sexta-feira, 6 de novembro de 2015

• ENFERMAGEM CIRÚRGICA • Posições cirúrgicas e os cuidados de Enfermagem.

A posição cirúrgica é aquela em que o paciente é colocado, depois de anestesiado, para ser submetido à intervenção cirúrgica, de modo a propiciar acesso fácil ao campo operatório.

É imprescindível verificar se não há:
- Compressão dos vasos, órgãos, nervos e proeminências ósseas;
- Contato direto do paciente com partes metálicas da mesa;
- Hiperextensão dos membros;
- Fixação incorreta da mesa e do paciente.

As posições:
  • Posição dorsal (ou supina): é aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Ex: cesariana.


  • Posição ventral (ou prona): o paciente fica deitado de abdome para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Ex: cirurgias da coluna, hérnia de disco.

  • Posição lateral (ou de Sims): o paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Ex: cirurgias renais, de reto, lobotomia.

  • Posição de litotomia (ou ginecológica): o paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados. Ex: histerectomia.

  • Posição de Trendelemburg: é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Ex: cirurgias de órgãos pélvicos, laparotomia de abdome inferior.

  • Posição de Fowler (ou sentada): o paciente permanece semi-sentado na mesa de operação. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispneia. Ex: dreno de tórax.

  • Posição de canivete (ou de Kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas. Ex: hemorroidectomia.


Cuidados de Enfermagem no POI:
- Manusear o paciente anestesiado com movimentos firmes e lentos, pois a mudança repentina de posição pode levar à queda da PA;
- Ao se retirar o paciente da posição ginecológica, deve-se ter cuidado de descer alternadamente as pernas, Afim de se prevenir o afluxo rápido de sangue para os membros inferiores, podendo causar também a queda da PA;
- Manter a cabeça voltada para um dos lados quando o paciente permanecer em decúbito dorsal;
- Observar o posicionamento correto das infusões e drenagens.

11 comentários:

  1. Uma dúvida na posiçao litotômica e ginecologica.Estudei diferente,ou seja,nao sao as mesmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posição de litotomia (ou ginecológica): o paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados. Ex: histerectomia.
      LEIA DIREITO.
      SIM SÃO AS MESMAS

      Excluir
    2. São parecidas, porém, diferentes.
      Litotomia, as pernas são apoiadas no calcanhar. (Joelhos mais flexionados)
      Ginecológica, as pernas ficam apoiadas na panturrilha. (Joelhos menos flexionados)

      Excluir
    3. Homen é lito.... E mulher é gineco.....

      Excluir
    4. A informação está incorreta.
      Posição ginecológica é usada especificamente em cirurgias relacionadas à vagina. Litotomia usada para todas as outras que necessitam estar nessa posição (independente se homem ou mulher).
      Logo, histerectomia não é um exemplo de litotomia, e sim de ginecológica.

      Excluir
    5. Existe sim diferença.
      Ginecológica: MMII flexionados com os PÉS APOIADOS NO COLCHÃO/leito. Utiliz p exames.
      Litotômica: MMII flexionados onde as panturrilhas ficarão apoiadas por estribos /perneiras, e os pés livres. Utiliz. Cirurgias ginecológicas; urológicas.

      Excluir
  2. Olá preciso saber mais sobre a posiçao trendelenburg reversa ou proclive

    ResponderExcluir
  3. Posição genupeitoral e posição de canivete é a mesma coisa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.
      Genupeitoral: o corpo se sustenta sob o colchão, de forma a adotar a posição de 'quatro' onde o quadril ficará mais alto q a a cabeça e tórax. Utiliz p exames.
      Canivete (ou Kraske) o paciente é submetido a posição após anestesia, onde a cama cirúrgica o sustentará. Decub ventral c a parte da pelve/lombar/glútea maus suspensa q o restante do corpo. Ex. Cir. Hemorroidectomia

      Excluir
  4. Quanto a posição litotomia existe diferença quanto a posição dos membros inferiores a perna fica flexionada para baixo.
    Na litotomia as pernas ficam presas para frente.

    ResponderExcluir