terça-feira, 25 de agosto de 2015

• SAÚDE DO ADOLESCENTE • Síndrome da adolescência normal.

Maurício Knobel observa que a adolescência vivencia "desequilíbrios e instabilidades extremas", com expressões psicopatológicas de condutas, mas que podem ser analisadas como aceitáveis para o momento evolutivo, visto que constituem vivências necessárias para se atingir a maturidade. O conjunto de sinais e sintomas que caracterizam essa fase é conhecida como síndrome da adolescência normal

Costuma-se dizer que na adolescência vivem-se 3 lutos: a perda do corpo infantil, a perda dos pais da infância e a perda da identidade e do papel infantil.

Existem 10 características que em adolescentes são totalmente esperadas, são elas: 

  • Busca de si mesmo e da identidade adulta. Através da elaboração dos 3 lutos característicos dessa idade o adolescente busca constantemente a desejada identidade adulta, o "quem sou eu", que ele só vai encontrar no final do processo.
  • Tendência grupal. O adolescente pertence ao grupo mais que a familia, assim sendo a opinião e costumes do grupo passam a ser prioritários pro adolescente. Ser aceito no grupo é prioritário.
  • Necessidade de intelectualização, fantasia e saída do presente. É um mecanismo de defesa e de pensamento típico da idade, grandes planos são elaborados, a imaginação predomina. Desse pensamento muitas vezes surgem mudanças reais que impulsionam a evolução humana.
  • Crises religiosas. Desde misticismo, ateísmo, fanatismo religioso. Muitas vezes o mesmo adolescente experimenta vários comportamentos religiosos.
  • Distemporalidade. Algumas coisas são urgentes (comprar uma mala pra uma viagem daqui 1 semana) outras nem tanto (estudar pra prova de hoje a tarde)
  • Evolução sexual. Desde inicio da descoberta do corpo e do prazer sexual até a busca de parcerias, jogos de conquista, amor romântico, paixões intensas e fugazes
  • Atitude social reivindicatória. Nessa idade os absurdos socias, as divisões de classe injustas, as burocracias, etc, são alvo de revolta e de atitudes que infelizmente são coibidas por adultos conformados e coniventes com o padrão social vigente.
  • Contradições sucessivas de conduta. Por todas as mudanças físicas e emocionais que está passando o adolescente não tem como manter uma postura rígida e continua. Logo as mudanças constantes são tanto esperadas como necessárias.
  • Separação dos pais. Feita de maneira gradual ou abrupta é uma característica que frequentemente incomoda em demasia a família que se sente perdendo o adolescente. Porém pra que se construa a própria identidade é primordial que esse afastamento ocorra.
  • Flutuações do humor com predomínio depressivo. Uma conquista pequena leva a uma alegria e comemoração enorme. Um pequeno contra tempo tem o efeito inverso e leva a tristeza também "desporporcional". Isso várias vezes ao dia, leva a choros e euforias frequentes que muitas vezes preocupam a família. Importante diferenciar a labilidade emocional de depressão real que possa precisar de tratamento adequado.
Essas características todas, que se apresentam em maior ou menor intensidade individualmente, são essenciais pra que se possa sair de uma personalidade infantil e se alcançar uma personalidade adulta.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • CME (Central de Material e Esterilização) [1].



1. As funções primárias das embalagens são permitir a esterilização do conteúdo, mantê-los esterilizados até que sejam utilizados; e permitir a retirada asséptica do material, protegendo-o de possíveis adversidades. Considerando as características de uma embalagem ideal, analise as afirmativas abaixo, dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) Deve permitir adequada penetração e remoção do agente esterilizante.

( ) Apresentar bom custo-benefício.

( ) Deve ter alta memória, facilitando a abertura dos pacotes.

( ) Deve ser apropriada ao método de esterilização escolhido.

a) V – V – V – V.
b) V – V – F – V.
c) V – F – F – V.
d) F – V – F – V.

2. Sobre as boas práticas para o processamento de produtos para a saúde, assinale a afirmativa correta.
a) A área para recepção dos produtos para saúde do CME Classe II deve estar localizada dentro da sala de recepção e limpeza.
b) Os produtos para saúde classificados como não críticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de baixo nível.
c) O CME Classe I de uma unidade básica pode possuir apenas barreira técnica entre o setor sujo e os setores limpos, e sala de preparo e esterilização.
d) Os produtos para saúde classificados como críticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.
e) As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem ser calibradas pelo menos a cada seis meses.

3. O documento que estabelece as boas práticas para o processamento de produtos para a saúde, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, define a desinfecção de alto nível como um processo

a) de remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos de saúde, utilizando água e detergentes.
b) físico ou químico que destrói micro-organismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.
c) físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos.
d) de remoção mecânica da sujidade visível presente nos produtos para a saúde.
e) físico ou químico que destrói todos os micro-organismos dos artigos críticos por meio da utilização de saneantes à base de aldeídos.

4. Escolha a frase correta sobre a desinfecção

a) Consiste em um processo de eliminação de microorganismos presentes em superfícies e produtos para saúde, porém não destrói todas as formas de vida microbiana, principalmente os esporos.
b) É o processo que utiliza agentes químicos, físicos ou físico-químicos para destruir todas as formas de vida microbiana e aplica-se especificamente a objetos inanimados.
c) É a remoção de sujidade de um material, preparando-o para a esterilização.
d) É a remoção completa de micro-organismos, sendo o processo que mantém materiais e líquidos livres de pirogênios.

5. Considerando a Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, correlacione as colunas abaixo, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários por área do Centro de Material Esterilizado, enumerando-as e a seguir assinale a alternativa correta.

(1) Recepção
(2) Limpeza
(3) Preparo, Acondicionamento e Inspeção
(4) Desinfecção Química

( ) Óculos de proteção, máscara, luva de borracha cano longo, avental impermeável manga longa, protetor auricular e calçado fechado impermeável antiderrapante.
( ) Máscara, luva, calçado fechado e protetor auricular (se necessário).
( ) Óculos de proteção, máscara, luva de borracha cano longo, avental impermeável manga longa e calçado fechado impermeável antiderrapante.
( ) Óculos de proteção, máscara, luva, avental impermeável manga longa e calçado fechado impermeável antiderrapante.


a) 1,2,3,4.
b) 2,3,4,1.
c) 2,1,4,3.
d) 4,3,2,1.

6. De acordo com a Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O trabalhador do Centro de Material Esterilizado (CME) e da empresa processadora deve utilizar vestimenta privativa, touca e calçado fechado em todas as áreas técnicas e restritas.
( ) Para a descarga de secadoras e termodesinfetadoras e carga e descarga de autoclaves é facultada a utilização de luvas de proteção térmica impermeável.
( ) Na sala de recepção e limpeza, o protetor facial não pode substituir o uso de máscara e óculos.
( ) Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades.
a) V, V, F, V.
b) V, V, V, V.
c) F, F, V, V.
d) V, F, F, V.

7. De acordo com a Resolução COFEN nº 424/2012, que normatiza as atribuições dos profissionais de Enfermagem em Centro de Material e Esterilização (CME) e em empresas processadoras de produto, leias as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. Cabe ao Enfermeiro coordenador, chefe ou responsável por CME:

I. Utilizar indicadores de controle de qualidade do processamento de produtos para saúde, exceto propor indicadores que é uma atividade exclusiva da direção da instituição.
II. Planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar todas as etapas relacionadas ao processamento de produtos para saúde, recepção, limpeza, secagem, avaliação da integridade e da funcionalidade, preparo, desinfecção ou esterilização, armazenamento e distribuição para as unidades consumidoras.
III. Avaliar a qualidade dos produtos fornecidos por empresa processadora terceirizada.
IV. Participar do dimensionamento e da definição da qualificação necessária a os profissionais para atuação no CME.

a) As frases II, III e IV estão corretas.
b) As frases I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas as frases II e IV estão corretas.
d) Apenas as frase III está incorreta.

8. Considerando os processos da Desinfecção Química dos produtos para saúde, assinale a alternativa correta.

a) A desinfecção química deve ser realizada apenas para artigos não críticos e pode ser realizada no Centro de Material Esterilizado (CME) ou no próprio setor de internação.
b) Não é permitida a realização de desinfecção química no CME do serviço de saúde, sendo apenas realizada na empresa processadora terceirizada.
c) O CME deve realizar a monitorização dos parâmetros indicadores de efetividade dos desinfetantes para artigo crítico, como concentração, pH ou outros, no mínimo 1 vez por semana.
d) O CME que realiza desinfecção química deve dispor de uma sala exclusiva. Caso o serviço realize desinfecção ou esterilização química líquida automatizada, deve também dispor de área e condições técnicas necessárias para instalação do equipamento.

9. Em relação ao preparo e embalagem de produtos para saúde, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. Não é permitido o uso de embalagens de papel kraft, assim como as embalagens tipo envelope de plástico transparente não destinadas ao uso em equipamentos de esterilização.
II. É permitido o uso de caixas metálicas sem furos para esterilização de produtos para saúde.
III. Não é permitido o uso de embalagem de tecido de algodão.
IV. É obrigatória a identificação nas embalagens dos produtos para saúde submetidos à esterilização por meio de rótulos ou etiquetas.

a) As frases I, III e IV estão corretas.
b) Apenas as frases I e IV estão corretas.
c) Apenas as frases II e III estão corretas.
d) As frases I, II, III e IV estão corretas.

10. O papel grau cirúrgico e as caixas metálicas perfuradas são embalagens compatíveis com os métodos de esterilização

a) Vapor sob pressão e óxido de etileno.
b) Calor seco e plasma de peróxido de hidrogênio.
c) Radiação ionizante e calor seco.
d) Plasma de peróxido de hidrogênio e glutaraldeído.

GABARITO
1. B
2. A
3. C
4. A
5. B
6. D
7. A
8. D
9. B
10. A

domingo, 9 de agosto de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Obstétrica [1].



1. Sobre a assistência da enfermagem no período inicial pós parto, assinale a alternativa correta:
a) Deve-se fazer a oxigenação através de máscara, por no mínimo 30 minutos, em oxigênio úmido;
b) Transportar o RN para a sala de reanimação colocá-lo de bruços, aquecido em 25°C;
c) Garantir um ambiente seguro para o RN e a gestante, prevenindo-os de acidentes e infecções;
d) Aspirar VAS com sonda n° 8 somente, primeiro nas narinas e o estômago, por último a boca se houver líquido.

2. Sobre o exame Papanicolau, é INCORRETO afirmar que

a) a neoplasia intraepitelial cervical (NIC) não é câncer.
b) a grande maioria das mulheres com resultado NIC I apresenta regressão espontânea da displasia.
c) as mulheres vacinadas contra o HPV não necessitam seguir as mesmas recomendações para rastreamento do que as não vacinadas.
d) após dois exames normais consecutivos, realizados com um intervalo de um ano, há recomendação para a repetição do exame a cada três anos.

3. Dor em forma de cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais; dor durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação; dificuldade de engravidar; infertilidade está presente em cerca de 40% das mulheres, são sintomas de qual doença:
a) Inflamação do colo do útero
b) Endometriose
c) Dispareunia
d) Amenorreia primaria
e) Doença infamatória pélvica (DIP)

4. O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, abordando inclusive aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. A propósito desse acompanhamento, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Quando o parto não ocorre até a 41º semana, é necessário encaminhar a gestante para a avaliação do bem-estar fetal, incluindo avaliação do índice do líquido amniótico e monitoramento cardíaco fetal.

( ) É recomendado que o pré-natal tenha início até a 15ª semana de gestação, a fim de que seja reconhecido como captação precoce.

( ) As consultas deverão ser mensais até a 18ª semana, quinzenais entre 18 e 36 semanas e semanais até o nascimento, quando o pré-natal for de baixo risco.

( ) O número adequado seria igual ou superior a 6 (seis) consultas pré-natais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

a) V – F – F – V.
b) V – V – V – F.
c) F – V – F – V.
d) V – F – V – V.
e) F – V – V – F.

5. Analise as figuras a seguir, a respeito da posição fetal e disposição dos bicos, e marque a alternativa que as denomina respectivamente:


a) I- cefálico, II- lateralizado, III- pélvico, IV- invertido, V- plano, VI- curto.
b) I- invertido, II- cefálico, III- pélvico, IV- plano, V- curto, VI- protuso.
c) I- invertido, II- pélvico, III- cefálico, IV- protuso, V- curto, VI- plano.
d) I- pélvico, II- lateralizado, III- cefálico, IV- invertido, V- plano, VI- protuso.
e) I- pélvico, II- transverso, III- cefálico, IV- plano, V- invertido, VI- protuso.

6. Lóquios é a secreção vaginal que ocorre após o parto, que vai especificando cada fase por determinado tempo conforme sua coloração. Sendo assim, enumere a coluna 2 de acordo com a coluna 1 e assinale a alternativa correta em relação a segunda coluna, de cima para baixo.

Coluna 1

(I) Fusca
(II) Alba
(III) Flava
(IV) Rubra

Coluna 2

( ) Coloração marrom-acastanhada pela degradação da hemoglobina 3º a 10º dia.
( ) Constituída principalmente por sangue e debris trofoblásticos até 3º dia.
( ) De aspecto purulento e com odor semelhante a queijo; sendo que em condições patológicas (infecções) pode adquirir odor putrefato desagradável 10º ao 20º dia.
( ) De aspecto pouco mais fluido que clara de ovo, e consiste na esfoliação normal do endométrio a partir do 21º dia.
a) II-III-I-IV.
b) IV-III-II-I
c) III-I-IV-II
d) I-IV-III-II
e) I-II-III-IV

7. Considerando a assistência de enfermagem no pré-natal, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Na primeira consulta de pré-natal, o enfermeiro deve solicitar, entre outros exames, a dosagem de hemoglobina e hematócrito, o grupo sanguíneo e o fator Rh, e a sorologia para a sífilis.
( ) Uma forma de calcular a data provável do parto é somar sete dias ao primeiro dia da última menstruação e subtrair três meses ao mês em que ocorreu a última menstruação.
( ) A gestante com três doses ou mais da vacina antitetânica, cuja última dose esteja dentro do prazo de 10 anos não precisa ser vacinada.

As afirmativas são, respectivamente,

a) F, V e F.
b) V, V e F.
c) F, F e V.
d) V, F e V.
e) F, V e V.

8. Em relação ao exame preventivo do câncer do colo do útero, analise as afirmativas a seguir.

I. O exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citológico.
II. A coleta na endocérvice é feita utilizando-se uma espátula de madeira (tipo espátula de Ayre) do lado que apresenta reentrância, raspando a mucosa em movimento rotativo de 360º em torno de todo o orifício cervical.
III. A amostra de fundo de saco vaginal não é recomendada, pois o material coletado é de baixa qualidade para o diagnóstico oncótico.

Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativa I e II estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

9. Durante as ações educativas sobre planejamento familiar, uma trabalhadora faz a seguinte pergunta: "Qual o momento indicado para a colocação do DIU?". A resposta correta do enfermeiro deverá ser:
a) − preferencialmente, durante a menstruação.
b) − obrigatoriamente, nos três primeiros dias após a menstruação.
c) − obrigatoriamente, cinco dias antes do ciclo menstrual.
d) − preferencialmente, na fase estrogênica, entre o 5º e o 14º dia de um ciclo menstrual de 28 dias.
e) − habitualmente, na fase de aumento do nível de progesterona, entre o 15º e o 20º dia do ciclo menstrual de 28 dias.

10. Uma mulher de 28 anos procura o recurso de saúde e solicita informações de como se prevenir de uma gravidez indesejada, após relação sexual sem uso de método contraceptivo. De acordo com o Ministério da Saúde, essa mulher deve ser orientada sobre a anticoncepção de emergência (AE), procedimento este que
a) consiste na administração de medicamentos a base de estrógeno e progesterona, devendo-se tomá-los por dez dias.
b) não pode ser realizado, exceto por ordem judicial e do conselho de fiscalização da profissão, porque fere os princípios legal e ético da profissão.
c) é indicado para todas as mulheres, estando contraindicado a partir do terceiro mês de gestação.
d) pode ser realizado, até cinco dias após a relação sexual desprotegida.
e) não pode ser realizado nas mulheres com idade abaixo de 30 anos, considerando-se a imaturidade do sistema genital e o descontrole hormonal característico dessa faixa etária.

GABARITO
1. D
2. C
3. B
4. A
5. E
6. D
7. B
8. E
9. A
10. D

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Cirúrgica [2].



1. O pós-operatório imediato (POI) de cirurgia cardíaca é um período complexo que exige da equipe assistencial envolvida no cuidado ao paciente submetido a esse procedimento, conhecimento técnico para garantir, além da segurança ao paciente, a continuidade de sua recuperação. Qual das complicações associa-se a uma disfunção de outro órgão importante regulador do equilíbrio ácido-básico?

a) Arritmia.
b) Infecção.
c) Insuficiência renal.
d) Sangramento excessivo.
e) Tamponamento cardíaco.
2. As complicações respiratórias representam um risco relativamente comum no pós-operatório imediato de cirurgias de grande porte. São intervenções de enfermagem necessárias a serem adotadas na admissão do paciente na sala de recuperação pósanestésica, para evitar e monitorar a ocorrência de tais complicações:

a) Elevar cabeceira do leito, avaliar nível de consciência, oferecer altas concentrações de oxigênio por cateter nasal, avaliar gasometria arterial.
b) Elevar a cabeceira do leito, lateralizar a cabeça do paciente, retirar a cânula de Guedel ou tubo endotraqueal, verificar cianose de extremidades.
c) Elevar cabeceira do leito, administrar anti-eméticos, hiperextender o pescoço do paciente e aspirar vias aéreas de 2 em 2 horas e avaliar saturação de oxigênio.
d) Elevar cabeceira do leito, manter cânula de Guedel até o retorno dos reflexos de proteção de vias aéreas, ofertar oxigênio suplementar e avaliar saturação de oxigênio.
e) Elevar cabeceira do leito, administrar anti-eméticos, lateralizar o paciente, estimular respiração profunda e tosse, ofertar oxigênio a 100% e avaliar gasometria arterial.
3. A cirurgia é caracterizada por três tempos principais, são eles

a) Diérese, Hemostasia, Síntese.
b) Hemorragia interna, Urgência, Estabilidade.
c) Emergência, Urgência, Intermediária.
d) Pré operatório, Peri-operatório, Pós Operatório.

4. A consulta de enfermagem no pré-operatório de ostomias intestinais, além de incluir a orientação dos cuidados pré-operatórios, como a dieta, jejum e preparo colônico na internação, quando pautada nos métodos de ajuda propostos por Dorothea Orem, primariamente, no período pós-operatório, pode

a) auxiliar na identificação e diminuir os déficits de autocuidado
b) reduzir a morbidade hospitalar.
c) diminuir o índice de infecção do sítio cirúrgico.
d) demarcar o local de confecção do estoma.
e) contribuir para menor mortalidade cirúrgica.

5. Devido ao câncer de mama foram retirados, cirurgicamente, a mama esquerda, os gânglios da axila correspondente e o músculo peitoral menor. Um dos cuidados de enfermagem, no pós-operatório imediato, prestado a essa mulher mastectomizada é

a) evitar posicionar o braço esquerdo sobre o tórax, mantendo-o em posição de retroversão.
b) realizar curativo não compressivo e de pequeno tamanho para reduzir o edema e estimular a circulação local.
c) não administrar medicamento por via intramuscular no braço esquerdo.
d) aferir a pressão arterial em ambos os braços, avaliando se os valores obtidos são iguais.
e) orientar a mulher para evitar a deambulação precoce devido à alta incidência de linfedema.

6. O procedimento cirúrgico eletivo ou de urgência é um evento complexo e estressante. O(A) enfermeiro(a) é membro integrante da equipe multiprofissional que assiste o cliente submetido ao procedimento cirúrgico e está presente em todas as etapas desse processo. Em relação às fases do procedimento cirúrgico eletivo ou de urgência, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) Na primeira fase do processo cirúrgico, o(a) enfermeiro(a) deve realizar a consulta pré-operatória orientando o cliente sobre a técnica cirúrgica, os possíveis riscos pós-operatórios, os cuidados apropriados para as necessidades do paciente, além de envolver a família na entrevista.
b) Na fase pré-operatória, compete ao(à) enfermeiro(a) admitir o cliente na unidade, realizar avaliação do seu estado geral, verificar o sítio cirúrgico e os locais das marcas cirúrgicas de acordo com as políticas institucionais, estabelecer o acesso venoso e comunicar o estado emocional do cliente para a equipe.
c) Na fase intraoperatória, compete ao(à) enfermeiro(a) manter a segurança do cliente a partir de um ambiente asséptico e controlado, gerenciar os recursos humanos, equipamentos e suprimentos individualizados para o cliente, além de realizar o monitoramento fisiológico e de dar o apoio psicológico.
d) Na fase pós-operatória, compete ao(à) enfermeiro(a) a transferência e a monitorização do cliente na unidade pós-anestésica, para realizar a avaliação pós-operatória, observando a resposta e o estado fisiológico do cliente, promovendo continuidade da assistência na unidade de clínica cirúrgica, além da preparação do cliente para alta hospitalar.

7. O período transoperatório consiste em:

a) todo o período que se segue após a realização do procedimento anestésico-cirúrgico.
b) dois momentos distintos: o primeiro consiste na recepção do paciente no centro cirúrgico e o segundo diz respeito à sua permanência na sala de operações.
c) permanência do paciente na sala de cirurgia. É o momento do procedimento anestésico-cirúrgico propriamente dito, ou seja, do início da indução da anestesia até sua reversão.
d) no período de 24 horas antes da cirurgia até o encaminhamento do paciente para o centro cirúrgico.

8. Diante do preparo do paciente para a cirurgia é correto afirmar:

a) Deve-se lavar exaustivamente o sítio da incisão antes de utilizar anti-sépticos.
b) Deve-se realizar sempre tricotomia, a menos que haja interferência na cirurgia.
c) Encurta a estadia no período pré-operatório.
d) Aplicação concêntrica dos anti-sépticos em direção à periferia no banho pré-operatório.

9. A Escala de Aldrete-Kroulik é utilizada como um dos parâmetros para alta do paciente da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA).

Em relação aos aspectos avaliados por esta escala, assinale a alternativa correta.
a) Atividade muscular; Respiração; Circulação; Consciência; Saturação de O2.
b) Frequência cardíaca; Respiração; Tônus muscular; Irritabilidade reflexa; Cor.
c) Abertura ocular; Resposta motora; Resposta verbal.
d) Frequência cardíaca; Frequência respiratória; Pressão arterial; Temperatura corporal.
e) Nível de consciência; Reflexo pupilar; Frequência cardíaca; Frequência respiratória.

10. Sendo uma complicação pós-operatória, a hemorragia requer monitoramento dos sinais vitais. Podem evidenciar hemorragia as seguintes manifestações clínicas:

a) pele fria e cefaleia.
b) hipertermia e taquicardia.
c) taquicardia e hipotermia.
d) queda da saturação de O2 e sinais estáveis.
e) aumento da PA e palidez.

11. Infecções pós-operatórias acometem a ferida cirúrgica e/ou a cavidade e órgãos operados e se apresentam clinicamente como processo inflamatório supurativo nestes locais. Os agentes etiológicos mais frequentes são E. aureus, Estafilococos coagulase-negativa e Estreptococos. Os de menor incidência são E. coli, P. aeruginosa, Enterococos e anaeróbios. De acordo com a classificação das feridas, analise.

I. Limpas: operações eletivas, primariamente fechadas, e sem drenos. São feridas não-traumáticas e não infectadas, onde nenhum sinal inflamatório é encontrado.

II. Potencialmente contaminadas: operações em que há abordagem do trato digestivo, respiratório, geniturinário e orofaringe em situações controladas e sem contaminação não usual.

III. Contaminadas: feridas traumáticas recentes, abertas, contaminação grosseira durante cirurgia de trato digestivo, manipulação de via biliar ou geniturinária na presença de bile ou de urina infectadas, procedimentos em que ocorreram quebras maiores da técnica e é achada a inflamação, mas não secreção purulenta.

IV. Infectadas: operações infectadas nas quais se encontra, durante a operação, secreção purulenta, tecidos desvitalizados, corpos estranhos, contaminação fecal ou trauma com atraso de tratamento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) IV, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) I e II, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II e III, apenas.


GABARITO
1. C
2. D
3. A
4. A
5. C
6. A
7. B
8. C
9. A
10. C
11. B

sábado, 1 de agosto de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Enfermagem Cirúrgica [1].



1. MLA, 45 anos, sexo masculino, está em pós-operatório de cirurgia abdominal, sob cuidados de enfermagem domiciliar.Para a cicatrização da ferida cirúrgica, a administração da vitamina A é importante para

a) realizar a epitelização e fechar as feridas.
b) realizar fibroplasia e angiogênese.
c) agir como antioxidante e como combustível para energia celular.
d) agir como anti-infeccioso e fornecer síntese proteica.
e) funcionar como anti-hemorrágico e ter função imunológica.

2.Uma das ações do enfermeiro na fase intraoperatória com pacientes submetidos a cirurgia, é posicionar corretamente o paciente para o procedimento anestésico e cirúrgico, mantendo o alinhamento funcional do corpo. As posições mais usadas para cirurgia do abdome são:

a) Dorsal recumbente e trendelemburg.
b) Dorsal recumbente e litotômica.
c) Abdominotoráxica e litotômica.
d) Abdominotoráxica e spinks.
e) Abdominotoráxica e depage.

3. Quando a equipe cirúrgica se prepara para entrar em campo cirúrgico utiliza uma técnica de lavagem e escovação de mãos até a altura do cotovelo chamada de DEGERMAÇÃO. Sobre essa técnica é INCORRETO afirmar que:

a) A "área nobre" é constituída pelas mãos e punho.
b) A escova e sabão (ou degermante) funcionam por remoção mecânica de bactérias.
c) Depois que a "área nobre" já foi escovada, não pode voltar com a escovação para as mãos e punhos.
d) A "área nobre" é constituída pelo antebraço posterior até o cotovelo.


4. Constitui um cuidado pré-operatório imediato

a) suspender ingestão oral, conforme a cirurgia a ser realizada.
b) instruir o cliente no exato momento em que estiver receptivo quanto às sensações que experimentará durante essa fase.
c) realizar prescrições especiais, relacionadas ao tipo e à gravidade da cirurgia, como transfusão de sangue.
d) dar banho de aspersão e lavagem do couro cabeludo, a fim de tornar a pele livre de microrganismos.
e) verificar os sinais vitais do paciente e registrá-los no respectivo prontuário.

5. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o programa Cirurgia Segura Salva Vidas preconiza uma lista de verificação denominada checklist para cirurgia segura. Os procedimentos a serem realizados pela equipe cirúrgica, após a indução anestésica e imediatamente antes de iniciar a cirurgia incluem:

I. Cada membro da equipe se apresenta pelo nome e função, confirma em voz alta antes da incisão da pele, qual paciente será operado, qual o procedimento a ser realizado e qual a parte do corpo a ser operada.
II. O coordenador da equipe checa verbalmente com a equipe de anestesia se o paciente tem risco de perda sanguínea, dificuldade de obtenção de vias aéreas ou reação alérgica ao anestésico.
III. A equipe multiprofissional analisa os planos e as condutas do período pós-operatório e descreve os cuidados a serem realizados nesse período.
IV. A enfermagem revisa se o instrumental cirúrgico foi esterilizado corretamente e se o antibiótico profilático foi administrado nos últimos 60 minutos.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

6. No que concerne ao controle de infecções hospitalares no centro cirúrgico, assinale a opção correta.

a) As cirurgias contaminadas são realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante, como ocorre no debridamento de escaras.
b)As cirurgias infectadas são realizadas em áreas de trauma penetrante, com tempo superior a duas horas da ocorrência, ferida traumática com tecido desvitalizado ou na presença de pus, como ocorre na apendicectomia supurada.
c) A ocorrência ou não de infecção depende mais da capacidade de defesa do organismo do que da quantidade do agente inoculado e sua virulência.
d) As cirurgias limpas são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação e sem drenos, como ocorre na mamoplastia.
e) As cirurgias potencialmente contaminadas são aquelas realizadas em tecido de difícil descontaminação, como ocorre nas amigdalectomias.


7. Em “Enfermagem em Centro Cirúrgico e Recuperação Anestésica”, Bianchini e Carvalho afirmam que as cirurgias são consideradas contaminadas quando realizadas em

a) tecidos colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecidos de difícil descontaminação.
b) tecidos traumatizados e abertos recentemente, ou/e cirurgias em que ocorreu falha na técnica operatória, na antissepsia ou na degermação.
c) qualquer tecido ou órgão na presença de processo infeccioso com supuração local, tecido necrótico ou corpos estranhos.
d) tecidos estéreis e passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório local.
e) órgãos com probabilidade mediana de perda de fluidos e sangue, como as oftálmicas e otorrinolaringológicas.

8. A ferida cirúrgica que apresenta infecção pelo agente etiológico _______________ tem, entre outras causas de contaminação, a esterelização inadequada dos equipamentos invasivos para a realização de cirurgias por videolaparoscopias.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.

a) micobactéria de crescimento rápido (MRC).
b) Corynebacterium diphtheriae.
c) Acinetobacter multirresistente.
d) Shigella pertusis.
e) Salmonella, sorotipo Typhi.

9. Conforme a Organização Mundial de Saúde, são procedimentos de verificação de Segurança Cirúrgica a serem feitos pela equipe de saúde:



Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

10. Na cirurgia de safenectomia, a ferida operatória no paciente é considerada limpa ou não contaminada. Os cuidados com o curativo poderão ser executados pelo próprio paciente na sua residência ou em estabelecimento de saúde. A sequência correta para execução do curativo é: usar

a) luvas de procedimento, limpar a incisão com soro fisiológico da região da menos contaminada para a mais contaminada e cobrir a ferida com o novo curativo seco.
b) pinças, limpar a incisão com soro fisiológico morno, cobrir a ferida com o novo curativo seco.
c) luvas cirúrgicas e pinças, limpar a incisão com soro fisiológico morno da região limpa para a suja, e cobrir a ferida com curativo seco quando estiver com secreção.
d) luvas cirúrgicas, limpar a incisão com soro fisiológico sob pressão na seringa, cobrir a ferida com o novo curativo seco.
e) uma das pinças e desprezá-la, limpar a incisão com soro fisiológico com pressão de jato de seringa de 20 mL, cobrir a ferida com o novo curativo seco.

GABARITO
1. A
2. A
3. D
4. E
5. D
6. D
7. B
8. A
9. B
10. A