quinta-feira, 31 de julho de 2014

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Semiologia e Semiotécnica [1].



1. A respeito do procedimento para verificação da Pressão Arterial - (PA) julgue os itens que se seguem e marque a alternativa CORRETA.

a) A posição recomendada para a medida da pressão arterial PA é a deitada.b) Pacientes com insuficiência renal devem ser orientados a ingerir água e aguardar a bexiga ficar cheia, e somente após deve-se verificar a PA.
c) Para verificação da PA deve ser utilizado manguito de tamanho adequado ao braço do paciente, posicioná-lo cerca de 2 a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria radial.
d) Palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento é um procedimento para a estimativa do nível da pressão sistólica; após deve-se desinflar rapidamente, aguardar um minuto antes de inflar para aferir a PA. Este procedimento é necessário para estimar a pressão que deve ser exercida pelo manguito na verificação da PA.
e) Em um paciente adulto que tenha a circunferência do braço de 45 a 52 cm, deverá ser utilizado para verificação da PA um manguito com 12 cm de largura e 22 cm de comprimento.

2. A cobertura microambiental utilizada como curativo secundário para uma ferida infectada, infiltrada e de formato irregular, derivada de glicídio de cadeia longa e obtido a partir de algas, e que possui a capacidade de absorver grande quantidade de secreção denomina-se

a) película semipermeável.
b) gaze de algodão.
c) acetato de mafenida.
d) alginato.
e) hidrocoloide.

3. 

A partir da situação apresentada, assinale a opção correta a respeito da máscara de Venturi.

a) O uso da máscara possibilita que uma concentração constante de oxigênio seja inspirada, independentemente da profundidade ou da frequência da respiração, devendo-se observar se o fluxo de oxigênio está adequado ao tubo conector (válvula).
b) A velocidade de fluxo de 50% indica um fornecimento elevado de oxigênio, o que exige umidificação do sistema.
c) A máscara de Venturi possui uma bolsa-reservatório que deve permanecer inflada durante a inspiração e a expiração, para controle do fluxo de oxigênio.
d) Por ser um sistema de administração de baixo fluxo, a máscara deve ser mantida com boa vedação e adaptada à face do paciente, para garantir a oxigenação prescrita.
e) Como a máscara permite a entrada de oxigênio sob demanda, o que interrompe o fluxo de oxigênio durante a expiração, deve-se estar atento a qualquer esforço respiratório do paciente.

4. Considere o seguinte diagnóstico de enfermagem: “Desobstrução ineficaz de vias aéreas superiores, relacionada à presença de via aérea artificial, muco excessivo, cianose, inquietação e olhos arregalados”. Com base nessas informações, assinale a opção em que se apresenta uma intervenção de enfermagem correta para paciente com o referido diagnóstico.

a) Administrar medicamentos prescritos, como broncodilatadores, para promover a desobstrução das vias aéreas e favorecer a troca de gases.
b) Prevenir extubação espontânea.
c) Observar as tendências e as flutuações da pressão arterial.
d) Monitorar a fadiga muscular respiratória.
e) Aspirar a orofaringe após finalizar a aspiração da traqueia e interromper a aspiração traqueal, oferecendo oxigênio suplementar.

5. Para aferição da pressão arterial, o paciente deve estar

a) em posição de decúbito dorsal, com as pernas descruzadas, os pés justapostos e os braços estendidos junto ao tronco.
b) sentado, com pernas estendidas, o dorso recostado na cadeira e relaxado, com o braço abaixo da altura do coração.
c) sentado, com as pernas descruzadas, os pés apoiados no chão, o dorso recostado na cadeira e relaxado.
d) em qualquer posição, desde que livre de roupas nos membros superiores.
e) sentado e relaxado, não importando a posição das pernas.

6. A propósito da sistematização da assistência de enfermagem e da execução do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados, assinale a opção correta.

a) Durante a realização do processo de enfermagem, cabe ao técnico de enfermagem assistir o enfermeiro em planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem.
b) O processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem, mas não a documentação da prática profissional.
c) A execução do processo de enfermagem, que é privativa do enfermeiro, inclui a realização de ações ou intervenções determinadas na etapa de planejamento de enfermagem.
d) Em conformidade com a legislação vigente, o técnico de enfermagem e o auxiliar de enfermagem devem participar da execução do processo de enfermagem naquilo que lhes couber, independentemente da supervisão do enfermeiro.
e) O diagnóstico de enfermagem, que pode ser estabelecido por todos os membros da equipe multidisciplinar, é um processo de interpretação e agrupamento dos dados que culminam com a tomada de decisão em um dado momento do processo saúde e doença.

7. Considerando a sondagem nasogástrica, cabe ao profissional de enfermagem:

a) Observar a localização da sonda antes de administrar líquidos.
b) Posicionar o paciente em decúbito lateral direito para migração da sonda do estômago para o duodeno.
c) Observar o débito da sonda quanto ao aspecto, volume e cor, uma vez que é uma sonda com finalidade exclusiva para drenagem de secreções do trato gastrointestinal.
d) Manter decúbito dorsal do paciente, quando administrar a dieta.

8. Em relação aos sinais vitais, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde à resposta correta:

I- Os sinais vitais são variáveis que evidenciam alterações do comportamento do organismo, e estão intimamente associados aos distúrbios dos sistemas circulatório, respiratório, neurológico e renal.
II- O coração de um indivíduo normal contrai na frequência de 60 a 100 vezes por minuto, sendo o pulso chamado de eucárdico.
III- A temperatura é regulada por termorreceptores no hipotálamo, sendo considerada como normal a temperatura corporal de 35° a 37,5°C.

a) Apenas a frase I está correta.
b) As frases I,II e III estão corretas.
c) As frases I e II estão corretas.
d) Apenas a frase III está correta.

9. Uma mulher, com 80 anos, encontra-se emagrecida e acamada. Durante o exame físico, o enfermeiro verificou a presença de uma lesão em região sacral compatível com uma úlcera de pressão em Estágio I. Considerando o tipo de lesão e as coberturas de curativos disponíveis no mercado, a prescrição de enfermagem para essa paciente poderia ser com:

a) Carvão ativado.
b) Clorexidina alcoólica.
c) Colagenase.
d) Ácidos graxos essenciais.

10. Em relação à coleta de sangue de doador, assinale a alternativa incorreta:
a) A aférese é um procedimento que consiste na retirada do sangue total do indivíduo, por máquina, permitindo a separação dos componentes sanguíneos por meio de centrifugação ou filtração em várias bolsas. Neste processo não há devolução de qualquer componente do sangue ao doador.
b) Podem doar sangue as pessoas saudáveis, com peso acima de 50 kg, que tenham idade entre 18 e 67 anos 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação. O candidato, a fim de possibilitar uma maior garantia de sua identificação, deve se apresentar ao serviço de hemoterapia com um documento que contenha sua foto.
c) A triagem clínica é realizada com o intuito de selecionar, dentre os candidatos apresentados, somente aqueles que preencherem os critérios desejáveis para um doador de sangue. Nessa fase, devem ser verificados, dentre outros, os dados de Peso;Pressão arterial (PA); Temperatura; Dosagem de Hemoglobina (Hb) ou do Hematócrito (Ht).
d) O sangue total deve ser coletado em uma bolsa descartável, estéril e múltipla (a tripla é a mais comumente utilizada em nosso meio), para permitir o posterior processamento, isto é, a separação do sangue total coletado em vários hemocomponentes.

GABARITO
1. D
2. D
3. A
4. E
5. C
6. A
7. A
8. D
9. D
10. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário