sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Vacinas - Imunização [1].


1. A vacina HPV (vírus do papiloma humano) ou vacina quadrivalente (6, 11, 16, 18) está indicada para meninos e meninas de 9 a 26 anos, em três doses. “A segunda dose deve ser feita ______ meses após a primeira, e a terceira dose _______________ após a ______________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

a) 6 / 5 anos / primeira
b) 6 / 5 anos / segunda
c) 2 / 6 meses /segunda
d) 2 / 6 meses / primeira
e) 3 / 6 meses / primeira

2. As vacinas requerem cuidados especiais: temperatura adequada para sua conservação, precauções para não ocorrer contaminação e conhecimentos para sua administração. A temperatura para sua conservação é, em média, +2° a +8°C. Diante dessas informações, assinale a alternativa correta sobre o acondicionamento de vacinas.

a) Na primeira prateleira os soros; na segunda, as vacinas contra vírus; e, na terceira, as vacinas contra bactérias e toxinas.
b) Na primeira prateleira os soros; na segunda, as vacinas contra bactérias e toxinas; e, na terceira, as vacinas contra vírus.
c) Na primeira prateleira as vacinas contra bactérias e toxinas; na segunda, as vacinas contra vírus; e, na terceira, os soros.
d) Na primeira prateleira as vacinas contra vírus; na segunda, as vacinas contra bactérias e toxinas; e, na terceira, os soros.
e) Na primeira prateleira as vacinas contra vírus; na segunda, os soros; e, na terceira, as vacinas contra bactérias e toxinas.

3. Na primeira prateleira da geladeira de vacinas devem ser armazenados os imunobiológicos que _______ ser submetidos à temperatura negativa. As vacinas contra ________ e __________ são exemplos de imunobiológicos que devem ser armazenados na primeira prateleira. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

a) Não podem / Pneumococo / Vacina oral da poliomielite.
b) Não podem / BCG / Febre Amarela.
c) Podem / Dupla Adulto / Hepatite B.
d) Podem / Febre Amarela / SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

4. A vacina BCG (Bacilo Calmette – Guérim) é usada na prevenção contra tuberculose, e está recomendada no calendário básico da criança da rede do Sistema Único de Saúde - SUS.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) Uma dose de vacina BCG deve ser repetida na ausência de cicatriz em crianças menores de 5 (cinco) anos.
b) Os contatos de portadores intradomiciliares de hanseníase maiores de 1 (um) ano necessitam de uma segunda dose de BCG.
c) Pode-se administrar a terceira dose de BCG em pessoas em contato intradomiciliar com portadores de hanseníase, porém, somente quando não apresentar cicatriz.
d) A vacina é contraindicada para crianças portadoras de HIV no nascimento.
e) Podem ser vacinados com BCG os menores de 36 semanas.

5. Segundo o calendário nacional de vacinação, uma criança deve receber a vacina pneumocócica 10-valente (conjugada) com a idade de:

a) 3 e 5 meses e mais uma dose de reforço aos 15 meses.
b) 2, 4 e 6 meses e mais uma dose de reforço aos 12 meses.
c) 2, 4 e 15 meses.
d) 3 e 7 meses apenas.

6. Em se tratando de vacinas, sabemos que um frasco de vacina apo aberto possui um prazo de validade, de cordo com o Ministério da Saúde, a vacina SCR, após sua abertura pode ser utilizada:

a) Até 15 dias.
b) Até 8 dias.
c) Por 6 horas.
d) Por 8 horas.

7. A vacina Pentavalente imuniza o paciente contra:

a) Vacina de tétano, poliomielite, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite B.
b) Vacina de tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite B.
c) Vacina de tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite A.
d) Vacina de tétano, poliomielite, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite A.

8. Em relação ao Manual da rede frio do Ministério da Saúde, Assinale a alternativa Incorreta baseado nos cuidados que se deve ter com a geladeira de uma sala de vacina.
a) Fazer a leitura da temperatura, diariamente, no início da jornada de trabalho e no final do dia e anotar no formulário de controle diário de temperatura.
b) Usar tomada exclusiva para cada geladeira, se houver mais de uma.
c) Fazer o degelo a cada 30 dias ou quando a camada de gelo for superior a 5 cm.
d) Não armazenar absolutamente nada na porta.

9. O termômetro analógico de cabo extensor é utilizado para verificar a temperatura do momento principalmente nas caixas térmicas. Assinale a alternativa correta em relação a este termômetro.

a) Colocar o sensor ou bulbo do termômetro de cabo extensor entre os imunobiológicos que estão na caixa térmica, fechar com o cabo extensor passando entre a tampa e a borda da mesma deixando o visor do lado externo, em cima da caixa térmica.
b) Aguardar seis horas para fazer a leitura da temperatura.
c) Colocar o sensor ou bulbo do termômetro de cabo extensor entre os imunobiológicos que estão na caixa térmica, fechar com o cabo extensor passando por orifício feito na tampa deixando o visor do lado externo, em cima da caixa térmica.
d) Colocar o sensor ou bulbo do termômetro de cabo extensor entre os imunobiológicos que estão na caixa térmica, fechar com o cabo extensor passando por cima da tampa deixando o visor do lado externo, em cima da caixa térmica.

10. É sabido que no final do turno de uma sala de vacina existem procedimentos que devem ser feitos com os imunobiológicos. Assinale a alternativa incorreta. 

a) Desprezar as sobras das vacinas BCG-ID.
b) Desprezar as sobras das vacinas contra o sarampo, dupla viral.
c) Retornar à geladeira aquelas que podem ser utilizadas no dia seguinte: DTP, dT.
d) Retornar á geladeira aquelas que podem ser utilizadas no dia seguinte: tríplice virale contra a rubéola.


GABARITO
1. A
2. D
3. D
4. A
5. B
6. D
7. B
8. C
9. A
10. D

3 comentários:

  1. O gabarito correto da 1° pergunta é a letra "D".

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não se tem 3° dose da vacina HPV, a questão seria antiga! Hoje sabemos que esta é feita a 2° dose após 6 meses da primeira dose, com esquema de 0 e 6 meses, para meninas de 9 a 13 anos de idade.

    ResponderExcluir
  3. A questão 4 também está equivocada, porque os contactantes intradomiciliares com mais de 1 ano, devem ser vacinados com uma segunda dose da vacina BCG mesmo que esse já apresente uma dose, contudo não se administra BCG quando o contato for menor que 1 ano ou quando já houver a segunda dose da BCG administrada.
    Tem duas respostas corretas, a A e a B, a A no manual eles colocam a criança até 6 meses de idade que não apresente cicatriz vacinal, devem ser revacinadas, após isso não se deve vacinar mais, e ela é indicada para crianças até 4 anos 11 meses e 29 dias.

    ResponderExcluir