. As lesões secundárias da pele com alterações na consistência e espessura da pele geram lesões como a liquenificação, que é considerada
a) Lesão brilhante, destituída dos anexos cutâneos, decorrente da reparação dos tecidos destruídos, podendo ser plana, deprimida ou elevada.
b) Adelgaçamento da pele decorrente de redução dos elementos constituintes dos tecidos normais, com enrugamento, elevação ou depressão em relação aos planos circunjacentes, podendo ser idiopática ou secundária a processos inflamatórios e infecciosos.
c) Perda circunscrita de epiderme e derme, podendo atingir a hipoderme e tecidos subjacentes.
d) Perda parcial somente da epiderme, cuja resolução dá-se sem deixar cicatriz, geralmente é secundária à ruptura da bolha intraepidérmica e existe exsudato em sua superfície.
e) Espessamento da pele com acentuação dos sulcos ou do quadriculado normal da pele, em decorrência do ato de coçar persistentemente, podendo apresentar alterações da cor da pele.

6. O paciente R.D.S., sexo masculino, 76 anos, internado na Unidade de Oncologia, com diagnóstico de Mieloma Múltiplo, encontra-se acamado e possui uma escara em região sacral, 10 cm de diâmetro, com secreção amarelo-esverdeada em grande quantidade e com odor fétido. Considerando as coberturas disponíveis para realização do curativo, nesse caso deve ser utilizado:
a) hidrocolóide.
b) colagenase a 5%.
c) ácido graxo essencial.
d) carvão ativado.

7. Um paciente internado na unidade da clínica cirúrgica, PO tardio de laparotomia exploradora, acamado, letárgico, apresenta úlcera por pressão grau IV, em região trocantérica esquerda, 10 cm de diâmetro x 3 cm de profundidade, exsudato purulento em grande quantidade, com odor fétido, presença de esfacelo em leito. Após avaliação do enfermeiro, foi prescrito a seguinte cobertura adequada:
a) Placa de hidrocoloide.
b) AGE e colagenase.
c) AGE, placa de hidrocoloide e gaze.
d) Carvão ativado com prata.
e) Papaína gel 2%.

8. A fase de maturação de uma ferida caracteriza-se por
a) controlar o sangramento e efetuar a limpeza da ferida.
b) ter a função de preenchimento da ferida com tecido conectivo e cobertura epitelial.
c) apresentar o tecido de granulação, que consiste em uma fina camada epitelial e contração das bordas da ferida.
d) apresentar sangramento controlado, sinais inflamatórios e perda da função local.
e) possuir a função de aumentar a força tênsil da cicatriz.

9. A úlcera por pressão é uma área localizada de morte celular, que se desenvolve quando um tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado. Uma das localizações mais comuns das úlceras por pressão é (são)

a) a região sacra.
b) os membros superiores.
c) a região dorsal.
d) a região ventral.
e) os calcâneos.

10. O Protocolo para Prevenção de Úlcera por Pressão publicado pelo Ministério da Saúde (2013) normatiza o procedimento operacional das medidas preventivas para higiene, hidratação e manejo da umidade da pele, uma vez que o tratamento da pele ressecada com hidratantes tem se mostrado especialmente efetivo na prevenção de úlcera por pressão. Nesse contexto, para higiene e hidratação da pele, deve-se
a) limpar a pele apenas quando estiver suja, com água morna e sabão neutro para diminuir a irritação e ressecamento da pele.
b) massagear áreas de proeminências ósseas e hiperemiadas durante a hidratação da pele, com movimentos suaves e circulares para estimular a circulação local.
c) proteger a pele da exposição à umidade excessiva, com sondagem vesical de demora a todos incontinentes.
d) usar hidratantes na pele seca e áreas ressecadas, principalmente após o banho, pelo menos uma vez ao dia.
e) atentar para extravasamento de drenos sobre a pele, exsudato de feridas, suor e linfa em pacientes com anasarca, que apesar de não serem irritantes para a pele, podem contribuir para invasão fúngica.

GABARITO
1. B
2. C
3. D
4. E
5. E
6. D
7. D
8. E
9. A
10. D