segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Bioética [5].


1. São deveres e obrigações do profissional de enfermagem em relação à segurança e saúde ocupacional do trabalhador, EXCETO:

a) Promover um ambiente de trabalho seguro.
b) Ter ênfase de trabalho na atenção básica de saúde.
c) Garantir a disponibilização das competências requeridas.
d) Acompanhar a implementação de medidas preventivas de riscos eficientes.

2. O Técnico em enfermagem, no uso de suas atribuições, preparou e administrou medicamentos sem conhecer a ação das drogas e sem certificar-se da possibilidade dos riscos. Estas ações caracterizam-se como

a) imprudência.
b) imperícia.
c) negligência.
d) deslize.
e) erro.

3. Durante uma palestra, o enfermeiro esclareceu sobre os procedimentos na doação de órgãos para transplante. Conforme a legislação vigente, em caso de morte encefálica, a autorização de doação deve ser

a) expressa pelo doador com o registro de doação na carteira de identidade e
no cadastro da pessoa física.
b) manifestada anteriormente à morte do doador, por meio de liberação do
médico da família.
c) realizada pelo doador em vida, por meio de procuração ao cônjuge ou ao
médico, registrada em cartório.
d) feita pela família e expressada pelo doador verbalmente ou por escrito
anteriormente à sua morte.
e) expressa pela família e pelo doador, com o registro de doação na carteira
nacional de habilitação do doador.

4. Um Técnico de Enfermagem divulga informação inverídica sobre assunto de sua área profissional. Com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução COFEN nº 311/2007), são penalidades previstas para essa infração

a) advertência verbal, advertência escrita e multa.
b) advertência verbal, censura e suspensão do exercício profissional.
c) advertência verbal, multa e censura.
d) censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao
exercício profissional.
e) multa, censura e suspensão do exercício profissional.

5. Ser omisso com qualquer forma de violência é considerado, pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, um comportamento

a) de direito.
b) permitido nos casos de violência verbal e permitido nos casos de violência
física.
c) proibido nos casos de violência verbal e permitido nos casos de violência
física.
d) de direito profissional para instauração do procedimento de desagravo
público.
e) proibido.

6. O trabalhador adolescente de 17 anos pediu orientações de saúde, e confidenciou ao enfermeiro acerca do diagnóstico recentemente informado como sendo portador do HIV, provavelmente decorrente de drogadição. Nesta situação, segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, quanto às responsabilidades e deveres no sigilo profissional, o enfermeiro deve saber
que

a) é necessário manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto em casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
b) permanece o dever de manter o segredo, mesmo quando o fato seja de conhecimento público, e só poderá ser revelado em caso de falecimento da pessoa envolvida no fato.
c) em atividade multiprofissional, o fato sigiloso não poderá ser revelado, mesmo quando necessário à prestação da assistência.
d) o profissional de Enfermagem quando intimado como testemunha, ao comparecer perante a autoridade judicial, continuará impedido de revelar o segredo.
e) o segredo profissional referente ao adolescente pode ser revelado quando solicitado pelos pais ou familiares, ainda que o adolescente tenha capacidade de discernimento.

7. Um cliente informa que faz uso da auto-hemoterapia como recurso terapêutico e solicita a sua aplicação pelo profissional de Enfermagem. Considerando-se a Resolução COFEN nº 346/2009, essa prática é
a) permitida ao técnico de Enfermagem após autorização da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
b) permitida, considerando-se a autorização pela Nota Técnica da ANVISA nº 01 de 13/04/2007.
c) permitida aos profissionais de Enfermagem, quando realizada sob supervisão do enfermeiro especialista em terapias complementares.
d) permitida ao enfermeiro especialista em terapias complementares e proibida aos demais profissionais.
e) proibida aos profissionais de Enfermagem.

8. Em determinada unidade hospitalar em que se encontravam de plantão no turno matutino três técnicos em enfermagem, dois auxiliares de enfermagem do sexo masculino, um agente administrativo de plantão, um médico clínico geral e dois residentes (enfermagem e médico), o enfermeiro de plantão comunicou que iria se atrasar por duas horas.

Considerando essa situação, assinale a opção correta quanto ao exercício profissional da equipe de enfermagem.

a) O técnico em enfermagem poderia delegar aos auxiliares de enfermagem o transporte de uma paciente com dependência total de cuidados de enfermagem que estivesse recebendo drogas vasoativas por bomba de infusão em maca, desde que dois auxiliares de transporte do serviço pudessem estar presentes.
b) O técnico em enfermagem poderia preparar o paciente para consultas e exames, realizando o preenchimento da ficha de atendimento, a verificação de sinais vitais, o peso e altura, bem como comunicar alterações e aspectos significativos do cuidado aos médicos ou enfermeiros responsáveis pelo serviço.
c) A equipe de enfermagem não poderia executar ações ou contribuir com a equipe multiprofissional na ausência da supervisão do enfermeiro de plantão da unidade.
d) O auxiliar de enfermagem estaria autorizado a administrar quimioterapia a pedido do residente médico em decorrência do atraso do enfermeiro de plantão.
e) Por comunicação telefônica, o enfermeiro de plantão deveria autorizar um dos técnicos em enfermagem a orientar e colher amostras para colpocitologia oncótica pelo método de Papanicolaou, caso as pacientes agendadas para o turno matutino para esse exame reclamassem quanto ao atraso do atendimento.

9. Considerando os fundamentos e preceitos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, assinale a opção correta.

a) As situações que causem danos patrimoniais ou financeiros são consideradas gravíssimas, devendo aplicar-se ao funcionário que as cometer a pena máxima, que consiste na multa.
b) Na assistência direta ao paciente, é pouco provável que haja crimes de contravenção penal que possam infringir postulados éticos e legais, pois a equipe de enfermagem dificilmente tem acesso irrestrito a recursos materiais do serviços público que possam ser suprimidos.
c) Se houver indícios de que a equipe de enfermagem está insatisfeita, o código permite a suspensão plena de penas ao técnico ou enfermeiro de plantão que tenha recebido rotineiramente gorjetas por familiares que desejem uma atenção preferencial desse perfil profissional.
d) O segredo profissional poderá justificar a recusa do comparecimento do profissional de enfermagem para testemunhar quando requerido pela autoridade.
e) Praticar ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato que infrinja postulados éticos e legais é uma proibição expressa pelo código de ética.

10. O Código de Ética dos profissionais de enfermagem vigente, estabelece, no capítulo I, os direitos, proibições, deveres e responsabilidades quanto às relações profissionais:

I. proibição: obter desagravo público por ofensa que atinja a profissão, por meio do Conselho Regional de Enfermagem.
II. responsabilidade e dever: comunicar ao COREN e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
III. direito: exercer a enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I, apenas.
d) II, apenas.
e) III, apenas.


11. Um dos princípios fundamentais estabelecido no Código de Ética dos profissionais de Enfermagem vigente, entre outros, refere que o profissional de Enfermagem

a) participa, como integrante da equipe de saúde, da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais.
b) atua na promoção, prevenção e recuperação da saúde, estando vedada a atuação na reabilitação da saúde.
c) compromete-se com a saúde e a qualidade de vida da pessoa e família, estando vedada a atuação na saúde da coletividade.
d) defende a hierarquização e a centralização político-administrativa dos serviços de saúde.
e) atua em ações que garantam a participação da comunidade na atenção primária, estando vedada essa participação na atenção secundária e terciária.

12. Observadas as disposições da Lei n.° 7.498/1986, regulamentada pelo Decreto n.° 94.406/1987, incumbe privativamente ao enfermeiro a

a) assistência obstétrica em situação de emergência e execução do parto com distocia.
b) prescrição de vacinas e medicamentos.
c) solicitação de exames diagnósticos para o controle das doenças transmissíveis.
d) realização de episiotomia com aplicação de anestesia epidural.
e) prescrição da assistência de Enfermagem.

13. Compareceu ao estabelecimento de saúde uma gestante solicitando informações sobre a possibilidade de realizar um abortamento, porque recentemente apresentou rubéola e teme que o desenvolvimento fetal foi prejudicado.” Na discussão desse caso hipotético, o docente apresenta aos alunos algumas ponderações sobre o tema. Para resolução do caso, com base no Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, o abortamento

a) é eticamente aceito por ser considerado terapêutico.
b) possui respaldo no Código de Ética dos profissionais de Enfermagem por apresentar risco de vida à gestante.
c) é eticamente aceito por ser considerado eugênico.
d) não possui respaldo no Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
e) é aceito, com algumas restrições, no Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.

14. O técnico de enfermagem administrou a medicação ao cliente e, em seguida, solicitou a outro técnico para checar esse procedimento na prescrição médica. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem esse ato pode ser considerado

a) um dever, porque todos os membros da enfermagem trabalham em prol do cliente e, por isso, cada um tem por obrigação colaborar com os colegas.
b) uma proibição, porque é vedado ao profissional de enfermagem assinar ações que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional.
c) uma responsabilidade, porque os profissionais de enfermagem são responsáveis pelos cuidados prestados ao cliente.
d) um trabalho em equipe, porque a contribuição de cada profissional de enfermagem na execução das tarefas propicia uma assistência ao cliente livre de danos.
e) uma colaboração, porque enquanto um profissional de enfermagem executa o procedimento, o colega finaliza com a anotação.

15. Em sigilo, um trabalhador relata, ao auxiliar de enfermagem, que é homossexual. Mediante esta informação, a conduta ética sobre sigilo profissional, conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, permite ao auxiliar

a) relatar ao médico para acrescentar as informações no prontuário do trabalhador.
b) aproveitar a amostra de sangue coletado e solicitar o teste ELISA.
c) declarar o impedimento de revelar o segredo diante de autoridade, quando intimado como testemunha se for o caso.
d) contar ao familiar para que a informação possa ser de conhecimento de todos.
e) compartilhar a informação com o enfermeiro, porque necessita dividir essa responsabilidade.

16. Conforme o capítulo I do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, sobre as responsabilidades e deveres nas relações profissionais, analise:

I. Fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica.
II. Ter conhecimento acerca do ensino e da pesquisa a serem desenvolvidos com as pessoas sob a sua responsabilidade profissional ou em seu local de trabalho.
III. Comunicar ao COREN, e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
IV. Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.

É correto o que consta em

a) I e II, apenas.
b) I, II, III e IV.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I e III, apenas.

17. A quebra do sigilo profissional prevista no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem pode ocorrer quando o enfermeiro

a) for questionado pela chefia imediata para prestar esclarecimento aos familiares.
b) franquear as informações na realização de atividades de pesquisa.
c) relatar sobre casos ou fatos ocorridos em instituições públicas prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde.
d) for citado em casos previstos em lei, ordem judicial ou com consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
e) publicar trabalho com elementos que identifiquem o sujeito participante do estudo sem sua autorização.

18. O artigo 121 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem determina que “As infrações serão consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso”. São consideradas infrações:

I. leves: as que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade, ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições;
II. graves: as que provoquem perigo de vida, debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa ou as que causem danos patrimoniais ou financeiros;
III. gravíssimas: as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou ainda dano moral irremediável em qualquer pessoa.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) III, apenas.
d) II, apenas.
e) I, apenas.

19. Conforme o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, registrar no prontuário, e em outros documentos próprios da enfermagem, informações referentes ao processo de cuidar da pessoa corresponde

a) aos princípios.
b) aos direitos.
c) às responsabilidades.
d) aos deveres.
e) às obrigações.

20. De acordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, sobre as relações com a pessoa, família e coletividade, é direito do profissional

a) cumprir, no prazo estabelecido, as determinações e convenções do Conselho Federal e Conselho Regional de Enfermagem.
b) proteger a pessoa, família e coletividade contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde.
c) interromper a pesquisa na presença de qualquer perigo à vida e à integridade da pessoa.
d) recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.
e) divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados.

21. Um paciente idoso está internado na UTI há mais de 30 dias. Está entubado, em ventilação mecânica invasiva e dependente de drogas e sedação. Não há perspectivas de sobrevida. De acordo com esse caso hipotético, o procedimento assegurado no Brasil, por meio do Conselho Federal de Medicina, que orienta a suspensão de medicação para esse paciente, é a

a) eutanásia.
b) distanásia.
c) mistanásia.
d) ortotanásia.
e) eutanásia positiva.

22. Um dos enfoques éticos que deve nortear a conduta dos profissionais de enfermagem é em relação

a) à dependência direta do estilo de vida pessoal na vida profissional.
b) ao grau de responsabilidade do profissional diante do cliente e da comunidade.
c) à dependência direta do ser profissional com a vivência da pessoa.
d) ao significado prioritário das técnicas empíricas nas ações de enfermagem.
e) à prioridade do sentimento da compaixão e da não-maleficência nas ações de enfermagem.

23. Princípio ético onde está garantida a capacidade de fazer uma escolha livre de coação externa:

a) Confidencialidade.
b) Beneficência.
c) Autonomia.
d) Fidelidade.
e) Justiça.

24. De acordo com o Código de Ética do Profissional de Enfermagem, a ação que NÃO é permitida ao profissional é

a) recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal.
b) associar-se, exercer cargos e participar de entidades de classe e órgãos de fiscalização do exercício profissional.
c) participar de movimentos de reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração.
d) realizar e participar de atividades de ensino e pesquisa, respeitadas as normas ético-legais.
e) administrar medicamentos sem conhecer a ação da droga e sem certificar-se da possibilidade de riscos.

25. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais da Enfermagem, é proibido:

a) Provocar, cooperar, ser conivente ou omisso em casos de violência contra o meio ambiente.
b) Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente, exceto em caso de desejo expresso do cliente.
c) Negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.
d) Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, exceto por ordem do cônjuge.
e) Não cooperar em prática destinada a interromper a gestação.

26. O Código de Ética de Enfermagem orienta as condutas dos profissionais no exercício da profissão. ao profissional que age de maneira a expor sua clientela a riscos desnecessários ou sequer se esforça para minimizá-los praticou que tipo de infração?

a) imprudência
b) infração
c) omissão
d) negligência
e) desatenção

27. Ao prestar assistência de Enfermagem a um politraumatizado inconsciente na Unidade de Emergência, o Código de ética permite a execução das ações de enfermagem sem consentimento do cliente ou seu representante legal. É uma exceção aceita para os casos de emergência ,pois esta fundamentada no:

a) Consentimento tácito ou implícito.
b) Principio ético da prevaricação.
c) Consentimento esclarecido e renovado.
d) Principio da beneficência.
e) Postulado bioético de demanda.

28. Apesar de desconhecer os cuidados específicos com o pé diabético, o técnico de enfermagem realizou um tratamento na ferida infectada de um cliente diabético. Esta execução, de procedimento sem o adequado conhecimento técnico-científico, expõe o cliente a danos decorrentes de

a) dolo.
b) circunspeção
c) indisciplina.
d) imperícia.
e) culpa.

29. Garantir a continuidade da Assistência de Enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.” no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está relacionado a ______.

a) Responsabilidades e Deveres
b) Proibições
c) Direitos
d) Penalidades
e) Sigilo Profissional

30. Atualmente a evolução na área de saúde tem sido muito rápida exigindo dos profissionais não somente conhecimento técnico-científico, mas também uma postura ética, conhecimento sobre direitos humanos, autonomia e liberdade de escolha. Num cenário, o enfermeiro desempenha um papel educativo fundamental que é o de assegurar que o cliente tenha seus direitos preservados nas organizações de saúde.

Assinale a alternativa que contempla CORRETAMENTE um princípio ético fundamental:
a) Tomada de decisão.
b) Programas educativos.
c) Não maleficência.
d) Promoção do cuidado.
e) Aconselhamento.

GABARITO
1. B
2. B
3. D
4. E
5. E
6. A
7. E
8. B
9. E
10. B
11. A
12. E
13. D
14. B
15. C
16. E
17. D
18. A
19. B
20. D
21. D
22. B
23. C
24. E
25. C
26. A
27. D
28. D
29. A
30. C

3 comentários:

  1. DR ORGA OSE
    E-mail: E-mail: mrownny@gmail.com

    POR FAVOR, perdoem-me, eu só tenho de partilhar esta MEU TESTEMUNHO vida aqui na How I Got A cura para o HIV ... eu fui diagnosticado de HIV até que ouvi de um médico tradicional, com grande quantidade de testemunhos e pós de pessoas que fazem referência ao Doutor ORGA OSE sobre a forma como ele usou a medicina herbal espiritual chamada GBAKWALA para curá-los de suas doenças. Alguns de HIV (com uma contagem de células CD4 muito baixas), hepatite, o vírus herpes simplex, diabética, câncer, asma que incluem, Hex remoção, espiritual, Feitiço, Wicca Witchcraft, Voodoo Spells, Voodoo Dolls, Talismã, Feitiços de amor, encantos afortunados , boa sorte, Wicca feitiços, Voodoo Dolls, feitiços de amor poderosos, Break up período, períodos Magic Love, Sangoma, a medicina tradicional, feitiços de amor, que o trabalho, feitiços de amor gay, Magic Spells, real magias, Brea-se feitiços, The Spell para derrotar o seu rival, Fertilidade Feitiço s, feitiços divórcio, feitiços casamento, nos unem, mudar a mente de seu amante Feitiço, Quebra-se soletrar, Perda ortográfica Peso, Sorte Magias, Get Your Perdeu amante Em 2 dias, Native Healer e muitos mais .. ., Este é um Healer Herbalist tradicional para o mundo. Email: mrownny@gmail.com para mais informações.

    Embora eu não acreditava em ervas nativas eu decidi dar-lhe um julgamento por isso, tomei seu contato de um amigo e enviar um e-mail enviado mensagens para ele, com a resposta que ele deu,Ele prometeu preparar um medicamento para mim que irá liberar o vírus longe do meu sistema totalmente e não foi até uma semana depois que eu coloquei uma ordem, eu tenho o remédio e ele me instruiu a tomar o remédio por duas semanas (de manhã e à noite), após o que, eu deveria voltar ao hospital para um novo teste. Eu segui as instruções dele e eu fui para o teste na semana seguinte depois que eu tinha acabamento tomado o medicamento GBAKWALA, é muito surpreendente i deram negativo. Por favor enviar e-mail: (mrownny@gmail.com) eu não posso agradecer ao Dr. Orga o suficiente, então eu decidi promover a ele, porque ele me curado da minha doença, não há nenhuma doença que ele não pode curar.

    Contactá-lo via e-mail: mrownny@gmail.com
    Sra Venisa Thomas

    ResponderExcluir
  2. Adorei as questões! Ótimas!
    Na questão 19, a resposta não seria responsabilidades e deveres?

    Art. 25 – Registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar.
    http://se.corens.portalcofen.gov.br/codigo-de-etica-resolucao-cofen-3112007

    ResponderExcluir
  3. Tb gostei muito das questões e a resposta da questão 19 não seria deveres

    ResponderExcluir