segunda-feira, 17 de agosto de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • CME (Central de Material e Esterilização) [1].



1. As funções primárias das embalagens são permitir a esterilização do conteúdo, mantê-los esterilizados até que sejam utilizados; e permitir a retirada asséptica do material, protegendo-o de possíveis adversidades. Considerando as características de uma embalagem ideal, analise as afirmativas abaixo, dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) Deve permitir adequada penetração e remoção do agente esterilizante.

( ) Apresentar bom custo-benefício.

( ) Deve ter alta memória, facilitando a abertura dos pacotes.

( ) Deve ser apropriada ao método de esterilização escolhido.

a) V – V – V – V.
b) V – V – F – V.
c) V – F – F – V.
d) F – V – F – V.

2. Sobre as boas práticas para o processamento de produtos para a saúde, assinale a afirmativa correta.
a) A área para recepção dos produtos para saúde do CME Classe II deve estar localizada dentro da sala de recepção e limpeza.
b) Os produtos para saúde classificados como não críticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de baixo nível.
c) O CME Classe I de uma unidade básica pode possuir apenas barreira técnica entre o setor sujo e os setores limpos, e sala de preparo e esterilização.
d) Os produtos para saúde classificados como críticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.
e) As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem ser calibradas pelo menos a cada seis meses.

3. O documento que estabelece as boas práticas para o processamento de produtos para a saúde, elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, define a desinfecção de alto nível como um processo

a) de remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos de saúde, utilizando água e detergentes.
b) físico ou químico que destrói micro-organismos patogênicos na forma vegetativa, micobactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.
c) físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos.
d) de remoção mecânica da sujidade visível presente nos produtos para a saúde.
e) físico ou químico que destrói todos os micro-organismos dos artigos críticos por meio da utilização de saneantes à base de aldeídos.

4. Escolha a frase correta sobre a desinfecção

a) Consiste em um processo de eliminação de microorganismos presentes em superfícies e produtos para saúde, porém não destrói todas as formas de vida microbiana, principalmente os esporos.
b) É o processo que utiliza agentes químicos, físicos ou físico-químicos para destruir todas as formas de vida microbiana e aplica-se especificamente a objetos inanimados.
c) É a remoção de sujidade de um material, preparando-o para a esterilização.
d) É a remoção completa de micro-organismos, sendo o processo que mantém materiais e líquidos livres de pirogênios.

5. Considerando a Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, correlacione as colunas abaixo, dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários por área do Centro de Material Esterilizado, enumerando-as e a seguir assinale a alternativa correta.

(1) Recepção
(2) Limpeza
(3) Preparo, Acondicionamento e Inspeção
(4) Desinfecção Química

( ) Óculos de proteção, máscara, luva de borracha cano longo, avental impermeável manga longa, protetor auricular e calçado fechado impermeável antiderrapante.
( ) Máscara, luva, calçado fechado e protetor auricular (se necessário).
( ) Óculos de proteção, máscara, luva de borracha cano longo, avental impermeável manga longa e calçado fechado impermeável antiderrapante.
( ) Óculos de proteção, máscara, luva, avental impermeável manga longa e calçado fechado impermeável antiderrapante.


a) 1,2,3,4.
b) 2,3,4,1.
c) 2,1,4,3.
d) 4,3,2,1.

6. De acordo com a Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O trabalhador do Centro de Material Esterilizado (CME) e da empresa processadora deve utilizar vestimenta privativa, touca e calçado fechado em todas as áreas técnicas e restritas.
( ) Para a descarga de secadoras e termodesinfetadoras e carga e descarga de autoclaves é facultada a utilização de luvas de proteção térmica impermeável.
( ) Na sala de recepção e limpeza, o protetor facial não pode substituir o uso de máscara e óculos.
( ) Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades.
a) V, V, F, V.
b) V, V, V, V.
c) F, F, V, V.
d) V, F, F, V.

7. De acordo com a Resolução COFEN nº 424/2012, que normatiza as atribuições dos profissionais de Enfermagem em Centro de Material e Esterilização (CME) e em empresas processadoras de produto, leias as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. Cabe ao Enfermeiro coordenador, chefe ou responsável por CME:

I. Utilizar indicadores de controle de qualidade do processamento de produtos para saúde, exceto propor indicadores que é uma atividade exclusiva da direção da instituição.
II. Planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar todas as etapas relacionadas ao processamento de produtos para saúde, recepção, limpeza, secagem, avaliação da integridade e da funcionalidade, preparo, desinfecção ou esterilização, armazenamento e distribuição para as unidades consumidoras.
III. Avaliar a qualidade dos produtos fornecidos por empresa processadora terceirizada.
IV. Participar do dimensionamento e da definição da qualificação necessária a os profissionais para atuação no CME.

a) As frases II, III e IV estão corretas.
b) As frases I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas as frases II e IV estão corretas.
d) Apenas as frase III está incorreta.

8. Considerando os processos da Desinfecção Química dos produtos para saúde, assinale a alternativa correta.

a) A desinfecção química deve ser realizada apenas para artigos não críticos e pode ser realizada no Centro de Material Esterilizado (CME) ou no próprio setor de internação.
b) Não é permitida a realização de desinfecção química no CME do serviço de saúde, sendo apenas realizada na empresa processadora terceirizada.
c) O CME deve realizar a monitorização dos parâmetros indicadores de efetividade dos desinfetantes para artigo crítico, como concentração, pH ou outros, no mínimo 1 vez por semana.
d) O CME que realiza desinfecção química deve dispor de uma sala exclusiva. Caso o serviço realize desinfecção ou esterilização química líquida automatizada, deve também dispor de área e condições técnicas necessárias para instalação do equipamento.

9. Em relação ao preparo e embalagem de produtos para saúde, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. Não é permitido o uso de embalagens de papel kraft, assim como as embalagens tipo envelope de plástico transparente não destinadas ao uso em equipamentos de esterilização.
II. É permitido o uso de caixas metálicas sem furos para esterilização de produtos para saúde.
III. Não é permitido o uso de embalagem de tecido de algodão.
IV. É obrigatória a identificação nas embalagens dos produtos para saúde submetidos à esterilização por meio de rótulos ou etiquetas.

a) As frases I, III e IV estão corretas.
b) Apenas as frases I e IV estão corretas.
c) Apenas as frases II e III estão corretas.
d) As frases I, II, III e IV estão corretas.

10. O papel grau cirúrgico e as caixas metálicas perfuradas são embalagens compatíveis com os métodos de esterilização

a) Vapor sob pressão e óxido de etileno.
b) Calor seco e plasma de peróxido de hidrogênio.
c) Radiação ionizante e calor seco.
d) Plasma de peróxido de hidrogênio e glutaraldeído.

GABARITO
1. B
2. A
3. C
4. A
5. B
6. D
7. A
8. D
9. B
10. A

11 comentários: