sexta-feira, 18 de julho de 2014

• QUESTÕES (COM GABARITO) • Fisiologia do Sistema Digestório.




1. Observe a figura.
Com relação à figura, assinale a afirmativa incorreta:

a) Em 2, ocorre o armazenamento da bile, que contém os sais biliares que serão utilizados para a emulsificação de gorduras no intestino delgado.
b) Em 3, ocorre parte da digestão de proteínas pela ação da pepsina, enzima ativada pelo pH ácido.
c) Em 5, ocorre grande parte da absorção de água e eletrólitos e vivem bactérias importantes que produzem vitamina K, biotina e ácido fólico.
d) Em 4, são produzidas as enzimas tripsinogênio, quimotripsinogênio, amilase pancreática, lipase, sacarase, lactase e maltase.  

2. No nosso organismo, a falta de bile no duodeno dificulta a digestão, principalmente de:

a) gorduras.
b) amido.
c) proteínas.
d) vitaminas.
e) açúcares.  

3. O esquema representa o sistema digestório humano e os números indicam alguns dos seus componentes.
O local onde se inicia a digestão enzimática das gorduras que ingerimos como alimento está identificado pelo número:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

4. "Quando os alimentos passam para o esôfago, uma espécie de tampa de cartilagem fecha a traqueia. Com a idade, a perda progressiva do tônus muscular leva a um fechamento menos perfeito, aumentando o risco da entrada de alimentos líquidos ou sólidos na traqueia".
Em relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta o nome correto dessa tampa protetora do tubo respiratório, e a condição que justifica sua existência.

a) Glote, em função de a boca ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
 b) Proglote, em função de o esôfago ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
c) Epiglote, em função de a faringe ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
d) Glote, em função de a faringe ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
e) Epiglote, em função de a boca ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.

5. Quando se come um cozido, as batatas e a carne começam a ser digeridas, respectivamente:
a) No estômago e na boca.
b) Na boca e no estômago.
c) Na boca e no duodeno.
d) No estômago e no duodeno.
e) no duodeno e no estômago.

6. O alimento quando ingerido passa por uma série de estruturas que tem a função de transformar as macromoléculas em micromoléculas a fim de serem absorvidas e utilizadas pelas células, sendo assim assinale a alternativa correta em relação ao sistema digestório:

a) O alimento passa por três processos, o de ingestão, digestão e absorção, sendo que este último processo ocorre exclusivamente no intestino grosso.
b) A boca que faz a ingestão do alimento apresenta uma importante ação na digestão dos lipídios, através da ação da saliva.
c) O esôfago é um tubo localizado posteriormente a traqueia e conduz o alimento até o estômago é constituído exclusivamente de músculo estriado esquelético e, apresenta peristaltismo.
d) O duodeno é a primeira porção do intestino delgado e é nesta estrutura que acontece a maior parte da digestão.
e) No estômago observam-se dois esfíncteres que atuam na entrada e saída do alimento deste órgão, sendo o piloro o esfíncter entre o esôfago e o estômago e a cárdia presente entre o estômago e o duodeno.

7. Além de sua função digestiva, o pâncreas atua ativamente na coordenação hormonal, já que é também uma glândula endócrina. Assinale a opção que apresenta respectivamente os papéis digestivo e de coordenação.

a) Emulsão de gorduras e liberação de aldosterona.
b) Liberação de pepsina e produção de gastrina.
c) Acidificação do quimo e liberação de tripsina.
d) Desaminação de aminoácidos e produção de insulina.
e) Desdobramento do amido e produção de glucagon.

8. Enzimas que atuam em pH alcalino sobre gorduras, em pH neutro sobre carboidratos e em pH ácido sobre proteínas podem ser encontradas, respectivamente:

a) no pâncreas, na boca e no estômago.
b) no pâncreas, na vesícula biliar e no estômago.
c) na vesícula biliar, na boca e no duodeno.
d) na boca, no pâncreas e no estômago.
e) no pâncreas, na boca e no duodeno.

9. Após uma cirurgia de emergência, devido à presença de grande quantidade de cálculos biliares, uma pessoa teve retirada a sua vesícula biliar. Portanto, pode-se esperar que

a) a bile passará a ser lançada diretamente na corrente sanguínea.
b) a secreção da bile será feita de forma contínua, não se restringindo aos períodos de digestão.
c) não haverá mais produção da bile.
d) o emulsionamento das gorduras ficará a cargo apenas das lipases do suco pancreático e do suco entérico.
e) o emulsionamento das gorduras ocorrerá no jejuno, local da liberação da bile. 

10. No processo digestivo, as moléculas orgânicas devem ser quebradas em moléculas mais simples para que possam ser absorvidas. Dentre elas, o amido é um carboidrato:

a) cuja digestão inicia na boca por ação da ptialina.
b) digerido pela lipase no duodeno.
c) que forma um complexo vitamínico que é absorvido, sem digestão, na região do intestino delgado.
d) extremamente simples e, por isso absorvido, sem alterações, na região do intestino delgado.
e) digerido no estômago por ação do ácido clorídrico.

11. Os animais, salvo raras exceções, alimentam-se a partir da incorporação do material nutriente através do sistema digestivo. Quanto a esse processo, no homem, é incorreta a afirmação:

a) A saliva amolece os alimentos e inicia a quebra do amido com auxílio da ptialina.
b) A digestão de proteínas inicia-se no estômago, por ação da pepsina.
c) Os sais biliares emulsionam as gorduras, facilitando a ação das lipases.
d) O suco intestinal, composto por diversas enzimas, quebra o alimento em molécula simples, para que possam ser absorvidas.
e) As moléculas são absorvidas no intestino grosso, que apresenta vilosidades e microvilosidades celulares, que aumentam a área de absorção.

12. A celíase é uma doença caracterizada pela intolerância ao glúten presente em trigo, centeio e aveia. Nas pessoas que apresentam essa doença, o glúten provoca a atrofia da mucosa que reveste internamente o intestino delgado, tornando-a lisa. Assinale a alternativa que descreve a(s) consequência(s) dessa lesão.

a) Diarreia e emagrecimento, pois a superfície de absorção de nutrientes diminui. b) Diarreia por incapacidade de emulsionar e digerir lipídios.
c) Diarreia e desidratação por dificuldade de reabsorção de água.
d) Desnutrição por incapacidade de digestão de carboidratos e de proteínas.
e) Anemia devida à hemorragia apresentada.

13. A motilidade e as secreções do sistema digestivo são controladas por mecanismos neurais e hormonais que garantem a perfeita digestão e a absorção do alimento.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir com verdadeiro ou falso.

( ) A secreção salivar começa a ser estimulada pela presença do alimento na cavidade oral. 
( ) A presença de alimento no estômago estimula a secreção do hormônio gastrina, que induz a produção do suco gástrico, rico em ácido clorídrico e pepsina.
( ) A acidez do quimo que chega ao duodeno estimula a produção de secretina, que é levada pelo sangue ao pâncreas, estimulando, assim, a secreção de bicarbonato de sódio.
( ) A presença de gorduras no alimento estimula a produção de colecistoquinina, que vai inibir a secreção pancreática e a liberação de bile pela vesícula.
( ) A função da enterogastrona é estimular o esvaziamento gástrico pelo aumento dos movimentos peristálticos.  

14. Aparelho digestivo ou sistema digestório, como recomenda a nova nomenclatura, é composto de uma série de órgãos tubulares interligados, formando um único tubo que se estende desde a boca até o ânus.

Alguns órgãos que compõem esse sistema estão evidenciados na figura abaixo. Observe-a:
Considerando a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale A QUE REPRESENTA o órgão em que é produzida a enzima pepsina.

a) II
b) III
c) IV
d) I

15. Ao ingerir um lanche composto de pão e carne,

a) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da tripsina, e a da carne inicia-se do duodeno, onde as proteínas são quebradas com a ação da bile.
b) a digestão química do pão inicia-se no estômago, onde o amido é quebrado pela ação do suco gástrico, e a da carne inicia-se na boca, com a ação pepsina.
c) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da pepsina, e a da carne inicia-se no intestino delgado, com a ação da bile, que é produzida no fígado.
d) a digestão química do pão e da carne inicia-se no estômago pela ação da bile e da ptialina, respectivamente; a enzima pepsina, no duodeno, completa a digestão.
e) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da ptialina, e a da carne inicia-se no estômago, onde as proteínas são quebradas pela ação do suco gástrico.

16. A digestão ocorre através da mistura dos alimentos, do movimento destes ao longo do tubo digestivo e da decomposição química de grandes moléculas de alimento para moléculas menores. Considerando-se que o processo químico se diferencia para cada tipo de alimento, é CORRETO afirmar que:

a) no estômago inicia-se a digestão das proteínas, que se finaliza no intestino delgado pela atuação do suco pancreático e secreções biliares.
b) o amido ingerido presente nos pães e nos legumes é decomposto por enzimas presentes na saliva, no suco gástrico e no intestino delgado.
c) a parte não digerida, que são as fibras e restos celulares da mucosa do intestino, é conduzida ao cólon, mantendo-se lá até ser expelida.
d) os ácidos biliares produzidos no fígado atuam diretamente sobre as gorduras permitindo a ação das enzimas gástricas, transformando-as em moléculas menores de ácidos graxos e colesterol.

17. Indique a opção que contenha, apenas, enzimas digestivas liberadas pelo pâncreas:
a) amilase, pepsina
b) tripsina, quimotripsina
c) pepsina, tripsina
d) lactase, amilase

18. Assinale a alternativa em que há uma correspondência correta da segunda coluna com o enunciado da primeira coluna:

I - Tem função no processo digestivo e armazena glicogênio
II - Digestão de proteínas
III - Tripsina
IV - Absorção de sais
V – Ptialina

( ) Intestino grosso
( ) Boca
( ) Pâncreas
( ) Fígado
( ) Estômago

a) IV, II, III, I e V
b) IV, V, III, I e II
c) II, IV, III, V e I
d) V, IV, III, I e II

19. Algumas pessoas se submetem a uma cirurgia de diminuição do estômago, como auxiliar no processo de emagrecimento. Esse procedimento tem como finalidade:

a) a diminuição da digestão de gorduras e carboidratos, processo que ocorre nesse órgão.
b) a diminuição da superfície de absorção de nutrientes.
c) fazer com que o indivíduo se sinta saciado com menor quantidade de alimento.
d) aumentar a velocidade dos movimentos peristálticos, eliminando mais rápido o bolo fecal.
e) alterar o pH do meio, dificultando a digestão total do alimento.

20. A ingestão de alimentos gordurosos estimula a contração da vesícula biliar. A bile, liberada no

a) estômago, contém enzimas que digerem lipídios.
b) estômago, contém ácidos que facilitam a digestão dos lipídios.
c) fígado, contém enzimas que facilitam a digestão dos lipídios.
d) duodeno, contém enzimas que digerem lipídios.
e) duodeno, contém ácidos que facilitam a digestão dos lipídios.  


GABARITO
1. D
2. A
3. E
4. C
5. B
6. D
7. E
8. A
9. B
10. A
11. E
12. A
13. F - V - V - F - F
14. B
15. E
16. A
17. B
18. B
19. C
20. E

21 comentários:

  1. na 16, só eu percebo um erro de gabarito ??
    Porque não tem como haver a digestão de proteínas pela secreção biliar, a bile, afinal, a bile é um suco que somente digere a gordura do alimento para facilitar as seguintes operações... Por isso, a alternativa A não pode estar correta... Me tirem essa dúvida, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente cara, por isso tinha marcado a D nela, mesmo estando estranho essas enzimas ''gástricas''

      Excluir
    2. A D está errada porque ao ser dividida, os lipídios (gorduras) se transformam em acido graxo e glicerol, e não acido graxo e colesterol.

      Excluir
    3. não seria a C a resposta correta?

      Excluir
    4. Suco pancreático possui enzimas proteoliticas, simples assim, questão A está correta.

      Excluir
    5. 16 - C.

      a = no estômago inicia-se a digestão das proteínas, que se finaliza no intestino delgado pela atuação do suco pancreático e secreções biliares (FALSO).
      A bile não tem relação com a digestão proteíca e sim com a digestão lipídica.

      Grande abraço

      Excluir
    6. A d não tinha como se por que e acido graxo e álcool fiquem em dúvida entre a e c mas e marquei a mas a c e que esta mais certa o corpo não digere as fibras e ela alimenta o bolo fecal hahahhaha... Valeu professor Osmar dúvida tirada

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Felipe Figueredo!

    ResponderExcluir
  4. bom resumo...precisa-se rever o resultado da degradaçao das gorduras

    ResponderExcluir
  5. acho que a n° 6 está errada no gabarito
    pois O duodeno é a primeira porção do intestino delgado (SIM) e é nesta estrutura que acontece a maior parte da digestão (NÃO, maior parte da digestão ocorre no ESTOMAGO do que no intestino delgado, pois ele acontece mais absorção dos nutrientes invés da digestão propriamente dita)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gabriel, digestão se refere a fase de quebra ainda... o duodeno recebe suco pancreatico, enteroquinases e bile promovendo a maior parte do catabolismo nesta região.
      A absorção nutricional fica principalmente para jejuno e Ileo.

      Grande abraço

      Excluir
  6. Acho que você está confundindo... No estomago há a maior quebra dos nutrientes, mas ele nao é responsavel pela absorção dos nutrientes. Essa funçao é basicamente do intestino, principalmente do duodeno (absorção de cerca de 90% dos nutrientes).

    ResponderExcluir
  7. Questão número 3 está errada pelo fato de a digestão da gordura se iniciar na boca através da lipasa lingual

    ResponderExcluir
  8. Otimo Conteudo Aparti dessas Questoes aqui Elaborei uma prova de Educação Fisica e ficou otima.

    ResponderExcluir
  9. creio que esteja errada a resposta da 16 porque a bile nao auxilia a digestao de proteina e sim de gordura, e a resposta certa seria a letra C porque las fibras dietarias sao armezenadas no colom descendente ou tambem chamado de colom de deposito ate que haja o reflexo de defecacão.

    ResponderExcluir